Tintas de cabelo que podem ser usadas na gravidez

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Quando uma amiga grávida diz que está com essa dúvida, a maioria de nós pensa: “Ai, que bobagem. Claro que pode!”. Até que… a gente fica grávida. E aí a incerteza volta com tudo. Afinal, é seguro pintar o cabelo durante a gestação? A resposta é: depende de quando você tingir e de que produto for usar.

Tintas de cabelo que podem ser usadas na gravidez

Grávida dormindo (Foto: Getty Images)

“Não recomendo pintar o cabelo durante a gravidez. A tinta pode conter substâncias que são teratogênicas [tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez]. E não há estudos quanto a segurança em grávidas. Então, para mim, não vale o risco”, diz o dermatologista Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. É uma versão do velho e bom: na dúvida, não ultrapasse.

Alguns especialistas, entretanto, liberam a coloração a partir do segundo trimestre de gestação. Mas, mesmo assim, seguindo algumas premissas, como usar produtos livres de amônia, parabeno, propilenoglicol, formol e metais pesados.

O mesmo período de liberação — após primeiro trimestre —, vale para quem quer fazer luzes ou mechas. “E, de novo, só é permitido se usar produ-tos que não tenham os ativos mencionados, como a amônia”, reforça Roberta Gomes, tricologista e idealizadora do Hair Concept by Roberta Gomes, conceito de personalização de produtos e tratamentos para a saúde do couro cabeludo.

Quanto ao uso de henna como opção para colorir os fios, é preciso atenção redobrada para ter certeza de que está usando um produto 100% natural (normalmente ele é em um tom amarronzado). É bastante comum en-contrar henna misturada com substâncias que podem ser tóxicas, como o chumbo.

Pintar o cabelo pode prejudicar o feto?

Toda essa preocupação não é à toa. Muitas substâncias químicas usadas nas colorações, sobretudo nas definitivas, são muito fortes — afinal precisam proporcionar um efeito duradouro. E, muitas delas, acabam tendo potencial de serem absorvidas pelo couro cabeludo e, então, atingir a corrente sanguínea. O problema é que, uma vez que esses ativos entram no sangue, podem acabar atravessando a placenta, atingindo o feto. Dependendo da substância, há chances de provocar alterações no desenvolvimento do bebê.

Você deve ter percebido que usamos palavras como “podem”, “há chances” para explicar os efeitos das substâncias. É que, apesar do que diz a teoria e dos estudos em laboratório, não existem comprovações científicas in vivo desses danos. E não se trata de descaso da comunidade científica, não. É que pesquisas ou estudos envolvendo bebês e grávidas, na maioria das vezes, não são permitidas pelo conselho de ética médica. Seria colocar mãe e filho em situação de risco propositalmente. Por isso, segue-se a recomendação de não pintar o cabelo baseada em evidências e acompanhamento de casos. Ao menos, por enquanto.

Tintas de cabelo que podem ser usadas na gravidez

Qual tinta gestante pode pintar o cabelo?

O mais recomendado são produtos sem amônia, como o Tonalizante Soft Color e também a Tintura Biggen. É recomendável também produtos que não contenham metais pesados, como o chumbo.

Quais produtos grávidas podem usar no cabelo?

Produtos de cabelo que grávidas podem usar sem medo

  • Colorações e tinturas.
  • Óleos vegetais.
  • Queratina.
  • Chapinha, secador e modelador.

Como descolorir o cabelo estando grávida?

Gestantes só podem descolorir os pelos com água oxigenada. O que deve ser levado em conta é que a pele da gestante pode estar mais sensível e esta prática pode causar irritação. Gestantes podem e devem usar filtros solares ou bloqueadores diariamente.

Porque grávida não pode fazer luzes no cabelo?

Além do formol, outras substâncias como chumbo, resorcina e hidroquinona também não devem ser usadas durante a gestação. Isso porque, ao terem contato com o organismo, entram na corrente sanguínea e chegam até a placenta, o que pode causar falência ou má formação dos órgãos do bebê e até abortos.

Quais as tintas de cabelo que não contém amônia e chumbo?

Confira algumas marcas que oferecem este tipo de tinta:

  • Coloração Permanente Casting Creme Gloss, na Droga Raia.
  • Tinta De Cabelo Natucor Naturalmente Instigante, na Americanas.
  • Tintura Light Color Salon Line, na Americanas.
  • Coloração Natural Instinctis – Soft Color da Wella, no Submarino.
  • Tintura Beauty Color.

O quê gestante não pode passar no cabelo?

Quais são os produtos que estão liberados para as grávidas usarem nos cabelos? Não são recomendados os que contêm formol, amônia e metais pesados. As gestantes também têm que tomar cuidado porque, às vezes, os shampoos apresentam na sua composição ácidos que são contraindicados.

Tem algum shampoo que grávida não pode usar?

Os xampus de tratamento anticaspa ou contra piolhos não são recomendados durante a gestação. Na maioria das vezes o cetoconazol, substância que deve ser evitada durante a gravidez, é utilizado na fabricação de produtos desta natureza.

Qual pó descolorante grávida pode usar?

Como descolorir os pelos se estiver grávida "As principais indicações são produtos que não contenham amônia e descolorantes naturais à base de camomila, que demoram mais para descolorir, mas são mais seguros", indica Mariana.

Pode descolorir a ponta do cabelo grávida?

Descolorir as pontas do cabelo na gravidez Já se foi o tempo em que não era permitido pintar os cabelos na gravidez. Atualmente, existem muitos produtos que têm as suas fórmulas liberadas para gestantes. Por isso, se você quer descolorir as pontas do cabelo na gravidez, saiba que é permitido.

Como usar os cabelos pintados durante a gravidez?

  • Assim, reunimos alguns mitos, cuidados e verdades com os cabelos pintados, durante a gravidez. Ainda que a ciência tenha apontado, recentemente, para a inexistência de riscos associados ao uso de tinturas capilares durante a gestação, é preciso lembrar que grande parte dos produtos disponíveis no mercado continua a conter algum tipo de químico.

Por que não pintem o cabelo durante a gravidez?

  • No geral, não é recomendado que as grávidas pintem o cabelo. Isso vale principalmente para a raiz, pois a química da tintura pode ser levada para a corrente sanguínea. Entretanto, é importante dizer que existem diversas alternativas. As luzes, por exemplo, são liberadas a partir da 12º semana de gravidez.

Qual a química das tintas de cabelo na gravidez?

  • A Organização de Serviços de Informação sobre Teratologia (Otis, na sigla em inglês), uma rede internacional que divulga dados sobre possíveis riscos na gravidez, afirma que não há relatos de que tinturas de cabelo tenham provocado mudanças na gestação. O órgão ressalta também que muito pouco da química das tintas é de fato absorvido pelo corpo.

Quando é mais seguro pintar o cabelo após a gestação?

  • O mais seguro é voltar a pintar o cabelo depois dos 3 primeiros meses de gestação, ou seja, a partir das 12 semanas. Alguns médicos falam mesmo em 16 semanas. Isso porque é durante esta primeira fase que todos os músculos e órgãos do bebé estão em formação acelerada e passíveis de mutações que queremos evitar.

Qual a melhor tinta para pintar o cabelo na gravidez?

O mais recomendado são produtos sem amônia, como o Tonalizante Soft Color e também a Tintura Biggen. É recomendável também produtos que não contenham metais pesados, como o chumbo. Com tonalizante as recomendações não são diferentes, por isso, verifique os componentes antes de utilizar.

O que acontece se eu pintar o cabelo durante a gravidez?

“Não recomendo pintar o cabelo durante a gravidez. A tinta pode conter substâncias que são teratogênicas [tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez]. E não há estudos quanto a segurança em grávidas.

Qual tipo de tinta de cabelo gestante pode usar?

A partir do 3º mês (12 semanas) o médico pode liberar o uso de tintas sem amônia e sem água oxigenada, ai a grávida pode pintar o cabelo, mas em mechas longe da raiz do cabelo.

Quais as tintas de cabelo que não contém amônia e chumbo?

Além de ser uma tintura natural a base de nutrientes retirados de ervas, flores e frutos a Natucor não possui o chumbo. · É uma tintura que não causa alergias. A Natucor é uma tintura ótima para quem possui alergias à água oxigenada e amônia, o que é muito comum.