Quanto tempo eu tenho para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Não é sempre e em qualquer situação que você conseguirá cancelar uma compra online e receber o seu dinheiro de volta na íntegra. Abaixo listamos pra você os contextos em que o consumidor tem direito a solicitar o cancelamento da compra sem qualquer prejuízo:

1. Desisti da minha compra feita online, posso cancelar e receber estorno (arrependimento)?

Pode, desde que você faça a solicitação do cancelamento em no máximo 7 (sete) dias corridos após receber o produto/serviço. Este é um direito garantido a você pelo Código de Defesa do Consumidor, chamado direito de arrependimento.

Você não precisa justificar o seu arrependimento, basta solicitar o cancelamento da compra diretamente com quem o vendeu o produto ou serviço e este ficará responsável por solicitar o estorno à administradora do cartão, no caso, o Inter.

2. Fiz a compra e a loja cobrou o valor errado, posso cancelar?

Neste caso, o lojista é obrigado a cancelar a compra, aceitando a sua solicitação, e realizando o estorno do valor total, ou da diferença entre o valor cobrado e o valor real da mercadora. Poderá ser estabelecido um combinado entre você e a loja, sobre como será feito o estorno.

Caso você ainda queira adquirir o produto ou serviço, o lojista ou vendedor providencia uma nova compra e cobrança, com o valor correto.

3. Encontrei o mesmo produto com outro preço (mais barato), posso cancelar a compra?

Depende! Existem seguros de cartão de crédito que cobrem essas diferenças de preços, como o Seguro Proteção de Preços, da Mastercard, bandeira dos cartões de crédito Inter. Você pode solicitar este seguro tendo qualquer um dos cartões Inter Gold, Platinum ou Black.

Porém, fique atento aos requisitos que sua compra precisa cumprir para ter o direito de receber a diferença nos valores cobrados:

  • A compra precisa ser feita integralmente com seu cartão Inter Gold
  • O anúncio do produto pelo preço menor (impresso ou online) precisa ser publicado no máximo 30 dias após sua compra;
  • O valor máximo do benefício é de até USD 100 (cem dólares) por ocorrência e máximo de USD 200 (duzentos dólares) num período de 12 meses.;
  • O produto ou serviço adquirido deve custar no mínimo USD 50 (cinquenta dólares);
  • A cobertura atende apenas compras de empresas registradas no Brasil.

Sempre guarde os comprovantes de suas compras para que você consiga solicitar esse tipo de serviço.

4. Minha compra não chegou no prazo de entrega estabelecido pela loja, posso cancelar a compra (atraso no prazo de entrega)?

Se você fez uma compra online e o seu produto não chegou no tempo informado pela loja/estabelecimento, você tem direito de cancelar a compra e solicitar o estorno do que já foi pago. Essa situação também se aplica a serviços contratados e não efetuados, como reparos na sua casa, instalações, trocas e etc.

5. Recebi o produto danificado ou diferente do que o que eu comprei, posso cancelar a compra (produto danificado)?

Sim! Se acontecer de você receber um produto diferente do pedido, um produto danificado ou um produto que não possui as funções divulgadas pelo fornecedor ou lojista, você pode solicitar o cancelamento da compra.

E ainda, em caso de produtos eletrônicos que foram vendidos com vício de bateria, sem possibilidade de reparo ou que não forem consertados pela assistência técnica em um prazo de 30 (trinta) dias, você também está resguardado do prejuízo e pode solicitar o estorno e cancelamento.

Para produtos não duráveis, o seu prazo para solicitação do cancelamento da compra é de até 30 (trinta) dias após o recebimento do produto. E de 90 (noventa) dias para bens duráveis.

Já se sentiu lesado ou insatisfeito após uma compra com o cartão de crédito? Entenda seu direito de cancelar a operação em cada caso!

Saber como cancelar compra no cartão de crédito pode facilitar a vida do cliente insatisfeito, além disso, este é um dos direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor.

Muitas razões podem levar à insatisfação com um produto ou serviço adquirido, seja na internet ou em loja física.

Contudo, só é possível fazer o cancelamento em casos específicos e, por isso, é importante saber quando essa operação pode ser solicitada.

Assim, neste conteúdo, você verá de que forma uma compra com o cartão de crédito é cancelada e quais motivos podem justificar essa atitude.

Então, acompanhe!

VEJA TAMBÉM: Como cancelar compra no Ponto Frio com reembolso? || Qual é o número do Cartão de Crédito e onde fica?

Cancelamento de compras no cartão: como funciona?

Quando o cliente deseja cancelar uma compra no cartão, ele passa por procedimentos diferentes de outros métodos de pagamento.

Isso ocorre porque cada cartão de crédito tem um ciclo de funcionamento que envolve data de fechamento da fatura, vencimento, políticas internas da instituição e outros detalhes.

Em razão disso, pode levar algumas semanas até que o cliente receba o valor de volta. Por isso, esse procedimento também é conhecido como estorno.

Como cancelar compra no cartão de crédito? Passo a Passo

Para tentar cancelar uma compra é preciso contatar a loja o quanto antes. Mas, lembre-se que cada estabelecimento possui uma política de trocas, devoluções e cancelamentos:

  1. Primeiramente, para solicitar o cancelamento de compras, descubra o estabelecimento pela fatura do cartão e entre em contato com a loja, apresentando razões válidas para o pedido;
  2. Em seguida, o estabelecimento é responsável por comunicar ao emissor do cartão e fazer a devolução do valor por meio dele;
  3. Contudo, a operação pode ser ainda mais burocrática quando envolve transações em maquininhas, que pode levar até 15 dias para notificar o cancelamento à operadora do cartão;
  4. Então, ao longo do processo você será informado sobre a política de cancelamento e prazo para receber o estorno do cartão;
  5. Por fim, para cancelar uma compra por motivos de fraude no cartão ou se a loja não aceitar o cancelamento, entre em contato direto com a administradora.

Como cancelar compras online?

Para solicitar o cancelamento de uma compra feita online, basta seguir o mesmo procedimento.

Portanto, você terá que contatar o e-commerce para informar os motivos que o levaram a cancelar a compra. Então, o vendedor ou representante seguirá com seu atendimento.

Principais Motivos para cancelar uma compra no cartão

Existem situações específicas e previstas em lei que obrigam a loja a fazer o cancelamento da compra, por isso. Dessa forma, conheça os principais motivos em que o cliente tem direito de cancelar uma compra.

1. Se eu desistir da compra, é possível cancelar ?

Você se arrependeu de algo que comprou? Então, fique atento: apenas em casos de compras online ou por canais telefônicos é possível solicitar que a compra seja cancelada, antes que a loja envie o produto ao destinatário.

Por outro lado, se o pedido já foi entregue, o consumidor tem um prazo de até 7 dias para informar a desistência da compra.

2. Houve atraso na entrega, posso cancelar compra no cartão?

Caso a loja cometa este erro, significa que ela não cumpriu com a oferta. Então, neste caso o cliente tem direito de cancelar a compra no cartão de crédito.

Além disso, essa regra também vale para serviços contratados em que não houve a devida prestação no período combinado, como: instalação de internet, manutenção de equipamentos, etc.

3. A loja fez uma cobrança indevida no cartão, tenho direito ao cancelamento?

Isso pode ocorrer quando há mais de uma cobrança do mesmo produto, o valor não condiz com o anunciado, entre outras situações.

Dessa forma, em casos de lançamentos indevidos ou incorretos, tanto em loja física como na internet, o lojista tem a obrigação de cancelar a cobrança no cartão.

4. Estou suspeitando de fraude do cartão, como cancelar a compra?

Caso observe um gasto na fatura que não reconhece ou seja notificado de transações no cartão que não fez, pode ser um sinal de fraude.

Assim, comunique imediatamente a operadora do cartão!

Em alguns casos, é possível contestar a compra pelo aplicativo do banco e bloquear o cartão temporariamente, até que resolvam essa situação.

5. O produto veio danificado, tenho direito de cancelar compra no cartão?

Recebeu a compra e notou que o produto está danificado?

Nesse caso, antes de cancelar a compra no cartão de crédito, é possível solicitar o reparo ou troca do produto. Isso deve ocorrer dentro de 30 dias.

Após esse período, o consumidor tem o direito de pedir o cancelamento.

6. Recebi uma quantidade incorreta do que comprei: é possível cancelar?

Ao perceber que a quantidade do produto é diferente da que pediu ou não corresponde ao que diz na embalagem, você pode cancelar a compra.

O problema também pode estar relacionado ao peso ou tamanho do conteúdo que não condiz com o anunciado.

Em casos como esses, entre em contato com o vendedor.

7. Encontrei o mesmo produto mais barato, posso cancelar a compra?

Isso dependerá de qual cartão usou para fazer a compra. Alguns cartões de crédito da bandeira Visa e Mastercard possuem o Seguro Proteção de Preço.

Assim, ao encontrar o mesmo item que já comprou por um preço menor e solicitar a cobertura do seguro, é possível receber a diferença entre o valor que pagou e o preço mais baixo.

Este seguro está disponível para cartões Gold, Platinum, Black e Infinite (Mastercard e Visa), como:

Cartão de crédito Inter

Quanto tempo eu tenho para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Anuidade Gratuita

Limite de crédito

Personalizado

Benefícios:

Cashback

0.25% de Cashback

0,25% sobre o valor das compras lançadas na fatura.*

É preciso ativar o débito automático do valor das faturas para receber o benefício de cashback.

Renda mínima: Não informada pela instituição

Prós

Cartão com função crédito e débito;

Possui cartões adicionais;

Cashback de 0,25% na fatura;

SuperApp com diversas soluções financeiras;

Contras

Precisa de conta corrente;

Quanto tempo eu tenho para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Avaliação Mobills

A avaliação Mobills de produtos financeiros é determinado por nosso time editorial. O cálculo é feito baseado em vários dados que avaliam quatro principais pontos: Benefícios e descontos, taxas e juros, facilidade de aprovação e conectividade.

4.5

Quanto tempo eu tenho para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Avaliação Mobills

A avaliação Mobills de produtos financeiros é determinado por nosso time editorial. O cálculo é feito baseado em vários dados que avaliam quatro principais pontos: Benefícios e descontos, taxas e juros, facilidade de aprovação e conectividade.

Anuidade Gratuita

Limite de crédito

Personalizado

Benefícios

Cashback

0.25% de Cashback

0,25% sobre o valor das compras lançadas na fatura.*

É preciso ativar o débito automático do valor das faturas para receber o benefício de cashback.

Renda mínima Não informada pela instituição

Cartão de crédito Nubank

O Nubank, por ser emitido na bandeira Mastercard, possui o benefício de Seguro Proteção de Preço.

Quanto tempo eu tenho para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Anuidade Gratuita

Limite de crédito

Personalizado

Benefícios:

  • Sem anuidade
  • Banco digital
  • Pontos

Prós

Saques nacionais e internacionais;

Contras

Taxa de 4% em compras internacionais;

Quanto tempo eu tenho para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Avaliação Mobills

A avaliação Mobills de produtos financeiros é determinado por nosso time editorial. O cálculo é feito baseado em vários dados que avaliam quatro principais pontos: Benefícios e descontos, taxas e juros, facilidade de aprovação e conectividade.

4.6

Avaliação Mobills

A avaliação Mobills de produtos financeiros é determinado por nosso time editorial. O cálculo é feito baseado em vários dados que avaliam quatro principais pontos: Benefícios e descontos, taxas e juros, facilidade de aprovação e conectividade.

Anuidade Gratuita

Limite de crédito

Personalizado

Benefícios

  • Sem anuidade
  • Banco digital
  • Pontos

Renda mínima R$ 0,00

Outros cartões:

Quanto tempo eu tenho para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Anuidade Gratuita (para faturas acima de R$ 100,00)

Limite de crédito

A partir de R$ 250

Benefícios:

  • Descontos
  • Sem anuidade

Renda mínima: Com conta: Não exige renda. Sem conta: R$ 1.045,00

Prós

Até 5 cartões Adicionais;

Descontos em parceiros Esfera;

Seguro garantia estendida, compra protegida, proteção de preço e Global Service;

Contras

Não acumula pontos Esfera.

Quanto tempo eu tenho para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Avaliação Mobills

A avaliação Mobills de produtos financeiros é determinado por nosso time editorial. O cálculo é feito baseado em vários dados que avaliam quatro principais pontos: Benefícios e descontos, taxas e juros, facilidade de aprovação e conectividade.

4.5

Avaliação Mobills

A avaliação Mobills de produtos financeiros é determinado por nosso time editorial. O cálculo é feito baseado em vários dados que avaliam quatro principais pontos: Benefícios e descontos, taxas e juros, facilidade de aprovação e conectividade.

Anuidade Gratuita (para faturas acima de R$ 100,00)

Limite de crédito

A partir de R$ 250

Benefícios

  • Descontos
  • Sem anuidade

Renda mínima Com conta: Não exige renda. Sem conta: R$ 1.045,00

Quanto tempo eu tenho para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Sujeito à análise de crédito

Anuidade Gratuita

Limite de crédito

Personalizado

Benefícios:

Pontos

0.03 até 0.05 Pontos por Real

O Plano Básico grátis oferta 0,03 pontos por real gasto no Débito e 0,05 pontos por real gasto no Crédito.

Além do Básico, existem planos que ofertam benefícios mediante pagamento de mensalidade.
Os planos são: C6+Pontos, C6+Bônus e C6 Rappi Prime.

É possível acumular pontos fazendo compras com o cartão, portabilidade do salário, cadastrando o CPF como chave Pix e comprando na C6 Store.

Com os pontos acumulados podem ser utilizados para trocar por produtos na C6 Store, resgatar como cashback e pagar compras realizadas com o cartão.

Renda mínima: Não exigida

Prós

Pontos que nunca expiram;

Ganhe pontos no débito e crédito;

Pontos Átomos em dobro comprando na C6 Store;

Pontos para trocar em passagens ou mais de 60 mil itens através do app;

Pedágio e estacionamentos sem filas com C6 Tag;

Primeiro cartão adicional grátis.

Contras

Precisa de conta corrente;

Quanto tempo eu tenho para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Avaliação Mobills

A avaliação Mobills de produtos financeiros é determinado por nosso time editorial. O cálculo é feito baseado em vários dados que avaliam quatro principais pontos: Benefícios e descontos, taxas e juros, facilidade de aprovação e conectividade.

4.5

Avaliação Mobills

A avaliação Mobills de produtos financeiros é determinado por nosso time editorial. O cálculo é feito baseado em vários dados que avaliam quatro principais pontos: Benefícios e descontos, taxas e juros, facilidade de aprovação e conectividade.

Anuidade Gratuita

Limite de crédito

Personalizado

Benefícios

Pontos

0.03 até 0.05 Pontos por Real

O Plano Básico grátis oferta 0,03 pontos por real gasto no Débito e 0,05 pontos por real gasto no Crédito.

Além do Básico, existem planos que ofertam benefícios mediante pagamento de mensalidade.
Os planos são: C6+Pontos, C6+Bônus e C6 Rappi Prime.

É possível acumular pontos fazendo compras com o cartão, portabilidade do salário, cadastrando o CPF como chave Pix e comprando na C6 Store.

Com os pontos acumulados podem ser utilizados para trocar por produtos na C6 Store, resgatar como cashback e pagar compras realizadas com o cartão.

Renda mínima Não exigida

Sujeito à análise de crédito

URL Verificada

Quanto tempo eu tenho para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Anuidade 12 x de R$ 13,90

Limite de crédito

Limite inicial de até R$ 2.500,00.

Benefícios:

Cashback

0.25 até 1.3% de Cashback

Você pode acumular até 1,30% em cashback nas suas compras.

Renda mínima: Não informada pela instituição

Prós

Cashback de até 1,3% pelas compras;

Cartões geeks cheios de estilo;

Aumento de limite recorrente;

Desconto e ofertas exclusivas nos sites parceiros;

Programa de indicação Trigg Friends com ganhos em Cashback;

Até 3 cartões adicionais para pessoas acima de 8 anos;

Possível ter até 10 cartões ativos;

Controle total pelo aplicativo;

Saques em caixa eletrônico do Banco24Horas;

Contras

Não é cartão múltiplo (crédito e débito);

Quanto tempo eu tenho para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Avaliação Mobills

A avaliação Mobills de produtos financeiros é determinado por nosso time editorial. O cálculo é feito baseado em vários dados que avaliam quatro principais pontos: Benefícios e descontos, taxas e juros, facilidade de aprovação e conectividade.

4.1

Avaliação Mobills

A avaliação Mobills de produtos financeiros é determinado por nosso time editorial. O cálculo é feito baseado em vários dados que avaliam quatro principais pontos: Benefícios e descontos, taxas e juros, facilidade de aprovação e conectividade.

Anuidade 12 x de R$ 13,90

Limite de crédito

Limite inicial de até R$ 2.500,00.

Benefícios

Cashback

0.25 até 1.3% de Cashback

Você pode acumular até 1,30% em cashback nas suas compras.

Renda mínima Não informada pela instituição

Quanto tempo eu tenho para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Anuidade Gratuita

Limite de crédito

Personalizado

Benefícios:

Cashback

0.5% de Cashback

Receba 0,5% de volta dos seus gastos acima de R$ 1!

Prós

A cada 10 compras ganha 3 saques gratuitos;

Programa de ofertas e benefícios Vai de Visa;

Funcionalidade de débito e crédito;

Contras

Precisa de conta corrente;

Não possui cartão adicional;

Quanto tempo eu tenho para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Avaliação Mobills

A avaliação Mobills de produtos financeiros é determinado por nosso time editorial. O cálculo é feito baseado em vários dados que avaliam quatro principais pontos: Benefícios e descontos, taxas e juros, facilidade de aprovação e conectividade.

4.8

Avaliação Mobills

A avaliação Mobills de produtos financeiros é determinado por nosso time editorial. O cálculo é feito baseado em vários dados que avaliam quatro principais pontos: Benefícios e descontos, taxas e juros, facilidade de aprovação e conectividade.

Anuidade Gratuita

Limite de crédito

Personalizado

Benefícios

Cashback

0.5% de Cashback

Receba 0,5% de volta dos seus gastos acima de R$ 1!

Renda mínima R$800,00

Quanto tempo eu tenho para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Anuidade Gratuita (para faturas acima de R$ 2.000,00)

Limite de crédito

A partir de R$ 2.500,00.

Benefícios:

Pontos

1.7 até 2.0 Pontos por Dólar

Ganhe 2,0 pontos por cada dólar gasto em compras na Azul e 1,7 pontos por cada dólar em compras gerais.*
*Validade dos pontos de 24 meses.

Renda mínima: R$ 2.500,00

Prós

Ganha 1,7 pontos a cada dólar gasto;

Condições especiais para passagens Azul;

50% de descontos em cinemas e teatros parceiros;

Contras

Pontos e milhas expiram em 24 meses;

Quanto tempo eu tenho para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Avaliação Mobills

A avaliação Mobills de produtos financeiros é determinado por nosso time editorial. O cálculo é feito baseado em vários dados que avaliam quatro principais pontos: Benefícios e descontos, taxas e juros, facilidade de aprovação e conectividade.

4.2

Avaliação Mobills

A avaliação Mobills de produtos financeiros é determinado por nosso time editorial. O cálculo é feito baseado em vários dados que avaliam quatro principais pontos: Benefícios e descontos, taxas e juros, facilidade de aprovação e conectividade.

Anuidade Gratuita (para faturas acima de R$ 2.000,00)

Limite de crédito

A partir de R$ 2.500,00.

Benefícios

Pontos

1.7 até 2.0 Pontos por Dólar

Ganhe 2,0 pontos por cada dólar gasto em compras na Azul e 1,7 pontos por cada dólar em compras gerais.*
*Validade dos pontos de 24 meses.

Renda mínima R$ 2.500,00

Compras parceladas: o que acontece após o cancelamento?

Quando o cliente pede para cancelar uma compra no cartão e o valor está parcelado, o estabelecimento pode devolver a quantia já paga.

Enquanto isso, serão anulados todos os lançamentos futuros. Mas, recomenda-se verificar a fatura mês a mês para ver se as cobranças foram canceladas.

Mas, caso tenha problemas com a loja, o consumidor pode formalizar sua insatisfação em sites como o Reclame Aqui, onde ficará registrada até que a empresa tome providências.

Quanto tempo eu tenho para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Quanto tempo eu tenho para cancelar uma compra no cartão de crédito?

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills

4.5 150

Avaliação Mobills

Plataforma Android, iOS e Web.

Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.

Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.

Benefícios App com ótima usabilidade e Design.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

O que significa chargeback?

Chargeback significa contestar a compra no cartão de crédito.

Quando o cliente desconfia de fraude com o cartão ou o produto recebido é diferente do que foi pago, deve acionar o banco para contestar a compra e iniciar o procedimento de chargeback, para recuperar o valor gasto.

Qual o prazo para cancelar uma compra no cartão?

Após receber o produto comprado pela internet ou canal telefônico, o cliente tem até 7 dias para pedir o cancelamento da compra.

É possível cancelar uma compra no cartão de crédito?

Sim. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o direito de desistir da compra, caso se sinta lesado pelas condições previstas:

  • Quando a quantidade do produto é diferente da especificada na embalagem ou no enunciado;
  • Quando a loja não cumpre a oferta (Ex: atraso no prazo de entrega);
  • Desistência em sete dias se a compra foi realizada fora de um estabelecimento comercial (online ou por telefone etc).

É possível cancelar compra parcelada no cartão de crédito?

Sim. O cancelamento de compra parcelada funciona por meio da devolução do valor das parcelas pagas. Assim, não haverá mais a cobrança nas próximas faturas.

Dicas de boas praticas ao consumidor

Entender como cancelar compra no cartão de crédito não torna o procedimento mais fácil e, pelo que observamos, a operação pode tirar o sossego de muitas pessoas.

Por isso, existem algumas dicas de boas práticas que o consumidor pode seguir ao adquirir bens e serviços, evitando passar por essa burocracia:

  • Confira todos os detalhes sobre o produto e pesquise avaliações de outros clientes;
  • Consulte as informações da loja e veja se é uma empresa confiável;
  • Compre apenas em sites oficiais e seguros para transações online;
  • Caso tenha dúvidas sobre um produto ou serviço, entre em contato com a empresa, antes de finalizar a compra;
  • Atente-se para os detalhes sobre o frete, cobrança de taxa de entrega e prazo estipulado.
  • Verifique a política de troca da loja e veja se vale a pena para você;

Além dessas dicas, é fundamental que tenha uma forma de controlar suas despesas no cartão e não ser pego de surpresa com a fatura.

Para organizar seus gastos, gerenciar suas contas e encontrar soluções mais inteligentes para o seu dinheiro conte com um app Mobills.

Conhece alguém que precisa saber como cancelar uma compra no cartão? Então, compartilhe este conteúdo!


É possível cancelar uma compra no cartão de crédito?

Sim, tem como cancelar compra no cartão de crédito em várias situações, desde que você siga algumas regras e atenda a alguns requisitos. O que acontece na maioria das vezes é o estorno do valor lançado na sua fatura ou o cancelamento de parcelas, dependendo de como a compra foi realizada.

Qual o prazo para cancelar uma compra pelo cartão de crédito?

O prazo para pedir estorno de cartão de crédito é de 7 dias contados a partir do momento em que você fecha a compra, no caso de ser presencialmente; ou a partir do dia que você recebe o produto, em casos de compras online.