Tem por objetivo a preservação melhoria e recuperação da qualidade ambiental?

Grátis

33 pág.

Tem por objetivo a preservação melhoria e recuperação da qualidade ambiental?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 3 de 10

de conscientização pública e promoção da educação ambiental.
Com base nas proposições acima é CORRETO o que se afirma em:
	��
	
	
	
	 
	I,IV
	
	
	I e II
	
	
	II,III,IV
	
	 
	I, II e IV
	
	
	I,II e III
	Sobre o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) é correto afirmar:
	
	��
	
	
	
	
	É um instrumento presente em todos os Estado que tem por objetivo fiscalizar o cumprimento dos objetivos instituídos pela Política Nacional do Meio Ambiente.
	
	
	Criado pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é o órgão municipal responsável pela fiscalização do meio ambiente.
	
	 
	É um sistema criado pelo artigo 225 da pátria Constituição da República Federativa do Brasil que cuida especificamente da proteção e preservação ambiental.
	
	
	É uma diretriz criada pelo Novo Código Florestal, Lei 12.651/12.
	
	 
	Foi instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938,em 1981.
	 Gabarito Comentado�
	 Gabarito Comentado�
	
	
	2.
	Como vimos, em nossas aulas, a Política Nacional do Meio Ambiente, instituída pela Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, pode ser considerada como o marco da preocupação ambiental brasileira, pois foi a primeira lei a tratar do tema, de forma extremamente avançada para a época em que foi editada. Aliás, nesse contexto, pode-se dizer que o Brasil tem uma das mais modernas legislações ambientais do mundo. Partindo desta ideia, aponte a alternativa CORRETA, quanto aos instrumentos da PNMA:
	��
	
	
	
	
	O Relatório de Impacto Ambiental e o Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental
	
	 
	O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental -TCFA
	
	
	A Degradação Ambiental e o Avaliação de Impacto Ambiental
	
	 
	O Zoneamento Ambiental e ao Sistema Nacional de Informações sobre o Meio ambiente (SINIMA)
	
	
	O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA)
	 Gabarito Comentado�
	 Gabarito Comentado�
	
	
	3.
	Sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (art. 9º da Lei Federal 6.938, de 1981), considere os seguintes itens:
I. Avaliação de impactos ambientais;
II. Estabelecimento de preços pelos usos da água.
III. Municipalização de rios.
IV. Licenciamento e revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras.
Marque a alternativa CORRETA sobre os itens que são instrumentos atribuídos à Política Nacional do Meio Ambiente:
	��
	
	
	
	 
	I,III e IV somente
	
	
	II,III e IV somente
	
	 
	I e IV somente
	
	
	II e III somente
	
	
	I,II e III somente
	 Gabarito Comentado�
	 Gabarito Comentado�
	
	
	4.
	Pela redação do caput do artigo 2º da Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, a norma "tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana". Pela redação escrita pode-se visualizar na redação a presença de qual princípio constitucional ambiental?
	��
	
	
	
	 
	Princípio da isonomia.
	
	
	Princípio do contraditório e ampla defesa.
	
	
	Princípio da Legalidade.
	
	 
	Princípio da dignidade da pessoa humana.
	
	
	Princípio da impessoalidade.
	 Gabarito Comentado�
	 Gabarito Comentado�
	
	
	5.
	A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, atendidos, dentre outros, os seguintes princípios: I - ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio privado a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista seu uso extrativista, comercial ou industrial; II - racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar; III - planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais; IV - proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas. Escolha a opção adequada:
	��
	
	
	
	 
	Estão certos apenas os I e III.
	
	 
	Estão certos apenas os II, III e IV.
	
	
	Todos estão certos.
	
	
	Estão certos apenas os I, II e III.
	
	
	Estão certos apenas os II e IV.
	 Gabarito Comentado�
	 Gabarito Comentado�
	
	
	6.
	A preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana, dizem respeito ao conteúdo específico regulado em que lei?
	��
	
	
	
	
	Lei nº 12.651/2012, que regula a proteção da vegetação nativa - Novo Código Florestal.
	
	 
	Lei nº 9.985/2000, que regula o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.
	
	
	Lei nº 9.605/1998, que regula as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
	
	
	Lei nº 9.795/1999, que regula a Política Nacional de Educação Ambiental.
	
	 
	Lei nº 6.938/81, que regula a Política Nacional do Meio Ambiente.
	 Gabarito Comentado�
	 Gabarito Comentado�
	 Gabarito Comentado�
	
	
	7.
	O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA) emitiu em março de 2013, em Brasília, a licença para a dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá. De acordo com o estabelecido na Política Nacional do Meio Ambiente, marque a alternativa CORRETA:
	��
	
	
	
	 
	A Lei 6.938/81 dispõe que o Licenciamento Ambiental é um dos instrumentos da PNMA e é considerado como uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente.
	
	
	Aos órgãos seccionais - órgãos ou entidades estaduais- cabem estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente o licenciamento de usinas hidrelétricas, localizados ou desenvolvidos em 2 (dois) ou mais Estados.
	
	 
	O estabelecimento dos padrões de qualidade ambiental visa fundamentalmente o controle de substâncias potencialmente prejudiciais à saúde humana, (padrões de qualidade da água, do ar, dos níveis de ruídos). Esses padrões são estabelecidos através de Resoluções do IBAMA em consonância com o CONAMA
	
	
	a Política Nacional do Meio Ambiente visa à definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, uma vez que compete a este ente a competência exclusiva para exigir o licenciamento ambiental
	
	
	Compete ao IBAMA propor ao MMA - Ministério do Meio Ambiente- normas e padrões para implantação, acompanhamento e fiscalização do licenciamento ambiental.
	 Gabarito Comentado�
	 Gabarito Comentado�
	
	
	8.
	A Lei 6.938-81, que estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e institui o Cadastro de Defesa Ambiental, tem por objetivo:
	��
	
	
	
	 
	a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana
	
	
	o acompanhamento do estado da qualidade ambiental;

Tem por objetivo a preservação melhoria e recuperação?

2º da Lei nº 6.938/81. Dizendo que Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propicia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.

Qual é o objetivo da Política Nacional do meio ambiente?

Também conhecida pela sigla PNMA, a Política Nacional do Meio Ambiente é a responsável por orientar ações e práticas que devem ser seguidas por empresas cujas atividades interferem no meio ambiente. Ela busca preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental, visando garantir a qualidade de vida de todos.

Quais são os princípios da Política Nacional do meio ambiente?

Alguns dos princípios e principais aspectos da PNMA são: a manutenção do equilíbrio ecológico; racionalização, planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais; proteção dos ecossistemas; controle das atividades potencial poluidoras; entre outros.

São princípios da Política Nacional de meio ambiente exceto?

São princípios da Política Nacional do Meio Ambiente, Lei n. 6.938/1981, exceto: - Direito Ambiental.