Todas as afirmativas a seguir relacionam-se ao modernismo na sua primeira fase exceto

Tem-se que de forma magnífica, Oswald de Andrade, considerado o poeta irreverente por excelência, ao criticar a sintaxe exacerbada, predominantemente dominante em estéticas passadistas, como é o caso do Parnasianismo, cria, ele próprio, um novo verbo: o verbo crackar, conjugando-o em todas as pessoas gramaticais, só que de forma contundentemente crítica, ainda que expresso pelas entrelinhas do poema. Dessa forma, apoia-se num dos marcantes fatos históricos – a quebra da Bolsa de valores de Nova Iorque. Ao trabalhar as pessoais gramaticais, sobretudo no que se refere à primeira e à segunda (eu empobreço/tu enriqueces), o autor, de forma magistral, alude ao fato de que os investidores, atraídos pela valorização das ações, arriscavam todo o capital de que dispunham em prol de um negócio “aparentemente” atraente.

Ainda trabalhando a mesma temática, notamos que por meio de um instinto bastante crítico aos traços ideológicos de outros estilos de época, Oswald de Andrade incorpora em sua criação o uso de uma linguagem voltada para o prosaico, para o vulgar, como é o caso dos vocábulos “escafedem”, ”sarado”, “azula”.

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REVISÃO – Literatura Brasileira – Modernismo 01. (ENEM) Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros modernistas a) buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais. b) defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita, afetando a criação artística nacional. c) representavam a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a prática educativa. d) mantiveram de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade artística ligada à tradição acadêmica. e) buscaram a liberdade na composição de suas figuras, respeitando limites de temas abordados. 02. (ITA) Assinale a melhor opção, considerando as seguintes asserções sobre Fabiano, personagem de Vidas Secas, de Graciliano Ramos: I) Devido às dificuldades pelas quais passou no sertão, tornou- se um homem rude, mandante da morte de vários inimigos seus. II) Comparava-se, com orgulho, aos animais, pois era um homem errante que vivia fugindo da seca. III) Sentia-se fraco para exigir seus direitos diante de patrões e autoridades, por isso não se considerava um homem, mas um bicho. Está (ão) correta(s): a) Apenas a I. b) Apenas a III. c) I e III. d) Apenas a III. e) I e III. 03. (PUCCAMP) Sobre José Lins Rego, é correto afirmar que: a) se definiu, certa vez, como “apenas um baiano romântico e sensual”, assumindo-se como contador de histórias de pescadores e marinheiros de sua terra. b) retratou em sua obra a dura relação entre o homem e o meio, em especial a condição subumana do nordestino retirante. c) sempre se declarou escritor espontâneo e instintivo, consciente de que sua obra continha muito de sua experiência pessoal em regiões da Paraíba e de Pernambuco. d) escreve a saga da pequena burguesia depois de 1930, num tom leve e descontraído de crônica e costumes. e) é considerado mais por ter publicado a obra marco da literatura social nordestina, A Bagaceira, do que pelos méritos de grande escritor. 04. (PUCCAMP) A leitura de romances como Vidas Secas, São Bernardo ou Angústia permite afirmar sobre Graciliano Ramos que: a) sua grande capacidade fabuladora e o tom lírico de sua linguagem servem a uma obra dominada pelo impulso, em que se mesclam romantismo e realismo, poesia e documento. b) sua obra transcende as limitações do regional ao evoluir para uma perspectiva universal, ao mesmo tempo que sua expressão parte para o experimentalismo e para as invenções vocabulares inovadoras. c) sua obra, preocupada em fixar os costumes e falas locais do meio rural e da cidade, é um registro fiel da realidade nordestina, quase um documento transfigurado em ficção. d) sua obra, toda condicionada pela realidade humana e social de uma árida região de coronéis e cangaceiros, apresenta uma narrativa linear, mas de linguagem exuberante, própria dos grandes contadores de história. e) tanto o enfoque trágico do destino do homem ligado às raízes regionais quanto a análise dos conflitos existenciais do homem urbano conferem uma dimensão universal à sua obra. 05. (UEL-PR) As reações negativas do público à Semana de Arte Moderna refletem: a) a fixação do espírito brasileiro no propósito de menosprezo das criações nacionalistas. b) a possibilidade do futuro fracasso do Modernismo como movimento estético literário. c) a aversão dos autores em se comunicar com o público presente no Teatro Municipal de São Paulo. d) a preferência pelas manifestações artísticas já cristalizadas nas linhas do academicismo. e) o pouco amadurecimento dos autores para propostas de vanguarda. 06. (FMTM-MG) A literatura das duas primeiras décadas do século XX pode ser chamada “eclética” porque: a) convivem, na época, diversas correntes estéticas. b) estavam vivos os melhores poetas parnasianos. c) há o domínio da prosa sobre a poesia. d) amadurecem as idéias que preparam o Modernismo. e) a prosa se volta para a problemática das regiões brasileiras. 07. (UFRGS-RS) O sapo-tanoeiro Parnasiano aguado, Diz: – ‘Meu cancioneiro É bem martelado… O poema “Os sapos”, de Manuel Bandeira, pertence ao primeiro momento do Modernismo brasileiro, em que ocorreu uma tomada de posição contra: a) a expressão de sentimentos, o culto de temas clássicos, a atitude impessoal e erudita do poeta. b) a interferência emocional do poeta, a linguagem classicizante, as rimas ricas. c) o culto de rimas ricas, o metro perfeito, a expressão classicizante. d) a ênfase oratória, as atitudes sentimentais, a poesia pessoal. e) a poesia de expressão pessoal, a linguagem menos rigorosa, a ausência de rimas. 08. (Unifran-SP) O Modernismo no Brasil revolucionou as normas literárias, perdurando por várias décadas. Assinale a alternativa que apresenta declarações concernentes a esse movimento. a) Na primeira fase do movimento, surgiram grandes poetas, mas destaca-se especialmente o chamado “romance revolucionário” ou “romance modernista”. b) Oswald de Andrade, escritor e poeta paulista, foi um dos autores mais marcantes da segunda fase. Seu texto foi dos mais inovadores e corrosivos da estética regionalista. c) A primeira fase do movimento foi marcada pela desintegração da linguagem tradicional devido à busca da expressão regional e à adoção das conquistas de vanguarda. d) Apesar das inovações, esse movimento prendeu-se à concepção tradicional de literatura, esquecendo a história da atualidade e fixando-se em valores do passado. e) Esse movimento foi iniciado com a Semana de Arte Moderna em 1922, englobando várias artes: literatura, música, pintura e escultura. O polo principal foi São Paulo, na época já um florescente parque industrial. 09. (PUC-RS) Todas as afirmativas a seguir relacionam-se ao Modernismo na sua primeira fase, exceto: a) Os movimentos de vanguarda europeus, a brutalidade da Primeira Guerra Mundial, dentre outros fatores, favoreceram a busca por uma estética desvinculada de quaisquer dogmatismos. b) No Brasil, os movimentos primitivistas foram uma resposta à busca da expressão nacional. c) A conjunção entre primitivismo do folclore e universo urbano foi uma possibilidade modernista. d) As inovações de ordem temática e formal permitiram a delimitação clara entre prosa e poesia modernistas. e) A paródia aos textos e estilos consagrados da literatura brasileira é uma das possibilidades modernistas. 10. (UEL-PR) As reações negativas do público à Semana de Arte Moderna refletem: a) a fixação do espírito brasileiro no propósito de menosprezo das criações nacionalistas. b) a possibilidade do futuro fracasso do Modernismo como movimento estético literário. c) a aversão dos autores em se comunicar com o público presente no Teatro Municipal de São Paulo. d) a preferência pelas manifestações artísticas já cristalizadas nas linhas do academicismo. e) o pouco amadurecimento dos autores para propostas de vanguarda. Gabarito 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 A E C E D A C C D D

São características da primeira fase do Modernismo exceto?

São características da primeira geração modernista, exceto: *A)Uso de versos livres e brancos. B)Subjetivismo e busca pelo "eu interior" C)Valorização do cotidiano. D)Caráter anárquico.

Quais são as características da primeira fase do Modernismo?

Primeira geração modernista (1922-1930) Tem início com a Semana de Arte Moderna, em 1922, e possui as seguintes características: Releitura crítica dos símbolos da nacionalidade. Liberdade de criação. Antiacademicismo.

Quais as principais características da primeira fase do Modernismo Brainly?

Renovações artísticas; Ironia, sarcasmo e irreverência; Caráter anárquico e destruidor; Uso de versos livres e brancos.

O que foi a primeira fase do Modernismo?

A primeira fase do modernismo brasileiro, ou primeira geração modernista no Brasil, é como ficou conhecido o período da literatura nacional que foi de 1922 (seu marco inicial foi a Semana de Arte Moderna) a 1930. As obras dessa fase são caracterizadas pelo seu caráter inovador, antiacadêmico e nacionalista.

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