Se hoje e uma noite de Lua cheia o QUE se pode afirmar sobre o aspecto da Lua daqui a 7 dias

As fases da Lua são resultado dos movimentos da Lua e da Terra em torno do Sol. Conforme a posição desses astros, vemos diferentes porções da Lua iluminada.

Esses movimentos acontecem em ciclos que são representados pelas fases da Lua. O que determina cada uma dessas fases é o tamanho da área da Lua que é iluminada pelo Sol.

As 4 fases da Lua

As fases da Lua são: nova, crescente, cheia e minguante. Cada uma dessas fases dura entre 7 a 8 dias e o ciclo total dura entre 29 e 30 dias.

Se hoje e uma noite de Lua cheia o QUE se pode afirmar sobre o aspecto da Lua daqui a 7 dias
Lua minguante, cheia, crescente e nova, respectivamente. Vista do hemisfério sul.

Lua minguante (Quarto minguante)

Nessa fase a Lua volta ao formato de semicírculo, porém do lado oposto à Lua crescente. Também chamada de quarto minguante, nesse estágio, é possível ver ¼ do satélite, pois está novamente posicionado a 90° da Terra. A Lua vai minguando até tornar-se nova e iniciar um novo ciclo.

Lua Cheia

A Lua cheia acontece quando a Terra está entre a Lua e o Sol. Como nesse período os raios de Sol chegam à totalidade da face que podemos enxergar, a Lua está totalmente iluminada para o observador.

Lua crescente (Quarto crescente)

É a fase em que a Lua forma um ângulo de 90° com a Terra e podemos enxergar ¼ de sua superfície. O formato da Lua é em semicírculo, e o lado da Lua que aparece nessa fase depende de qual hemisfério o observador a enxerga. No caso do hemisfério sul, a parte convexa da Lua está apontada para o oeste.

Lua Nova

Nessa fase, a Lua está posicionada entre o Sol e a Terra. Como está na mesma direção do Sol, a face da Lua voltada para a Terra não está iluminada e por isso, no ápice, é impossível vê-la. Com o passar dos dias, a Lua vai se tornando mais visível, até entrar na fase seguinte.

O que são as fases da Lua

A Lua é um satélite e não possui luz própria, isso significa que nós só podemos enxergá-la da Terra graças à luz do Sol.

Mas como a Terra e a Lua estão em constante movimentação ao redor do Sol, de tempos em tempos, vemos diferentes proporções da sua superfície iluminada.

As proporções da Lua iluminadas pelo Sol são representadas pelas fases lunares: nova, crescente, cheia e minguante. Cada uma dessas fases dura entre 7 a 8 dias e o ciclo total dura entre 29 e 30 dias.

Para compreender quando ocorre cada uma dessas fases, é preciso saber como acontece o movimento da Lua em torno do Sol.

A Lua faz três tipos de movimentos:

  • Rotação: gira em torno do seu próprio eixo.
  • Revolução: gira ao redor do planeta Terra.
  • Translação: gira em torno do Sol junto com a Terra.

Se hoje e uma noite de Lua cheia o QUE se pode afirmar sobre o aspecto da Lua daqui a 7 dias
Representação gráfica das fases da Lua.

Conforme as posições da Lua e da Terra na órbita solar, temos diferentes fases, cada uma com suas características:

Como as fases da Lua influenciam as marés

O movimento de subida e descida das águas dos oceanos é conhecido como maré. Esse movimento é influenciado pelas fases lunares. Além da Lua, o Sol e o próprio movimento de rotação da Terra também influenciam na elevação e redução das marés.

Essa influência acontece porque a Terra e a Lua se atraem pela força da gravidade. Esse efeito da Lua provoca uma deformidade no formato da Terra, que produz um bojo nas extremidades alinhadas à Lua. Esse bojo são as águas do oceano atraídas pela Lua e que causarão as marés.

O sol também exerce uma força gravitacional sobre a Terra, porém menor que a Lua. Assim, quando o Sol, a Lua e Terra se alinham, o efeito se multiplica e ocorre a maré alta. Portanto, as marés altas correspondem às fases de Lua nova e cheia - quando ocorre o alinhamento dos astros.

Quando a Lua e o Sol formam um ângulo reto entre eles, a atração dos corpos se neutraliza e acontece a maré baixa. Esse posicionamento dos astros corresponde às Luas crescente e minguante.

A hora e local onde as marés baixas e altas acontecem dependem do movimento de rotação da Terra, ou seja, da movimentação ao redor do seu próprio eixo.

Calendário lunar

Calendários lunares são registros de marcação do tempo baseados nas fases lunares e datam de mais de 20 mil anos. Babilônicos e egípcios são exemplos de povos que construíram seus calendários de acordo com as fases da Lua.

Atualmente os islâmicos utilizam um calendário lunar. O calendário islâmico, segue exatamente o ciclo lunar. Apesar de também conter 12 meses, ele é 11 dias menor que o calendário gregoriano que utilizamos.

Eclipses

Os eclipses acontecem quando os três corpos celestes Sol, Lua e Terra estão alinhados. Esse alinhamento pode ocasionar o ocultamento da Lua pela sombra da Terra, o que chamamos de eclipse lunar, ou pode ocultar o Sol com a sombra da Lua, nesse caso, o eclipse solar.

Se hoje e uma noite de Lua cheia o QUE se pode afirmar sobre o aspecto da Lua daqui a 7 dias
Representação gráfica dos eclipses lunar e solar.

Em todos os ciclos da Lua, os três corpos celestes se alinham, porém, os eclipses não acontecem todos os meses porque a órbita da Lua está inclinada a 5° em relação ao plano de rotação da Terra.

O alinhamento de Sol, Lua e Terra suficiente para ocasionar um eclipse (solar ou lunar) acontece em média duas ou três vezes ao ano.

Eclipse solar: total ou parcial

  • O eclipse total acontece quando a Lua cobre o sol completamente, ele pode ser visto apenas de uma pequena parte do Globo, é o ponto central e mais escuro da sombra na imagem acima. Nesse local, durante o eclipse, o céu escurece como se fosse noite.
  • O eclipse parcial acontece quando a Lua cobre apenas parte do Sol. Ele pode ser visto a partir de uma área maior do Globo, representada pela sombra mais clara na imagem.

Entenda mais sobre eclipses, sistema solar e satélite.

Como a Lua se apresenta nas noite de Lua cheia?

Lua cheia Nessa fase, a lua está posicionada do lado oposto ao Sol. Por essa razão, conseguimos visualizar por completo a sua face iluminada. Uma vez que a Terra está posicionada entre a lua e o Sol, é nessa fase que acontecem os eclipses lunares.

O que acontece em cerca de 7 dias depois da Lua Nova?

Quarto Crescente Inicia-se sete dias depois da Lua Nova, quando a Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados de 90°. Metade do disco iluminado pode ser visto da Terra.

O que acontece em noites de Lua cheia?

Um artigo científico recente diz que a Lua parece afetar a qualidade do sono: em média, nas noites de Lua cheia, as pessoas tenderiam a demorar mais para adormecer, uma vez apagadas as luzes; dormiriam pior; e o período de sono duraria 20 minutos a menos que em outras fases lunares.

Quantos dias a Lua leva para que ela volte a aparência inicial?

O ciclo completo, denominado lunação, leva pouco mais de 29 dias para se completar, período no qual a Lua passa da fase nova, quando a sua porção iluminada visível passa a aumentar gradualmente até que, duas semanas depois ocorra a lua cheia e, cerca de duas semanas depois, volta a diminuir e o satélite entra novamente ...