Quem era a mãe de Jonas

Você já ouviu falar de Jonas? Conhece a expressão profeta fujão? Sabe por que Jonas se destaca entre os profetas? Você quer conhecer mais sobre esse profeta? Então este é o lugar certo!

Jonas é um profeta diferenciado. Suas histórias se diferencia da dos outros profetas por alguns detalhes inusitados. Conhecer a história de Jonas é conhecer sobre plano, misericórdia e amor de Deus. Jonas é um profeta que foi chamado para uma obra especial e cumpriu essa missão de uma forma peculiar.

Neste artigo você aprenderá:

  • Quem foi Jonas
  • Vida de Jonas
  • Como morreu Jonas

  • Quem foi Jonas
  • Vida de Jonas
  • Como morreu Jonas

Jonas foi um profeta de Israel, da tribo de Zebulom. Ele profetizou durante o reinado de Jeroboão II. Ele recebeu uma ordem de Deus para profetizar a destruição de Nínive, capital do reino dos assírios. Os assírios eram inimigos dos israelitas. Esse povo era conhecido por sua perversidade com os povos dominados.

Vida de Jonas

Jonas se recusa a profetizar para Nínive. Ele sabia que Deus sendo misericordioso ouviria o clamor dos assírios se eles se arrependerem. Então Jonas decide fugir para Társis, que fica na direção oposta de Nínive. Ele pega um barco em direção a Travos e vai dormir. No meio do caminho o barco em que ele estaca é atacado por uma tempestade.

Os tripulantes do barco lançam a sorte para saber o motivo da tempestade e a sorte caiu sobre Jonas. Ele reconhece que é a mão de Deus e pede que arremessam ele ao mar. Imediatamente ao ser arremessado a tempestade se acalma. Jonas é engolido por um Grande Peixe e fica no peixe por três dias e três noites. O peixe o leva até Nínive.

Jonas percebe que não tem como fugir de sua missão então profetiza para Nínive. A população de arrepender e se humilha diante de Deus. Deus em sua misericórdia perdoa e não destrói Nínive. Jonas fica muito irritado com isso e é repreendido por Deus. Deus ensina a Jonas sobre sua misericórdia e amor. Bíblia não dá tantos detalhes do que aconteceu com Jonas após a profecia contra Nínive. Portanto esse é o evento pelo qual Jonas fica conhecido nas Escrituras.

Como morreu Jonas

A bíblia não revela sobre a morte de Jonas. Não quer dizer que por que a Bíblia não fala sobre a morte de Jonas que ele não morreu. A única questão é que não se pode dizer como e nem quando ocorreu a sua morte.

Jonas é um profeta de forte personalidade. Isso é percebido em sua ousadia de contrariar uma ordem de Deus. Ele em sua história mostra sobre fugir da vontade de Deus e sobre o amor e misericórdia do Senhor. História de Jonas até hoje é fonte mensagens inspiradoras.

Bíblia Legal

Olá sou Wallace e faço parte da Equipe do Bíblia Legal. Nós temos como foco trazer e compartilhar a palavra de Deus através desse veiculo que só cresce. Espero que goste e que Deus abençoe sua vida.

Jonas era filho de Amitai. Morava em uma pequena aldeia chamada Gate-Hefer na terra de Zebulom na Galiléia. Certo dia Deus falou a Jonas:

– Jonas! Eu quero que você se disponha para mim. Suba a grande cidade de Nínive e profetize contra ela, porque os seus pecados subiram até mim e já não os posso suportar.

Jonas se dispôs, mas não para obedecer a Deus e sim fugir Dele. Foi até o porto de Jope e embarcou em um navio que se dirigia para Társis. Jonas provavelmente lutava com os sentimentos que nutria contra Nínive, uma das cidades do império Assírio. Um império de gentios cruéis e inimigos de Israel.

A grande tempestade

O Senhor lançou uma grande tempestade que veio sobre o navio onde estava Jonas. E o navio estava a ponto de ser totalmente despedaçado. Os marinheiros apavorados lançavam as cargas ao mar com o fim de livrar-se de peso excessivo.

Jonas nesse momento dormia profundamente no porão do navio. O capitão o acordou dizendo:

– O que está acontecendo contigo? Levanta! Invoca teu deus, talvez ele tenha compaixão de nós!

Os marinheiros decidiram lançar a sorte entre si porque diziam “algum de nós é responsável por esse mal”. Eles lançaram a sorte e esta caiu sobre Jonas.

Então lhe disseram:

– Você pode nos contar porque isso está acontecendo conosco? Qual é a tua terra? E de que povo tu és?

Então Jonas falou que servia ao Deus vivo de Israel. Nesse momento os homens temeram muito, pois Jonas já havia contado que estava fugindo desse Deus.

– O que vamos fazer para que o mar se acalme?

Jonas respondeu:

– Podem me lançar ao mar! Porque por minha causa é que vocês se encontram nessa situação.

No entanto, os marinheiros não queriam sacrificar Jonas e remavam com todas as suas forças para que conseguissem chegar em terra seca. A agitação do mar não cessava e os marinheiros lançaram Jonas do barco. A fúria do mar começou a cessar.

Os homens que estavam no barco ficaram possuídos de temor e ofereceram sacrifícios e fizeram votos ao Deus de Jonas.

O grande peixe

O Senhor encarregou um grande peixe de engolir Jonas e dentro desse peixe Jonas esteve 3 dias e 3 noites.

Lá dentro do peixe, Jonas orou:

Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.

Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.

E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.

As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.

Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus.

Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.

Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia.

Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do Senhor vem a salvação.

Jonas 2:2-9

Então o Senhor ordenou ao peixe, e este vomitou Jonas na terra. Deus falou com o profeta uma segunda vez e pediu o mesmo que havia pedido antes:

– Vá a Nínive e declare a mensagem que eu te disser.

Jonas obedeceu a Deus e percorreu uma jornada de três dias para chegar a Nínive. Quando chegou começou a declarar:

– Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.

Jonas 3:4

O arrependimento dos Ninivitas

Os homens da cidade creram em Deus e se arrependeram de seus pecados. O rei de Nínive levantou do seu trono, tirou suas vestes e cobriu-se de pano de saco proclamando um jejum.

Nesse período todos os ninivitas clamaram e buscaram a Deus intensamente. E Deus ouviu o clamor deles, e mudou de direção resolvendo não destruir mais a cidade.

A revolta de Jonas

Com isso Jonas ficou muito aborrecido e extremamente irado.

E orou ao Senhor:

Ah! Senhor! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.

Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.

Jonas 4:2,3

E Deus respondeu:

– É razoável essa tua ira?

Então Jonas saiu da cidade e montou uma pequena barraca e repousou debaixo dela observando o que aconteceria a cidade. Deus fez nascer uma planta por cima da cabeça de Jonas para fazer sombra. Jonas sentiu-se extremamente confortável e ficou muito feliz.

Mas no dia seguinte, Deus enviou um verme e destruiu a planta que secando morreu. O Senhor também enviou um forte vento que dispersou as nuvens e um forte sol bateu na cabeça de Jonas:

– Melhor me é morrer do que viver!  – disse Jonas.

O ensino de Deus

Então perguntou Deu:

– É razoável essa tua ira?

– Sim, é razoável que eu me revolte!

– Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;

E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?

E assim termina a história do profeta Jonas.

Voltar para: Histórias bíblicas

Como foi a morte de Jonas?

Jonas Abib faleceu por conta de complicações de mieloma, após enfrentar a doença por muito tempo.

Qual era a descendência de Jonas?

Jonas foi um profeta hebreu que viveu durante o reinado do rei de Israel Jeroboão II, em meados do século 8 a.C. Jonas era filho de Amitai, e veio de Gade-Hefer, uma aldeia de Zebulom, situada nas vizinhanças de Nazaré.

Quem era Jonas antes de Nínive?

Jonas era um profeta, alguém que conhecia o Senhor e que já era “um mensageiro de Deus” no Antigo Testamento. Sua missão era ir a Nínive, uma grande cidade que estava muito corrompida pela maldade e pelo pecado.

Quem foi Jonas filho de Amitai?

O Livro de Jonas fala foi tido como o profeta Jonas, filho de Amitai, que profetizou no Reino de Israel Setentrional, no século VII, no reinado de Jeroboão II. (Jonas 1:1; II Reis 14:25).

Toplist

Última postagem

Tag