Uma volta ao Sol e um ano

O Movimento de Transla��o de um planeta, � o movimento que ele realiza em torno do Sol. A humanidade levou muito tempo para aceitar a id�ia de que a Terra e os demais planetas do Sistema Solar se movem em torno do Sol.

Galileu Galilei foi quem primeiro afirmou com convic��o que o Sol fica no centro do Sistema Solar e que a Terra e os demais planetas se movem em torno do Sol. Ele foi submetido a julgamento pela divulga��o de suas id�ias. Para n�o ser queimado vivo, viu-se obrigado a desmentir tudo atrav�s de uma confiss�o p�blica. Mesmo assim, foi condenado por heresia, permanecendo em pris�o domiciliar at� o fim de sua vida.

Isaac Newton, estabeleceu a Lei da Gravita��o Universal, que atribui a causa dos movimentos planet�rios a uma for�a de intera��o entre os planetas.

De acordo com a Primeira Lei de Kepler, a trajet�ria descrita pela Terra e demais planetas em torno do Sol � el�ptica e n�o circular. O Sol ocupa um dos focos dessa elipse.

Assim, a dist�ncia da Terra ao Sol varia com o tempo e portanto, a velocidade da Terra em torno do Sol n�o � sempre a mesma. No entanto, podemos obter a velocidade m�dia da Terra em torno do Sol considerando a dist�ncia m�dia da Terra ao Sol e o tempo gasto pela Terra para dar uma volta em torno do Sol.

Aproximando a �rbita da Terra para um c�rculo (o que � muito razo�vel, pois a elipcidade da �rbita da Terra � muito pequena), podemos obter o m�dulo da velocidade linear da Terra em fun��o do seu movimento de transla��o pela equa��o:

Uma volta ao Sol e um ano

Quando a Terra est� mais pr�xima do Sol (R = 147.100.000 km),encontramos para a sua velocidade devido ao movimento de transla��o 30,2 km/s (108.720,7 km/h). Quando a Terra est� mais distante do Sol (R = 152.100.000 km), a velocidade obtida � de aproximadamente 109.040 km/h.


As esta��es do ano s�o uma conseq��ncia do movimento de Transla��o da Terra.

Embora as esta��es do ano estejam relacionadas com o movimento de transla��o, n�o quer dizer que seja ver�o numa regi�o porque a Terra est� mais pr�xima do Sol. Sabemos que numa mesma �poca do ano � ver�o num hemisf�rio e inverno no outro. Na verdade, temos que estar atentos para a inclina��o da Terra. As esta��es do ano est�o relacionadas com a inclina��o do eixo de rota��o da Terra em rela��o � sua �rbita. Se observarmos bem, perceberemos que o Sol n�o "nasce" sempre no mesmo local. Ao longo do ano ele muda ligeiramente de posi��o. No caso do hemisf�rio Sul, de Leste para o Norte com a proximidade do inverno e de Leste para o Sul com a proximidade do ver�o. A trajet�ria descrita pelo Sol na esfera celeste ao longo do ano � chamada de Ecl�ptica. A inclina��o dessa trajet�ria em rela��o ao equador � de aproximadamente 230.

Em fun��o dessa inclina��o, a medida que a Terra se move em torno do Sol, os raios solares incidem mais diretamente num hemisf�rio que no outro. O hemisf�rio que recebe mais luz durante o dia, se aquece mais e por isso � ver�o nesse hemisf�rio e inverno no outro.

No equador, n�o h� muita mudan�a na inclina��o dos raios solares durante o ano e nenhuma mudan�a nas horas de Sol. Por isso, as esta��es s�o muito parecidas. Conforme a regi�o fica mais afastada do equador, mais acentuadas s�o as esta��es do ano. Na figura 1 pode-se visualizar a trajet�ria da Terra no seu Movimento de Transla��o.

Uma volta ao Sol e um ano

Fig. 1: Esta��es do ano � e

Veja na tabela abaixo, a dura��o dos dias e das noites em diferentes datas do ano. Pode-se perceber que dependendo da �poca do ano h� diferen�a na dura��o do dia e da noite em fun��o da inclina��o do eixo de Rota��o da Terra em rela��o ao Sol.

DATA 21 DE MAR�O 22 DE JUNHO 23 DE SETEMBRO 22 DE DEZEMBRO
HEMISF.SUL dia e noite de 12 h dia mais curto dia e noite de 12 h dia mais longo
HEMISF.NORTE dia e noite de 12 h dia mais longo dia e noite de 12 dia mais curto
P�LO NORTE 24 h de crep�sculo 24 h de luz 24 h de crep�sculo 24 h sem luz
P�LO SUL 24 h de crep�sculo 24 h sem luz 24 h de crep�sculo 24 h de luz

De acordo com a tabela, para o Hemisf�rio Sul, de mar�o at� junho os dias (n�mero de horas com luz solar) ficam cada vez menores e as noites mais longas, sendo o dia 22 de junho, o mais curto do ano (horas de sol) chamado do Solst�cio de Inverno. De junho at� dezembro, os dias v�o ficando mais longos e as noites mais curtas, sendo que em 23 de setembro, temos o Equin�cio de Primavera, quando o dia e a noite duram 12 horas.

A figura abaixo mostra as posi��es do Sol, na ecl�ptica, nos equin�cios e nos solst�cios.

Uma volta ao Sol e um ano

Fig. 2: Posi��es do Sol na ecl�ptica � e

Quanto equivale uma volta ao Sol?

Uma translação completa ao redor do Sol leva 1 ano sideral ou 365,256363 dias solares a uma velocidade orbital média de 29,78 km/s.

O que significa dar uma volta ao Sol?

Um aniversário é o tempo de uma volta completa da Terra em torno do Sol, o que chamamos de período de translação da Terra, o tempo formado por 365 dias e 6h, 9min e 10s.

Qual é a duração do movimento de translação?

O movimento de translação acontece quando a Terra completa uma volta ao redor do Sol. Ele dura, aproximadamente, 365 dias e seis horas.

Qual é a translação do Sol?

Nosso Sol descreve uma órbita praticamente circular em torno da Via Láctea e sua velocidade de translação é de 225 km por segundo. Para dar uma volta completa ao redor do centro da Galáxia o Sol leva aproximadamente duzentos milhões de anos.