Serviço Social de caso, grupo e comunidade Iamamoto

Serviço Social de caso, grupo e comunidade Iamamoto

O que é Serviço Social de caso?

Serviço Social de Caso Utiliza-se a abordagem individual, tendo comunidade e família, com o objetivo de atuar nos fatores causais ou problemas em potencial interligados à situação saúde, no contexto sócio-econômico-cultural e emocional.

O que é Serviço Social de caso Mary Richmond?

Segundo Mary Richmond, o caso social consiste nos processos de desenvolvimento da personalidade, através de ajustamentos conscientemente efetuados, de individuo a individuo e do homem para com o seu meio social.

Onde foi implantado o Serviço Social de caso?

O Serviço Social de Caso era orientado pelas teorias de Mary Richmond, Porter Lee e Gordon Hamilton. ... Mary Richmond. d) O Serviço Social de Caso foi implantado na América latina na década de 1970 tendo como sua principal mentora a Sra. Mary Richmond.

Como surgiu o Serviço Social de caso grupo e comunidade?

Essa metodologia só começou a ser desenvolvida a partir de 1930 entendendo que os grupos podem ajudar as pessoas nos seus problemas, através da participação do cliente nos grupos e comunidades, com o objetivo de combater o isolamento, exclusão, reabilitação, aprendizagem e orientação.

Quando surgiu o Serviço Social de caso?

O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e téc- nica do trabalho, que emerge e se gesta entre os anos de 19, no contexto de aprofundamento do capitalismo monopolista brasileiro e do re- conhecimento da questão social.

O que é Serviço Social de acordo com iamamoto?

Desde a década de 1980, afirma-se (IAMAMOTO; CARVALHO, 1982) que o Serviço Social é uma especialização do trabalho da sociedade, inscrita na divisão social e técnica do trabalho social, o que supõe afirmar o primado do trabalho na constituição dos indivíduos sociais.

Como Mary Richmond?

O método de trabalho que Mary utilizava era questionar o individuo, construindo categorias de personalidade, de meio social. Em seu método de trabalho ela utilizava três partes Estudo, Diagnostico e Tratamento. Ela tinha a compreensão para a individualidade, e as características pessoais de cada um.

Quando foi implantado o Serviço Social de caso?

homens e seu ambiente.” - Mas a ONU em 1960 lança o último conceito de SS de Casos: “O SS de Casos é uma dinâmica mútua, entre o A.S e o cliente, deliberadamente utilizada para o tratamento social, e que se origina no estudo do indivíduo, e na situação peculiar onde se encontra, nos problemas que o afetam e da maneira ...

Quando surgiu o Serviço Social de grupo?

No Brasil, as primeiras escolas de Serviço Social surgiram no final da década de 1930, quando se desencadeou no país o processo de industrialização e urbanização. Nas décadas de 19, houve um reconhecimento da importância da profissão, que foi regulamentada em 1957 com a Lei nº 3252.

Como surgiu o Serviço Social de caso?

Serviço Social de Caso, em linhas gerais:  É um método norte-americano;  Forte influência da medicina, psicologia e da sociologia positivista, principalmente da sua vertente funcionalista;  A Questão Social é um problema individual;  Propõem uma mudança na personalidade do individuo para que este se ajuste na ...

Quais são as respostas teóricas do Serviço Social?

  • 1. UNIDADE III- AS RESPOSTAS TEÓRICO- MEDOLÓGICAS E PRÁTICAS DO SERVIÇO SOCIAL EM SUAS VERTENTES TRADICIONAIS E SUAS INTERCONEXÕES COM AS MATRIZES TEÓRICAS: SERVIÇO SOCIAL DE CASO; SERVIÇO SOCIAL DE GRUPO; SERVIÇO SOCIAL DE COMUNIDADE E DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE. SERVIÇO SOCIAL DE CASO 2.

Qual a definição do Serviço Social de grupo?

  • Tese do livro: Serviço Social de Grupo Um processo de ajuda Tradução de Adopho José da Silva / Revisão Técnica de Evangelina Leivas Histórico do serviço social de grupo Desde o seu inicio consciente, os profissionais que empregam o método todo do serviço social de grupo procuram uma definição simples.

Qual a profissão do Serviço Social?

  • Serviço Social como profissão institucionalizada e legitimada “nasce de ações sociais de inspiração católica, ganhando pulso com a crescente intervenção estatal ou empresarial na área social, especialmente a partir da década de 1940.” (SILVA, 2008).

Quem é o assistente social?

  • É o assistente social que pode trazer à tona a dimensão de totalidade do sujeito social e cabe a ele definir os meios necessários para a atingir os fins propostos ( prerrogativa sua); Estudo Social

O que é o Serviço Social de caso grupo e comunidade?

Serviço Social de Caso Utiliza-se a abordagem individual, tendo comunidade e família, com o objetivo de atuar nos fatores causais ou problemas em potencial interligados à situação saúde, no contexto sócio-econômico-cultural e emocional.

Como era compreendido o Serviço Social de caso o Serviço Social de grupo?

No princípio, o trabalho com grupos não era visto como um método, e também não era entendido como uma atribuição da profissão de assistente social. Era entendido como um movimento, uma filosofia, "uma maneira de se conseguir urna sociedade melhor e de desenvolver um modo de vida verdadeiramente democrático".

Qual o objeto de trabalho do Serviço Social Segundo iamamoto?

IAMAMOTO, (1997, p. 14), define o objeto do Serviço Social nos seguintes termos: “Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc.

Qual o objetivo do Serviço Social de grupo?

FINALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL DE GRUPO 1)Ajudar o indivíduo a resolver problemas pessoais 2)Resolver problema de relacionamento ou de adaptação 3)Ajudar o grupo, como um todo, a atingir seus objetivos e desenvolver nesta experiência sua consciência social.