Treinar o mesmo músculo dia sim dia não

Nesses 11 anos orientando treinamentos, percebi que essas perguntas são frequentes entre praticantes de exercícios e mais ainda entre os que estão querendo iniciar.

Para uma das perguntas a resposta é sim, a outra é não e a terceira depende, rsrs. Não necessariamente nessa ordem!

Mas vou explicar todas elas, por partes, para desenrolarmos essa confusão e você entender alguns aspectos importantes sobre treinamento, intervalos e como nosso organismo funciona.

Treinar todos os dias faz mal?

Se algum dia você ouviu isso de alguém, eu posso te afirmar que essa pessoa que disse é preguiçosa e está “argumentando” sem nenhum embasamento técnico, para benefício do seu próprio comodismo.

Portanto, muito cuidado com essas e outras “dicas” que você ouve por aí, principalmente na internet, de pessoas sem formação em educação física. Você pode ficar tranquilo: treinar todos os dias não faz mal à saúde!

Se você parar 1 minuto para pensar, faça a si mesmo essa pergunta: como uma atividade (exercícios) que proporciona centenas de benefícios, para todos os sistemas e partes do corpo humano, pode fazer mal se praticada com frequência?

O que faz mal fazer todos os dias é ingerir bebida alcoólica, fumar, ingerir quantidades absurdas de sal, gordura, açucares e deixar seu corpo vegetando na frente da televisão ou computador.

Mas o corpo não precisa de descanso?

Sim, precisa, e é justamente isso que acaba gerando um pouco de confusão e interpretação errada dessa informação, levando algumas pessoas a acreditarem que não se pode fazer exercícios todos os dias.

Alguns aspectos importantes tem que ser esclarecidos sobre o descanso:

O descanso principal é da musculatura que foi exercitada.

Por exemplo: se você se exercita todos os dias, vai ter pelo menos 2 ou 3 treinos diferentes, nos quais trabalhará alguns grupos musculares distintos em cada treino.

Assim você estará fazendo um rodízio, enquanto exercita alguns grupos os outros estarão descansando.

Neste ponto é importante saber quais músculos estão sendo exercitados em cada exercício, para poder fazer o rodízio.

O professor é quem pode e deve te orientar nesses detalhes de seleção de exercícios para cada sessão e divisão de grupos musculares.

Por outro lado, se você treina em dias alternados, dependendo da questão número 2 abaixo, até pode fazer todos os grupos musculares no mesmo dia.

As horas necessárias para o descanso da musculatura são proporcionais ao volume e intensidade do treinamento.

Para você ter uma visão geral, o termo “volume”, no treinamento de força, é empregado à quantidade de séries e exercícios para um mesmo grupo muscular.

Você pode ter um volume de treino para a região anterior da coxa de 12 séries, que podem ser divididas em 4 exercícios de 3 séries, por exemplo.

O termo “intensidade” é empregado à quantidade de repetições, cargas e intervalos dos exercícios, que estão relacionados entre si.

Você pode fazer um treino visando aumento de força, que utilizará cargas maiores, consequentemente menos repetições e também um maior intervalo entre as séries para a recuperação, por exemplo. Isto seria um treino mais intenso.

No treinamento aeróbio, o raciocínio de emprego desses termos é parecido, mudando somente as variáveis.

O volume é utilizado para determinar as distâncias e quantidade de sessões de treinamento. Você pode correr um volume de 30km semanais, divididos em 3 sessões de 10km, por exemplo.

Já a intensidade é empregada à velocidade da corrida e também os intervalos, se for um treino em circuito ou intervalado.

Essas variáveis, velocidade e intervalo, também estão relacionadas entre si, para determinar a intensidade. Maiores velocidades e menores intervalos = maior intensidade.

Esses conceitos de volume e intensidade foram apresentados de uma maneira bem geral, para você ter uma idéia do que se trata e poder relacionar com esse aspecto – tempo de descanso muscular -, pois ainda existem outras variáveis envolvidas, como nível de condicionamento físico e fatores genéticos.

O cruzamento dessas variáveis que vai definir o quanto intenso ou volumoso é um determinado treinamento para cada pessoa.

Quanto mais volumoso e/ou intenso maior o tempo de descanso necessário para a musculatura se recuperar. Às vezes 24h, 48h, 72h ou até mais.

Se você treinar todos os dias e com maior volume e/ou intensidade, fará um rodízio de grupos musculares para respeitar essa quantidade de horas necessárias para recuperação.

Se treinar dia sim, dia não e com menor intensidade e/ou volume, talvez essas 48h sejam suficientes para recuperação e possa exercitar os mesmos grupos.

Portanto tudo isso é muito relativo e completamente interdependente.

Qualidade nutricional, de sono e nível de hidratação.

Além da frequência e variáveis de treino e ainda fatores biológicos individuais, esses aspectos complementares influenciam diretamente no tempo de descanso e recuperação muscular.

Boas noites de sono, bastante hidratação e uma nutrição adequada ao seu treinamento diminuem o tempo necessário para a recuperação.

O oposto também é verdadeiro, sendo esse, um dos principais motivos de lesões em práticas esportivas, a desproporção entre treinamento e ações de recuperação.

Finalizando essa pergunta, o descanso que o corpo precisa é relativo a esses 3 aspectos. Você sabe pesar todos eles, distribuir conforme as necessidades e manipular as variáveis certas? 

Se não sabe exatamente quando e como, deve procurar orientação profissional.

Devo treinar todos os dias ou 3 vezes por semana é suficiente?

Em muitos casos, a frequência diária de treino é “impossibilitada” pelo aspecto número 3.

Qualidade nutricional, de sono e hidratação precária, que acaba diminuindo a disposição e energia para manter a rotina.

Por que “impossibilitada” entre aspas? Por que só depende de você, e também de algumas orientações pontuais, para melhorar esse aspecto.

Espero que tenha ficado claro que não há problema algum em se exercitar todos os dias. Muito pelo contrário, quanto maior a sua frequência, respeitando os aspectos de organização e descanso dos grupos musculares que comentamos até aqui, mais rápidos e significativos serão os resultados.

Por quê? Pelo simples motivo que a prática leva à perfeição! Não espere aprender a tocar um instrumento ou dominar outra língua sem praticar, e muito! 


Da mesma forma que você não pode esperar ter um excelente desenvolvimento muscular ou condicionamento cardiorrespiratório treinando 3 vezes por semana “na teoria” e uma vez na prática.

Se não é possível se exercitar todos os dias nesse momento, por outras questões, não tem problema. Faça menos vezes na semana, mas faça, e faça o possível e o impossível para manter uma maior frequência.

Pode treinar o mesmo músculo um dia sim um dia não?

Quando o objetivo é resistência ou emagrecimento, não tem problema treinar o mesmo músculo no dia seguinte. Mas é importante reforçar que, se o estímulo vai ser muito frequente, ele deve ser mais baixo do que se você for treinar a região com menos frequência, caso contrário, não há tempo do músculo se recuperar.

Quantas vezes se deve treinar o mesmo músculo por semana?

Treinar o mesmo músculo duas vezes por semana Treinar o mesmo músculo duas vezes na semana é o meio termo entre os dois extremos. Apresenta como principal vantagem que pessoas com qualquer tipo de experiência poderão extrair bons ganhos treinando cada músculo duas vezes.

Porque não treinar o mesmo músculo todos os dias?

Quais são os riscos ao treinar o mesmo músculo todos os dias? Pode ocorrer lesões devido à sobrecarga muscular; Atrapalha o processo de hipertrofia; Sobrecarga em articulações e tendões.

Quantos dias de descanso para treinar o mesmo músculo?

Toda vez que a gente faz um trabalho muscular intenso, de acordo com a literatura, o ideal é que você dê 48 horas de descanso para essa regeneração muscular”, explica Carina. Esse descanso vale para qualquer esporte. “Mas, infelizmente, atletas de alto rendimento praticamente não têm esse descanso de 48 horas.