Quantos cm o cabelo cresce por mês

Mudar o visual, abandonar um corte que não deu certo, apostar em um penteado diferente... Motivo para deixar o cabelo crescer é o que não falta, mas nem sempre esse desejo é correspondido na mesma velocidade com que a gente gostaria.

Como acelerar o crescimento do cabelo (Foto: Reprodução/ Instagram) — Foto: Glamour

O tempo médio de crescimento dos fios é de 0,5 a 1 cm por mês, porém, intensificando os cuidados, seu cabelo pode chegar a crescer até 2 cm! Para deixar essa missão mais rápida e prática, a Glamour conversou com alguns especialistas e garante: essa tarefa é mais fácil do que você imagina.

Couro Cabeludo
Você pode até não dar muita atenção para ele no dia a dia, mas reverter essa situação fará toda a diferença. “Quando falamos do couro cabeludo, estamos conversando sobre células vivas que demandam cuidados” explica Marcela Buchaim, farmacêutica bioquímica especialista em tricologia e terapia capilar. Por isso, é necessário policiar hábitos que possam prejudicar a região.

Em primeiro lugar, evite a exposição da área à alta temperatura, que pode causar aumento na secreção da glândula sebácea (ou seja, oleosidade) e diminuir a oxigenação do folículo capilar. O resultado? Obstrução do poro -- que impedirá um fio novo de nascer. Por isso, nada de banho quente, uso frequente de secador no couro cabeludo ou exposição prolongada ao sol. Invista no chapéu! “Na hora de secar os fios,use o ar quente apenas no comprimento e o ar morno no couro cabeludo”, aconselha Marcela.

Também aproveite o momento do banho e inclua uma massagem no couro cabeludo. Faça movimentos leves com as pontas dos dedos por, aproximadamente, três minutos para estimular a circulação na região. Além de deixar a área mais saudável, você pode usar esse período também para relaxar.

É necessário policiar hábitos que possam prejudicar o couro cabeludo (Foto: Istock) — Foto: Glamour

Cuidados necessários
Para auxiliar no crescimento do cabelo, não basta apenas incentivar o nascimento de novos fios, é preciso também cuidar do comprimento. Por isso, é indicado cortar as pontas a cada dois ou três meses, eliminando assim as duplas e ressecadas. “Conforme o cabelo vai crescendo, a parte mais longa do fio se afasta da raiz -- e de sua oleosidade natural que ajuda a nutrir as mechas -- ficando mais fraca e quebradiça”, explica Marcelo Brito, hair stylist do salão Studio Tez.

Fique de olho nos penteados! O rabo de cavalo ou coque muito alto podem prejudicar o crescimento dos fios se presos com muita força. Além de facilitarem a quebra, por conta do peso e da tensão colocada ao puxar as mechas, eles podem causar a queda de cabelo da região frontal -- além de lesões nos folículos capilares.

Prender os fios ou deixá-los molhados antes de dormir aumenta a chance de rompimento deles. “Quando esse tipo de atitude se torna comum, cria-se a impressão de que o cabelo não cresce. Isso acontece porque ele passa a quebrar com maior frequência”, afirma Marcelo Brito.

Para cuidar das mechas e repor os nutrientes, aposte na hidratação a cada 15 dias. “Procure produtos à base de queratina, aminoácidos e lipídios, pois eles são compostos vitamínicos que ajudam a fortalecer a fibra capilar”, recomenda Marcelo. Mas, atenção: use máscara, condicionador e ampolas de hidratação apenas no comprimento dos fios para não aumentar a oleosidade do couro e causar um acúmulo de substâncias que podem causar as obstruções de que falamos.

O ideal é lavar o cabelo pelo menos duas vezes na semana (Foto: Thinkstock) — Foto: Glamour

Alimentação saudável
Vitaminas e nutrientes também não podem faltar nas refeições para garantir um crescimento capilar acelerado. Por isso, lembre-se: elementos variados como proteínas, frutas, verduras e óleos naturais devem estar presentes no seu cardápio.

Vilão indireto
Não são apenas hábitos ruins que prejudicam o crescimento dos fios: o estresse também atrapalha e pode ser responsável pela queda de cabelo. “Ele aumenta a liberação do cortisol, hormônio que também estimula a produção da glândula sebácea”, explica Marcela Buchaim.

Mito de beleza
Diferente do que muitas pessoas acreditam, lavar os fios com frequência não é prejudicial. Na verdade, a higienização do couro cabeludo é necessária para retirar os resíduos e oxigenar a região. “Lavar poucas vezes o cabelo pode até deixar o aspecto das mechas mais bonito, pois retira menos da oleosidade natural que as nutri. Porém, essa camada protetora de óleo pode ser reposta durante o banho com máscaras e condicionadores. O ideal é lavar o cabelo pelo menos duas vezes na semana”, finaliza Marcela.

QUERENDO DEIXAR OS FIOS MAIS LONGOS? DESCUBRA SE É POSSÍVEL ACELERAR O CRESCIMENTO DOS SEUS FIOS, E COMO FAZER!

“Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada”. Essa canção, composta por Arnaldo Antunes e interpretada por Gal Costa , fez sucesso anos atrás, e fala sobre o tema do nosso artigo: o crescimento capilar.

Muita gente gostaria de ter cabelos mais chamativos, seja em volume ou em comprimento, mas acaba se frustrando com um cabelo fino, frágil e ralo, que jamais atinge o visual desejado. Se identifica?

Outro  caso é quando o cabelo demora muito a crescer: perdemos a paciência e acabamos optando por um corte mais curto.  E, claro, há os casos de cortes que, digamos, não foram lá muito bem-sucedidos (#coronacut) e das transições capilares, nas quais a única solução é esperar o crescimento dos fios.

Por isso, entender a dinâmica do crescimento capilar é importante para alinhar expectativas e buscar soluções para essas situações. Como o nosso cabelo cresce? Quais fatores influenciam esse processo? Qual é a velocidade ideal de crescimento dos fios? Como fazer o cabelo crescer rápido em uma semana? São todas questões não possuem respostas simples.

Mas em nosso artigo, vamos trazer informações e dicas que podem ajudar você a entender como funciona o crescimento do seu cabelo, e como ajustar esse ritmo ao visual estilo ~Rapunzel~ que você deseja.

Vamos desembaraçar esse tema juntas? :)

Índice

  • Afinal, o que é o cabelo? E para que ele serve?
    • Quantos centímetros o cabelo cresce em um mês?
    • O que realmente faz o cabelo crescer?
  • Como fazer o cabelo crescer?
  • Como fazer o cabelo crescer rápido
    • Alimentação
    • Prender o cabelo
    • Chapéus e Bonés
    • Tratamentos químicos e térmicos
    • Trate bem seu couro cabeludo
    • Cortar para crescer
    • Atenção com sua saúde
  • Como fazer o cabelo crescer em 3 meses
    • Cabelo em transição
    • Como fazer o cabelo cacheado crescer
  • Shampoo para crescer cabelo
    • O que colocar no shampoo para o cabelo crescer mais rápido?
    • Shampoo para crescimento capilar

Afinal, o que é o cabelo? E para que ele serve?

Você já se fez essa pergunta? Como sempre fizeram parte de nossa vida, quase nunca paramos para saber mais sobre nossos fios, como eles nascem e qual a função deles em nosso organismo.

Bem, você sabe que nosso corpo tem pelos — muitos pelos! — e o cabelo é um grupo específico deles, que nasce na região do couro cabeludo. Assim como os demais pelos, os cabelos ajudam na proteção, seja contra microrganismos, seja contra os efeitos da radiação solar.

Ter esses pelos em nosso corpo é uma das características que nos definem como mamíferos, e estima-se que um adulto possua cerca de 150 mil fios de cabelo somente na região do couro cabeludo !

Quantos cm o cabelo cresce por mês

De forma bem resumida, o cabelo é um filamento protéico composto de queratina e pequenas quantidades de gordura, água e sais. Ele nasce em uma base (o folículo), e, apoiado em uma haste interna, se projeta para cima, formando uma estrutura razoavelmente rígida e muito resistente. Recobrindo essa estrutura interna, estão as cutículas, ou escamas, que a protegem.

Quantos centímetros o cabelo cresce em um mês?

Em um processo natural, é esperado um aumento de 1cm a 1,5cm no comprimento do fio ao longo do mês. No entanto, trata-se apenas uma média estimada: são muitos fatores agindo sobre o crescimento capilar, e é preciso analisar esse número com muita cautela.

O folículo se insere em uma estrutura chamada bulbo capilar, e é a partir dele que o processo de crescimento ocorre. Existe uma área no centro desse bulbo que controla o ritmo e os variados ciclos de crescimento do fio, em todos os seus estágios.

O que realmente faz o cabelo crescer?

Essa área, o bulbo, realiza a síntese de novas células capilares que, quando se multiplicam, empurram o fio de cabelo no sentido externo, fazendo ele crescer.

Além da fase de crescimento existem ainda as fases de transição e regressão e, então, vem a fase de repouso, que é o período no qual o fio de cabelo cai e o crescimento se reinicia. Um processo totalmente natural e espontâneo, mas que pode ser estimulado e potencializado.

Portanto, é fundamental que o bulbo capilar encontre o fornecimento de nutrientes necessários para sintetizar as novas células capilares e dar prosseguimento com os ciclos de crescimento capilar. Qualquer deficiência nesse suprimento de proteínas pode desestabilizar essa função; da mesma forma, a abundância dessas substâncias pode intensificar esse crescimento.

Quantos cm o cabelo cresce por mês

Como fazer o cabelo crescer?

Nosso cabelo cresce naturalmente, sem qualquer esforço. Aliás, não só o cabelo, mas todo e qualquer pelo em nosso corpo. É um processo natural e constante do nosso organismo.

Sendo um movimento natural de nosso corpo, é de se imaginar que diversos fatores estão relacionados ao crescimento capilar. Se lembrarmos que nossos fios são tecidos vivos (ao menos a parte que está dentro da raiz), fica fácil imaginar que seu crescimento está ligado, por exemplo, ao suprimento de vitaminas e proteínas disponíveis ao seu metabolismo. É o que ocorre com outros órgãos e tecidos de nosso corpo.

Mas também há outros fatores envolvidos, claro: a circulação sanguínea na região do couro cabeludo é um fator preponderante nessa dinâmica, e o próprio cuidado com os fios, os impactos e tensões a que são expostos, costuma influenciar no ritmo com que nosso cabelo cresce.

Por isso, conhecer esses fatores — interno e externos — que operam conjuntamente, e como potencializar sua ação, pode ser a chave para estimular um crescimento mais vigoroso de suas madeixas.

Além disso, é preciso observar o outro lado da moeda e prestar muita atenção a eventuais aspectos que agem no sentido contrário, ou seja, impedindo seu cabelo de crescer como deveria.

Como fazer o cabelo crescer rápido

É possível fazer com o cabelo cresça em ritmo um pouco mais acelerado sem, é claro, prejudicar sua saúde ou a saúde dos seus fios. 

Para isso, precisamos criar as melhores condições possíveis para que o processo de crescimento capilar ocorra. Ah, e além disso, é essencial prestar atenção a alguns hábitos ou fatores que podem estar impedindo seu cabelo de crescer como deveria.

Abaixo, vamos passar por algumas dicas do que você pode fazer — e também o que deve evitar — se quiser experimentar um crescimento capilar robusto e saudável!

  • Você é o que você come

Como já falamos antes, seu cabelo precisa se “alimentar” de proteínas e vitaminas para construir seu crescimento. E isso, claro, tem tudo a ver com sua alimentação também!

Alguns nutrientes que auxiliam seus fios a crescerem são a vitamina C, de importante efeito antioxidante e protetor; a biotina, que participa da formação da queratina; o ferro, que fortalece o sangue e ajuda na circulação sanguínea na região do couro; o zinco, que fortalece os fios e ajuda a equilibrar a produção de sebo, evitando o excesso; e o silício, que atua no tecido conjuntivo, reestruturando as fibras de colágeno e elastina.

Alimentos ricos em proteínas são ótimos para formar a matriz capilar, e também podem ajudar os fios a crescer com mais intensidade e mais beleza. E vale sempre lembrar: além das opções tradicionais, de origem animal, você pode encontrar essas proteínas em fontes vegetais alternativas, como amaranto, quinoa, pistache, feijão, frutas secas, chia, aveia, grão de bico, lentilhas, leite vegetal e muitos outros alimentos veganos (#ficaadica).

Quantos cm o cabelo cresce por mês

  • Rabo de Cavalo: nunca critiquei

Usar rabo de cavalo ou tranças exerce uma suave pressão sobre os fios, quase que puxando-os para fora, e, em tese, pode colaborar com o crescimento. Mas, ao mesmo tempo, o hábito de prender o cabelo com muita força, ou muito apertado, pode causar o efeito contrário, expondo o fio a uma tensão exagerada e levando à quebra ou, até mesmo, à queda. Ah, e tem mais: prender o cabelo molhado, jamais! Então, atenção na hora de fazer o rabo de cavalo ou sua trança!

  • Chapéus? Bonés? Use com moderação

O costume de usar chapéus ou bonés também pode impedir seus cabelos de crescerem como deveriam: esses itens de vestuário, apesar de estilosos, tendem a abafar a região do couro, o que não é nada bom para as raízes.

  • Evite tratamentos químicos e térmicos 

Abusar de químicas, tinturas e tratamentos térmicos como chapinhas e secadores também pode causar transtornos para o crescimento das madeixas, sabia? É que, de forma geral, tudo isso leva os fios a situações de estresse em sua estrutura, enfraquecendo-a e aumentando as chances de quebra.  A dica é evitar ao máximo esses processos, se você deseja ver seus cabelos crescendo como deveriam. Mas, em último caso, aplicar um protetor térmico antes de utilizar o secador, por exemplo, já ajuda a evitar danos mais profundos.

Quantos cm o cabelo cresce por mês

  • Trate bem seu couro cabeludo

Massagear o couro cabeludo durante a lavagem é ótimo para ativar a circulação na região, o que garante que os fios estão recebendo toda a carga de nutrientes que precisam para crescer. Por outro lado, esfregar os cabelos com muita força no banho pode levá-los à quebra. Equilíbrio é a palavra!

Manter seu couro cabeludo em ordem também é essencial para um crescimento estável dos cabelos. Quaisquer problemas na região — inflamações, descamações e outras patologias — irão afetar diretamente os fios. Por isso, a velha dica de não aplicar o condicionador nas raízes, mas apenas nos fios, em direção às pontas, vale ouro. Da mesma forma, o uso habitual de shampoo à seco, por exemplo, ou qualquer outro produto que possa se acumular sobre os folículos, deve ser evitado, para garantir a saúde dos mesmos.

  • Cortar para crescer

Alguns especialistas tem questionado essa tradicional recomendação, mas acredita-se que cortar as pontas dos fios regularmente também pode ativar o crescimento capilar, sabia? Talvez pareça um contrassenso cortar o cabelo para ele ficar maior, mas a ideia por trás disso é que esse tipo de corte pontual e pequeno estimularia o fio a crescer ainda mais. É algo como “dar um passo atrás para poder dar dois passos à frente”, sabe?

  • Atenção com sua saúde

Fora tudo isso, vale lembrar que a saúde do seu cabelo pode ser um reflexo de sua saúde como um todo. Ou seja, eventuais desequilíbrios hormonais, carência de nutrientes ou outras condições de saúde podem levar seu cabelo a crescer menos — ou até mesmo a cair.

Quer um exemplo? Fumar não é um péssimo hábito apenas para seus pulmões. Ele debilita sua saúde em diversas áreas, e seus cabelos também: eles se tornam mais frágeis e quebradiços. 

Outras situações, como a gravidez e o próprio avanço da idade, também exercem forte influência sobre o crescimento capilar. Durante a gestação, as alterações que ocorrem no corpo da mulher costumam levar a um crescimento acelerado, tanto em comprimento quanto em volume! Só que, após o parto, ocorre o efeito inverso: chega uma fase, passageira, onde os fios se tornam fracos e pode ocorrer uma queda além do normal.

Compreender como nossos cabelos respondem às diversas fases e situações que nosso corpo e nossa saúde atravessam é crucial quando falamos de crescimento capilar!

Quantos cm o cabelo cresce por mês

Como fazer o cabelo crescer em 3 meses

Agora que conhecemos diversas dicas e técnicas para acelerar o ritmo de crescimento dos seus cabelos, é preciso definir um método para atingir os melhores resultados.

Você, com certeza, já deve ter visto uma série de dicas milagrosas ensinando como fazer o cabelo crescer 5 cm por dia, como fazer o cabelo crescer rápido em uma semana ou o que fazer para o cabelo crescer em um mês! Agora, diz aí: você acha que isso é possível? 

Não há fórmula mágica: é preciso uma confluência de ações, praticadas com consistência, para potencializar seus resultados. Como diz a canção que já citamos: “cabelo quando cresce é tempo”. Por mais que possamos estimular os fios a crescerem com maior rapidez, enxergar um horizonte de tempo é fundamental.

Por isso, criar um plano de ação viável e seguí-lo à risca é a melhor forma de chegar ao seu objetivo: ter a cabeleira dos seus sonhos sem abrir mão da saúde. Que tal um cronograma de 3 meses?

Comece regulando sua alimentação: inclua em sua dieta os alimentos ricos em proteínas e vitaminas que citamos anteriormente. Isso deverá garantir o suprimento de nutrientes que seus cabelos precisam para crescer. Vá adicionando novos alimentos aos poucos, para não haver uma ruptura brusca em sua rotina alimentar, e, se achar melhor, visite um profissional de nutrição para montar um plano adequado para você.

Falando em nutrição: cuidado com cápsulas e comprimidos de vitaminas que prometem ajudar no crescimento capilar. Não tome nada sem orientação profissional, certo?

Paralelamente, faça uma autoanálise e repare se alguns de seus hábitos rotineiros podem estar prejudicando o crescimento de seus fios. Bonés e chapéus em excesso? Prender cabelo molhado? Abusa das químicas? Evite tudo isso! 

Mantenha seus cabelos e seu couro cabeludo em perfeita saúde: modifique o modo como aplica o condicionador, somente nos fios e nunca na raiz, mantenha os fios sempre hidratados na medida certa, faça cortes regulares e pontuais e utilize shampoo antirresíduo de vez em quando para deixar a região dos cabelos sempre limpa.

Por último, repense o shampoo que está usando, e veja se é o mais adequado ao objetivo que você traçou. Busque um shampoo alinhado ao que você deseja, que cuide bem dos seus fios e seja uma fonte extra dos nutrientes que eles precisam para crescer. Há muitas opções de shampoos desenvolvidos especialmente para fornecer nutrição e força aos seus cabelos , contribuindo para um crescimento acelerado.

Cabelo em transição

Para quem está em fase de transição, saindo de um processo de alisamento e retornando ao formato natural dos fios, ou migrando de um corte mais curto para um visual mais alongado, saber o que fazer para o cabelo crescer rápido pode ser fundamental.

O tratamento químico do alisamento interfere nas fibras capilares, então a extensão do fio que foi alisado dificilmente retornará a seu aspecto original. Somente o novo crescimento trará isso de volta.

O cabelo alisado pode ter mais dificuldade em absorver os nutrientes dos tratamentos com shampoos e hidratantes, uma vez que sua fibra é selada pela química. A dica, então, é fornecer os nutrientes que fazem o cabelo crescer através de sua alimentação: assim, o crescimento se acelera na raiz e a parte nova dos fios já nasce em seu aspecto original.

Outra dica é investir nos cortes regulares dos quais já falamos: além de estimular o crescimento capilar, aos poucos, de ponta em ponta, você vai cortando o visual antigo e trocando pelo novo, sem rupturas bruscas! E você ainda pode texturizar as pontas alisadas para deixá-las mais parecidas com a raiz ondulada, atingindo um visual mais uniforme!

Quantos cm o cabelo cresce por mês

Como fazer o cabelo cacheado crescer

Outra situação desafiadora está no crescimento dos cabelos crespos ou cacheados: pela própria estrutura dos fios, temos a impressão de que eles crescem de modo mais lento. Isso, porém, não é verdade. Cabelos crespos crescem como os outros — apenas aparentam ser mais curtos.

Estimular o crescimento dos fios cacheados ou crespos passa pelas mesmas dicas que já demos acima: alimentação correta, cuidado intenso e evitar hábitos prejudiciais ao cabelo.

Uma dica extra está no uso das tranças rasteiras (também chamadas de tranças nagô ou raiz) ou das box braids . Além do aspecto visual, que emula uma cabeleira mais comprida enquanto você espera pelo crescimento real dos fios, acredita-se que elas colaborem com o crescimento de duas formas: exercendo uma leve pressão na raiz, puxando o fio para fora com mais rapidez, e também protegendo os fios da exposição externa ao ressecamento e impurezas, deixando-os mais saudáveis, portanto.

Shampoo para crescer cabelo

Como já vimos, usar um shampoo adequado pode ser muito importante em seu planejamento de crescimento capilar. Ele pode ser um fator que auxilia no processo, fornecendo nutrientes, tratando os fios e cuidando da saúde do couro cabeludo.

O que colocar no shampoo para o cabelo crescer mais rápido?

Muita gente opta por “turbinar” seu shampoo, adicionando a ele alguns ativos que podem estimular o crescimento dos fios: óleos essenciais ou extratos vegetais, por exemplo.

Mas a melhor indicação é utilizar um shampoo que já conte com esses ativos em sua formulação: menos trabalho para você, e mais garantia de uma fórmula balanceada corretamente, sem qualquer risco para sua saúde. Vale lembrar que qualquer ingrediente, mesmo de origem natural, pode ser prejudicial se aplicado em quantidades incorretas, causando problemas para seu couro cabeludo.

Quantos cm o cabelo cresce por mês

Shampoo para crescimento capilar

O Kit Nutritivo da B.O.B, por exemplo, foi desenvolvido para reunir todos os nutrientes essenciais para um crescimento saudável dos seus cabelos, sabia?

Ele vem com nosso incrível Shampoo Nutritivo e com o Condicionador Hidratação Profunda , em uma combinação perfeita que limpa os fios, mantendo sua hidratação, e fornece diversos nutrientes que ajudam no crescimento das madeixas. 

A Argila Branca, por exemplo, é rica em alumínio e silício, e reconstrói os fios danificados e dá brilho. A Manteiga de Cupuaçú em conjunto com o Óleo de Mamona, reestruturam, condicionam e nutrem os fios, uniformizando as escamas e deixando os cabelos macios e com mais brilho. A Manteiga de Karité auxilia no combate contra o ressecamento, selando o fio, e os óleos essenciais de Ylang Ylang e Gerânio contribuem ativamente com a proteção dos fios, evitando quebra e garantindo que sigam crescendo sem parar.

Quantos cm o cabelo cresce por mês

E você já sabe: além de colaborar ativamente com o crescimento saudável dos seus fios, o Kit Nutritivo da B.O.B. também colabora com a sustentabilidade do seu banho e do planeta! Sim, nossos shampoos e condicionadores em barra são produtos sustentáveis e ecologicamente conscientes!

Eles  economizam 80% de água em sua produção , só utilizam ativos naturais e certificados, não exploram ou maltratam animais em nenhuma fase do processo e, claro, são totalmente livres de plástico ! 

Assim como o Kit Nutritivo é perfeito para quem quer ver seus cabelos crescendo com toda força, a B.O.B. tem uma  linha completa de barrinhas para todo tipo de cabelo . 

Experimente os shampoos e condicionadores sólidos da B.O.B., e deixe seus comentários, dúvidas ou sugestões aqui! 

É verdade que o cabelo cresce 1 cm por mês?

Os especialistas apontam que o fio cresce, em média, um milímetro a cada três dias, ou cerca de 1 centímetro ao mês - o que resultaria em uma média de 12 centímetros por ano.

Como fazer o cabelo crescer 2 cm por mês?

9 dicas para o cabelo crescer mais rápido.
Comer alimentos ricos em proteínas. ... .
Massagear o couro cabeludo e pentear o cabelo. ... .
Aplicar óleos essenciais no couro cabeludo. ... .
Usar corretamente o condicionador. ... .
Prender o cabelo. ... .
Hidratar o cabelo 1 vez por semana. ... .
Tomar vitaminas para o cabelo crescer. ... .
Deixar de fumar..

Quanto tempo leva para o cabelo crescer 4 dedos?

O cabelo cresce no mínimo 1 dedo por mês, se você, de 3/3 meses cortar 1 dedo, você ainda ficará com 2 dedos de cabelo em perfeito estado. Em 1 ano, você faz 4 cortes, serão 4 dedos retirado do cabelo, porém, irá sobrar para você 8 em perfeito estado sem nenhuma quebra ou ponta dupla!

Quanto o cabelo cresce em 3 meses?

Caso você queira a quantia exata, leve em consideração que, na verdade, existe uma média, que conta que anualmente o cabelo cresce 12 centímetros, e 1,2 centímetros mensais, o que em 3 meses daria 3,6 centímetros.