Quantas seleções da América do Sul se classifica para Copa do Mundo?

Você amigo leitor, saberia me dizer quantas seleções sul-americanas se classificam para uma Copa do Mundo, ou seja, para a Copa do Mundo de 2022?

Acredito que a grande maioria sabe me informar direitinho quantas seleções de nosso continente avançam de forma direta nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, no entanto, mesmo assim vou responder para aqueles que não sabem direito quantas são; vamos lá.

A Conmebol – entidade máxima do futebol sul-americano tem o direito de levar até quatro seleções de nosso continente a uma edição de Copa do Mundo, podendo ser cinco, desde que essa passe por uma repescagem.

Sempre lembrando que dez seleções é que disputam essas vagas pelas Eliminatórias Sul-Americanas.

Entre as seleções de nosso continente classificadas para a Copa estão: Brasil, Argentina, Uruguai e Equador; a vaga da repescagem ficou por conta do Peru, que irá encarar o vencedor de Emirados Árabes e Austrália para decidir essa situação.

Vale aqui salientar que a América do Sul só tem menos vagas diretas que a UEFA e a CAF, que conta com 13 e 5 seleções garantidas na Copa, respectivamente. Depois, atrás da Conmebol, vem a AFC, a CONCACAF e a Oceania – essa última na verdade garante vaga somente para a repescagem, as outras duas sim tem direito a classificação direta, com 4 e 3 seleções, respectivamente.

Anfitriã garante vaga direta

Não podemos esquecer que o anfitrião dos jogos garante vaga direta a Copa do Mundo, sem precisar disputar as eliminatórias ou qualquer tipo de repescagem; neste ano estamos falando da Seleção do Catar.

Copa do Mundo de 2026 com 48 seleções

De acordo com comunicado recente da FIFA, a Copa do Mundo de 2026 passará a contar não mais com 32 seleções classificadas, mas sim com 48. O Mundial de 2026 será organizado por Estados Unidos, Canadá e México.

Quantas seleções da América do Sul se classifica para Copa do Mundo?

Logotipo da Conmebol, Confederação Sul-Americana de Futebol

Eliminatórias da Copa do Mundo é um torneio de classificação das seleções para a Copa. Ao contrário do que muitos pensam, as Eliminatórias são consideradas uma parte da Copa do Mundo; a fase que reúne as 32 seleções classificadas é a parte final do torneio. Na primeira Copa do Mundo, em 1930, várias seleções foram convidadas; somente 13 participaram. Atualmente, com o grande número de seleções (200), é necessário um mecanismo de seleção das mesmas para que apenas 32 delas se classifiquem para a fase final da competição.

As Eliminatórias são disputadas através de campeonatos realizados pelas confederações das seis zonas continentais do planeta: África, Ásia, América Do Norte, Central e Caribe; América do Sul, Oceania e Europa. As equipes são chaveadas e disputam um número específico de vagas determinado pela FIFA (Federação Internacional de Futebol Associação).

Cada zona continental recebe uma quantidade determinada de vagas, levando em conta a força e a tradição de seus times. Alguns consideram que a FIFA também leva em conta questões políticas. Até a Copa de 2002, o país vencedor do torneio anterior estava automaticamente classificado para o próximo, o que acabou: o Brasil, mesmo tendo sido campeão em 2002 teve que se classificar para 2006. Apenas a seleção do país-sede tem uma vaga garantida.

Nas Eliminatórias Sul-americanas, as dez seleções fazem partidas de turno e returno; as quatro mais bem classificadas ficam com as vagas. A 5ª colocada disputa uma repescagem com a seleção campeã da Oceania ou com a 4ª da America do Norte e Central ou com a 5ª da Ásia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Eliminatórias da Copa do Mundo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/eliminatorias-copa-mundo.htm. Acesso em 16 de dezembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Artigos Relacionados


Quantas seleções da América do Sul se classifica para Copa do Mundo?

Cidades-sede da Copa do Mundo na Rússia (2018)

A Rússia sediará os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2018. Aprenda com este texto um pouco da geografia das cidades-sede da Copa: Kaliningrado, Kazan, Moscou, Níjni Novgorod, Rostov, São Petersburgo, Samara, Saransk, Sochi, Volgogrado, Ecaterimburgo.

Educação Física

Quantas seleções da América do Sul se classifica para Copa do Mundo?

Conheça os convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo 2022

No início da tarde desta segunda-feira (7) foi anunciada a lista dos 26 jogadores da seleção brasileira convocados para a Copa do Mundo 2022.

Notícias

Quantas seleções da América do Sul se classifica para Copa do Mundo?

Copa do Mundo Catar 2022

Saiba tudo sobre a Copa do Mundo de 2022, que acontece no Catar. Conheça a sede, as cidades, os estádios de futebol. Informe-se sobre as novidades e polêmicas do torneio.

Educação Física

Atualidades


Quantas seleções da América do Sul vão para a Copa do Mundo?

Europa: 13 vagas. América do Sul: 4 vagas + 1 para repescagem. América do Norte e Central: 3 vagas + 1 para repescagem. Oceania: 1 vaga para repescagem.

Quantas seleções da América do Sul vai para Copa

As duas últimas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo FIFA de 2022, no Qatar, começam com duas seleções garantidas no Mundial e outras seis lutando por vagas. Brasil e Argentina já estão garantidos, e Equador, Uruguai, Peru, Chile, Colômbia e Bolívia estão vivos na disputa.

Quantas vagas para Copa do Mundo América do Sul?

A Conmebol, integrada por dez federações, contou com quatro vagas e meia para o Mundial de 2022.

Quantas vagas cada continente tem para Copa do Mundo?

Distribuição das vagas por continente.