Selagem quantos dias para lavar o cabelo

Aprenda o que é selagem capilar e confira as dicas para garantir fios mais brilhosos e alinhados

Selagem quantos dias para lavar o cabelo

Publicado 12/08/2022 e atualizado 12/08/2022 5 min. de leitura

Já ouviu falar de selagem capilar? É um procedimento que fecha as cutículas do cabelo, reduz volume e deixa os fios alinhados. A selagem capilar é uma ótima opção principalmente para quem tem cabelo liso natural e quer diminuir o volume das madeixas. Também faz toda a diferença para quem alisa os fios e quer prolongar o efeito da escova.

Agora, se você tem fios ondulados e cacheados, é necessário ter mais cuidado. Muitos produtos para selagem capilar têm efeito duradouro de até três meses e podem alterar de alguma forma a estrutura do fio, deixando o cabelo mais alinhado.

Neste artigo você vai aprender o que é selagem capilar, como fazer e ainda pode aproveitar uma lista com boas opções de produto para fazer o tratamento nos fios. Eles foram selecionados com a ajuda dos nossos especialistas, considerando custo-benefício, qualidade e boa avaliação dos usuários no nosso site. Se quiser saber mais e aproveitar as dicas, é só continuar lendo!

Quer um secador novo para fazer a selagem? Aproveite nossa lista de melhor secador de cabelo Gama em 2022

O que é selagem capilar?

Apesar de ter se popularizado dessa forma, a selagem capilar não é o produto, mas a técnica de fechar as cutículas do cabelo com calor após a aplicação de um tratamento intensivo para hidratar e nutrir as madeixas.

O efeito da selagem capilar simula muitas vezes o de uma escova progressiva, mas é importante ter atenção aos componentes dos produtos. Fuja de opções com formol, substância que pode causar males à saúde, e aproveite aquelas ricas em óleos, aminoácidos e proteínas para dar força, nutrição e hidratação ao cabelo.

Como fazer selagem capilar?

O processo de selagem capilar pode mudar conforme o fabricante, mas, em geral, é composto de três etapas principais: lavar o cabelo com shampoo antirresíduos, passar o produto de selagem capilar e depois finalizar o tratamento com secador e chapinha. Veja o passo a passo:

  1. Lave o cabelo com  um shampoo antirresíduos
  2. Seque o cabelo com secador
  3. Divida o cabelo em mechas e passe o produto de selagem capilar
  4. Espere o tempo indicado pelo fabricante
  5. Enxágue ou não o produto, dependendo da indicação do fabricante
  6. Faça uma escova com o secador
  7. Finalize passando a prancha nas mechas

Já ouviu Gummy hair? Confira o que achamos da vitamina para crescer cabelo queridinha da internet

Você deve usar chapinha e secador para finalizar o processo de selagem capilar (Foto: Shutterstock)

Prdutos de selagem capilar para conhecer

Agora que você já sabe o que é e como fazer selagem capilar, que tal conhecer produtos para fazer o procedimento? Separamos opções de marcas como Eico, Borabella e Truss. Confira:

1. Selagem capilar Eico Life Liso Mágico

A primeira opção da nossa lista é uma selagem capilar indicada para reduzir o volume e o frizz de cabelos alisados ou lisos naturais. O principal diferencial deste produto é o efeito de alisamento gradativo. Isso significa que a cada aplicação, que pode ser repetida a cada 30 dias, os fios ficam cada vez mais alinhados. Para quem faz alisamento químico, essa selagem capilar pode ajudar a aumentar o intervalo necessário para retocar o cabelo no salão.

A fórmula sem formol na composição tem ativos naturais como vinagre, extrato de chia, óleo de linhaça e uma combinação de ácidos (lático, glutâmico, hialurônico e fosfórico) responsáveis por alinhar e selar as cutículas dos fios.

Característica dessa selagem capilar:

  • Indicada para cabelos alisados ou lisos naturais
  • Alisamento gradativo a cada aplicação
  • Pode ser aplicada a cada 30 dias
  • Enxágua o produto para finalizar com secador e chapinha

2. Selagem capilar Amávia Make Liss

É um produto capaz de mudar a estrutura dos fios, promovendo um efeito alinhado por até três meses. A fórmula tem ativos como cisteína e óleo de argan, que deixam o cabelo mais nutrido e macio após a aplicação. Ao contrário do produto anterior, esse produto não deve ser enxaguado no cabelo após a aplicação. Você deve escovar e pranchar os fios com a selagem e lavar novamente após três dias.

O bacana dessa opção de selagem capilar é que ela é vendida como um kit que já acompanha o shampoo antirresíduo que deve ser aplicado antes do tratamento. Há também opções com máscara para usar na primeira lavagem depois do tratamento, como na oferta acima. Se você quiser ser avisado quando o preço estiver mais em conta é só ativar nosso Alerta de Preços. Confira o passo a passo para economizar nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=N-TGaKJWllQ

Característica dessa selagem capilar:

  • Kit já acompanha shampoo antirresíduo
  • Não enxágua para finalizar com secador e chapinha
  • Necessário esperar três dias para lavar o cabelo

3. Selagem capilar Felps Macadâmia Ultimate Blond

Essa é uma selagem indicada para cabelos loiros e coloridos. Além do alinhamento dos fios, também preserva a cor por mais tempo. A fórmula da Felps Macadâmia Ultimate Blond tem aminoácidos e óleos que restauram a fibra capilar e selam as cutículas para proteger os fios. Vale ressaltar que algumas pessoas relataram um cheiro um pouco forte do produto. Fique atento caso você tenha alguma sensibilidade.

Característica dessa selagem capilar:

  • Preserva a cor do cabelo
  • Não enxágua para finalizar com secador e chapinha
  • Cheiro pode incomodar

Seu cabelo está ressecado? Confira dicas de 7 produtos para cuidar dos fios

4. Selagem capilar Borabella Sealant Silk 3D Semi Definitiva

A selagem capilar Borabella Sealant Silk 3D alinha o cabelo e ainda reduz o desbotamento das cores (Foto: Reprodução)

Além de cabelos selados, esse produto reduz o desbotamento de tons escuros e o amarelamento de cabelos loiros. A fórmula tem uma mistura de componentes que tratam os fios como ácido hialurônico, 19 aminoácidos, queratina, proteína da seda e óleo de macadâmia. O efeito depois da aplicação é de reposição da massa capilar e mais hidratação, com fios macios e com mais movimento. Ah! Vale ressaltar que o resultado pode durar até três meses. Clique aqui e confira ofertas desse produto.

Característica dessa selagem capilar:

  • Reduz o desbotamento em cabelos pintados
  • Ameniza o amarelamento de loiros
  • Efeito pode durar até três meses
  • Enxágua o produto para finalizar com secador e chapinha

5. Selagem capilar High Liss Truss Professional

Esse produto é muito indicado para quem quer reduzir o volume do cabelo enquanto reconstrói e hidrata a fibra capilar. Essa selagem capilar pode ser usada tanto em cabelos naturais quanto nos que têm química. A fórmula sem nenhuma concentração de formaldeído é rica em óleos que tratam os fios profundamente.

Em cabelos lisos, a aplicação da selagem capilar High Liss Truss Professional tem um efeito de reconstrução imediato. Já em cabelos ondulados ou muito volumosos, o efeito é de madeixas tratadas com fios alinhados e volume controlado temporariamente.

O modo de uso também pode ser diferente dependendo da estrutura do seu cabelo. Em cabelos finos e frágeis a selagem capilar deve agir por 30 minutos após a aplicação. Já em cabelos grossos e resistentes o tempo de espera é de 60 minutos.

Característica dessa selagem capilar:

  • Fórmula rica em proteínas, ácidas e óleos
  • Pode ser usada em cabelos naturais e nos que têm química
  • Enxágua o produto para finalizar com secador e chapinha

Com Buscapé você compra barato e ainda recebe dinheiro de volta

Já ouviu falar de cashback? É a vantagem de você comprar um produto e receber de volta parte do valor gasto. Aqui na Buscapé nós te oferecemos esse serviço. Basta fazer o cadastro no nosso site e estar logado na hora de fazer a compra.

Selagem quantos dias para lavar o cabelo

Prático, né? A melhor parte é que você pode fazer o que quiser com esse dinheiro. É só fazer um pix para a sua conta e aproveitar novas ofertas! Quer saber mais sobre essa vantagem e aproveitar muitas outras? É só acessar o nosso guia.

Como manter o cabelo liso depois da selagem?

Aumente a intensidade do tratamento Uma semana após aplicar a selagem faça uma hidratação com queratina, isso vai ajudar a manter o tratamento por mais tempo, porque após a hidratação, as escamas dos fios serão fechadas.

Quanto tempo deixar o produto da selagem no cabelo?

Aplicar o selador de cutículas ou condicionador, deixando agir de 10 a 15 minutos. Enxaguar e finalizar, lembrando de usar o protetor térmico antes do secador e da chapinha. Caso prefira, pode deixar o cabelo secar naturalmente.

Pode molhar o cabelo depois da selagem?

"Pode lavar assim que você fizer, se o cabelo ficar muito pesado; pode lavar no dia seguinte e, assim, sucessivamente. Mas eu, particularmente, recomendo aguardar, pelo menos, um dia, porque a progressiva ainda estará fazendo efeito", explica.

Como fica o cabelo depois de uma selagem?

A selagem com alisamento terá os mesmos resultados de uma escova progressiva, os cabelos ficam lisos e sem volume, com uma redução no efeito frizz dos fios. Algumas vezes, porém, os cabelos podem ficar com um aspecto chapado, já que o volume e as ondas são totalmente retirados.