Quando uma luz monocromática incide sobre uma superfície metálica é não arranca elétrons dela basta aumentar a sua intensidade para que o efeito fotoelétrico ocorra?

5 Pages • 1,360 Words • PDF • 96.1 KB

Uploaded at 2021-10-24 01:41

This document was submitted by our user and they confirm that they have the consent to share it. Assuming that you are writer or own the copyright of this document, report to us by using this DMCA report button.

1. EPCAR (AFA) 2014 Para a construção de uma célula fotoelétrica, que será utilizada na abertura e fechamento automático de uma porta, um pesquisador dispõe de quatro metais, cujas funções trabalho ( ) estão listadas na tabela abaixo. (eV)

Metal Platina Prata Chumbo Sódio

6,4 4,7 4,1 2,3

Sendo que essa célula deverá ser projetada para funcionar com luz visível, poderá(ão) ser usado(s) somente o(s) metal(is) Dados: h= 4,1.10-15 eV.s

a. platina. b. sódio. c. chumbo e prata. d. chumbo e sódio.

2. UNIRG Atualmente, nos estádios de futebol, os responsáveis pela segurança são instruídos a não permitir a entrada de ponteiras lasers; entretanto, as que causam preocupação são as de cor verde devido à sua potência. Considere que uma dessas ponteiras possui as seguintes características: potência de saída 51 mW (miliwatts) e comprimento de onda 528 nm. Considerando-se os dados apresentados, quantos fótons são emitidos por segundo por essa ponteira laser? Dados: constante de Planck h = 6,6 x 10 –34 J·s

Velocidade da luz no vácuo c = 3,0 x 108 m/s

a. b. c. d. e.

3. FUVEST 2012 (Adaptado) Em um laboratório de física, estudantes fazem um experimento em que radiação eletromagnética de comprimento de onda =300 nm incide em uma placa de sódio, provocando a emissão de elétrons. Os elétrons escapam da placa de sódio com energia cinética máxima , sendo E a energia de um fóton da radiação e W a energia mínima necessária para extrair um elétron da placa (função trabalho). A energia de cada fóton é E = h f, sendo h a constante de Planck e f a frequência da radiação. De acordo com a situação descrita a energia cinética máxima Ec de um elétron que escapa da placa de sódio, em eV, é de: Página 1 Copyright (c) 2013 - 2018 Stoodi Ensino e Treinamento a Distância LTDA - EPP - Todos os direitos reservados

NOTE E ADOTE Velocidade da radiação eletromagnética: c = 3.108 m/s. 1 nm = 10-9m h = 4.10-15eV.s. W (sódio) = 2,3 eV. 1 e V = 1,6.10-19J. a. 1,0 b. 1,2 c. 1,5 d. 1,7 e. 2,0

4. ULBRA 2016 Uma lâmpada de potência de 200W emite um feixe de luz de comprimento de onda de 600nm. Esse feixe de luz incide sobre uma superfície metálica, excitando e arrancando da mesma um número n de elétrons. Sendo h = 6,6.10-34J.s, velocidade da luz c = 3.108 m/s, 1 e V = 1,6.10-19J e a função trabalho do metal 1,2 eV, é correto afirmar que a. a energia cinética dos elétrons excitados é de aproximadamente 0,9 eV. b. a energia dos fótons é de 1,6 eV. c. a função trabalho do metal aumenta com o aumento da potência da lâmpada. d. se aumentarmos a frequência da luz diminui a velocidade dos elétrons excitados. e. a energia cinética dos elétrons excitados é de aproximadamente 2 eV.

5. Stoodi Uma placa de sódio possui função trabalho de 2,3 eV, a frequência mínima da radiação incidente para que ocorra o efeito fotoelétrico, em Hz, é de: Dado: constante de Planck h = 4.10-15 eV.s

a. b. c. d. e.

6. Stoodi Em regiões afastadas, as torres de telefonia celular podem ser abastecidas com energia fotovoltaica (. Esse modo de geração de energia está baseado no efeito fotoelétrico. Em relação a esse efeito, analise as afirmações a seguir. Página 2 Copyright (c) 2013 - 2018 Stoodi Ensino e Treinamento a Distância LTDA - EPP - Todos os direitos reservados

I.A emissão de elétrons por uma superfície metálica atingida por uma onda eletromagnética caracteriza o efeito fotoelétrico. II.A emissão de fotoelétrons em uma superfície metálica fotossensível ocorre quando a frequência de luz incidente nessa superfície apresenta um valor mínimo, que depende do material. III.O efeito fotoelétrico só ocorre com a utilização de uma onda eletromagnética na faixa de frequência da luz visível. IV.A explicação do efeito fotoelétrico está baseada em um modelo corpuscular da luz. Todas as afirmações corretas estão em: a. I – II b. III – IV c. I – II – III d. I – II – IV e. II – III – IV

7. UFRGS 2017 O gráfico abaixo mostra a energia cinética de elétrons emitidos por duas placas metálicas, I e II, em função da frequência da radiação eletromagnética incidente. Sobre essa situação, são feitas três afirmações.

I. Para f > fII a Ec dos elétrons emitidos pelo material II é maior do que a dos elétrons emitidos pelo material I. II. O trabalho realizado para liberar elétrons da placa II é maior do que o realizado na placa I. III. A inclinação de cada reta é igual ao valor da constante universal de Planck, h Quais estão corretas? a. Apenas I. b. Apenas II. c. Apenas III. d. Apenas II e III. e. I, II e III.

8. UNISC 2017 Página 3 Copyright (c) 2013 - 2018 Stoodi Ensino e Treinamento a Distância LTDA - EPP - Todos os direitos reservados

A radiação eletromagnética tem uma natureza bastante complexa. Em fenômenos de interferência, por exemplo, ela apresenta um comportamento __________. Já em processo de emissão e de absorção ela pode apresentar um comportamento __________. Pode também ser descrita por “pacotes de energia” (fótons) que se movem no vácuo com velocidade de aproximadamente e têm massa __________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. a. ondulatório – ondulatório – nula. b. ondulatório – corpuscular – nula. c. ondulatório – corpuscular – diferente de zero. d. corpuscular – ondulatório – diferente de zero. e. ondulatório – ondulatório – diferente de zero.

9. UPF 2017 Denomina-se de efeito fotoelétrico o fenômeno que consiste na liberação de elétrons pela superfície de um material quando esse é exposto a uma radiação eletromagnética como a luz. O fenômeno foi explicado por Einstein em 1905, quando admitiu que a luz é constituída por quanta de luz cuja energia é dada por sendo a constante de Planck e a frequência da luz. Das seguintes afirmativas, assinale a correta. a. O efeito fotoelétrico acontece independentemente da frequência da luz incidente na superfície metálica. b. A teoria do efeito fotoelétrico afirma que, aumentando a frequência da luz incidente na superfície metálica, é possível arrancar prótons da superfície do metal. c. Considerando que, no vácuo, o comprimento de onda da luz vermelha é maior do que o comprimento de onda da luz azul, a energia dos quanta de luz vermelha é maior do que a energia dos quanta da luz azul. d. Quando uma luz monocromática incide sobre uma superfície metálica e não arranca elétrons dela, basta aumentar a sua intensidade para que o efeito fotoelétrico ocorra. e. O efeito fotoelétrico fornece evidências das naturezas ondulatória e corpuscular da luz.

10. UFRGS 2012 Em 1905, Einstein propôs uma teoria simples e revolucionária para explicar o efeito fotoelétrico, a qual considera que a luz é constituída por partículas sem massa, chamadas de fótons. Cada fóton carrega uma energia dada por hf, onde h = 4,1.10-15 eV.s é a constante de Planck, e f é a frequência da luz. Einstein relacionou a energia cinética, E, com que o elétron emerge da superfície do material, à frequência da luz incidente sobre ele e à função trabalho, W, através da equação E = hf - W. A função trabalho W corresponde à energia necessária para um elétron ser ejetado do material.

Página 4 Copyright (c) 2013 - 2018 Stoodi Ensino e Treinamento a Distância LTDA - EPP - Todos os direitos reservados

Em uma experiência realizada com os elementos Potássio (K), Chumbo (Pb) e Platina (Pt), deseja-se obter o efeito fotoelétrico fazendo incidir radiação eletromagnética de mesma frequência sobre cada um desses elementos. Dado que os valores da função trabalho para esses elementos são WK = 2,1 eV, WPb = 4,1 eV e WPt = 6,3 eV, é correto afirmar que o efeito fotoelétrico será observado, nos três elementos, na frequência a. b. c. d. e.

GABARITO: 1) b, 2) a, 3) d, 4) a, 5) e, 6) d, 7) d, 8) b, 9) e, 10) e,

Página 5 Copyright (c) 2013 - 2018 Stoodi Ensino e Treinamento a Distância LTDA - EPP - Todos os direitos reservados

Quando uma luz monocromática incide sobre uma superfície metálica é não arranca elétrons dela basta aumentar a sua intensidade para que o efeito fotoelétrico ocorra?

Quando uma luz monocromática incide sobre uma superfície metálica e não arranca elétrons dela, basta aumentar a sua intensidade para que o efeito fotoelétrico ocorra. O efeito fotoelétrico fornece evidências das naturezas ondulatória e corpuscular da luz.

O que ocorre quando se aumenta a intensidade da luz emitida por uma fonte monocromática?

Não deixe de verificar que a corrente de fotoelétrons aumenta com o aumento da intensidade da radiação eletromagnética incidente no material, isto acontece porque a uma radiação de maior intensidade corresponde um maior número de fótons, e maior número de fótons arranca um maior número de fotoelétrons da superfície ...

O que acontece com os elétrons de uma placa metálica quando se aumenta a intensidade de luz?

Observamos que aumentando a intensidade da luz incidente, aumenta o número de elétrons arracados da placa metálica selecionada. Já quando aumentamos a frequência, os fotoelétrons são emitidos com maior velocidade (maior energia cinética).

O que ocorre no efeito fotoelétrico quando se aumenta apenas a intensidade da luz incidente na superfície fotoelétrica?

Resumo sobre efeito fotoelétrico Os elétrons só são ejetados caso a energia dos fótons incidentes seja maior ou igual à função trabalho do material; A energia cinética dos elétrons ejetados só depende da frequência da luz incidente; A intensidade da luz só afeta a quantidade de elétrons que é ejetada a cada segundo.