Um condutor habilitado com a carta de condução da categoria b+e, pode conduzir:

Um condutor habilitado com a carta de condução da categoria b+e, pode conduzir:

Um condutor habilitado com a carta de condução da categoria B+E, pode conduzir:

A

Tractores agrícolas, com reboque até 6000 kg. de peso bruto do conjunto.

B

Tractores agrícolas, com reboque, com peso bruto do conjunto superior a 6000 kg.

C

Tractores agrícolas, sem reboque, de peso máximo superior a 6000 kg.

Tema Títulos de condução, obtenção, revalidação, responsabilidade civil e criminal, contra-ordenações, cassação

Um condutor habilitado com a carta de condução da categoria b+e, pode conduzir:

Um condutor habilitado com a categoria B, da carta de condução pode conduzir:

A

Máquinas agrícolas sem restrição de peso.

B

Máquinas florestais ligeiras.

C

Tractores com peso bruto de 7.500 kgs.

Um condutor habilitado com a carta de condução da categoria b+e, pode conduzir:

Duarte Oliveira

7 anos, 3 meses atrás

Tudo o que acabe com a denominação de "ligeiros/as", como é o caso da opção B, pode ser conduzido pelo portador da carta de condução da categoria B?
Se for portador da carta de condução da categoria B, os tratores que posso conduzir são os que têm peso máximo até 6000 kg, certo?

Um condutor habilitado com a carta de condução da categoria b+e, pode conduzir:

Instrutor

António Bento

7 anos, 3 meses atrás

Duarte,
Com a categoria B pode conduzir qualquer veículo que seja ligeiro (máquinas industriais ligeiras, máquinas agrícolas ligeiras, etc.). Em relação aos tratores agrícolas ou florestais pode conduzir até ao peso máximo do conjunto de 6000 kg. A resposta certa é a B.

Novo Comentário

Para poderes comentar necessitas de ter uma conta no site e estar devidamente autênticado.

Um condutor habilitado com a carta de condução da categoria b+e, pode conduzir:
Autopédia

Tenho carta de condução da categoria B. O que posso conduzir?

É uma das questões que mais dúvidas levantam entre os condutores com a carta de condução da categoria B. Mas não tem de ser assim.

  • Publicado há 2 anos

Um condutor habilitado com a carta de condução da categoria b+e, pode conduzir:

O que posso conduzir com carta de condução de ligeiros? Posso conduzir motociclos ou atrelar um reboque? Estas são algumas das questões que mais dúvidas levantam entre os condutores com a carta de condução da categoria B. Mas não tem de ser assim.

Para saber o que se pode conduzir com a carta de condução de categoria B, basta procurar o enquadramento legal no Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir do Decreto-Lei n.º 138/2012, de 05 de julho.

E de acordo com este Decreto-Lei n.º 138/2012, mais concretamente o artigo 3.º do Anexo do Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, quem for titular da carta de condução da categoria B pode conduzir veículos das categorias B e B1, bem como das categorias AM e A1, ainda que estas últimas com condicionantes.

VEJAM TAMBÉM: Este é o novo modelo de carta de condução. Que novidades traz?

Um condutor habilitado com a carta de condução da categoria b+e, pode conduzir:
Verso do novo modelo de carta de condução. IMT

Quem tem carta de condução da categoria B está habilitado a conduzir os seguintes veículos:

Motociclos

Desde que a idade do condutor seja igual ou superior a 25 anos (ou, não o sendo, se for titular da categoria AM ou de licença de condução de ciclomotores) e que a cilindrada do motociclo não seja superior a 125 cm3, a potência máxima não ultrapasse os 11 kW e a relação peso-potência não supere os 0,1kW/Kg.

Recorde-se que de acordo com as alterações promovidas no Decreto-Lei n.º 102-B/2020, descritas no artigo 107.º, passam a ser considerados motociclos os “veículos dotados de duas rodas, com ou sem carro lateral, com motor de propulsão com cilindrada superior a 50 cm3, no caso de motor de combustão interna, ou que, por construção, excedam em patamar a velocidade de 45 km/h ou cuja potência máxima exceda 4 kW”.

Triciclos

Desde que a idade do condutor seja igual ou superior a 25 anos (ou, não o sendo, se for titular da categoria AM ou de licença de condução de ciclomotores) e que a potência não ultrapasse os 15 kW.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 102-B/2020, são classificados como triciclos “os veículos dotados de três rodas dispostas simetricamente, que por construção, excedam em patamar a velocidade de 45 km/h, ou tenha motor de propulsão cuja potência máxima exceda 4 kW, ou tenha uma cilindrada superior a 50 cm3, no caso de motor de ignição comandada, ou de 500 cm3 no caso de motor de ignição por compressão”.

Ciclomotores de duas ou três rodas

Caso o motor não tenha uma cilindrada superior a 50 cm3, no caso de ser de combustão interna, ou cuja potência nominal máxima não seja superior a 4 kW.

No caso dos ciclomotores de três rodas, a potência máxima não pode exceder 4 kW e a cilindrada não pode ser superior a 50 cm3 tratando-se de motor de ignição comandada, ou de 500 cm3 no caso de motor de ignição por compressão.

A NÃO PERDER: Mudei a morada fiscal, é preciso alterar a morada da carta de condução?

São exceção os velocípedes a motor, de motor de ignição comandada, de cilindrada não superior a 50 cm3, ou com motor de combustão interna cuja potência útil máxima não seja superior a 4 kW, ou cuja potência nominal máxima contínua não seja superior a 4 kW, se o motor for elétrico.

Quadriciclos

Desde que a massa máxima sem carga não exceda os 450 kg ou 600 kg, conforme se destine ao transporte de passageiros ou mercadorias, respetivamente. No caso de se tratar de um quadriciclo elétrico, o peso das baterias não entra nestas contas, como surge descrito no Decreto-Lei n.º 102-B/2020.

As Moto4, que tantas questões costumam levantar, inserem-se nesta categoria, pelo que podem ser conduzidas por condutores habilitados com carta de condução das categorias B ou B1.

Automóveis ligeiros

São considerados automóveis ligeiros os “veículos a motor com massa máxima autorizada não superior a 3500 kg, concebidos e construídos para transportar o máximo de oito passageiros, excluindo o condutor”.

A estes ainda pode ser atrelado um reboque com massa máxima autorizada não superior a 750 kg, desde que a massa máxima do conjunto assim formado não exceda os 3500 kg.

VEJAM TAMBÉM: Como verificar quantos pontos tens na carta de condução?

Tratores agrícolas ou florestais simples

Os portadores da carta de condução da categoria B podem ainda conduzir tratores agrícolas ou florestais simples ou com equipamentos montados desde que a massa máxima autorizada do conjunto não exceda 6000 kg, máquinas agrícolas ou florestais ligeiras, motocultivadores, tratocarros e máquinas industriais ligeiras.

Contudo, a partir de agosto de 2022, quem quiser estar habilitado a conduzir veículos agrícolas “tem de comprovar a realização, com aproveitamento, da ação de formação COTS (Conduzir e operar com o trator em segurança) ou da equivalente UFCD.

E autocaravanas, posso conduzir?

Sim, desde que o peso bruto não seja superior a 4250 kg. De acordo com o Decreto-lei n.º 138/2012 acima citado, mais concretamente graças ao ponto 2 do artigo 21º, “a condução de veículos com massa máxima autorizada superior a 3500 kg e até 4250 kg pode ser exercida por titulares de carta de condução da categoria B com mais de 21 anos e pelo menos 3 anos de habilitação”.

A NÃO PERDER: Afinal que selos são obrigatórios no vidro do carro?

Contudo, há duas obrigações a cumprir: estes veículos têm de destinar-se “exclusivamente a fins de recreio ou a ser utilizados para fins sociais prosseguidos por organizações não comerciais” e não podem permitir “o transporte de mais de nove passageiros, incluindo o condutor, nem de mercadorias de qualquer natureza que não as indispensáveis à utilização que lhes for atribuída”.

Artigo atualizado dia 6 de abril de 2021, às 13h07

Sabe responder a esta?

Em que ano foi revelado o Porsche C88?

Mais artigos em Autopédia

  • Notícias
  • Testes
  • Autopédia
  • Clássicos
  • Crónicas
  • Opinião

  • Quem Somos
  • A nossa equipa
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos