Quantos dias após iniciar anticoncepcional pode ter relação?

Há muitas dúvidas acerca da pílula do dia seguinte. Ela é abortiva? Depois de ter feito sexo desprotegido, tenho quanto tempo para tomá-la? Ela é eficaz? Posso tomá-la mais de uma vez por mês?

Com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas sobre o contraceptivo de emergência (pílula do dia seguinte), que é vendido sem receita médica nas farmácias ao custo de aproximadamente R$ 20,00, conversamos com o Dr. Donizetti Ramos dos Santos, médico do Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, e com a Dra. Marta Curado, presidente da Comissão de Anticoncepção da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

Quando devo usar a pílula do dia seguinte?

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência, portanto deve ser utilizada somente em último caso. Nos Estados Unidos a chamam de plano B. Ela deve ser usada quando, por exemplo, a camisinha estoura no momento da ejaculação. Ou então quando a menina se esquece de tomar  a pílula anticoncepcional durante dois, três dias e só se lembra no momento do coito. Em casos de estupro ela também é amplamente utilizada. Portanto, não se deve fazer de seu uso um hábito nem tomar mais que uma dose por mês. É importante ressaltar a importância desse medicamento na vida das mulheres, pois ele tem diminuído em mais de 50% a taxa de gravidez indesejada e evitado milhares de abortamentos.

A pílula tem alguma contraindicação?

Mulheres com distúrbios metabólicos, principalmente insuficiência hepática e tromboembolismo venoso devem evitar tomar o medicamento. É importante conversar com um médico antes.

Posso tomar a pílula mais de uma vez por mês?

Não é recomendado, pois ela perde a eficácia, aumentando o risco de gravidez. Além disso, graças a sua alta dose de componentes hormonais, ela pode causar reações adversas como náuseas, alteração do ciclo menstrual, dor de cabeça e diarreia.

Como a pílula do dia seguinte age no organismo? Ela é abortiva?

Não. O principal objetivo da pílula é bloquear a ovulação e com isso dificultar a incidência de gravidez. Caso a mulher não tenha ovulado, o anticoncepcional de emergência deverá impedir ou retardar a liberação do óvulo, evitando a fertilização. A pílula não deixa formar o endométrio gravídico (camada que recobre o útero para receber o óvulo fecundado e cuja descamação dá origem à menstruação).

Depois do sexo desprotegido, quanto tempo tenho para tomar a pílula?

O ideal é que a mulher tome a pílula o mais próximo possível da relação sexual desprotegida. Mas ela tem até 3 dias (72 horas) para fazer isso. Nas primeiras 24 horas, por exemplo, a eficácia da pílula é de 88%. O medicamento é vendido em dose única e em dois comprimidos. Solicitamos que a mulher tome um comprimido e espere 12 horas para tomar o outro. Entretanto, para não haver esquecimento, ela pode tomar os dois de uma vez também.

É necessário receita médica para adquiri-la?

Não. Nos postos de saúde a receita também não é mais exigida, o que foi um enorme avanço em termos de saúde pública. Antes a mulher tinha que esperar quase dois meses para consultar um ginecologista. Nesse meio tempo, se ela esperasse a pílula, já estaria grávida. Atualmente, a mulher pode ir até o posto e se não tiver um médico de plantão, o próprio enfermeiro está autorizado a fornecer o medicamento a ela. Além disso, se ela for menor de idade, não é preciso estar acompanhada dos pais.

Normalmente o enfermeiro ou o técnico de enfermagem vai sugerir que ela converse com um médico posteriormente com o objetivo de ver se ela não está utilizando esse medicamento como único método contraceptivo, o que não é indicado.

Após utilizar o contraceptivo de emergência, posso continuar tomando pílula anticoncepcional ou tenho que esperar menstruar?

Espere vir a menstruação e comece a tomar uma nova cartela de pílula. Mas não faça sexo desprotegido, a pílula do dia seguinte não tem efeito cumulativo.

Fonte: Drauzio Varella

  • Home
  • / Papo Reto
  • / Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas sobre Anticoncepção

DIREITO DE ESCOLHA

1. Qual o melhor método anticoncepcional ?

O melhor método é sempre o que você escolher, levando-se em conta seu projeto de vida, sua preferencias e suas condições de saúde, ou seja, os critérios médicos de elegibilidade da OMS.

PÍLULA DE EMERGÊNCIA

1. O que é a pílula de emergência?

É uma pílula que se toma até 5 dias depois de uma relação sexual desprotegida para evitar uma gravidez.

2. A pílula do dia seguinte é a mesma coisa que a pílula de emergência?

Sim, as pessoas a chamam de pílula do dia seguinte, mas é um nome que não deve ser usado porque sugere que a pílula de emergência deve ser tomada somente no dia seguinte a uma relação sexual desprotegida.  A pílula de emergência pode ser utilizada até 5 dias depois de uma relação sexual desprotegida, embora ela seja mais eficaz quanto menos tempo passar entre a relação sexual e a tomada da pílula.

3. A pílula de emergência é abortiva?

Não. Está comprovado cientificamente que a pílula de emergência não tem nenhum efeito se a mulher já estiver grávida.

4. Transei com meu namorado sem camisinha e ele ejaculou dentro. Tomei a pílula do dia seguinte, corro risco de engravidar?

O risco é baixo, mas você deve saber que essa é uma pílula que deve ser usada somente em caso de emergência.

5. Em que situações deve ser usada a pílula de emergência?

A pílula de emergência deve ser usada por qualquer mulher adolescente ou adulta que foi vítima de estupro. Também deve ser usada se a camisinha estourar; em caso de esquecimento da pílula ou se ocorrer uma relação sexual sem proteção.   

6. Se um ou dois dias depois de tomar a pílula de emergência tenho relação sem proteção, devo tomar a pílula outra vez ou estou protegida com a que já tomei?

A pílula de emergência deve ser tomada depois de cada encontro sexual.  Para uma relação, ainda que seja o dia seguinte, deve tomar a pílula novamente.

PÍLULA

1. Nos dias de descanso entre uma cartela e outra de pílula, se eu transar, corro o risco de ficar grávida?

O risco de engravidar com a pílula é muito baixo. A mulher que toma a pílula corretamente está protegida também durante os sete dias de descanso.

2. Ontem esqueci de tomar a pílula e só lembrei que não tinha tomado hoje! Quando fui tomar a de hoje, tomei as duas (a que eu esqueci e a de hoje juntas). Ainda estou protegida?

Está protegida e tomou a decisão certa. Isso é o que tem que ser feito quando se esquece de tomar uma pílula.

3. A pílula deve ser tomada todos os dias no mesmo horário?

Não, a pílula pode ser tomada em diferentes horários do dia e terá a mesma eficácia. Entretanto, é útil tomar no mesmo horário para não esquecer e porque alguns efeitos colaterais podem ser reduzidos com a tomada diária no mesmo horário.

4. Se tomo pílula por um período longo, vou ter problemas para engravidar depois?

Não, a pílula não atrasa e nem prejudica o retorno da fertilidade. A mulher tem as mesmas chances de engravidar que tinha antes de usar a pílula.

5. A pílula previne uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) incluindo o HIV-Aids?

A pílula não previne as IST/HIV-Aids, por isso é importante que a mulher use a pílula e o homem use a camisinha.

6. Posso usar a mesma pílula que minha amiga usa?

Antes de usar a pílula é importante que você procure um serviço de saúde para receber a orientação de um/a profissional de saúde. Cada mulher deve responder algumas perguntas sobre a sua saúde para saber se a pílula ou o método escolhido pode ser usado com segurança para sua saúde. Isto se chama critérios médicos de elegibilidade.

CAMISINHAS

1. Não tomo pílula. Quero transar com meu namorado, posso ficar tranquila usando apenas a camisinha?

A camisinha quando usada corretamente oferece dupla proteção: previne uma gravidez e as IST/HIV-Aids. Mas, nenhum método é 100% eficaz.  A camisinha quando usada corretamente, apenas 2 de cada 100 mulheres, cujos parceiros usam preservativos, engravidam no primeiro ano de uso.  

2. Começar a fazer sexo sem camisinha e no meio da relação pôr a camisinha, tem risco de engravidar?

Tem risco, porque eventualmente o homem pode perder o controle e ejacular antes de colocar a camisinha. Além disso, usada dessa forma não protege contra infecções. 

3. Eu e meu namorado podemos usar a camisinha masculina e feminina ao mesmo tempo para ser mais seguro?

Você nunca deve usar a camisinha masculina junto com a camisinha feminina, pois o risco de uma delas estourar é maior.

4. Posso usar mais de uma camisinha para ficar protegido?

Você nunca deve usar duas camisinhas ao mesmo tempo, nem a camisinha masculina junto com a feminina, pois o risco delas estourarem é maior.

5. Quais métodos protegem das IST/HIV-Aids?

Os únicos métodos que protegem contra as IST/HIV-Aids são as camisinhas masculina e feminina.

6. O que é a dupla proteção?

É a proteção de uma gravidez e de uma IST/HIV-Aids

7. Que método oferece dupla proteção?

A camisinha masculina e feminina oferecem dupla proteção, protegendo de uma gravidez não planejada e das IST/HIV-Aids.

DISPOSITIVO INTRAÚTERINO - DIU

1. Queria usar o DIU, mas falaram que como nunca tive filhos, não posso usar, é verdade?

Não é verdade. Uma mulher que nunca teve filhos pode usar o DIU com cobre ou o DIU com hormônio.   

2. O DIU pode sair do útero da mulher e se deslocar para outras partes do corpo?

Não há risco dele se deslocar para outras partes do corpo. Há um risco do DIU ser expulso (sair para fora através da vagina), mas esse risco é muito baixo.

3. O DIU deve ser colocado somente durante a menstruação?

Não. O DIU pode ser inserido em qualquer momento do ciclo menstrual. Em geral, se coloca durante a menstruação para se ter certeza de que a mulher não está grávida.

4. Adolescentes também podem usar DIU?

Sim, o DIU também pode ser usado por adolescentes com ou sem filhos. Mas a o igual que outros métodos, o médico ou a enfermeira precisam fazer algumas perguntas sobre a saúde para definir se pode ser usado com segurança.

INJEÇÃO

1. Eu gostaria de usar a injeção de 3 meses e me falaram no Posto que não é permitida para adolescentes. Isso é verdade?

Segundo a OMS, a injeção de 3 meses é um método anticoncepcional de alta eficácia que pode ser usada por adolescentes.

2. Qual a diferença entre a injeção mensal e a trimestral?

A principal diferença entre a injeção mensal e a trimestral é o tipo de hormônio. O injetável mensal tem dois tipos de hormônio: estrogênio e progestogênio e se toma uma vez por mês. A injeção trimestral tem só um tipo de hormônio: progestogênio e se toma a cada 3 meses. Por ter somente um tipo de hormônio essa última altera as menstruações, mas isto não prejudica a saúde.

LAM

1. É verdade que durante a amamentação não corro o risco de engravidar novamente?

Depende, porque o método da lactação e amenorreia (LAM) é eficaz se forem cumpridas três condições: usar até no máximo 6 meses após o parto; a menstruação não tenha retornado; e que você esteja em amamentação exclusiva. 

ANEL VAGINAL

1. Uso o anel vaginal, mas, às vezes, sinto um cheiro ruim e parece que ele está molhado, posso retirá-lo para enxugá-lo?

Sim, pode enxaguar o anel e recolocar imediatamente. Ficar sem anel aumenta o risco de gravidez.   O anel, sempre que esteja dentro da vagina estará úmido. Não precisa secá-lo depois do enxague.

IMPLANTES SUBDERMICOS

1. Uma amiga disse que o implante pode se deslocar pelo corpo da mulher ou sair do braço, é verdade?

O implante subdérmico não se desloca pelo corpo da mulher, ele permanece no local onde foi inserido até que seja removido. Raramente, o implante pode sair do braço, isto pode ocorrer logo depois da colocação. Neste caso, deve-se consultar o médico.   

LAM

A laqueadura de trompas pode ser revertida se a mulher desejar engravidar?

Geralmente não. A laqueadura de trompas ou esterilização feminina é considerada um método permanente. Somente deve fazer a laqueadura quem não deseje ter mais filhos.    

VASECTOMIA

A vasectomia provoca perda do desempenho sexual do homem?

Não.  A função da vasectomia é impedir que os espermatozoides saiam na ejaculação para impedir uma gravidez e não afeta a função sexual do homem.

Mais informações, visite o site www.anticoncepcao.org.br

Última atualização: março 2021



    Quanto tempo depois de começar a tomar anticoncepcional pode transar?

    Pílulas de progestina – minipílula A minipílula pode ser iniciada em qualquer momento do ciclo, mas nos primeiros 7 dias não há garantias de que ela previna uma gravidez. Após 7 dias de uso correto, a mulher já pode ter relações sem preservativos sem haver risco de engravidar.

    Faz 3 dias que tomar anticoncepcional e tive relação?

    Agende a sua consulta. O início errado do anticoncepcional não irá lhe proteger contra uma gravidez. O uso de apenas 3 dias do anticoncepcional não lhe protege contra uma gravidez. O coito interrompido é um péssimo método para evitar uma gravidez.

    Estou tomando anticoncepcional a 5 dias posso engravidar?

    Se você iniciou o anticoncepcional nos primeiros 5 dias da menstruação, então o risco de engravidar é minimo, Mas se você iniciou o anticoncepcional em qualquer dia do ciclo menstrual, pode ser que tenha ocorrido a ovulação , e então existe sim um risco maior de engravidar.

    Estou protegida desde o primeiro dia do anticoncepcional?

    No caso da pílula anticoncepcional, a proteção começa: No 1º dia da menstruação: se você começar a tomar a primeira cartela da pílula no 1º dia do ciclo (no dia em que a menstruação começa); No 8º dia após o início da menstruação: caso inicie a primeira cartela entre o 2º e o 7º dia a partir do início da menstruação.

    Toplist

    Última postagem

    Tag