São vantagens das novas tecnologias utilizadas na gestão das empresas?

Escute o artigo sobre impacto da tecnologia nas empresas clicando no player abaixo!

Desde sempre, a tecnologia gera avanços que impactam diretamente a vida de todas as pessoas. No mundo corporativo, esse impacto é ainda maior. Afinal, são tantos avanços tecnológicos pensados para revolucionar nossas rotinas profissionais, que fica até difícil acompanhar.

Mas o post de hoje é justamente sobre o impacto das novas tecnologias no dia a dia das empresas. Se pararmos para pensar, há alguns anos nem sonhávamos em conseguir trabalhar remotamente. Hoje, tanto as relações sociais quanto as profissionais acontecem na maior parte do tempo de forma virtual.

De modo geral, o impacto da tecnologia nas empresas permite realizar diversas melhorias nos processos e resultados da organização. Consegue imaginar quais são? Continue a leitura para descobrir.

Entendendo o impacto da tecnologia nas empresas

O dicionário Michaelis define tecnologia da seguinte maneira:

Conjunto de processos, métodos, técnicas e ferramentas relativos a arte, indústria, educação etc.

Ou seja, são processos que, quando colocados em prática, transformam a forma como realizamos certas atividades.

Se no dia a dia, por exemplo, os dispositivos móveis mudaram a forma como nos comunicamos, imagine só o impacto da tecnologia nas empresas.

São vantagens das novas tecnologias utilizadas na gestão das empresas?

Maior eficiência na gestão

Seja na gestão financeira, de estoques ou de pessoas, a tecnologia agiliza a comunicação interna da sua empresa. Isso reduz o ruído organizacional, evitando desgastes tanto na equipe quanto junto aos seus clientes.

Além disso, as mudanças tecnológicas nas empresas e as ferramentas gerenciais disponíveis atualmente permitem acompanhar e controlar praticamente todos os aspectos do funcionamento da sua empresa, em tempo real.

Redução de custos

Com uma gestão mais eficiente, sua empresa pode identificar de forma mais rápida e simples os gastos desnecessários.

Da mesma forma, as mudanças tecnológicas nas empresas permitem acompanhar o retorno dos investimentos — financeiros, em marketing, contratações, entre outros.

Esse acompanhamento possibilita orientar melhor os investimentos, evitando prejuízos.

Leia também: Segurança na nuvem: 5 cuidados com o armazenamento de dados

Agilidade no contato com clientes e fornecedores

Se há um impacto da tecnologia nas empresas é a comunicação. Hoje, para além das formas convencionais de contato, como e-mail e telefone, já é possível contatar clientes e fornecedores até por aplicativos como WhatsApp Business.

Tudo isso garante maior rapidez na comunicação e melhor impacto da tecnologia nas empresas.

Leia mais: Atendimento ao cliente via WhatsApp: como implantá-lo na sua empresa?

Maior projeção no mercado

Qual o impacto da revolução digital na gestão organizacional?

A internet gerou uma grande oportunidade para as empresas: alcançar, facilmente, o mundo todo.

As novas soluções de marketing digital têm um impacto crescente na captação de novos leads para as companhias, tornando-se uma solução concreta para o crescimento e projeção da sua marca no mercado.

Áreas que se beneficiaram com o impacto da tecnologia nas empresas

São vantagens das novas tecnologias utilizadas na gestão das empresas?

1. Impacto da tecnologia na estratégia de marketing

Uma das principais tendências do Marketing Digital atualmente é a prática de Inbound Marketing — também conhecido como Marketing de Atração.

A ideia por trás dessa modalidade é pensar o relacionamento com o seu cliente da mesma forma que pensamos em qualquer outro relacionamento não-comercial: como uma troca.

Isso significa que é preciso mostrar ao seu futuro cliente que você está disposto a ouvir suas necessidades e expectativas, e que a sua marca tem mais a oferecer do que apenas um produto.

Mas como fazer isso?

A dica é: mantenha perfis da sua empresa ativos nas redes sociais, além de ter uma página para sua empresa na internet. Neste contexto, uma boa opção é também manter um blog.

Depois, basta alimentar essas “vitrines digitais” com conteúdos que sejam relevantes para o seu público.

Se você trabalha com varejo de roupas, por exemplo, faça publicações sobre tendências de moda, conservação de tecidos, campanhas sociais para doação de roupas etc.

Seja cuidadoso na escolha das temáticas; a identidade da sua marca deve ser refletida no que sua página divulga.

Garanta que os conteúdos sejam de qualidade para que despertem o interesse do seu futuro cliente. Esse é o primeiro passo para começar uma captação de leads online.

Se possível, os textos e posts devem passar por otimização de SEO. Isso ajudará os conteúdos a terem um melhor posicionamento nas buscas orgânicas em sites como Google, Yahoo e Bing.

2. Impacto da tecnologia no relacionamento com o cliente

Criar um relacionamento de longo prazo com o cliente ficou ainda mais fácil, graças à tecnologia no marketing e atendimento!

Ter perfil nas redes sociais que funcione como um canal de comunicação com os clientes, é uma das ferramentas tecnológicas mais difundidas entre as empresas.

São vantagens das novas tecnologias utilizadas na gestão das empresas?

Mas uma opção que realmente gera mudanças positivas é a implementação de chatbots. O grande diferencial dos chatbots é oferecer um suporte mais personalizado e direcionado às necessidades do seu cliente, utilizando o canal que eles já utilizam para se comunicar.

Neste contexto, os chatbots conseguem atuar tanto interna quanto externamente, revolucionando a comunicação de sua empresa. 

No âmbito dos clientes, as automações de um chatbot conseguem agilizar as demandas e entregar o que os clientes desejam de forma rápida e assertiva. Enquanto para a empresa, as demandas se tornam escaláveis e otimizadas, sobrando tempo e esforços para demandas mais complexas. 

Aprenda como transformar a comunicação de sua empresa usando a tecnologia.Baixe agora este ebook gratuito!

São vantagens das novas tecnologias utilizadas na gestão das empresas?

Quais as vantagens da evolução tecnológica nas empresas?

Os benefícios da tecnologia nas empresas.
Redução de custos. Um dos maiores benefícios da tecnologia é a redução de custos. ... .
Aumento da produtividade. ... .
Acompanhamento de processos. ... .
Mensuração de resultados. ... .
Desenvolvimento profissional da equipe. ... .
Melhoria na comunicação interna. ... .
Atendimento ao cliente..

Quais são as vantagens do uso da tecnologia?

Vantagens da tecnologia.
A informação disponível para qualquer pessoa. ... .
Acesso a recursos disponíveis para todos. ... .
Os avanços tecnológicos facilitam a comunicação. ... .
O transporte também se beneficiou da tecnologia. ... .
Os gadgets tecnológicos facilitam as tarefas domésticas. ... .
Maior eficiência nos processos de trabalho..

Qual o impacto da tecnologia na gestão das empresas?

Maior eficiência na gestão Seja na gestão financeira, de estoques ou de pessoas, a tecnologia agiliza a comunicação interna da sua empresa. Isso reduz o ruído organizacional, evitando desgastes tanto na equipe quanto junto aos seus clientes.

Qual a importância da inovação e tecnologia para as empresas?

A tecnologia auxilia os colaboradores a se manterem atentos ao surgimento de novas oportunidades e nichos de mercado e o investimento em infraestrutura tecnológica também contribui com a melhoria da forma como a organização é percebida pelos clientes e pelo público em geral.