Teste do hidrogênio expirado onde fazer

O que é um teste respiratório do hidrogênio no ar expirado?

Os testes respiratórios do hidrogênio no ar expirado são utilizados para avaliar a absorção intestinal de açúcares (carboidratos), incluindo lactose, glicose, frutose, sacarose e sorbitol. Eles também são utilizados na avaliação do aumento de bactérias no intestino delgado (sobrecrescimento bacteriano no intestino delgado), e também a intolerância a FODMAPs. O termo FODMAPs é um acrônimo derivado da língua inglesa, para representar um grupo de específico de carboidratos (carboidratos de cadeia curta - oligossacarídeos, dissacarídeos, monosacaríderos e polióis fermentáveis). Os FODMAPs são pouco absorvidos no intestino delgado, e sofrem fermentação no cólon. A ingestão de alimentos com alto teor de FODMAPs pode causar sintomas gastrointestinais em indivíduos susceptíveis, e também participar do mecanismo de desenvolvimento da Síndrome do Intestino Irritável.

O que posso esperar do teste respiratório do hidrogênio no ar expirado?

O teste consiste na medição do hidrogênio (H2) e metano (CH4) que são produzidos pela fermentação bacteriana de hidratos de carbono não absorvidos e que permanecem dentro do intestino após a sua ingestão. São coletadas amostras de ar expirado em jejum (antes da ingestão do carboidrato a ser avaliado), e outras amostras durante o período de duas a três
horas. As amostras são coletadas a cada 15 minutos na primeira hora, depois a cada 30 minutos, até o término do teste. A amostra de ar é usada para verificar com base no teor de hidrogênio se ocorreu fermentação no intestino delgado. No caso do teste com absorção de lactose, após a coleta do ar em jejum, você deverá ingerir o conteúdo de uma solução aquosa desse carboidrato. Durante o teste respiratório podem ocorrer alguns sintomas como dor e distensão abdominal, náuseas e diarreia. Esses sintomas podem persistir ou aparecer até oito horas após o exame. Da mesma maneira, são realizados os demais testes com os diferentes tipos de carboidratos.

Teste do hidrogênio expirado onde fazer

O IMEPE realiza há mais de 10 anos o exame do Teste do Hidrogênio Expirado, muito utilizado para o diagnóstico do chamado "Supercrescimento Bacteriano do Intestino Delgado". Essa doença ocorre quando um aumento excessivo no número de bactérias no intestino delgado, causando sintomas gastrintestinais e muito desconforto.

Estas bactérias geralmente são Gram negativas ou espécies anaeróbias encontradas no cólon. São elas as responsáveis por fermentar os carboidratos e produzir os gases que causam os problemas. Em vias normais, tais microorganismos são fundamentais para o corpo humano, mas tudo se complica quando elas começam a se proliferar descontroladamente.

Desde o final da década de 1990, houve o surgimento do Supercrescimento Bacteriano, pesquisa esta que tem sido aprimorada pelo conhecimento da microbiota intestinal e suas funções na saúde do homem. Há uma importante correlação entre o Supercrescimento e outras doenças similares aos olhos leigos, tais como Síndrome do Intestino Irritável, Doença Inflamatória Intestinal, Distúrbios da Motilidade, Esclerose Sistêmica, Pós gastrectomia, Síndrome do Intestino Encurtado, entre outras.

O médico especialista e sócio do IMEPE José Tenório, pediatra e gastroenterologista em Brasília/DF, sugere a realização do Teste do Hidrogênio Expirado em algumas situações:

  • Uso crônico de Inibidor de Bomba de Prótons com sintomas digestivos: gases, distensão abdominal e eructações (arrotos) excessivas;
  • Constipação intestinal crônica refratária e que venha acompanhada de muita distensão abdominal;
  • Nos pacientes com distúbrio de motilidade;
  • Nas pessoas que utilizam muitos antibióticos de maneira cíclica;
  • Nos portadores de doenças reumatológicas com sintomas gastrintestinais persistentes;
  • Na Síndrome do Intestino Irritável, como forma de diagnóstico diferencial

O exame é simples, indolor e realizado por profissionais treinados. O tempo médio estimado de duração é de 2 horas, por isso é bom vir com tempo livre.

O IMEPE fica localizado na Asa Sul, no final da via L2, em Brasília/DF. Ligue agora e agende já o Teste do Hidrogênio Expirado com a nossa equipe. 


Teste do hidrogênio expirado onde fazer

Conheça nossas novas instalações na L2 Sul! Ambiente amplo e climatizado para você e sua família!

Segunda : das 8h às 18h
Terça : das 8h às 18h
Quarta : das 8h às 18h
Quinta : das 8h às 18h
Sexta : das 8h às 17h
Sábado: das 8h às 12h

Solicite Agendamento

Responsável Técnico:
Dr. José Tenório de Almeida Neto CRM-DF: 11.710

Onde fazer teste de hidrogênio expirado?

O IMEPE realiza há mais de 10 anos o exame do Teste do Hidrogênio Expirado, muito utilizado para o diagnóstico do chamado "Supercrescimento Bacteriano do Intestino Delgado".

Como é feito o teste de hidrogênio?

O teste é realizado após a ingestão de substrato a ser pesquisado misturado em 1 copo d'agua e o ar expirado (soprado) é medido pelo aparelho para obter a quantidade de gás Hidrogênio, de maneira seriada, a cada 15-30 minutos por 2h30min.

Qual o exame que detecta a SIBO?

O diagnóstico de SIBO é feito principalmente por um teste chamado hidrogênio expirado e o tratamento é feito com antibióticos específicos, mudanças alimentares e uso de probióticos.

Para que serve o exame de hidrogênio expirado?

O teste respiratório de hidrogênio mede a concentração de hidrogênio no ar expirado, permitindo avaliar a má absorção do carboidrato, o tempo de trânsito orocecal e a superpopulação bacteriana. PRINCÍPIOS DO TESTE HIDROGÊNIO EXPIRADO: O gás hidrogênio do corpo é produzido a partir das bactérias intestinais.