Uepa o crescimento precipitado das cidades

Leia o resumo Quais são os principais problemas ambientais urbanos?” e resolva os exercícios abaixo.

1. (Enem – 2011) O fenômeno de ilha de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade.

 BARBOSA, R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes urbanos: estudo em microclimas em Maceió. São Paulo: EdUSP, 2005.

O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorre

a) pela reconstrução dos leitos originais dos cursos d’água antes canalizados.

b) pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos.

c) pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios.

d) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades.

e) pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre.

2. (UECE) Considere as seguintes afirmações que tratam do ambiente em grandes centros urbanos:

I. O aumento da temperatura em face do adensamento de construções, do asfaltamento de ruas e avenidas e da rarefação ou ausência de vegetação tende a gerar as “ilhas de calor”.
II. Em geral, a expansão nos grandes centros urbanos brasileiros tem sido realizada em terrenos ambientalmente estáveis e com baixa vulnerabilidade à ocupação.
III. Comumente, as áreas de risco à ocupação correspondem aos fundos de vales, topos de morros e vertentes íngremes.
IV. Parques, áreas verdes e matas ciliares, contribuem para a melhoria do clima urbano, amenizando os gradientes térmicos.

Está correto o que se afirma em
a) I, II, III e IV.
b) I, III e IV apenas.
c) II e III apenas.
d) I, II e IV apenas.

3. (UEPA) O crescimento precipitado das cidades em decorrência do acelerado desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XX produziu um espaço urbano cada vez mais fragmentado, caracterizado pelas desigualdades        e          segregação   espacial, subemprego e submoradia, violência urbana e graves problemas ambientais. Sobre os problemas socioambientais nos espaços urbanos-industriais é correto afirmar que:

a) os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais são grandes desafios das cidades na atualidade.
b) as ações antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial e urbano têm comprometido a qualidade das águas superficiais, sem contudo, alcançar os depósitos subterrâneos.
c) os conflitos sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento de milhões de pessoas do campo para a cidade.
d) a violência urbana, problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda, à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na maioria dos países europeus.
e) a chuva ácida ocorrida nos países ricos industrializados apresenta como consequências, a destruição da cobertura vegetal, alteração das águas, embora favoreça a fertilização dos solos agricultáveis.

Gabarito

1. D

Comentário:

a) A reconstrução dos cursos d’água natural não vão causar problemas ambientais como as ilhas de calor, mas vão atuar no sentido contrário, sendo um benefício, preservando as condições naturais e ambientais.

b) O reflorestamento de áreas verdes vai ser uma das grandes formas de combate à elevação da temperatura que as ilhas de calor vão proporcionar, sendo portanto um minimizador do processo de elevação térmica.

c)  A presença de matérias de reflexão vão sim ser um problema para a incidência das ilhas de calor, só que esses materiais reflexivos são um problema quando a presença desses materiais estão na base, próximo ao solo, e não no topo dos prédios.

d) O solo impermeabilizado vai ser um grande problema causador das ilhas de calor, porque vai aumentar a absorção do calor, tornando o ambiente ao seu redor mais quente.

e)  A construção de vias expressas até poderia ser um problema, pois significa maior asfaltamento, mas o gerenciamento do tráfego não tem incidência nenhuma no controle de temperaturas, uma vez que não evitam a emissão de poluentes.

2. B

Comentário:

I) As ilhas de calor são uma concentração de calor em determinado lugar em relação à sua periferia, fator encontrado principalmente nos centros urbanos, por estes apresentarem justamente adensamento de construções, bastante asfaltamento e ausência de vegetação, que juntos causam a elevação da temperatura.

II) A expansão dos grandes centros urbanos brasileiros não tem sido realizada em terrenos estáveis e com baixa vulnerabilidade à ocupação, pelo contrário, o crescimento desordenado e sem planejamento urbano faz com que o aumento das periferias com casas de baixa qualidade e em áreas de risco seja um fator recorrente nas cidades brasileiras.

III) Os fundos de vales, topos de morros e vertentes íngremes são sim áreas de riscos, pois apresentam grandes possibilidades de acidentes, principalmente na decorrência de chuvas fortes, ou mesmo contínuas de menor intensidade, causando instabilidade no solo, deslizamentos e enchentes.

IV) O reflorestamento e a ampliação de áreas verdes em centros urbanos são boas opções para amenizar os impactos das grandes construções e asfaltamentos que elevam a temperatura, além de servir para melhorar a qualidade do ar, geralmente bastante poluído em grandes centros urbanos.

3. A

Comentário:

a) Os problemas destacados nesta resposta vão ser os grandes causadores dos impactos negativos socioambientais e representam questões bem atuais que a sociedade precisa encarar para a melhoria de vida e recuperação do meio ambiente.

b) As ações antrópicas têm sido grandes responsáveis pelos problemas atuais encontrados no meio ambiente, dentre os quais podemos destacar a poluição das águas, mas não somente as superficiais, como destacada na resposta, mas também dos lençóis freáticos.

c) Os conflitos sociais não estão associados à melhoria em infraestrutura das cidades, mas estão muito mais ligados à falta de infraestrutura e às condições de desigualdade social e qualidade de vida precária. Sem falar que o movimento de mudança do campo para as cidades foi resultado da industrialização, que demandou mão de obra e também pela mecanização do campo. Esse movimento migratório, na maioria das vezes, veio acompanhado de precarização da moradias e das condições dos trabalhadores, principalmente antes das leis trabalhistas.

d) A violência urbana é realmente um grande problema da sociedade atual e realmente tem como marca a má distribuição de renda, mas, apesar de ser contraditório, países que contêm a livre comercialização de armas apresentam índices de violência urbana menores do que os que proíbem, como o caso brasileiro, sem falar que esse problema é de caráter social e não socioambiental, como o pedido na questão, por isso não podendo ser a resposta certa.

e) A chuva ácida realmente apresenta destruição da cobertura vegetal e alteração das águas, mas ela não ajuda a fertilização do solo, pelo contrário: ela pode tornar o solo improdutivo e acelerar o processo de erosão do solo.