Serviço Social de Casos grupos e comunidades

Artigo: SERVIÇO SOCIAL ESTUDO DE CASO, GRUPO E COMUNIDADE.. Pesquise 841.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  35.162 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE UNIÃO DE CAMPO MOURÃO – UNICAMPO

SERVIÇO SOCIAL

SERVIÇO SOCIAL

ESTUDO DE CASO, GRUPO E COMUNIDADE.

CAMPO MOURÃO

2014

DANIELI APPELT

TRABALHO ELABORADO PARA OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL DO SEGUNDO BIMESTRE NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS SOB ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA MARISA FREITAS.

CAMPO MOURÃO- JUNHO DE 2014

O Serviço Social organizou sua metodologia atuando por meio de três técnicas unindo uma á outra:

O Serviço Social de Caso: Utiliza-se a abordagem individual, tendo comunidade a família, com o objetivo de atuar nos fatores causais ou problemas em potencial interligados à situação saúde, no contexto sócio-econômico-cultural e emocional. Utilizada abordagem individual como instrumentos de identificação de situações-sociais problemas comuns à população, para planejamento posterior de atividades grupais e programas específicos.

O Serviço Social de Grupo: Utiliza-se da abordagem grupal nas situações sociais problemas identificados em um número significativo de clientes. Participa e organiza grupos para i participação no processo social.

O Serviço Social de Comunidade: Mantém o entrosamento das instituições da área, visando o conhecimento das necessidades comunitárias e estabelecendo-se atividades conjuntas para o aproveitamento total e dinâmico dos recursos existentes.

ESTUDO DE CASO

Florence Nightingale foi “pioneira do Trabalho Social” Ela considerava a estatística essencial para entender qualquer problema social e procurou introduzir o estudo deste ramo da matemática para justificar suas conclusões.

No contexto histórico Mary Richmond foi uma mulher que influenciou a profissão de assistente social. Em 1897, ela deu início à criação de escolas profissionais para o estudo da obra de caso e começou a enfatizar a necessidade de uma educação formal de trabalho social.

O método de trabalho que Mary utilizava era questionar o individuo, construindo categorias de personalidade, de meio social.

Em seu método de trabalho ela utilizava três partes Estudo, Diagnostico e Tratamento.

Serviço Social como profissão institucionalizada e legitimada “nasce de ações sociais de inspiração católica, ganhando pulso com a crescente intervenção estatal ou empresarial na área social, especialmente a partir da década de 1940.” (SILVA, 2008).

O estudo de caso é uma abordagem metodológica de investigação especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos completos.

O objetivo é compreender o evento em estudo e ao mesmo tempo desenvolver teorias mais genéricas a respeito do fenômeno observado (Fidel, 1992). Para Yin (1994) o objetivo do estudo de caso é explorar, descrever ou explicar e segundo Guba & Lincoln (1994) o objetivo é relatar os fatos como sucederam, descrever situações ou fatos, proporcionar conhecimento acerca do fenômeno estudado e comprovar ou contrastar efeitos e relações presentes no caso.

ESTUDO DE GRUPOS

O Serviço Social de Grupo tende a investigar o indivíduo através de atividades grupais formadas com base na amizade e identidade de interesses. Nestes grupos o ser humano experimenta adaptar-se a si mesmo e a outrem. A relação entre o assistente social e os membros do grupo, vem a ser para o indivíduo um meio especial de observação e de tratamento social.

O assistente social cria ou estabelece neles possibilidades de se socializarem e superar as dificuldades de adaptação

O Serviço Social de Grupo através dos princípios “tomistas” de São Tomás de Aquino, criou seus próprios princípios:

 Os indivíduos têm necessidades comuns, mas satisfazem essas necessidades somente em grupo;

 O objetivo primário do Trabalho Social de grupo é o desenvolvimento do indivíduo por meio deste grupo;

 Um processo de trabalho de grupo através de dinâmicas, a interação entre os membros de um grupo e seu coordenador são meios utilizados

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com

Como surgiu o Serviço Social de caso grupo e comunidade?

Essa metodologia só começou a ser desenvolvida a partir de 1930 entendendo que os grupos podem ajudar as pessoas nos seus problemas, através da participação do cliente nos grupos e comunidades, com o objetivo de combater o isolamento, exclusão, reabilitação, aprendizagem e orientação.

Qual foi o papel da Igreja no surgimento do Serviço Social no Brasil?

O serviço social teve suas origens dentro da Igreja Católica e visava preparar a grande massa operária para a o capitalismo industrial, período este chamado de “conservador”. Dessa forma, o objetivo era preparar essa população para sistema sócio – econômico – político da época.

O que é o Serviço Social de caso grupo e comunidade?

Serviço Social de Caso Utiliza-se a abordagem individual, tendo comunidade e família, com o objetivo de atuar nos fatores causais ou problemas em potencial interligados à situação saúde, no contexto sócio-econômico-cultural e emocional. ... Participa e organiza grupos para a participação no processo social.

Qual a relação do serviço social e o desenvolvimento de comunidade?

O Assistente Social que trabalha nesse âmbito deve buscar dentro da realidade concreta de cada comunidade elementos que propiciem a população a uma reflexão sobre a realidade, para que cresça e tenha sua autonomia. ...

Como se dá o surgimento do serviço social no mundo?

A primeira escola de Serviço Social do mundo surge em Amstardã, em 1899. Para resolver a questão do disciplinamento do tempo do operário, as Ligas das Senhoras Ca- tólicas em São Paulo, e a Associação das Senhoras Brasileiras no Rio de Janeiro, vão ficar responsáveis pela educação dos trabalhadores.

Quando surgiu a questão social?

Resumo:A “questão socialsurgiu por volta de 1830. Muitos pesquisadores associam-na à pobreza das massas popu- lares e às desigualdades sociais geradas pelo capitalismo.

Como o serviço social se constituiu como profissão nos últimos anos?

O Serviço Social, como profissão institucionalizada, configura-se no cenário mundial a partir da década de 1920, após a Primeira Guerra Mundial, quando se caracteriza de forma mais evidente e abrangente a questão social, bem como formas de organização da classe trabalhadora, que contextualizam o surgimento de ...

Como o serviço social se constitui como profissão?

O Serviço Social é uma profissão – uma especialização do trabalho coletivo, no marco da divisão sociotécnica do trabalho – com estatuto jurídico reconhecido (Lei 8.

Onde os assistentes sociais podem trabalhar?

Você pode encontrar assistentes sociais trabalhando em ministérios, autarquias, prefeituras, governos estaduais, em empresas privadas, hospitais, escolas, creches, unidades de saúde, centros de convivência, movimentos sociais em defesa dos direitos da mulher, da classe trabalhadora, da pessoa idosa, de crianças e ...

Em que ano o serviço social se tornou profissão?

Assim, embora a profissão tenha sido legalmente reconhecida por meio da Lei no. 3252 de 27 de agosto de 1957, somente em 15 de maio foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização, na época Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais.

Qual a influência da Igreja Católica na profissão nos primeiros tempos da profissão?

Dá-se uma dimensão a questão social ,devido a toda essa situação a Igreja católica romana se posiciona,visto que a crise da época levaria a decadência da moral e dos costumes cristãos,pela falta dos princípios éticos na sociedade.No final deste seculo a igreja católica começa a intervir ,no processo de assistência aos ...

Quanto a ação do Serviço Social no Brasil nos primeiros anos após sua criação Podemos afirmar?

II, III são verdadeiras I, II , IV são verdadeiras 10a Questão (Ref.: Pontos: 0,5 / 0,5 Sobre surgimento do Serviço Social no Brasil podemos afirmar que Remonta aos primeiros anos da década de 30 e resultou da: Iniciativa particular de vários setores da burguesia ligados ao meio católico.

O que foi o movimento de reconceituação e em que cenário Ele se manifesta primeiramente em nosso país?

O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.

É correto afirmar que o serviço social brasileiro terá diferentes correntes teóricas que sustentavam sua prática?

1) É correto afirmar que o Serviço Social brasileiro terá diferentes correntes teóricas que sustentavam sua prática. Deste modo, é correto afirmar que. Alternativas: a) O Serviço Social brasileiro terá a influência da Igreja Católica.

Qual a importância da década de 40 para as políticas públicas e para o serviço social no Brasil?

Resposta. Resposta: Inserção do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho. ... Criação de mercado de trabalho para os assistentes sociais.

O que é o Serviço Social de caso grupo e Comunidade?

Serviço Social de Caso Utiliza-se a abordagem individual, tendo comunidade e família, com o objetivo de atuar nos fatores causais ou problemas em potencial interligados à situação saúde, no contexto sócio-econômico-cultural e emocional.

O que é o Serviço Social de casos?

O Serviço Social de casos, tal como foi pensado em suas origens, medeia sua ação sobre as consciências dos indivíduos na prestação de serviços sociais, não apenas de natureza material, mas através da interpretação de sintomas patológicos no comportamento das pessoas.

Como era compreendido o Serviço Social de caso o Serviço Social de grupo?

O Serviço Social de Caso que se encontra na origem do Serviço Social, desde o início, defendia uma metodologia onde cada caso é um caso, centrado na pessoa e no seu contexto, cujo método era ajudar o cliente na solução de seus problemas, mas também conhecer e melhorar a situação do individuo no aspecto social e ...