Quantos minutos por semana o idoso deve praticar atividade aeróbica moderada

No guia, constam recomendações sobre quantidade, intensidade e exemplos de atividades aeróbicas, de força e de equilíbrio, além de indicações para um estilo de vida ativo

Brasília, 30 de junho de 2021 – O Ministério da Saúde do Brasil lançou nesta terça-feira (29/6) o Guia de Atividade Física para a População Brasileira. O material foi produzido em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Cerca de 70 pesquisadores da área da atividade física e saúde, assim como técnicos do ministério e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) participaram da elaboração. 

A publicação é dividida em oito capítulos e aborda a prática de atividades físicas em diversos contextos, grupos e ciclos de vida. No guia, constam também recomendações sobre a quantidade, a intensidade e os exemplos de atividades aeróbicas, de força e de equilíbrio, além de indicações para um estilo de vida ativo. 

Dentre os capítulos estão conteúdos voltados para o público em geral; crianças até 5 anos; crianças e adolescentes até 17 anos; adultos; idosos; gestantes e puérperas; professores de educação física escolar e pessoas com deficiência.

O guia se baseou também nas “”.

De acordo com o secretário da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, Raphael Câmara, a partir do guia, o Ministério busca implementar diretrizes do serviço de saúde e promover a intersetorialidade da atenção primária em nível municipal. “No contexto da pandemia, a atividade física ajuda a fortalecer a imunidade e nós estamos incentivando a população a se movimentar”, concluiu.

A representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Socorro Gross, lembrou que as Américas possuem a maior taxa de obesidade do mundo. Ao todo, 62,5% dos adultos e 33,6% das crianças e adolescentes na região estão com sobrepeso ou obesidade. “Quatro em cada 10 pessoas não realizam uma atividade física que seja de benefício para a saúde”, afirmou Socorro Gross.

A OPAS e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.

A prática de atividade física regular é fundamental para prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, bem como para diminuir os sintomas de depressão e ansiedade, reduzir o declínio cognitivo, melhorar a memória e exercitar a saúde do cérebro. Estima-se que até 5 milhões de mortes por ano no mundo poderiam ser evitadas se a população global fosse mais ativa.

Entidade atualiza, após dez anos, as metas de atividade física e outras orientações para diferentes grupos da população

Por Ingrid Luisa 4 dez 2020, 19h56

Quantos minutos por semana o idoso deve praticar atividade aeróbica moderada
A diretriz atualizada da OMS aumentou o volume de atividade física por semana. Ilustração: Leonardo Yorka/SAÚDE é Vital

Publicidade

Depois de dez anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou uma nova versão de suas diretrizes sobre atividade física. Em cima das evidências científicas dos últimos anos, o documento fornece informações atualizadas sobre danos à saúde causados pelo sedentarismo e traz recomendações diferentes a respeito da quantidade de esforço físico que deve ser incluído na rotina e a forma de fazer isso, em diferentes grupos populacionais.

“Ser fisicamente ativo pode adicionar anos à vida e vida aos anos”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, em um comunicado. “Cada movimento conta, especialmente agora que gerenciamos as restrições da Covid-19. Devemos todos nos mover todos os dias – com segurança e criatividade”.

O documento atual foca mais em como obter benefícios significativos e mitigar riscos à saúde de forma geral, não pensando apenas na prevenção de enfermidades crônicas. “São relatados benefícios como melhoria da cognição, qualidade de vida mais saudável, bem-estar mental, sono, além do que já foi incluído em 2010”, diz um artigo de opinião sobre o tema, publicado no periódico científico The Lancet.

A seguir, explicamos as principais novidades da cartilha.

Atividade física X exercício físico

Os dois parecem sinônimos, mas existe uma diferença: atividade física é qualquer movimentação do dia a dia que resulte em estímulo dos músculos e gasto energético, como andar, correr ou subir escadas. Já exercícios físicos são práticas programadas, com sequência de movimentos que buscam um objetivo concreto, seja ligado à saúde ou à estética (ou aos dois).

Ou seja, todo exercício é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício. E o documento valorizou essa forma mais ampla, argumentando que qualquer movimento é melhor do que nenhum.

“Podemos encorajar a pessoa a descer do ônibus uma parada antes do seu destino para aumentar a atividade física”, explica o ortopedista e médico do esporte Rafael Levi, professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Esse pode ser, inclusive, um primeiro passo para que ela depois entre mais a fundo no mundo fitness, o que carrega vantagens adicionais. Pois é: outra mudança das diretrizes de 2020 está relacionada ao volume de atividade física semanal. A OMS recomenda agora que adultos façam atividade física moderada de 150 a 300 minutos ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa, quando não houver contraindicação. Em 2010, o esse limite era menor (e mais restrito): 150 minutos por semana de agito moderado, ou 75 em alta octanagem.

A classe médica recebeu bem a atualização: “Já estava mais do que na hora de mudar”, confessou o endocrinologista esportivo Pedro Luiz, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. “Sabemos hoje que o músculo produz diversos hormônios benéficos para o corpo como resultado de sua contração. E, quanto mais se despeja esses hormônios na corrente sanguínea, melhor”. Na prática, muitos profissionais já vinham adotando essa recomendação mesmo antes do aval oficial da OMS.

Aliás, as orientações atuais da entidade destacam que adultos podem superar a marca dos 300 minutos moderados ou 150 vigorosos para turbinar ainda mais a saúde.

  • Relacionadas

  • Fitness

    A importância de se exercitar antes da menopausa
  • Fitness

    Covid-19: os cuidados para voltar aos exercícios físicos depois da cura
  • Podcast

    Exercício ou dieta: qual emagrece mais?

O tal comportamento sedentário

Está aí outro conceito mais moderno que é reforçado no guia atual. Em resumo, o comportamento sedentário compreende as horas do dia que você passa parado, mal se mexendo. Estudos indicam que gastar muito tempo sentado — mesmo se você se exercitar com certa frequência — pode afetar a saúde.

Lógico que ninguém espera que pessoas se mexam o tempo todo, porém a ideia é ao menos quebrar longos períodos de inatividade. As dicas do manual são simples, e vão desde a falar no celular andando até trocar a escada rolante pela normal.

Continua após a publicidade

Mais inclusão

Outro fator inédito do documento é englobar recomendações para diferentes grupos da população. Além de dicas para indivíduos de faixas etárias distintas, foram contemplados pacientes que vivem com doenças crônicas, indivíduos com algum tipo de “incapacidade” (incluindo deficiência e doenças como esclerose múltipla, esquizofrenia, depressão grave etc.) e mulheres grávidas ou no pós-parto.

“Cada um tem sua individualidade biológica. Na verdade, quanto mais direcionada é a prescrição do exercício físico, melhor”, afirma Ana Paula Azevedo, doutora em educação física e pesquisadora do Laboratório de Biomecânica da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

“O exercício físico é o melhor remédio para a saúde da população inteira. Essas recomendações são um avanço, porque ainda hoje existem paradigmas sobre esse assunto”, comenta Gabrielle Araújo, profissional de educação física que trabalha com mulheres grávidas.

Especificamente sobre a gravidez, o documento afirma que atividades físicas durante esse período ajudam na redução de condições comuns em gestantes, como hipertensão, diabetes gestacional, complicações no parto e depressão pós-parto. Só é importante buscar apoio profissional.

Quantos minutos por semana o idoso deve praticar atividades aeróbica vigorosa?

Idosos devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade; ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade; ou uma combinação equivalente de atividades físicas de moderada e vigorosa intensidade ao longo da semana para benefícios ...

Quantos minutos um idoso deve praticar atividades Aerobicas moderadas?

Confira quais são as recomendações da OMS para os idosos: 150 minutos de atividade aeróbica moderada, ou 75 minutos de atividade aeróbica intensa são o mais adequado. A atividade aeróbica deve ser realizada em períodos de pelo menos dez minutos de duração.

Quantos minutos de aeróbico por semana?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana para todos os adultos e uma média de 60 minutos de atividade aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.

Quantos minutos semanais a OMS recomenda para adultos de atividades aeróbicas moderada?

A OPAS e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.