Redução das taxas de mortalidade que fatores contribuíram para isso

As taxas de natalidade e mortalidade representam indicadores de desenvolvimento humano que analisam tanto o aumento da população quanto o seu declínio. Permitem analisar a dinâmica de uma população, segundo as variáveis que as influenciam, como qualidade de vida, renda, nível de desenvolvimento do país ou unidade federativa em questão. Na Geografia, esse estudo é realizado pela área do conhecimento chamada Demografia.

Saiba também: Crescimento da população brasileira

Taxa de natalidade

A taxa de natalidade refere-se ao cálculo que indica o número de nascidos vivos ao longo de um ano a cada mil habitantes. Nesse cálculo não é considerado o número de crianças que morreram após o nascimento ou que já nasceram mortas.

Esse indicador possibilita fazer uma análise do desenvolvimento socioeconômico do local em questão. Normalmente essa taxa apresenta-se elevada nos países menos industrializados ou subdesenvolvidos e em declínio nos países industrializados ou desenvolvidos. Os países em desenvolvimento, apesar de ainda apresentarem taxas de natalidade elevadas, estão caminhando para sua diminuição.

Quando a taxa de natalidade é reduzida, pode-se dizer que naquele lugar há possíveis políticas públicas de planejamento familiar, há acesso à saúde e educação eficiente. O contrário ocorre quando essa taxa apresenta-se elevada. Normalmente, nesses locais há precariedade nos setores da saúde e educação, pouco planejamento familiar e políticas públicas ineficientes.

→ Cálculo da taxa de natalidade

O cálculo é realizado com base na relação entre o número de nascidos vivos em um ano e o número de habitantes do local. O resultado é expresso em porcentagem.

Redução das taxas de mortalidade que fatores contribuíram para isso

Por exemplo, se em um determinado lugar o nasceram 1200 crianças e a população total é de 1.000.000 de habitantes, a taxa de natalidade será de 1,2‰. Isso quer dizer que a cada mil habitantes nasce cerca de uma criança por ano.

Taxa de mortalidade

A taxa de mortalidade refere-se ao cálculo que indica o número de óbitos ao longo de um ano a cada mil habitantes. Esse indicador demográfico permite analisar as condições socioeconômicas de um determinado lugar.

Normalmente, essa taxa apresenta-se elevada nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, cujas políticas sociais são precárias, onde há altos índices de violência, onde há maior ocorrência de doenças entre a população devido ao precário acesso à saúde, vacinas e medicamentos.

Já em países desenvolvidos, essa taxa tende a ser reduzida. As melhores condições de vida nesses países favorecem melhores cuidados com a saúde, melhor acesso a medicamentos e vacinas, o saneamento básico e as eficientes políticas públicas favorecem a redução dessa taxa.

→ Cálculo da taxa de mortalidade

O cálculo é realizado com base na relação entre o número de mortos no período de um ano e o número de habitantes de um determinado lugar. O resultado é expresso em porcentagem.

Redução das taxas de mortalidade que fatores contribuíram para isso

Suponhamos que em um lugar haja 500.000 habitantes e morram por ano 1.000 pessoas, a taxa de mortalidade será de 2‰. Isso quer dizer que morrem nesse lugar 2 pessoas a cada mil habitantes em um ano.

Taxa de mortalidade infantil

A taxa de mortalidade infantil refere-se ao número de crianças que morrem antes do primeiro ano de vida. É calculada a cada mil crianças que nascem vivas no período de um ano. Esse indicador é de enorme relevância para as análises sobre a população e sobre o desenvolvimento de um país, visto que atualmente, reduzir a mortalidade infantil é uma das principais metas governamentais para a infância em todos os países, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

→ Cálculo da taxa de mortalidade infantil

O cálculo é realizado com base na relação entre o número de óbitos antes do primeiro ano de vida e o número de nascimentos a cada mil crianças nascidas vivas. O resultado é expresso em porcentagem.

Redução das taxas de mortalidade que fatores contribuíram para isso

Se em um determinado local há 20 óbitos antes do primeiro ano de vida, e nascem no período de um ano 800 crianças, a taxa de mortalidade infantil é de 25‰. Isso quer dizer que 25 crianças morrem antes de completarem um ano de vida a cada 1000 crianças nascidas vivas.

Crescimento vegetativo

O crescimento vegetativo refere-se à diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade ao longo de um ano. É também conhecido como crescimento natural. Somado ao índice migratório, é possível calcular o crescimento demográfico do local em questão.

Redução das taxas de mortalidade que fatores contribuíram para isso

Taxa de fecundidade

Taxa de fecundidade refere-se à média de filhos por mulher ao longo do seu período reprodutivo. De acordo com o Fundo de População das Nações Unidas, a taxa de fecundidade por mulher é de 2,52 filhos.

Taxas de natalidade e mortalidade mundial

Segundo análise do Fardo Global das Doenças, realizada em 2017, há no mundo um declínio significativo no número de nascimentos, o que significa que há uma diminuição expressiva da taxa de natalidade.

Isso foi possível constatar por meio de um estudo que analisou a taxa de fecundidade em 195 países, entre os anos de 1950 e 2017. O resultado mostra que metade dos países apresenta taxa de fecundidade abaixo do nível de reposição. Isso significa que as populações tendem a encolher.

Leia também: Distribuição da população mundial

O crescimento populacional ainda é expressivo no mundo todo. O planeta ultrapassou os 7 bilhões de habitantes no início do século XXI, contudo, previsões feitas pela Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que as taxas de crescimento apresentam queda no mundo todo, e que, por volta de 2050, depois de alcançar os 10 bilhões de habitantes, a população mundial começará a diminuir.

A elevada taxa de natalidade e também a de mortalidade ainda é característica de países subdesenvolvidos em decorrência de fatores sociais e econômicos. Geralmente, nesses países, há precariedade nos sistemas públicos de saúde, a educação ainda não alcança a todos ou opera de modo de ineficiente, há elevados índices de violência, miséria, fome e agravamento de doenças.

Nos países desenvolvidos, as taxas de natalidade e mortalidade apresentam queda, visto as políticas de controle de natalidade que são empregadas, a melhor qualidade de vida da população, os baixos índices de violência e miséria.

Taxa de natalidade e mortalidade no Brasil

Redução das taxas de mortalidade que fatores contribuíram para isso

O Brasil é um país bastante populoso, contudo, o crescimento populacional tem apresentado declínio.

De acordo com dados divulgados pelo Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), o Brasil é um dos países que apresentam queda nos nascimentos. A taxa de fecundidade do país é de 1,7, estando abaixo do nível de reposição populacional, que é de 2,2 e foi registrada em todas as regiões do país.

Segundo o UNFPA, isso tem acontecido em razão ao maior acesso à informação e serviços por meio de programas sociais. A queda também da taxa de mortalidade é um dos fatores que contribuíram para a diminuição do número de nascimentos.

Leiamais: Distribuição da população brasileira

A ONU estima, por meio da análise das taxas de natalidade e mortalidade, que o Brasil deixará de ser a quinta maior nação mais populosa do mundo nos próximos anos. Fatores como o aumento da urbanização que alterou o modo de vida das famílias, a inserção das mulheres no mercado de trabalho, entre outros.

No país, apesar de ainda conviver com a miséria e a fome, a taxa de mortalidade também apresentou queda e o país está envelhecendo. O avanço na medicina permitiu maior acesso a vacinas, medicamentos e melhores cuidados com a saúde bem como uma sinalização de melhoria de vida em aspectos como políticas públicas mais eficientes e melhoria do saneamento básico.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revela que a taxa de natalidade no Brasil apresentou decréscimo. Em 2000, a taxa era de 20,86 a cada mil habitantes, caindo para 14,16 em 2015. A taxa de mortalidade também recuou. Em 2000 era de 6,67 a cada mil habitantes, caindo para 6,08 em 2015.

Que fatores contribuíram para a redução da taxa de mortalidade?

A pesquisa do IBGE ressalta ainda outros fatores que ajudaram a reduzir as taxas de mortalidade como o aumento da escolaridade feminina, a elevação do percentual de domicílios com esgotamento sanitário, água potável e coleta de lixo, e maior acesso da população aos serviços de saúde, com relativa melhoria na qualidade ...

Quais fatores contribuíram para a taxa de mortalidade?

Existem vários fatores que podem influenciar a taxa de mortalidade, entre eles a condição física de cada habitante, fenômenos climatológicos, subnutrição, doenças (como infarto, derrame cerebral, etc) entre outros.

Que fatores contribuíram para a redução das taxas de natalidade é mortalidade?

Os fatores responsáveis pela diminuição das taxas de natalidade são:.
urbanização;.
Não pare agora... ... .
planejamento familiar;.
utilização de métodos contraceptivos;.
melhoria nas condições de educação;.
inserção da mulher no mercado de trabalho;.
casamentos tardios;.
custo de criação dos filhos..

Quando a redução das taxas de natalidade que fatores contribuíram para isso?

Os fatores contribuíram para a redução das taxas de natalidade começam a partir da Segunda Guerra Mundial, onde as mulheres passaram a trabalhar nas fábricas ajudando os países a produzirem uniformes, condimentos e contribuíram com toda a indústria mundial.