Quem faz biomedicina é medico

Para os cuidados da saúde, a biomedicina — também conhecida como Ciências Biomédicas — e a medicina são dois campos de atuação profissional complementares, mas que não devem ser confundidos. De forma bastante simplificada, o médico atua, normalmente, em um consultório ou em um hospital e o biomédico trabalha dentro de um laboratório.

  • Qual médico consultar? Guia rápido sobre especialidades para poupar seu tempo
  • Virologistas, imunologistas e epidemiologistas: quais as diferenças?

Vale destacar que a biomedicina surgiu no Brasil em 1966, segundo o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Por mais que a profissão do biomédico seja pouco conhecida ou que ainda existam dúvidas sobre o limite de sua atuação, a categoria está presente há mais de 50 anos no país.

Em outubro, uma biomédica foi presa no Rio de Janeiro ao se passar por médica. Nesse caso, a questão não era desconhecimento dos limites da biomedicina e da medicina, mas, muito provavelmente, má-fé. Isso porque a falsa médica, presa em flagrante, realizava procedimentos invasivos e prescrevia exames, usando o carimbo de um terceiro. Nada disso poderia ser feito, legalmente, pela profissional.

Qual a diferença entre medicina e biomedicina?

As principais diferenças entre a biomedicina e a medicina estão no foco da atuação do profissional. Enquanto um aprende a atuar no atendimento de pacientes, seja em consultório, hospital, em casa ou no centro cirúrgico, o outro trabalha, basicamente, em laboratório, investigando patógenos, estudando e formulando vacinas e realizando análises histológicas (exames de biópsia, por exemplo) e patológicas (como em exames de sangue e saliva).

O que faz o médico?

De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o curso de medicina "propicia aos alunos aquisição de conhecimentos nas áreas de cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, clínica médica e saúde coletiva, que os tornam aptos a prestar assistência médica para atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças e na recuperação e reabilitação dos doentes".

Em alguns casos, os médicos podem se especializar em outras áreas, como a pesquisa clínica, e também passam a produzir conhecimento, ou seja, se tornam pesquisadores. Para trilhar esse caminho, este profissional costuma fazer uma pós-graduação stricto sensu, da qual pode obter o título de mestre ou de doutor.

Com a formação, um médico pode ser responsável por:

  • Atender pacientes em consultório, pronto-socorro, situações de resgate ou casa;
  • Diagnosticar doenças, avaliando sintomas e sinais apresentados pelo paciente;
  • Estabelecer o melhor tratamento para cura ou estabilidade de uma doença e acompanhá-lo;
  • Solicitar a realização de inúmeros exames;
  • Prescrever remédios e estabelecer o período de uso dos medicamentos;
  • Realizar cirurgias dos mais diferentes tipos, como transplantes;
  • Atuar como pesquisador, quando há especialização, no desenvolvimento de novas terapias, como remédios e vacinas;
  • Integrar programas de esclarecimento e/ou prevenção de doenças;
  • Realizar exames clínicos, como admissionais e demissionais.

O que faz o biomédico?

A graduação em biomedicina prepara os profissionais para o estudo, investigação e pesquisa das doenças, já que os biomédicos atuam, principalmente, em laboratórios. Por exemplo, são eles que realizam inúmeros exames médicos — como exames de sangue e biópsias —, o que pode confirmar um diagnóstico médico.

Além disso, a profissão atua em pesquisas laboratoriais, fundamentais no desenvolvimento de vacinas. "A biomedicina é uma área do conhecimento voltada para a condução de estudos e pesquisas em interface com medicina, biologia e farmácia-bioquímica, relacionados a doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, na busca das suas causas, prevenção, diagnóstico e tratamento", destaca a UFMG.

De forma geral, o CFBM e UFMG explicam que o biomédico pode ser responsável por:

  • Realizar exames que possibilitem o diagnóstico por imagem;
  • Elucidar crimes por meio de análises de tecidos na Polícia Federal ou Civil;
  • Realizar exames de biologia molecular;
  • Pesquisar e desenvolver produtos obtidos por biotecnologias;
  • Identificar, classificar e estudar dos microrganismos causadores de enfermidade;
  • Fazer manipulação de microrganismos para que possam ser industrializados como medicamento;
  • Executar exames clínicos em laboratórios e hospitais para ajudar a identificação de agentes causadores de patologias humanas.
  • Realizar análise ambiental voltada à qualidade da água e do ar;
  • Auxiliar na reprodução humana assistida.

Fonte: CFBM e UFMG (1) e (2)  

A Biomedicina Estética, e a biomedicina como um todo, possuem uma importância inquestionável na sociedade. Isso porque, a área da biomedicina possui um papel fundamental na saúde pública, estudando a fundo a causa das doenças, fornecendo dados para diagnósticos e realizando descobertas, seja para a cura ou para prevenção de doenças e epidemias. Como uma posição de destaque na área da saúde, o biomédico contribui, da sua maneira, para o avanço da vida em sociedade. Assim, é comum que as pessoas reconheçam a notoriedade desse profissional através da titulação de “doutor”. No Brasil é muito comum que as pessoas se refiram a algumas pessoas como “Doutor” ou “Doutora”. Mas muitos profissionais da Biomedicina Estética  ficam em dúvida quando se trata de usar essa titulação. O fato é que, em geral, os brasileiros se referem a profissionais com graduação na saúde, direito e outras áreas sob essa nomenclatura. E quanto à Biomedicina Estética? Confira se o biomédico pode ou não ser chamado de Doutor.

O que significa o título de doutor?

A palavra “doutor” vem do latim doctor, que em tradução livre, significa “aquele que ensina”. É uma variação do verbo docere, que na tradução para o português corresponde ao verbo “ensinar”. Sabendo o conceito por trás da palavra, é possível entender a quem, em teoria, deve ser aplicado o título. No Dicionário Aurélio, a definição de doutor é “aquele que se formou numa universidade e recebeu a mais alta graduação desta após haver defendido uma tese”. Sendo assim, seria necessário concluir o curso superior de doutorado, ou seja, uma pós-graduação stricto sensu realizada após o mestrado. Ao final do período de 4 anos, e se aprovado na defesa da tese, o profissional finalmente se tornaria doutor. Na biomedicina, ao realizar qualquer uma das habilitações disponíveis para o biomédico, o profissional recebe o título de especialista, como no caso da realização de uma pós-graduação lato sensu em Biomedicina Estética, por exemplo. No entanto, o costume de chamar os profissionais da Biomedicina Estética de doutor ou doutora, vem de uma tradição onde o termo passou a ser utilizado como forma de garantir, prestígio, status e respeito na sociedade.

Biomedicina Estética: Profissionais podem sim utilizar o título de Doutor ou Doutora!

O hábito de chamar biomédicos, entre outras profissões na área da saúde, de “doutor” no Brasil, tem mais a ver com a cultura popular do que necessariamente com o grau de formação desses profissionais. Assim, é comum que muitos Biomédicos Estetas utilizem o título em comunicações como cartões de visita, jalecos e redes sociais. Mas essa forma de tratamento não é implicada de forma errônea. De acordo com com o Manual do Biomédico, formulado pelo Conselho Regional de Biomedicina, o uso do termo doutor ou doutora é justificado: “Trata-se de um costume que foi se enraizando ao longo da formação da sociedade brasileira e hoje é plenamente aceito, conforme registra o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda, Editora Positivo, 4ª edição. Nesse sentido, a anteposição do título ‘Dr.’ ou ‘Dra. ” Ao nome é legitimada pelo direito consuetudinário, ou seja, o direito das tradições e dos costumes”. Portanto aos Biomédicos Estetas que possuíam dúvida sobre o uso do título de doutor na biomedicina, fica dito que por respeito e prestígio a este profissional da saúde, a titulação passa a ser aceita como símbolo de valorização aos profissionais que contribuem tanto para a sociedade.

Quem faz biomedicina pode ser chamado de?

Biomédico é o nome do profissional formado em Biomedicina. Sendo assim, as faculdades preparam o profissional para atuar em algumas dessas áreas: Análises clínicas: pode ser o responsável técnico pelo laboratório ou realizar as análises clínicas.

Qual a diferença do médico é biomédico?

O médico atua principalmente atendendo pacientes, diagnosticando sintomas de doença, prescrevendo medicamentos… Por outro lado, o biomédico atua principalmente coletando amostras biológicas, realizando exames de laboratório e fazendo pesquisas.

Qual o curso que mais se aproxima de Medicina?

O curso de Enfermagem de longe, é o que mais apresenta uma grade curricular parecida com Medicina, além da sua rotina ser semelhante com a do profissional médico.

Sou graduanda em biomedicina?

Graduação em Biomedicina O objetivo é capacitar o estudante de biomedicina para se tornar um profissional capaz de exercer atividades em vários setores como hospitais, laboratórios de análises clínicas, instituto de pesquisa, bancos de sangue, indústria de medicamentos, entre outros.