Veja uma das fotografias com legenda que compõem a fotorreportagem além de imperador

Qual a função da fotografia na fotorreportagem?

Fotorreportagem é um gênero do fotojornalismo que tem o objetivo de registrar o decorrer de um acontecimento real e das pessoas envolvidas nesse fato. Normalmente as imagens de uma fotorreportagem são acompanhadas de pouco texto, seja ele introdutório para cada imagem, ou legendas que acompanham cada clique.

Que relação existe a fotografia e a legenda?

Na fotografia de imprensa, a legenda faz a relação entre a imagem e o texto, para tratar do fato, indicando espaço e época de forma específica, portanto, a legenda pode trazer mudança de leitura da fotografia. A produção de imagens reflete a forma como as pessoas veem o mundo.

Qual foi a importante figura histórica imperial que foi um dos primeiros fotógrafos do Brasil?

Dom Pedro II ( RJ, 2/12/1825 – Paris, 5/12/1891), um entusiasta da fotografia. Dom Pedro II foi um entusiasta da fotografia, seja como mecenas seja colecionador. Foi o primeiro brasileiro a possuir um daguerreótipo, e, provavelmente, o primeiro fotógrafo nascido no Brasil.

Que importância teve Dom Pedro II para a fotografia no nosso país?

Dom Pedro II foi o primeiro fotógrafo do Brasil. Adquiriu um daguerreótipo aos 14 anos, em 1840, menos de um ano após o anúncio da invenção de François Aragno. A partir de então, entusiasmou-se com a nova forma de registrar imagens, ajudando a difundir a fotografia por aqui.