Recentes relatórios do Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas

Grátis

13 pág.

Recentes relatórios do Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 2 de 3

em 0,5 pontos
	
	
	
	Recentes relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) voltaram a defender que a ação antrópica tem contribuído significativamente para o aumento dos níveis de carbono na atmosfera terrestre. A consequência mais conhecida desse aumento é o aquecimento global, originado pela intensificação do efeito estufa. Todavia, há um chamado irmão gêmeo do mal do aquecimento global, que é pouco conhecido. Trata-se do processo de acidificação dos oceanos, que já ocorreu antes na história da Terra, no limite Permo-Triássico, há, aproximadamente, 250 milhões de anos. Correlacionando a importância dos oceanos na manutenção da vida na Terra com as possíveis causas do colapso ambiental observado pelo processo de acidificação dos oceanos ocorrido no limite Permo-Triássico e com as consequências para a biodiversidade atual, analise as afirmações.
I. A acidificação dos oceanos resulta da dissolução de CO2 na água, produzindo íons de hidrogênio, reduzindo o pH.
II. O processo de acidificação dos oceanos inferido para o limite Permo-Triássico, causado pelos altos níveis de CO2 atmosféricos registrados, foi um dos responsáveis pela extinção em massa registrada naquele momento.
III. Atualmente, a acidificação dos oceanos geraria índices de extinção semelhantes aos observados no limite Permo-Triássico devido à desestabilização de sistemas costeiros.
IV. A redução dos níveis de O2 atmosférico advinda da acidificação dos oceanos afetaria não somente a biodiversidade marinha, mas a biodiversidade terrícola.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, II e IV.
	Respostas:
	a. 
I e II.
	
	b. 
II e III.
	
	c. 
I e IV.
	
	d. 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: D
Comentário: a acidificação dos oceanos, caso ocorra atualmente, não será na mesma proporção que no período Permo-Triássico.
	
	
	
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O potencial brasileiro para gerar energia a partir da biomassa não se limita a uma ampliação do pro-álcool. O país pode substituir o óleo diesel de petróleo por grande variedade de óleos vegetais e explorar a alta produtividade das florestas tropicais plantadas. Além da produção de celulose, a utilização da biomassa permite a geração de energia elétrica por meio de termelétricas à lenha, carvão vegetal ou gás de madeira, com elevado rendimento e baixo custo. Cerca de 30% do território brasileiro é constituído por terras impróprias para a agricultura, mas aptas à exploração florestal. A utilização de metade dessa área, ou seja, de 120 milhões de hectares, para a formação de florestas energéticas, permitiria produção sustentada do equivalente a cerca de 5 bilhões de barris de petróleo por ano, mais que o dobro do que produz a Arábia Saudita atualmente. Para o Brasil, as vantagens da produção de energia a partir da biomassa incluem:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Formação de florestas energéticas em terras impróprias para a agricultura.
	Respostas:
	a.
Implantação de florestas energéticas em todas as regiões brasileiras com igual custo ambiental e econômico.
	
	b.
Substituição integral, por biodiesel, de todos os combustíveis fósseis derivados do petróleo.
	
	c. 
Formação de florestas energéticas em terras impróprias para a agricultura.
	
	d.
Importação de biodiesel de países tropicais, em que a produtividade das florestas seja mais alta.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: C
Comentário: as florestas que são impróprias para a agricultura poderiam ser aproveitadas para gerar energia, sendo assim chamadas de florestas energéticas.
	
	
	
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Os riscos derivados das mudanças climáticas, naturais ou de origem antropogênica, têm levantado grande preocupação nos círculos científicos e do governo, sendo o setor de recursos hídricos um dos mais impactados, em qualidade e quantidade. A respeito da influência das mudanças climáticas nos recursos hídricos, marque a única alternativa incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
A disponibilidade de água no Brasil independe do clima e de suas variações.
	Respostas:
	a. 
Afetará o ciclo hidrológico pelo aumento da evaporação, entre outros fatores.
	
	b. 
Os índices pluviométricos, assim como a distribuição sazonal de água pluvial, serão afetados.
	
	c.
Escoamento de água nas grandes cidades, enchentes, infiltração e armazenamento de aquíferos podem ser alterados devido às mudanças climáticas.
	
	d. 
A disponibilidade de água no Brasil independe do clima e de suas variações.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: D
Comentário: a disponibilidade de água no Brasil, ou em qualquer outro lugar no planeta, será a ltamente impactada pela mudança climática.
	
	
	
QUESTIONÁRIO UNIDADE II ESTUDOS DISCIPLINARES V
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	As mudanças climáticas globais são consequências, principalmente, das concentrações de gases, como CO2 e CH4, na atmosfera.
Sobre os fatores que provocam aumento desses gases, considere:
I. Queimadas.
II. Intensa atividade fotossintética das plantas.
III. Reflorestamento por plantas exóticas.
IV.I ntensa atividade pecuária.
São estes os fatores:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I e IV.
	Respostas:
	a. 
I, II e III.
	
	b. 
II e III.
	
	c. 
I, II e IV.
	
	d. 
I e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: queimadas e intensa atividade pecuária são os fatores apresentados que realmente contribuem para o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Assinale a opção que mostra as razões apontadas pelo IPCC evidenciando o aquecimento global no planeta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
O permafrost está derretendo no Alasca.
	Respostas:
	a. 
As geleiras sempre derreteram nos polos e isso não é um risco.
	
	b. 
Os níveis oceânicos não estão alterados.
	
	c. 
Entre 1980 e 2010, o aumento médio da temperatura não ultrapassou 0,2 oC.
	
	d. 
O permafrost está derretendo no Alasca.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: o permafrost, camada de solo permanentemente congelada do Alasca, tem derretido, o que nunca foi visto antes, evidenciando, portanto, um aquecimento global.
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Especialistas apontam para um crescimento em casos de câncer de pele no mundo inteiro. A esse fato é atribuído, em parte, a forte radiação solar que chega a Terra nos últimos 50 anos. Sobre a camada de ozônio e o aumento da intensidade da radiação solar, é possível afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Buracos na camada de ozônio não filtram a radiação solar que chega à Terra.
	Respostas:
	a. 
Buracos na camada de ozônio não filtram a radiação solar que chega à Terra.
	
	b. 
Buracos na camada de ozônio filtram a radiação solar que chega à Terra.
	
	c. 
Buracos na camada de ozônio ocorrem naturalmente, independente da ação humana.
	
	d. 
Buracos na camada de ozônio sempre existiram e funcionam como atenuantes do clima.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: atualmente, a camada de ozônio apresenta buracos, ou furos, por onde os raios solares passam sem sofrer nenhum tipo de filtro, chegando muito intensamente na Terra.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O teor de gás carbônico (CO2) atmosférico vem aumentando: em 1850 era 275 ppm, em 1958 era de 315 ppm e, em 1982, era de 340 ppm. Estima-se que, em 2050, sejam atingidos teores entre 550 e 650 ppm. Qual alternativa aponta, respectivamente, a principal causa de aumento de CO2atmosférico e uma possível consequência desse fenômeno?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Queima de combustíveis fósseis e aumento da temperatura global.
	Respostas:
	a. 
Queimadas

Página123

Qual o último relatório do IPCC?

O novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) indica que as emissões nocivas de carbono de 2010-2019 foram as mais altas na história da humanidade, com aumentos de emissões registrados “em todos os principais setores do mundo”.

Que foi o relatório emitido pelo IPCC sobre mudanças climáticas?

No Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), 278 cientistas de 65 países mostram que, para que tenhamos a chance de manter ao alcance o limite de 1,5°C estabelecido pelo Acordo de Paris, o mundo deve atingir o pico de emissões de gases do efeito estufa (GEE) dentro dos ...

Quais são as projeções do Painel Intergovernamental de mudanças climáticas?

Para o clima futuro, o IPCC considera provável o aumento das temperaturas médias da superfície no planeta de 0,3°C a 1,7°C para o período de 2081-2100, comparado a 1986-2005, no cenário mais otimista, de baixa emissão de gases de efeito estufa e de 2,6°C a 4,8°C no cenário mais pessimista ou de alta emissão.

Quais as previsões que o relatório Intergovernamental de mudanças climáticas nos apresenta sobre as consequências do aquecimento global?

Segundo os relatórios do IPCC, poderão ocorrer uma série de inundações, em virtude da intensificação das tempestades, e períodos longos de estiagem. Nessas duas situações, a pecuária e a agricultura poderão ser prejudicadas, assim como a sobrevivência de diversas espécies.