Que fenômeno o movimento de translação da Lua nos permite enxergar?

Apesar da luz da Lua ser um tema comum na literatura, principalmente na poesia, a Lua, assim como os planetas, não tem luz própria. O satélite e suas relações com a Terra foram tema da reportagem de física do Projeto Educação desta quinta-feira (24).

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

A Lua é um satélite natural da Terra. Outros planetas do sistema solar também têm satélites. “Netuno e Urano também são circundados por satélites naturais, luas. O planeta que possui mais luas é Júpiter, são 64 ao todo. Inclusive, na sua órbita, se encontra o maior dos satélites naturais, chamado de Ganímedes”, destacou Diego.

saiba mais

  • G1 publica as reportagens de anos anteriores do Projeto Educação
  • Peça de Shakespeare é usada para ilustrar homônimos
  • Professora diz que leitura é uma aula gratuita de gramática
  • Importância da água é fundamentada na matemática
  • Brasil só perde para a China em número de empreendedores

Assim como a Terra, a Lua também se movimenta. O movimento de rotação é o que ela faz girando em torno do próprio eixo. O movimento de revolução é o giro que ela dá em torno da Terra. “Devido ao movimento, ela pode ter quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante, ou quarto minguante. A nova acontece quando a face iluminada não está voltada para terra. Por isso, quando olhamos, não a vemos. Devido à revolução, a Lua começa a aparecer, a se iluminar, por isso quarto crescente. Quando a lua é totalmente iluminada, chama-se lua cheia. Devido ao movimento, volta a escurecer e a chamamos de minguante”, disse o professor.

Que fenômeno o movimento de translação da Lua nos permite enxergar?
Ilustração mosta como ocorre o eclipse lunar
(Foto: Reprodução / TV Globo)

A Lua também faz o movimento de translação. Ela gira em torno do Sol junto com a Terra, o que permite os eclipses solar e lunar. “Quando você tem Sol, Lua e Terra, nessa posição, ocorre o eclipse solar. As pessoas que estão na sombra que a luz projeta não veem o Sol. Nesse momento, é dia nesse hemisfério, e as pessoas não veem o Sol. Quando essa Lua, na fase de lua cheia, se esconde na sombra da Terra, temos o eclipse lunar, porque você não vai ver a Lua, que está dentro do cone de sombra da terra”, destacou o professor Beraldo Neto.

As fases da Lua também influenciam nas marés. “Quando Terra e Lua estão próximas, a força de gravidade é maior. Então, as marés dependem da força gravitacional trocada com a Terra. O sol também influencia, mas com menos intensidade, por ser mais distante”, finalizou Diego Mendonça.

A Lua é a principal causa dos fenômenos das marés. A força de atração entre a Terra e a Lua e entre a Terra e o Sol (esta em menor grau) provoca a subida e a descida do nível das águas do mar. A subida é a maré alta ou a preamar. A descida é a maré baixa ou a baixa-mar.

As marés acontecem porque a força gravitacional é maior no lado da Terra que está mais próximo à Lua do que no lado oposto, mais afastado.

Mas a influência da atração gravitacional da Lua e dos planetas sobre o corpo humano pode ser desprezada diante da influência do planeta Terra e até de corpos muito mais leves, porém muito mais próximos.

1 De onde vem a luz da Lua, que vemos daqui?

A Lua só é menos brilhante que o Sol entre os corpos celestes que enxergamos daqui. Muita gente acredita que ambos emitem luz, quando na verdade apenas o Sol possui luz própria. Quando vemos a Lua toda iluminada, estamos observando a luz do Sol e de outras estrelas refletida pela superfície dela. Quando conseguimos enxergar o contorno fraco da Lua durante as fases nova e minguante é porque a luz do Sol que incidiu na Terra refletiu até o satélite.

2 Por que às vezes ela aparece durante o dia?

Essa é uma curiosidade comum entre as crianças, que ligam o aparecimento do satélite ao anoitecer. O fato de ser dia ou noite em algum lugar da Terra, porém, não tem relação com a visão da Lua. Picazzio, do IAG, afirma que o satélite natural da Terra reflete bastante a luz do Sol e por isso conseguimos vê-la no céu mesmo durante o dia. Uma curiosidade: a Lua cheia nasce por volta das 18 horas e se põe às 6 horas. O contrário ocorre com a Lua nova, que nasce às 6 horas e se põe às 18 horas.. A Lua de quarto minguante surge sempre à meia-noite, e a de quarto crescente, ao meio-dia.

3 Daqui, da Terra, vemos todos os lados da Lua?

Não. O satélite está sempre rodando e faz dois movimentos: gira ao redor da Terra, acompanhando o movimento de translação ao redor do Sol (no chamado movimento de translação da Lua), e em torno de si (movimento de rotação). O tempo que a Lua leva para dar uma volta ao redor de seu eixo é o mesmo que demora para dar uma volta completa em torno da Terra. Com isso, a parte da superfície da Lua voltada para a Terra é sempre a mesma. Uma maneira de tornar isso mais claro para a turma é pedir que um estudante (representando a Terra) se sente numa cadeira, enquanto outro (interpretando a Lua) se move ao redor dele. Uma luminária colocada em um canto da classe pode fazer as vezes do Sol. O aluno que representa a Lua deve se mover sempre com o rosto de frente para o colega que representa a Terra. Assim, o estudante que está sentado verá porções diferentes do rosto iluminado. (mas nunca verá a nuca do colega). Da mesma forma, observamos porções diferentes da Lua à medida que ela gira, mas é sempre o mesmo lado do satélite.

4 O eclipse solar é mais raro do que o lunar?

Não, mas um eclipse da Lua é mais fácil de ser observado do que um eclipse solar. Este, para ser visto, depende da posição em que a pessoa se encontra na superfíce terrestre no momento do fenômeno.

5 Por que ocorrem as diferentes fases lunares?

A explicação para as quatro fases - cheia, minguante, nova e crescente - é bem conhecida desde a Antiguidade, conforme registrou o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), que escreveu sobre a ausência de luz natural do satélite e dissertou sobre ele ser iluminado pela luz do Sol. Na medida em que a Lua gira ao redor da Terra, sempre metade de sua superfície é iluminada pelo Sol - mas essa metade pode ou não estar voltada para o nosso planeta. A fase da Lua é determinada pelo seu ângulo em relação à Terra e ao Sol. A parte iluminada do satélite indica as fases (veja na ilustração do quadro abaixo o posicionamento da Lua no espaço em suas quatro fases).

6 Por que o Sol não tem fases como a Lua?

Muitas crianças acreditam que o Sol seja o "oposto" da Lua e que trata-se do mesmo tipo de corpo celeste. A confusão pode ocorrer por causa do tamanho semelhante com que aparecem no céu. Explique que a Lua é um satélite natural da Terra, e o Sol, uma estrela que emite luz e que não é iluminada por outros corpos celestes.

7 As fases da Lua interferem na Terra?

Há muitos mitos sobre isso e questões diversas podem surgir durante a aula. Cuidado ao respondê-las. "Nem sempre há base científica para as explicações mais comuns. Algumas se baseiam no conhecimento popular e outras em pesquisas tendenciosas. Há uma série de artigos na internet sem comprovação", diz o professor Roberto Boczko. Mais do que comprovada é a alteração do nível dos oceanos, mares e lagos conforme as fases lunares. "Isso se dá por causa da força gravitacional da Lua e do Sol, capaz de puxar as coisas, podendo até esticar um pouquinho nosso corpo, a um nível imperceptível", afirma a pesquisadora Mariângela de Oliveira-Abans, do Laboratório Nacional de Astrofísica.

Explorando o ciclo lunar

Os raios solares incidem sobre a Terra e a Lua, iluminando sempre metade da superfície delas. O que muda, conforme as fases da Lua, é a parcela que vemos da parte iluminada

Qual o movimento da Lua com relação a translação?

O satélite está sempre rodando e faz dois movimentos: gira ao redor da Terra, acompanhando o movimento de translação ao redor do Sol (no chamado movimento de translação da Lua), e em torno de si (movimento de rotação).

Porque a gente consegue enxergar a Lua?

A luz que vemos da lua é na verdade a luz refletida do sol. Essa luz refletida é o que nos permite enxergar a lua. Mas o sol, mesmo com esse brilho todo, não consegue iluminar a lua por inteiro. Só conseguimos enxergar a parte iluminada, a parte escura a gente não enxerga.

O que permite o movimento da Lua?

A Lua possui muitos movimentos, mas os principais são translação, rotação e revolução. O movimento de translação é o que ela faz em torno do Sol, acompanhando a Terra. Sua duração é de um ano, como o da Terra, portanto, 365 dias. O movimento de rotação é o que ela faz em torno do seu próprio eixo.

Por que não é possível enxergar a Lua durante a fase nova?

Na fase Nova, acontece um alinhamento Sol-Lua-Terra, o observador terrestre não pode ver a face iluminada da Lua, pois ela não está voltada para o nosso planeta.