São requisitos verdadeiros de um SGA Sistema de Gestão Ambiental ):?

Requisitos da ISO 14001: gestão estratégica

A ABNT NBR ISO 14000 especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente com rápida resposta às mudanças das condições ambientais.

O que considera a Norma ISO 14001?

A norma leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.

A implementação dessa norma deve ser buscada por empresas que desejam estabelecer ou aprimorar um Sistema de Gestão Ambiental, assegurando sobre as políticas ambientais praticadas ou demonstrar que estão de acordo com práticas sustentáveis aos seus clientes e às organizações externas.

Se quer implementar, use-a estrategicamente

Pensando pela ótica da sustentabilidade, não faz sentido uma empresa ter uma atuação apenas ecologicamente correta, e não atuar com a gestão ambiental de forma estratégica, pensando no desenvolvimento sustentável da empresa.

E foi nesse o foco que mudança da versão ISO 14001 foi planejada. A ISO 14001:2015incorpora além de questões estratégicas, a preocupação com a cadeia de valor, ciclo de vida, entre outras mudanças.

Já é sabido que a ISO 14001 na sua versão atual proporciona ganhos econômi cos, pois ao reduzir o consumo de recursos, também reduz custos, mas  agora esse enfoque ganha forças, o que agregará muito valor para as empresas que conquistarem essa certificação.

Também, para fechar o tripé da sustentabilidade, a norma atual que ainda não atua com aspectos sociais, terá uma atenção para esse tema com a necessidade de avaliação das ex pectativas das partes interessadas, incluindo condições ambientais locais, regionais e globais que afetam a organização ou que possam ser afetados por ela.

Por que implementar ISO 14001 – Requisitos Ambientais?

Essa Norma deve ser implementada por toda empresa que intenta estabelecer ou aprimorar um Sistema de Gestão Ambiental, ter segurança com as políticas ambientais praticadas e/ou demonstrar coerência com práticas sustentáveis a clientes e a organizações externas. E a classificação dos resíduos sólidos é uma etapa importante na implementação da ISO 14001.

De acordo com a ABNT NBR 10004 resíduos sólidos são resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.

Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviável em face à melhor tecnologia disponível.

São requisitos verdadeiros de um SGA Sistema de Gestão Ambiental ):?

Implantação da ISO 14001

Tenha em mente que a implantação da norma requer empenho devido às singularidades relacionadas aos requisitos de proteção do meio ambiente. A ISO 14001 é geralmente mais complexa que as outras normas, portanto a diligência e o comprometimento devem ser redobrados comparados a qualquer outro processo de implementação.

Preocupar-se com valores sustentáveis deve ser mais que um dever, mas um valor da organização. Nesse sentido, a implantação se torna um processo natural e desejado tanto pela alta direção quanto pela equipe de colaboradores.

Para implantar a certificação é preciso criar um sistema de diretrizes que será incluído na política da empresa, o SGA – Sistema de Gestão Ambiental. A implementação de um SGA permite que o empresário, em um processo contínuo, consiga identificar e implantar melhorias que reduzam os impactos das atividades da empresa sobre o meio ambiente. Isso implica melhor situação no mercado e aumento das possibilidades de sucesso.

A norma ISO 14001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável por regulamentar o sistema de gestão ambiental, estabelecendo os requisitos de implementação e operação. É importante salientar que este modelo sustentável de gerenciamento está fundamentado em cinco princípios, que devem ser obedecidos pelas empresas.

  1. Conhecer o que deve ser realizado, assegurando o comprometimento com o SGA e definindo a política ambiental.
  2. Elaborar um plano de ação voltado ao atendimento dos requisitos da política ambiental.
  3. Assegurar as condições para o cumprimento dos objetivos e metas ambientais e implementar as ferramentas de sustentação necessárias.
  4. Realizar avaliações qualiquantitativas periódicas de conformidade ambiental da empresa.
  5. Revisar e aperfeiçoar a política ambiental, os objetivos e metas e as ações implementadas para assegurar a melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa.

Seja orientado por uma empresa especializada, pois, como já dito, comparada às outras normas, a implantação da ISO 14001 é geralmente mais complexa e exige mais tempo de adequação aos requisitos. Portanto, iniciar o procedimento com profissionais especializados é facilitar e agilizar o bom andamento da sua empresa.

Por fim, a Certificação na Norma ISO 14001 incorpora ao seu negócio políticas com foco no desenvolvimento sustentável, demonstrando comprometimento com o atendimento à legislação vigente, propiciando melhor controle de situações de riscos e de acidentes ambientais, tornando-se uma empresa que assume sua responsabilidade ambiental perante a sociedade.

Nós, da Verde Ghaia, estamos capacitados para orientá-lo e seguir com você até a Certificação da sua empresa. Fale conosco!

São requisitos verdadeiros de um SGA Sistema de Gestão Ambiental ):?

Compartilhe nas redes sociais:


Quais são os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental?

Os requisitos estabelecidos para implantar um sistema de gestão ambiental.
Planejar – Estabelecer os objetivos e processos necessários para atingir os resultados em concordância com a política ambiental da organização;.
Executar – Implementar os processos;.

São seis os elementos importantes de um SGA?

São seis os elementos importantes de um SGA:.
Política ambiental, na qual a empresa estabelece suas metas e compromissos com seu desempenho ambiental;.
Planejamento, no qual a empresa analisa o impacto ambiental de suas atividades;.

Quais são os princípios e elementos de um SGA?

O Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001 é baseado em cinco princípios básicos: política ambiental, planejamento, implementação e atividades, controle e revisão gerencial.

Quais são os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental especificados pela norma NBR ISSO 14001 2015?

mitigação de potenciais efeitos adversos das condições ambientais da organização; aumento do desempenho ambiental; utilização de perspectiva de ciclo de vida que pode prevenir o deslocamento involuntário dos impactos ambientais dentro do ciclo de vida.