São fatores que dificultam a sistematização da assistência de enfermagem?

Sistematização da assistência de enfermagem: dificuldades evidenciadas pela teoria fundamentada nos dados [Systematization nursing care: difficulties highlighted by the grounded theory]


Resumo


Muitos problemas são encontrados na implementação da sistematização da assistência de enfermagem (SAE), repercutindo na qualidade do atendimento prestado. O estudo objetivou investigar os fatores que dificultam a operacionalização da SAE no serviço de obstetrícia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na perspectiva da Teoria Fundamentada nos Dados, realizada em 2011, através de entrevista aberta, com 13 enfermeiros de uma maternidade pública do município de João Pessoa, Paraíba. A análise dos dados apontou fatores que dificultam a operacionalização da SAE e caminhos para maior adesão e êxito através da aplicação do processo de enfermagem. Os enfermeiros expressaram a dimensão do conhecimento da SAE vivenciada na prática e suas expectativas quanto ao contexto sócio-organizacional onde estão inseridos. Conclui-se que as dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros na operacionalização da SAE são diversas, destacando-se o número reduzido de profissionais, a sobrecarga do trabalho e o desconhecimento do funcionamento do processo pelo enfermeiro.

ABSTRACT

Many problems are encountered in the implementation of the Systematization of Nursing (SAE), reflecting on the quality of care provided. The study aims to investigate the factors that hinder the operation of SAE in the obstetrics service. This is a qualitative study from the perspective of Grounded Theory, held in 2011, through open interviews with 13 nurses from a public hospital of the city of João Pessoa, Paraíba. Data analysis showed that factors hinder the operation of SAE and ways to better adherence and success through the application of the nursing process. Nurses expressed the knowledge dimension of SAE experienced in practice and their expectations of the socio-organizational context in which they exist. We conclude that the difficulties faced by nurses in the operation of SAE are diverse, highlighting: the small number of professionals, work overload and lack of operation of the process by the nurse.

RESUMEN

Muchos problemas son encontrados en la implementación de la sistematización de la asistencia de enfermería (SAE), lo que refleja en la calidad de la atención prestada. El estudio tuvo como objetivo investigar los factores que dificultan el funcionamiento de la SAE en el servicio de obstetricia. Se trata de un estudio cualitativo desde la perspectiva de la Teoría Fundamentada em los datos, celebrado en 2011, a través de entrevista abierta con 13 enfermeros de un hospital público de la ciudad de João Pessoa, Paraíba-Brasil. El análisis de los datos demostró factores que dificultan el funcionamiento de la SAE y maneras de mejorar La adherencia y el éxito a través de la aplicación del proceso de enfermería. Los enfermeros expresaron la dimensión del conocimiento de la SAE experimentada en la práctica y sus expectativas sobre el contexto socio-organizativo donde están insertos. Se concluye que las dificultades enfrentadas por los enfermeros en el funcionamiento de la SAE son diversas, destacándose el reducido número de profesionales, la sobrecarga de trabajo y falta de conocimiento del proceso por el enfermero.


Palavras-chave

Enfermeiro; processo de enfermagem; assistência de enfermagem; condições de trabalho [Nurse; nursing process; nursing care; working conditions] [Enfermero; proceso de enfermería; atención de enfermería; condiciones de trabajo]


Texto completo:

PDF(Por) HTML(Eng)

Direitos autorais 2013 Ana Lúcia de Medeiros, Sérgio Ribeiro dos Santos, Rômulo Wanderley de Lima Cabral

São fatores que dificultam a sistematização da assistência de enfermagem?

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Conteúdo do artigo principal

Carolina de Oliveira Lopes

Resumo

Introdução: A Sistematização da Assistência de Enfermagem, regulamentada no Brasil por meio do Conselho Federal de Enfermagem, constitui um método baseado em conhecimentos científicos que organiza e direciona o trabalho do profissional e tem como objetivo principal sistematizar e qualificar o atendimento ao paciente, à família e à comunidade. Objetivo: Identificar as dificuldades da aplicabilidade da Sistematização de Assistência em Enfermagem no âmbito hospitalar. Método: revisão integrativa da literatura, nas bases de dados BVS, SciElo e Google Scholar, que respondiam à seguinte pergunta norteadora “Quais os fatores que dificultam a aplicabilidade da Sistematização de Assistência em Enfermagem no âmbito hospitalar?”, cujos critérios de inclusão foram: estudos qualitativos e quantitativos, publicados entre 2012 e 2020, em língua portuguesa, disponíveis na íntegra. Resultados: Falta de conhecimento e interesse, sobrecarga de trabalho e a redução de recursos humanos constituem os principais fatores que dificultam a aplicabilidade da Sistematização de Assistência em Enfermagem. Conclusão: Os resultados obtidos proporcionam uma base para a discussão da temática e ressaltam a importância da aplicabilidade da Sistematização de Assistência em Enfermagem no dia a dia do enfermeiro, apresentando estratégias que estimulem os profissionais a compreenderem a relevância da Sistematização de Assistência em Enfermagem no atendimento e o desenvolvimento de táticas para que suas dificuldades sejam criativamente superadas, evidenciando a necessidade de mudanças no processo de trabalho, a necessidade de capacitações e atualizações que permitam ao enfermeiro refletir sobre a importância do seu papel na assistência, incentivando a utilização da Sistematização de Assistência em Enfermagem de forma sistematizada para a promoção do cuidado, o que resultará numa melhoria na qualidade da assistência e dará mais credibilidade e autonomia aos profissionais.



Detalhes do artigo

Como Citar

Canuto Barros, B. ., de Oliveira Lopes, C. ., Kekl Silva, K. ., Gnann da Matta, V., & Silva Maia , J. . (2020). Obstáculos da aplicabilidade da SAE no âmbito hospitalar . Revista Brasileira De Ciências Biomédicas, 1(3), 142–155. https://doi.org/10.46675/rbcbm.v1i3.29

Seção

ARTIGOS EM FLUXO CONTÍNUO

São fatores que dificultam a sistematização da assistência de enfermagem?

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Declaração de Direito Autoral - Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam  na Revista Brasileira de Ciências Biomédicas (RBCBM) concordam com os seguintes termos:

1 - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3 - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Este é um artigo de acesso aberto sob a licença CC- BY

(http://creativecommons.org/licenses/by/4.0)

 

São fatores que dificultam a sistematização da assistência de enfermagem?

Referências

Cuvello LCF, et al. Sistematização de assistência de enfermagem: aplicabilidade no dia a dia do enfermeiro. UnitÍtalo em Pesquisa. 2016; 6(3):93-115.

Barreto MS, et al. Sistematização de Assistência de Enfermagem: a práxis do enfermeiro de hospital de pequeno porte. Esc Anna Nery. 2020; 24(4). DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0005

Dotto JI, et al. Sistematização da Assistência de Enfermagem: ordem, desordem ou (re)organização? Rev.Enf. UFPE. 2017; 11(10):3821-3829. DOI: 10.5205/reuol.12834-30982-1-SM.1110201716

Silva FML, Carvalho JJM, Almeida, LCP. Dificuldades na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem na unidade de terapia intensiva adulto. Rev.Eletrônica Acervo Saúde. 2019; 28:1-7. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e986.2019

Santos FC, et al. Sistematização da assistência de enfermagem na perspectiva da equipe de enfermagem de um hospital público do norte do Brasil. Revista Nursing. 2019; 22(256):3155-3159.

Souza LMM, Vieira CMAM, Severino SSP, Antunes AV. A metodologia de revisão integrativa da literatura em enfermagem. Revista Investigação em Enfermagem. Portugal, 2017.

Barbosa EP, De Biasi LS, Zago VLP, Paini JP, Severo CM. Sistematização da assistência de enfermagem: dificuldade de implantação na visão do enfermeiro. Revista Perspectiva. 2016; 36(133):41-5.

Silva GFP, Freitas IA, Custódio IS, Costa RSL. Percepções sobre a utilização da sistematização da assistência de enfermagem por enfermeiros de um hospital de médio porte do Acre. Rev. Norte Mineira de enferm. 2019; 8 (2):58-64.

Moser DC, Silva GA, Maier SRO, Barbosa LC, Silva TG. Sistematização da Assistência de Enfermagem: percepção dos enfermeiros. Rev. Fun. Care. Online. 2018; 10(4):998-1007. DOI: 10.9789/2175-5361.2018.v10i4.998-1007

Ferrari D, Costa AEK, Pissaia LF, Morechi C. A visão da equipe de enfermagem sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem em um hospital de médio porte. Rev. Caderno pedagógico. 2016; 13(3):109-116. DOI: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0882.v13i2a2016.1160

Andrade PM, et al. Sistematização da assistência de enfermagem: vantagens e dificuldades na sua aplicação sob a ótica de enfermeiros. Rev. Eletrônica Acervo Saúde. 2019; 11(8):1-8. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e588.2019

Soares MI, Resck ZMR, Terra FS, Camelo SHH. Sistematização da assistência de enfermagem: facilidades e desafios do enfermeiro na gerência da assistência. Rev Anna Nery. 2015; 19(1):47-53. DOI: 10.5935/1414-8145.20150007

Quais os fatores que dificultam os registros de enfermagem?

Inúmeros fatores podem influenciar na qualidade dos registros, dentre os quais se destacam: excesso de pacientes sob a respon- sabilidade da equipe de enfermagem nos cenários do cuidado; enfermeiros sobrecarregados por atividades de ordem gerencial; inclusão de formulários eletrônicos sem a devida capacitação ...

Quais são os fatores do processo de enfermagem?

O Processo de Enfermagem tem na sua estrutura três grandes dimensões, que são analisadas como: propósito, organização e propriedades. O propósito principal do processo é oferecer uma estrutura que atenda às necessidades individualizadas do cliente, família e comunidade.

Quais são as 5 etapas da Sistematização da Assistência de enfermagem?

Etapas da Sistematização de Assistência de Enfermagem.
I – Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) ... .
II – Diagnóstico de Enfermagem. ... .
III – Planejamento de Enfermagem. ... .
IV – Implementação. ... .
V – Avaliação de Enfermagem..

Qual a sistematização da assistência de enfermagem?

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um método científico de trabalho que proporciona melhoria significativa da qualidade da Assistência prestada ao cliente através do planejamento individualizado das ações de Enfermagem elaboradas pelo profissional enfermeiro.