Quantas tribos indígenas existiam no Brasil em 1500

Quantas tribos indígenas existiam no Brasil em 1500
 /

Publicidade

Pergunta do leitor – Márcio João Silvano, Florianópolis, SC

Oito milhões de pessoas viviam aqui em 1500. O número não é exato, mas é um consenso entre os historiadores. Desse total, 5 milhões estavam na Amazônia (incluindo áreas da floresta hoje pertencentes ao Peru, Equador e outros países). Para ter uma ideia, na época, Portugal tinha pouco mais de 1 milhão de habitantes. A Europa inteira, cerca de 80 milhões. A América como um todo chegava aos 57 milhões. Só no Império Inca, que se estendia da Colômbia ao Chile, eram 10 milhões. Documentos da expedição de Cristóvão Colombo, que desembarcou no continente em 1492, relatavam aldeias que já pareciam verdadeiras cidades, abrigando até 2 mil indígenas.

8 milhões de habitantes – Divididos em mais de 1.000 tribos

Abaixo, algumas das mais populosas*

90 mil Tupiniquim (SP, ES e BA)

90 mil Potiguar (Nordeste)

Continua após a publicidade

60 mil Tamoio (RJ)

56 mil Carijó (SP, PR e RS)

35 mil Charrua (RS)

25 mil Guarani (MS)

Fontes: IBGE e livros Índios no Brasil – História, Direito e Cidadania, de Manuela Carneiro da Cunha, e Os Índios Antes do Brasil, de Carlos Fausto

Consultoria: Eduardo Natalino, professor de história da América pré-hispânica da USP

Continua após a publicidade

  • América
  • Curiosidades
  • descobrimento
  • habitantes
  • indios
  • milhões

Quantas tribos indígenas existiam no Brasil em 1500

Quantos habitantes havia no Brasil na época do Descobrimento?

Veja também as tribos indígenas mais populosas

A ciência está mudando. O tempo todo.

Acompanhe por SUPER e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Ciência, história, tecnologia, saúde, cultura e o que mais for interessante, de um jeito que ninguém pensou.

*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.

Foto: diversos autores, veja aqui

Estima-se que existam hoje no mundo pelo menos 5 mil povos indígenas, somando mais de 370 milhões de pessoas (IWGIA, 2015). No Brasil, até meados dos anos 70, acreditava-se que o desaparecimento dos povos indígenas seria algo inevitável.

Nos anos 80, verificou-se uma tendência de reversão da curva demográfica e, desde então, a população indígena no país tem crescido de forma constante, indicando uma retomada demográfica por parte da maioria desses povos, embora povos específicos tenham diminuído demograficamente e alguns estejam até ameaçados de extinção. Na listagem de povos indígenas no Brasil elaborada pelo ISA, sete deles têm populações entre 5 e 40 indivíduos.

Dos 256 povos listados pelo ISA, 48 têm parte de sua população residindo em outro(s) país(es). Quando há informações demográficas a respeito, essas parcelas são contabilizadas e apresentadas separadamente, segundo a fonte da informação, e não contam na estimativa global para o Brasil.

Segundo o Censo IBGE 2010, os mais de 305 povos indígenas somam 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país.

Veja a lista de povos e respectivas populações no Quadro Geral dos Povos.

Ver também

  • Quantos eram? Quantos serão?
  • O Censo 2010 e os Povos Indígenas

Ligações externas

Especiais do IBGE sobre população indígena:

  • Características Gerais dos Indígenas: Resultados do Universo (análise)
  • Características Gerais dos Indígenas: Resultados do Universo (dados)
  • Hotsite sobre população indígena (mapa interativo)

Os índios brasileiros formam hoje um contingente que representa cerca de 0,47% da população brasileira.

De acordo com o censo do IBGE (2010), há 896.917 indígenas no país, sendo que desse total cerca de 60% vivem em terras indígenas oficialmente reconhecidas pelo governo federal.

Deste número, 324.834 moram nas cidades e 572.083, em áreas rurais. A região norte é a que possui a maior população indígena do país.

Quantas tribos indígenas existiam no Brasil em 1500

Povos indígenas no Brasil

De acordo com o censo do IBGE (2010), existem 305 grupos étnicos no Brasil. Dentre eles, há dois troncos principais:

Macro-Jê: que incluem os grupos Boróro, Guató, Jê, Karajá, Krenák, Maxakali, Ofayé, Rikbaktsa e Yatê.

Tupi: onde estão os Arikém, Awetí, Jurúna, Mawé, Mondé, Mundurukú, Puroborá, Ramaráma, Tuparí e Tupi-Guarani.

As 10 principais tribos indígenas no Brasil

Segundo dados do Instituto Socioambiental (ISA), as tribos que mais se destacam pelo número de habitantes são:

  1. Guarani: originários do tronco da família linguística tupi-guarani, os guaranis somam cerca de 85 mil habitantes no país. Eles vivem em diversos estados do Brasil e estão divididos em três grupos: kaiowá, mbya e ñadevaesse.
  2. Ticuna: pertencente à família linguística ticuna, apresenta cerca de 50 mil habitantes - que estão na Amazônia, sobretudo às margens do rio Solimões. Eles são considerados o maior grupo indígena que vive na região.
  3. Caingangue: proveniente do tronco da família linguística macro-jê, os caingangues reúnem cerca de 45 mil pessoas. Estão em quatro estados do Brasil: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
  4. Macuxi: da família linguística Karib, os macuxis encontram-se, em grande parte, no estado de Roraima. Cerca de 30 mil indígenas vivem em aldeias e pequenas habitações isoladas pelo estado.
  5. Guajajara: oriundos do tronco da família tupi-guarani, os 27 mil guajajaras existentes moram no estado do Maranhão.
  6. Terena: da família linguística aruak, há cerca de 26 mil pessoas dessa etnia no território brasileiro. Encontram-se nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
  7. Yanomami: da família linguística yanomami, esse grupo reúne cerca de 26 mil pessoas nos estados do Amazonas e Roraima.
  8. Xavante: originários do tronco da família linguística macro-jê, os xavantes têm uma população de 18 mil habitantes, que estão concentrados em reservas indígenas no estado do Mato Grosso.
  9. Potiguara: pertencem ao tronco da família linguística tupi-guarani. Os potiguaras somam cerca de 18 mil pessoas nos estados da Paraíba, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
  10. Pataxó: da família linguística pataxó, esse grupo reúne cerca de 12 mil pessoas nos estados da Bahia e Minas Gerais.

A cultura indígena

A cultura indígena é diversa, e cada etnia tem seus hábitos próprios e um jeito de se relacionar com o mundo. Ainda assim, muitas tribos compartilham modos de vida, rituais, e organização social semelhante.

Quantas tribos indígenas existiam no Brasil em 1500
Imagem dos índios pataxós

Línguas indígenas

Atualmente, existem 274 línguas indígenas no Brasil, segundo o censo do IBGE de 2010. Muitas delas surgiram dos troncos linguísticos tupi e macro-jê.

A oralidade é algo notório nas comunidades indígenas, sendo que grande parte da cultura é transmitida desta maneira.

Organização social nas sociedades indígenas

De modo geral, os índios do Brasil vivem em habitações coletivas, compartilhando ocas ou malocas, feitas geralmente de madeira e palha.

Esses locais, de grandes dimensões, não possuem divisões e geralmente abrigam várias famílias.

Quantas tribos indígenas existiam no Brasil em 1500
Parque indígena do Xingu no estado de Mato Grosso

A divisão de tarefas é muito clara nas sociedades indígenas, de modo que os homens ficam encarregados da caça, da defesa do território e das construções.

Já as mulheres, se encarregam do plantio e colheita dos alimentos, além de cuidar das crianças e produzir os utensílios e adornos utilizados pela tribo.

Religião indígena

A religião indígena, a grosso modo, é panteísta, onde não existe somente uma figura relacionada a um ser criador. Nos rituais religiosos, os índios costumam reverenciar os seres ancestrais e a natureza.

O xamã, também chamado de pajé, é o responsável por fazer a mediação entre o mundo espiritual e terreno. Os rituais variam entre as tribos e podem ocorrer pela toma de algumas substâncias (geralmente alucinógenas), as quais irão fazer a ligação entre os mundos espiritual e material.

Arte indígena

A arte indígena é extremamente rica e se manifesta na música, dança, arte plumária, cestaria, cerâmica, tecelagem e pintura corporal.

O uso das cores e de certos materiais estão relacionados aos ritos de passagem, celebrações agrícolas e do cotidiano.

Entre as tribos do Brasil, podemos citar especialmente a cerâmica marajoara, que emprega um sem número de formas geométricas para compor utensílios domésticos.

História dos índios brasileiros

Primeiros habitantes do Brasil, na época dos descobrimentos havia cerca de 5 milhões de indígenas espalhados pelo país.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram uma população indígena que habitava o litoral. Os índios que Cabral encontrou na Bahia pertenciam ao grupo linguístico tupi.

Num primeiro momento, os contatos entre índios e brancos foram razoavelmente cordiais e marcados pelo escambo, ou seja, a troca de produtos.

O trabalho de derrubar o pau-brasil e preparar a madeira para embarque eram feitos pelos indígenas, em troca de roupas, colares, espelhos, facas, serras e machados.

Quando o português implantou um sistema colonial e pretendeu transformar o índio em escravo agrícola, segregou-os nos engenhos e privou-os da caça, da pesca e da luta contra os inimigos. Assim, instalou-se uma guerra entre brancos e índios.

Quantas tribos indígenas existiam no Brasil em 1500
Índios soldados da província de Curitiba escoltando prisioneiros nativos, de Jean-Baptiste Debret

As populações indígenas perderam suas terras e sofreram um aniquilamento progressivo.

A capitania de São Vicente (São Paulo), nos séculos XVI e XVII, foi o maior exemplo disso. De lá partiram as Bandeiras de caça ao índio, que promoviam verdadeiras guerras de extermínio.

Sociedade indígena na época colonial

O índio brasileiro vivia em regime de comunidade primitiva, onde prevalecia a produção comunitária.

O trabalho era dividido de acordo com o sexo e a idade. As mulheres cuidavam da lavoura, das crianças e cozinhavam. Plantava-se principalmente milho, feijão, mandioca, cará, batata-doce, abóbora e tabaco.

Os homens caçavam, pescavam, construíam tabas, guerreavam e preparavam o solo para a lavoura.

A alimentação obtida na caça, na pesca, na coleta e na lavoura era dividida entre todos os membros da comunidade.

Os índios moravam em ocas, onde dormiam em redes e esteiras. As ocas eram construídas de sapé ou de palmeira. Eram distribuídas em volta de um grande círculo, onde os índios faziam suas refeições e suas cerimônias religiosas.

Quantas tribos indígenas existiam no Brasil em 1500
Família de um chefe indígena Camacã preparando-se para um festival, de Jean-Baptiste Debret

O conjunto de ocas formava a aldeia ou taba. Várias tabas formavam uma tribo e um conjunto de tribos formavam uma nação.

Os índios adoravam vários deuses, admitiam uma trindade superior composta por Guaraci (o sol), Jaci (a lua) e Perudá ou Rodá (deus do amor). O chefe religioso da aldeia era o pajé, que possuía poderes mágicos.

Adoravam as forças da natureza (vento, chuva, relâmpago, trovão) e tinham medo dos maus espíritos.

Um desses maus espíritos, por exemplo, era o Jurupari, que provocava pesadelos e apertava a garganta das crianças de noite.

O casamento era monogâmico, embora os chefes tivessem tantas esposas quanto pudessem sustentar, pois o número de esposas era fator de prestígio em certas tribos.

Quando um jovem desejava casar com uma moça de outro grupo, trabalhava para seu futuro sogro por algum tempo.

Para os carajás, era considerado apto para o casamento o jovem que carregasse um tronco de madeira pesadíssimo, e entre os curinas, os noivos tinham que suportar uma surra de chicote.

A antropofagia entre os índios

Quando os índios necessitavam de novos campos de caça, em virtude da escassez de animais, ou quando desejavam terras mais férteis, valiam-se da guerra.

Desenvolvia-se assim, geração após geração, um ideal guerreiro de masculinidade, coragem e força.

A antropofagia entre os índios não era provocada pela ausência de alimentos. Os índios devoravam seus semelhantes por dois motivos: vingança e culto aos antepassados.

Em algumas tribos devoravam-se também os próprios membros da tribo que faleciam de morte natural. Acreditavam que desta forma assimilavam as virtudes do parente falecido.

Nações indígenas na época colonial

Desde a época colonial houve interesse em conhecer os indígenas, a fim de torná-los aliados contra invasões de outros europeus.

Assim, a primeira forma para entender os indígenas foi reuni-los em grupos linguísticos ou grandes nações, das quais se destacaram:

  • Tupi - espalhavam-se por toda a costa atlântica e várias áreas do interior;
  • Jê ou Tapuia - viviam no Planalto Central brasileiro;
  • Aruak - habitavam, em grande parte, na Bacia Amazônica;
  • Karib - ocupavam o norte da Bacia Amazônica.

Quantas tribos indígenas existiam no Brasil em 1500

Herança cultural indígena

O povo brasileiro tem vários costumes herdados dos indígenas. Entre eles destacam-se:

  • o uso da rede de dormir;
  • a utilização do milho, da mandioca, do guaraná e demais frutos nativos;
  • o emprego de várias ervas medicinais;
  • as técnicas de fabricação de canoas, jangadas e artefatos de palha e cipó;
  • o uso da queimada das roças antes de fazer novo plantio etc.

A língua portuguesa falada em nosso país possui uma infinidade de palavras de origem indígena, como Iara, Jaci, Itu, Itapetininga, Anhanguera, tapioca, beiju, pamonha, gamela, puçá, arapuca, dentre outras.

Os índios contribuíram para a formação do povo brasileiro. Na sociedade colonial, a união entre índios e brancos - no princípio, ilegítima - ganhou o nome de "mameluco" ou "caboclo". Por sua vez, da união entre índios e negros, que ocorreu em menor grau, chamou-se "cafuzo" ou "caburé".

Leia também:

  • Índios guarani
  • Cultura indígena
  • Cultura tupi-guarani
  • Arte indígena brasileira
  • Formação do povo brasileiro: história e miscigenação
  • Escravidão Indígena no Brasil Colonial
  • Dia do índio
  • Brincadeiras indígenas

Quantas tribos indígenas existiam no Brasil em 1500

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Quais os grupos indígenas que viviam no Brasil em 1500?

Cerca de 3,5 milhões de índios habitavam o Brasil na época do Descobrimento. Dividiam-se em quatro grupos lingüístico-culturais: Tupi, Jê, Aruaque e Caraíba.

Quantas tribos indígenas existiam no Brasil em 1600?

As sociedades indígenas brasileiras no século XVI. Cerca de 3,5 milhões de índios habitavam o Brasil na época do descobrimento. Dividiam-se em quatro grupos linguístico-culturais: tupi, jê, aruaque e caraíba.

Quantos indígenas eram no ano de 1500?

Os índios, habitantes das comunidades indígenas, até o ano de 1500, momento dos primeiros contatos com os europeus, possuíam mil e quatrocentos povos, aproximando-se de um quantitativo de 3 a 5 milhões de indígenas.

Qual era o maior grupo indígena do Brasil em 1500?

Os primeiros povos a serem contatados pelos colonizadores europeus quando desembarcaram no Brasil em 1500 foram os que vivem na região sul da Mata Atlântica, como os Guarani e os Kaingang, e no interior e litoral do Nordeste, como os Pataxó Ha Ha Hãe e os Tupinambá.