Que mudanças a Revolução Industrial trouxe para o mundo do trabalho?

Que mudanças a Revolução Industrial trouxe para o mundo do trabalho?

1914: Flywheel production at the Ford motor plant in Highland Park, Michigan. (Photo by Hulton Archive/Getty Images)

A atividade propõe mostrar como foram as transformações ocorridas na vida dos trabalhadores com o advento da Revolução Industrial. A expansão industrial substituiu as manufaturas e a produção artesanal e acentuou o aumento da produção de mercadorias e a crescente busca por mercados consumidores. Com o desenvolvimento industrial, as paisagens urbanas foram se transformando radicalmente, uma rápida urbanização sem planejamento foi constante durante a industrialização.

Nas fábricas, os trabalhadores foram obrigados a seguir o ritmo da máquina a vapor, ocupando o lugar do trabalhador artesanal e das pequenas manufaturas. Ela trouxe a intensidade da exploração da mão-de-obra, o tempo começou a ser controlado por industriais e não mais pelos artesãos.

A situação dos operários nas primeiras fábricas inglesas era deprimente. Não somente homens trabalhavam, mas mulheres e até crianças de quatro a seis anos, eram exploradas; a carga horária era abusiva, chegava a 16 ou 18 horas diárias; a alimentação era escassa; os salários reduzidos; os alojamentos em péssimas condições.

Na proposta vocês poderão perceber como as relações empregado/empregador e suas situações de trabalho foram transformadas durante o período da Primeira Revolução até dos dias de hoje, e também como as cidades foram transformadas ao longo do tempo.


Atividade 1

No primeiro texto vamos conhecer como foi a passagem para o processo industrial e suas implicações na vida dos trabalhadores.

Acesse o texto no link

http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/viewFile/1602/1516


Atividade 2

Tempos Modernos é um filme que retrata a vida urbana nos Estados Unidos no ano de 1930, demonstrando os modos de produção industrial baseados na divisão e especialização do trabalho na linha de montagem.

Assista o filme no link Charles Chaplin, no Filme Tempos Modernos.

“Charlie Chaplin | Tempos Modernos (Modern Times) – 1936 – Legendado” – Canal: Domínio Público –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=HAPilyrEzC4

Atividade 3

O segundo texto faz um pequeno histórico sobre a evolução do trabalho e suas relações ao logo do tempo até os dias de hoje.

Leia o texto no link

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/o-trabalho-futuro.htm


Atividade 4

Em seu caderno faça observações sobre a situação dos trabalhadores durante a Revolução Industrial e trabalhadores de hoje. Você pode usar os textos nos links de referências abaixo.


Saiba Mais | Referências:

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/industrializacao-trabalho.htm

file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/15327-Texto%20do%20artigo-58099-1-10-20060809.pdf

http://intertemas.toledoprudente.edu.br/index.php/ETIC/article/viewFile/1602/1516


Componente(s) Curricular(res) História e Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento (EAJAHI0712) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
(EAJAHI0713) Relacionar a primeira Revolução Industrial com o atual estágio da industrialização no mundo e o subsequente crescimento de produtividade, desemprego, consumo, meios de transporte e compartilhamentos culturais.

(EAJAGE0508) Conhecer as especificidades das formações urbanas a partir a do processo de industrialização.

Professor Paulo Afonso dos Santos
Instituição Educacional E.M. Brice Francisco Cordeiro E.M. Donata Monteiro da Mota
CRE Maria Helena Bretas

EAJA – Ética e Cidadania – 2° Segmento – 7ª a 8ª séries

Quais mudanças a Revolução Industrial trouxe para o mundo do trabalho?

A revolução resultou em transformações sensíveis no modo de produção das mercadorias e nas relações de trabalho e em forte redução do salário. Os trabalhadores, intensamente explorados, mobilizaram-se em organizações e coordenaram dois movimentos: o ludismo e o cartismo.

Quais as principais mudanças que a Revolução Industrial trouxe?

A ascensão das indústrias modificou a economia da época, trazendo inovações na área de produção e comercialização de bens. Além disso, a Revolução da marca industrial trouxe importantes mudanças no modo de viver da sociedade.

Qual foi a importância da Revolução Industrial para o mundo do trabalho?

Foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade, pois mudou o processo produtivo, ou seja, os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquino faturados, o permitiu uma produção em massa, permitindo assim colocar mais e mais produtos no mercado e a preços muito mais atrativos.