Que mudanças ocorreram no meio rural para que a população rural diminuísse?

Que o sistema agrário e a divisão de terras sempre foram palco de grandes disputas no Brasil com certeza você já sabe. Afinal, desde que os portugueses pisaram em solo brasileiro, a propriedade de terras se tornou uma forma de poder e, consequentemente, teve grande influência na sociedade brasileira.

A primeira ocupação de terra no Brasil, após a divisão em capitanias hereditárias, foi por meio do plantation no século XVI, o qual se baseava na monocultura de cana de açúcar e em grandes latifúndios. Aconteceu no nordeste brasileiro.

Só a partir do século XVIII que a mineração, o cultivo de café e a cultura de outros vegetais passam a ter importância, de maneira comercial, no sistema agrário brasileiro. Já no século XIX, com o declínio da mineração, o café se torna o principal produto de exportação do país.

Você sabia que o café se manteve como a produção agrícola predominante no Brasil durante todo século XIX? Ele foi capaz de influenciar diretamente na vida política brasileira e enriquecer diversas famílias, principalmente no sudeste do país,região do vale do rio Paraíba, principal centro produtor do grão.

No entanto, no início do século XX a produção cafeeira no Brasil entrou em crise. A oferta do café brasileiro passou a ser maior do que a demanda dos países compradores, principalmente Europa e Estados Unidos, o que fez com que o preço do grão despencasse.

Com a crise econômica norte americana em 1929, conhecida como a “Grande Depressão”, a economia cafeeira foi ainda mais prejudicada. Isso fez com que houvesse queda nos preços e um grande estoque do produto, gerando uma estagnação na economia brasileira

Modernização no Espaço Rural

Com o declínio do cultivo de café, os governos brasileiros, a partir da década de 1930, passaram a investir na industrialização e modernização do país, principalmente Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.

Com esse investimento estatal, as cidades passaram a se desenvolver mais rapidamente, atraindo assim mais pessoas, o que fez com que a população rural diminuísse e, com isso, alterando o sistema agrário brasileiro.

Tendo as indústrias emergentes como as fontes básicas de exportação do Brasil, o sistema agrário mudou novamente. Dessa para servir como base de matéria prima para esse modelo industrial.

É válido ressaltar que essa transformação afetou diretamente o sistema agrário, fazendo com que as propriedades de agricultura comercial se tornassem cada vez mais tecnológicas. Tudo isso em busca de uma maior produtividade.

Dicas enem

Para você vai prestar o Enem fique atento a essas duas leis que influenciaram o sistema agrário brasileiro:

Buscando regularizar a posse de terra, em 1850 foi criada a chamada Lei de Terras no Brasil, que determinava que só era possível reconhecer legalmente o dono de uma terra ou propriedade por meio da compra.

Essa medida buscava eliminar o usucapião, que significa a posse de terras pelo uso por determinado tempo, sem compra efetiva. Essa medida favoreceu a elite agrária brasileira da época, que ampliou as suas propriedades e aumentou assim a concentração de terras no Brasil.

Outro ponto importante na história do sistema agrário brasileiro é o chamado Estatuto da Terra. Esse Estatuto foi elaborado em 1964 pelo governo militar que havia se instaurado no Brasil no mesmo ano.

Essa medida foi uma tentativa de diminuir o ímpeto dos camponeses brasileiros que lutavam por uma melhor distribuição de terras. O Estatuto previa como ponto chave a execução da reforma agrária brasileira, mas não deixava claro o prazo para que isso acontecesse.

Enfim, o sistema agrário brasileiro se mostra muito depende das exportações . Além disso, com a passagem do tempo, teve que se modernizar a fim de buscar atender a demanda internacional e as suas variações.

Que mudanças ocorreram no meio rural para que a população rural diminuísse?

Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes da 7ª série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

A industrialização, de modo geral, pode ser definida como um processo em que a atividade industrial passa a comandar a economia de uma sociedade. A indústria atraiu para as cidades a população do campo que se encontrava em situação de desemprego, principalmente devido à mecanização da agricultura. Isso contribuiu para que a população das cidades crescesse muito e superasse rapidamente a população rural, transformando o Brasil em um país predominantemente urbano. Quanto maiores as cidades, maior a concentração de atividades industriais e/ou comerciais e a diversificação de serviços oferecidos.

A cidade de São Paulo cresceu bastante devido a influência das indústrias

Que mudanças ocorreram no meio rural para que a população rural diminuísse?
 Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2019/08/23/22/40/city-4426650_960_720.jpg , Acesso em 30 de março de 2022.

Agora vamos às questões.

 QUESTÃO 1

Identifique as mudanças que ocorreram no meio rural brasileiro para que a população rural diminuísse?

 QUESTÃO 2

Escreva os motivos que atraíram as pessoas do campo para as cidades?

 QUESTÃO 3

Ocorreu uma migração específica no processo de urbanização brasileiro. Que nome se dá a esse tipo de migração bastante importante no Brasil? Explique.

 QUESTÃO 4

Explique a relação entre o processo de industrialização e a oferta de serviços urbanos.

Saiba mais acessando o vídeo a seguir

youtube, canal: geowerllen – Brasil, um país urbano!

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-7a-serie-eja/

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (EAJAGE0608) Entender as modificações espaciais a partir do processo de industrialização e suas consequências sociais.
Referencial Teórico
DELLORE, Cesar Brumini. Araribá Mais: Geografia. Editora Moderna, 1ª Edição, São Paulo, 2018. 6º ao 9º. PNLD 2020.

Matriz Estruturante EJA 2022.

Quais foram as mudanças que ocorreram no meio rural?

Mudanças no perfil da população rural Houve um esvaziamento populacional do meio rural, com a população migrando para as cidades e diminuindo a ocupação das regiões hoje utilizadas para agropecuária. Segundo o Censo Agropecuário de 2017, isso resulta também no aumento da média de idade da população no espaço rural.

Quais foram os motivos que atraíram as pessoas do campo para a cidade?

Êxodo rural é o processo de migração de pessoas do campo para a cidade. Muitas causas podem ser associadas a ele, como a modernização da produção agrícola, a concentração fundiária, a busca por melhores condições de vida e melhores empregos, entre outros fatores.

Qual o nome desse processo de migração do campo para a cidade?

Êxodo rural: é o deslocamento de pessoas do campo para as cidades. Essa mudança é permanente e, geralmente, ocorre porque os habitantes do campo buscam na cidade melhores condições de vida. Entretanto, essa migração pode ser involuntária, quando acontece, por exemplo, em decorrência da mecanização do trabalho no campo.