Uma das funções da água presente no organismo dos seres vivos

A fórmula é simples: uma molécula de água é feita pela ligação de dois átomos de hidrogênio a um de oxigênio: H20. Ainda assim, são tantos tipos de água no mercado, que, muitas vezes, o consumidor fica confuso. Confira aqui:

 

 

Os benefícios de beber água

Como 70% do nosso corpo é composto por água, manter-se hidratado é essencial para o funcionamento correto das funções de todo o nosso organismo. Segundo o Guia Alimentar Para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a quantidade ideal de água a ser consumida varia conforme a idade e o peso da pessoa, mas, em média, o valor se mantém em aproximadamente 2 litros diários para adultos. 

 

Para extrair todos os benefícios da hidratação, é essencial garantir que você  possível. Ou seja: bebendo o líquido puro, aromatizado com frutas, em chás, sucos naturais ou até mesmo por meio de frutas. Entre os benefícios para o corpo, está comprovado que a água:

  • Regula a temperatura corporal
  • Auxilia na desintoxicação do corpo
  • Ajuda na absorção de nutrientes de outros alimentos
  • Deixa a pele mais bonita e hidratada
  • Auxilia no metabolismo celular, contribuindo para o emagrecimento
  • Previne o aparecimento de pedras nos rins
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Facilita a digestão de refeições

 

Os tipos de água existentes

Podemos encontrar diversos tipos de água na natureza e eles são diferenciados de acordo com seu local de origem. Explicamos aqui quais são os tipos de água adequados para o consumo humano. 

 

Água potável 

É o tipo de água que podemos consumir e é distribuída através das nossas torneiras. Ela é tratada e suas principais fontes de origem são riachos ou mananciais. Para ser caracterizada como livre de impurezas, a água potável precisa ser captada de uma fonte limpa e ter passado por um processo de tratamento. 

 

Água mineral

É o tipo que possui maior quantidade de minerais em sua composição. Ela pode vir de uma fonte natural, mas as comercializadas podem ser mineralizadas artificialmente ao receberem minérios dissolvidos e outras espécies químicas em seu preparo. A água mineral natural costuma passar por diversos caminhos e regiões profundas. 

 

Água doce

A água doce é encontrada em rios e lagos, mas não pode ser consumida imediatamente. Antes, é preciso passar por um processo de filtragem de bactérias, seja através de fervura ou outro método de tratamento. 

 

Água filtrada

A água filtrada passa por uma série de processos para retirada de sujeiras e impurezas. Todos os tipos de água citados acima podem ser filtrados, o que torna o consumo ainda mais seguro. 

 

O caminho da água no nosso organismo

A água tem sua jornada dentro do corpo humano. Esse caminho começa no momento em que nosso cérebro avisa que precisa de água, quando sentimos sede, e vai desde a ingestão, a partir da boca, até chegar ao intestino delgado, passando pelo esôfago e o estômago.

 

Listamos aqui 5 bons motivos para incentivar você a beber mais água todos os dias. 

Nosso corpo não é capaz de armazenar água, portanto, depois do consumo, ela é distribuída por todo o nosso organismo. Um copo d'água leva em torno de 30 a 60 minutos para percorrer todo o seu caminho, deixando um pouco de sua fórmula no sangue, que irá disseminar seus benefícios para todos os órgãos e músculos. 

 

Lembre-se de ficar bem hidratado durante o dia, principalmente se você realiza muitas atividades que mantêm o corpo em movimento e com perda constante de líquidos. Caso contrário, tenha sempre à mão um copo ou uma garrafa de água e beba sempre que sentir sede. Seu corpo agradece e os benefícios serão notados, desde a sua pele até o seu desempenho nos esportes. 

Alternativa “d”. A água dissolve uma grande quantidade de substâncias, por isso é considerada um solvente universal. Ao dissolver substâncias em nosso corpo, ela garante a disponibilidade de produtos para célula, além de tornar o ambiente adequado para a realização de reações químicas.

A molécula de água é composta por hidrogênio e oxigênio (H20) e está presente na Terra nos estados sólido, líquido e gasoso. Em nosso planeta, ocupa cerca de 70% de toda a superfície além de estar nos lençóis freáticos muito abaixo do solo. A água é de suma importância para os seres vivos mais diversos desde os microscópicos até as plantas.

A vida na Terra é originária de meios líquidos na Terra primitiva. Além disso, a água tem importância econômica e ambiental.

Dentro dos seres vivos, a água é indispensável. Um recém nascido humano tem cerca de 2,4 quilos de água e apenas cerca de 600 gramas de outros componentes. Isso se explica pelo fato do meio de desenvolvimento do feto ser aquoso dentro de sua mãe.

Um humano adulto tem cerca de 60% do seu corpo composto por água. Esta água está presente de várias formas como na urina, no sangue, no suor e em substâncias presentes em vários órgãos. Além disso, até mesmo nos ossos está presente uma grande quantidade de água.

O sangue é responsável por circular oxigênio para os pulmões, substâncias para órgãos diversos, transporta gás carbônico além de ajudar no combate a infecções em todas as áreas do corpo.

As substâncias no corpo humano são bem dissolvidas na água e servem para realizar várias funções. As células também apresentam um meio aquoso e necessitam da água para continuarem hidratadas.

Nas plantas, a seiva também é rica em água e transporta todos os nutrientes necessários. Basicamente, há duas seivas: uma vai da raiz para as folhas e outra vai da raiz para as outras partes. A seiva é uma reunião de água com sais minerais e outras substâncias que são retiradas do solo pelas raízes.

Os seres humanos estão constantemente ganhando e perdendo água assim como os outros seres. Ganhamos água não só quando bebemos, mas também quando ingerimos alimentos. Por exemplo, maçã, laranja e limão são exemplos de alimentos que possuem grandes quantidades de água. A perda da água se dá pela excreção de fezes e urina, além da transpiração (suor).

Esta perda de água pode levar à morte quando feita em grandes quantidades sem reposição. Caso um humano perca cerca de 10% da água de seu corpo pode correr grandes riscos de ficar com graves danos, sendo alguns destes danos até mesmo permanentes. Caso perca 20% ou mais, os órgãos param de funcionar e causa a morte do indivíduo.

Vários animais e plantas conseguem realizar mecanismos diversos para economizar água e regular a perda. Cobras e lagartos conseguem sobreviver em locais com pouquíssima água assim como cactos e plantas suculentas. No caso da cobra e dos lagartos, há escamas que protegem todo o seu corpo impedindo a perda de água em excesso.

O corpo dos insetos é revertido por uma casca dura que impede a perda de água e as plantas como os cactos têm caules firmes e duros.

Qual a função da água presente no organismo dos seres vivos?

Mais de 70% do corpo humano é composto de água. Ela ajuda a hidratar, a levar os nutrientes, como oxigênio e sais minerais até as células, além de expulsar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina.

Quais são as funções da água no corpo humano Brainly?

Principais funções da água no corpo humano: - Atua como solvente de líquidos do corpo humano; - Executa a regulação da temperatura corporal, principalmente no processo de transpiração. - Aga como importante lubrificante em diversos órgãos e outras partes do corpo.

Quais são os benefícios da água para o ser humano?

Quais os benefícios da água para o nosso corpo?.
Regula a temperatura corporal;.
Auxilia na desintoxicação do corpo;.
Ajuda na absorção de nutrientes provenientes de outros alimentos;.
Hidrata a pele e evita o surgimento de acne;.
Combate a retenção de líquido e favorece a perda de peso;.