Quem é que manda no brasil

Quem é que manda no brasil

No exercício do mandato, o Presidente da República costuma receber presentes de outros chefes de Estado, cidadãos comuns, entidades e empresas.

Pela legislação, esse acervo é declarado de interesse público e componente do patrimônio cultural brasileiro. Grande parte dos presentes recebidos é de representantes de outros países, em cerimônias oficiais.

Troca de presentes
Em visita a outras nações, chefes de Estado costumam presentear o anfitrião com algo que remeta ao país do visitante. O anfitrião retribui com um presente de seu país. A troca de presentes é uma tradição entre os representantes e um gesto de cortesia e hospitalidade.

  1. Home
  2. Política
  3. Como funciona o sistema político brasileiro?

Quem é que manda no brasil
Congresso Nacional

Participar do processo político e poder eleger seus representantes é um direito de todo cidadão brasileiro. No entanto, a grande maioria da população vota em seus candidatos sem a mínima noção de como funciona o sistema político em questão. Como sabemos, o Brasil é uma república federativa presidencialista. República, porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário; federativa, pois os Estados são dotados de autonomia política; presidencialista, porque ambas as funções de Chefe de Governo e Chefe de Estado são exercidas pelo presidente.

O Poder de Estado é dividido entre órgãos políticos distintos. A teoria dos três poderes foi desenvolvida por Charles de Montesquieu em seu livro “O Espírito das Leis” (1748). Baseado na afirmação de que “só o poder freia o poder”, o mesmo afirmava que para não haver abusos, era necessário, por meios legais, dividir o Poder de Estado em Executivo, Legislativo e Judiciário. No Brasil, esses são exercidos respectivamente, pelo presidente da república, Congresso Nacional e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O Executivo possui a função de fazer as leis funcionarem. O presidente pode vetar ou sancionar leis criadas pelo Legislativo, editar medidas provisórias, etc. O Legislativo é responsável por idealizar as leis e julgar as propostas do presidente. O parlamento brasileiro é bicameral, ou seja, é composto por duas “casas”: a Câmara dos Deputados e o Senado. Qualquer projeto de lei deve primeiramente passar pela Câmara e depois, se aprovado, pelo Senado. O Poder Judiciário deve interpretar as leis e fiscalizar o seu cumprimento. O mesmo é composto por 11 juízes, escolhidos pelo presidente e aprovados pelo Senado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Publicado por Tiago Dantas

Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Quem é que manda no brasil

Ciência política

Acesse este link para entender a importância da ciência política, como ela surgiu, o seu desenvolvimento histórico e o que faz aquele que estuda essa ciência.

Quem é que manda no brasil

Direita e Esquerda

Saiba qual é a origem dos termos direita e esquerda e as implicações ideológicas que eles comportam. Entenda a diferença entre progressismo e conservadorismo.

Quem é que manda no brasil

Fake News

Entenda o que são fake news, qual é a origem do termo, como funciona o compartilhamento de notícias falsas e como identificar e combater essa prática. As fake news tornaram-se comuns na atualidade. Uma investigação do Departamento de Justiça dos EUA aponta que essa prática influenciou até mesmo as eleições do país.

Quem é que manda no brasil

História das eleições no Brasil

Acesse o site e veja a história das eleições no Brasil. Veja como funcionam as eleições atualmente. Acompanhe o processo eleitoral em outros países.

Quem é que manda no brasil

Impostos recolhidos obrigatoriamente

Impostos recolhidos obrigatoriamente, o que é imposto, a finalidade dos impostos, tipos de impostos, quem são os responsáveis pela cobrança dos impostos, impostos recolhidos pela União, impostos recolhidos pelo Estado, impostos recolhidos pelos municípios.

Quem é que manda no brasil

Poder político

Ainda que mal visto por grande parte das pessoas, o poder político é um assunto de grande relevância em nossas vidas. Entenda a razão aqui!

Quem é que manda no brasil

Sistema de lista aberta

Entenda o que é o sistema de lista aberta em um sistema político!

Quem é que manda no brasil

Sistema de lista fechada

Sistema de lista fechada ou de lista aberta? Já ouviu falar disso? Entenda do que se trata aqui!

Quem é que manda no brasil

Espanhol

Aumentativos e diminutivos

Nesta videoaula, veremos os usos dos aumentativos e diminutivos em Espanhol, com o professor Eduardo Lobos. Não perca!

Últimas notícias

Outras matérias

Quem é que manda no brasil

Matemática

Área da esfera

Clique para aprender a calcular a área da esfera.

Quem é que manda no brasil

Inglês

Estrangeirismo

Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."

Quem é que manda no brasil

História

Crise de 1929

A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!

Quem realmente manda no Brasil?

O Governo federal do Brasil é o conjunto dos três poderes — executivo, legislativo e judiciário — na esfera federal do país. É sediado em Brasília (DF) e é o responsável pelos interesses da administração federal em todo território nacional. O poder executivo tem como mandatário o Presidente da República.

Quem está acima do Presidente da República?

80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

Quem manda no Estado governador ou presidente?

57 O Poder Executivo é exercido pelo Governador do Estado, auxiliado pelos Secretários de Estado. Art.

Qual é o poder do governador?

Governador é o cargo político que representa o poder da administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, defendendo seus interesses junto à Presidência e buscando investimentos e obras federais.