Quanto tempo a prótese se encaixa?

GARANTIR QUE A SUA PRÓTESE ENCAIXA CONFORTAVELMENTE

É importante que se sinta confortável com a sua prótese - esta não deverá deixá-lo constrangido em momento algum da sua vida. Se estiver a usar próteses pela primeira vez, as suas gengivas poderão ficar doridas nesse período inicial - isso é completamente normal, à medida que a sua boca se acostuma a elas, essa sensação deverá desaparecer em breve. 

Eis algumas dicas para ajudar a acelerar o período de adaptação e fixação da prótese e ajudá-lo a sentir-se mais confiante com o seu novo sorriso:

DÊ TEMPO AO TEMPO

Muitas pessoas adaptam-se às novas próteses de imediato, mas para outras pode demorar meses até se acostumarem com o ajuste e a sensação. Aquando da sua primeira revisão, provavelmente já estará a usar as novas próteses há cerca de uma semana. Não é raro sentir um leve desconforto e alguma dificuldade quando se fala durante o período de adaptação à prótese. Mas ao longo do tempo, a mandíbula e as gengivas irão ajustar-se às novas próteses e poderá voltar a sentir-se você próprio novamente.
 

UTILIZAR UM FIXATIVO PARA PRÓTESES

Utilizar um fixativo para próteses dentárias, como Corega, poderá ajudá-lo a adaptar-se mais rapidamente a usar as suas próteses. Os fixativos podem aumentar a sua confiança ao comer, falar e sorrir, e criam um selamento para evitar que a comida fique presa entre as suas próteses e gengivas, o que significa que poderá continuar a desfrutar de muitas das suas refeições favoritas.
 

CUIDADOS A TER COM AS SUAS PRÓTESES

Certificar-se de que as suas próteses são bem cuidadas irá reduzir a probabilidade de ter problemas no futuro. Mantenha-as imersas em água num recipiente, durante a noite, para impedir que empenem ou deformem.

Uma rotina de limpeza da prótese rigorosa é importante - produtos de limpeza de próteses especializados, como as pastilhas de limpeza Corega, eliminam 99,9% das bactérias*, deixando-o confiante e com a sensação de uma boca fresca.
 

TRATAR A DOR IMEDIATAMENTE

Enquanto se habitua às novas próteses, poderá sentir um leve desconforto, o qual deverá diminuir à medida que a boca se ajusta à prótese. Se as suas gengivas continuarem doridas por um período prolongado de tempo, a  sua prótese pode precisar de ser ajustada. Apenas um pequeno ajuste poderá aumentar instantânea e drasticamente o seu conforto.
 

… E SE A MINHA PRÓTESE COMEÇAR A FICAR SOLTA?

As próteses podem ficar mais soltas por causa do desgaste geral ou reabsorção óssea - um processo no qual a sua boca e mandíbula mudam naturalmente ao longo do tempo, fazendo com que a sua prótese assente menos confortavelmente. O seu dentista será capaz de identificar e corrigir rapidamente quaisquer problemas com a sua prótese, pelo que consultas regulares são importantes. Tomar medidas para se assegurar de que as próteses mantêm um ajuste confortável significa que poderá continuar normalmente com a sua vida e não deixar que pequenos percalços o constranjam.

* em testes laboratoriais

OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS QUE PODERÁ GOSTAR

No geral, o deslocamento da prótese de silicone é um tipo de complicação que pode parecer nas mulheres operadas. Pois, após a colocação do implante de silicone, o organismo forma uma película em torno da prótese, denominada cápsula.

Comumente, essa película é formada nos três primeiros meses após o procedimento cirúrgico. E serve como uma espécie de raiz que fixa a prótese na mama.

Porém, em alguns casos, a cápsula torna-se tão espessa que ela comprime o implante, levando ao endurecimento dos seios e até a mudança de formato.

Durante a mamoplastia, o cirurgião plástico deixa o centro da prótese exatamente direcionado para a aréola.

Portanto, o principal sintoma do deslocamento da prótese de silicone que deve ser levado em consideração é, quando há alguma mudança estética em uma das mamas.

Portanto, quando há prótese mamária deslocada a paciente logo notará que a aréola de um seio está diferente da outra. Contudo, isso indica que a prótese se mexeu.

É recomendado que a paciente procure o seu cirurgião plástico para uma avaliação presencial para que o problema seja resolvido.

Deslocamento por trauma

O deslocamento da prótese de silicone também pode ocorrer se houver um trauma ou pressão intensa na mama. Geralmente, estes impactos são causados por acidentes automobilísticos ou pancadas muito violentas.

Nessas situações é normal sentir a prótese de silicone se mexer, porque o impacto será grande. Mesmo assim, se houver o deslocamento ou até o rompimento do implante, a paciente não precisa se assustar. Pois, o gel usado no material é coesivo.

Contudo, o cirurgião plástico precisa ser avisado do acorrido com o objetivo de ajudar à paciente.

Cuidados no pós-operatório

De modo geral, vale ressaltar que, não é muito comum o deslocamento de prótese de silicone. Entretanto, se a paciente não seguir rigorosamente todas as orientações do médico, fazendo esforços físicos durante as primeiras semanas do pós-operatório, o resultado de sua cirurgia pode ser comprometido.

Contudo, seguem algumas recomendações importantes para ter uma recuperação melhor:

  • Evite levantar os braços acima da cabeça por pelo menos três semanas;
  • Não dormir de bruços ou de lado por pelo menos 45 dias;
  • Evite fazer esforço físico durante três semanas;
  • Usar nas primeiras semanas somente o sutiã cirúrgico;
  • Evitar a exposição ao sol durante os seis primeiros meses, pois pode causar manchas na região.

Estas são apenas algumas recomendações, mas você deve seguir todos os cuidados que o médico orientar.

Consultas de retorno

No período pós-operatório, o cirurgião vai dizer de quanto em quanto tempo você precisa voltar ao consultório. Esta conduta é normal e faz parte do acompanhamento.

Se a paciente é cuidadosa e segue as orientações direitinho, dificilmente terá problemas. O médico vai apalpar as mamas, observar a simetria e a cicatriz e, se for necessário, pedirá outros exames.

Ninguém é mais apto que o cirurgião para saber se a prótese de silicone deslocou. Então, não deixe de consultá-lo!

Como solucionar o deslocamento da prótese de silicone?

Caso o médico chegar à conclusão de que a prótese realmente foi deslocada, a correção acontece por meio de uma nova cirurgia.

Nesse novo procedimento, a prótese será reposicionada, fazendo com que fique esteticamente alinhada às suas aréolas e objetivando o resultado esperado.


Concluindo, esperamos que este texto tenha solucionado as suas principais dúvidas.

Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dralexandremeira
Facebook: @dralexandremeira

Dr. Alexandre Meira
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte
CRM: 25.013 | RQE: 6817

Quanto tempo a prótese se encaixa?

Rua dos Aimorés, 2480 – 10º andar

Santo Agostinho

Belo Horizonte/MG

Faça contato!

Como saber se a prótese não encaixou?

Por esse motivo, observar a estética e simetria é muito importante. Para saber se a prótese de silicone deslocou, a paciente deve observar se uma das mamas está desalinhada. É possível perceber que seu ponto mais alto não coincide com a aréola ou o centro da mama, criando um aspecto assimétrico.

Quanto tempo demora para a prótese encapsular?

O encapsulamento do silicone esperado, responsável por “enraizar” a prótese no tecido, leva em torno de 4 meses para ocorrer. Mas fique tranquila, na maioria dos casos, a cápsula fibrosa da prótese silicone se forma na medida exata, só para fixar o implante.

Quanto tempo leva para a prótese descer?

O esperado, é em média 30 dias para as mamas desincharem e elas podem mudar de formato em até 6 meses após a cirurgia pelo processo de adaptação do organismo com a prótese. No entanto, para muitas mulheres esse processo é diferente. Afinal, a prótese precisará ocupar um espaço que até então não existia.

Quanto tempo para prótese baixar?

O período é que pode variar, já que cada organismo reage de um jeito e, por isso, esse tempo pode ser maior ou menor, de acordo com a avaliação feita pelo médico. Porém, geralmente a paciente usa por cerca de 30 dias. A função da faixa é pressionar a região do colo, forçando a descida da prótese para a posição correta.