Quantos anos o gato vive

Você já deve ter ouvido falar que os gatos têm 7 ou 9 vidas. A agilidade dos bichanos, ou até mesmo o fato de sempre caírem em pé ajudam nessa crença. Mas você sabe quanto tempo vive um gato?

Assista também

  • Por que temos sonhos tão esquisitos?

  • Os animais mais perigosos do mundo

  • Quais as melhores universidades do mundo?

A expectativa de vida de um felino doméstico depende dos cuidados que ele recebe. Os que costumam sair para a rua vivem de 3 a 10 anos, enquanto os caseiros podem passar dos 15 tranquilamente.

Isso ocorre porque os gatos aventureiros ficam expostos a doenças graves em ambientes externos, além de poderem se envolver em brigas ou sofrer um atropelamento.

Para ter uma vida longa, seu companheiro peludo precisa viver em casa, comer ração de qualidade e beber bastante água.

A caixinha de areia onde ele faz as necessidades deve estar sempre limpa, pois além de causar doenças, um banheiro sujo também pode estressar o animal.

  • Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

  • Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos

Um gato castrado pode viver ainda mais, já que evita as DSTs felinas e também o deixa menos agressivo e fujão.

E, claro, se você vive em apartamento, as telas de proteção na janela são indispensáveis. Como eles adoram ficar pulando por aí, nem sempre esses saltos são bem planejados.

Quem sabe com esses cuidados o seu gato não bata o recorde de longevidade de Creme Puff, um siamês do Texas que viveu nada menos que 38 anos.

Não é uma tarefa fácil estabelecer a média de quanto tempo vive um gato, mas muitos especialistas já tentaram. Com as melhorias na nutrição e na medicina veterinária, incluindo vacinas e agentes terapêuticos, os felinos passaram a viver mais de 15 anos e, em alguns casos, chegam a ultrapassar as duas décadas.

  • É quase impossível se esconder de um gato, de acordo com a ciência
  • Quem é mais inteligente, o gato ou o cachorro?

A expectativa de vida de um gato depende de muitos fatores, incluindo saúde, dieta e ambiente, mas se estiver se perguntando quanto tempo vive um gato doméstico, podemos estimar que é de 12 a 14 anos, em média. Vale ressaltar que a raça também é frequentemente considerada um fator na determinação desse cálculo.

O recorde mundial do gato mais velho é de Crème Puff, do Texas (EUA), que viveu até os 38 anos e três dias, a maior longevidade de qualquer gato doméstico conhecido! No entanto, viver até essa idade é incrivelmente raro.

A boa notícia é que os avanços nos cuidados veterinários e a conscientização sobre o bem-estar dos gatos significam que os gatos domésticos estão vivendo mais do que costumavam. De acordo com um relatório da organização Cats Protection, quase metade (43%) dos gatos do Reino Unido são considerados “velhos”.

Quantos anos o gato vive
Especialistas tentam explicar quanto tempo vive um gato (Imagem: twenty20photos/envato)

Embora não haja garantia de que um gato viverá uma vida longa e saudável, algumas raças são conhecidas por viver mais do que outras. Siameses, birmaneses e ragdolls são apenas algumas dessas raças. Vale ressaltar que esses felinos passam por seis estágios de vida à medida que crescem e começam a ser considerados "jovens senhores", quando atingem sete anos. No entanto, os gatos normalmente não começam a desacelerar até atingirem o estágio sênior, aos 11 anos de idade.

Além disso, gatos que saem ao ar livre são mais propensos a enfrentar riscos como atropelamentos, brigas com outros animais, maus tratos e demais perigos que podem impactar sua expectativa de vida. No entanto, eles também tendem a fazer mais exercícios, pois têm mais espaço para passear, o que ajuda a mantê-los em forma.

Atualmente, há evidências limitadas para sugerir que a adoção de um estilo de vida interno ou externo resulta em uma vida útil significativamente longa. Se você mantiver seu gato dentro de casa , ele precisará de mais oportunidades para se exercitar com brinquedos divertidos que possam perseguir. Contudo, se deixar seu gato livre para passear por aí, ele enfrenta todos os riscos citados acima, somados à maior possibilidade de se infectarem com doenças altamente transmissíveis entre gatos que vivem na rua.

Embora não exista uma expectativa exata de quanto tempo vive um gato — há apenas estimativas —, os especialistas recomendam alguns hábitos para aumentar a expectativa de vida do animal, como: castrá-los, levá-los a exames veterinários regulares, vaciná-los, incentivá-los a fazer exercícios físicos e alimentá-los com uma dieta saudável.

Fonte: The Vets of East Texas, Cats Protection, VetWest

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Quantos anos vive um gato hoje?

Para você ter uma ideia, o primeiro ano de um gato equivale a 15 anos humanos! Com 2 anos de idade, seu animalzinho terá o equivalente a 24 anos em termos humanos. A partir disso, cada ano felino equivale a cerca de 4 anos humanos. Manter seu gato dentro de casa normalmente dobra a sua vida !!!

Qual a idade que o gato é considerado velho?

Os gatos começam a apresentar sinais de senioridade aos 7 anos, quando estão em uma fase mais madura, mas chegam a ser considerados idosos aos 12 e geriátricos aos 15 anos. Se compararmos com a idade dos humanos, um gato idoso com 10 anos seria o mesmo que um ser humano com 56 anos.

Quanto vale 1 ano de vida do gato?

Descubra a idade do gato em relação a do humano Some 15 anos para o primeiro ano de vida do peludo e 10 para o segundo ano de vida. A partir do terceiro aniversário em diante, acrescente quatro anos. Ou seja, o amigo de quatro patas com um ano, tem 15 em relação ao humano.

Qual a raça de gato que vive mais?

Isso porque, de acordo com o Guinness, o Livro dos Recordes, o gato que viveu por mais tempo foi Crème Puff, que chegou aos 38 anos e 3 dias!