Vendedor interno o que faz

O vendedor interno, Inside Sales, se popularizou desde o advento da internet e é o símbolo da digitalização de vendas B2B.

Vamos falar mais sobre o tema e caso queria saber mais sobre como montar um time de vendas interno, sugiro ler o nosso conteúdo completo sobre o tema.

Vendedor interno o que faz

O que é um vendedor Interno e qual a sua função?

Um vendedor interno é um profissional da área comercial de uma empresa, da área de vendas, que possui a função de fazer a qualificação dos seus potenciais clientes para vender o seu produto/serviço.

Um profissional de vendas interno atua de dentro da empresa, ele realiza todo o seu trabalho, todo seu processo de vendas de forma remota.

Esse cargo de vendedor interno é muito importante e essencial para uma empresa que deseja estar sempre aumentando as suas vendas, sua receita, pois é um cargo que economiza muito esforço em vista de um vendedor externo, poupando tempo e gastos, o que faz com que esse vendedor consiga se dedicar mais ainda às suas vendas.

Um vendedor interno contribui para otimizar o processo de vendas da sua empresa, utilizando um agregado da tecnologia avançada e suas habilidades de vendas, buscando sempre inovação na forma de realizar a venda remota.

Diferença entre Vendedor Interno e Externo

Um vendedor interno possui uma rotina  que pode ser mais controlada e organizada do que a de um vendedor externo.

O vendedor externo precisa além de suas tarefas regulares, ter disponibilidade e tempo organizado para realizar visitas, encontros com potenciais clientes, e ainda calcular uma margem de erro caso algum desses encontros sejam desmarcados por imprevistos, trânsito, entre outros.

Mas uma venda externa permite muito mais contato direto com um potencial cliente, dando possibilidade ao vendedor de tentar todos os argumentos e habilidades que ele possui para persuadir o cliente a fechar um negócio.

Já o vendedor interno precisa estar muito bem preparado para realizar todo esse trabalho de dentro de um escritório ou home office.

Para esse profissional interno,quanto mais treinamento melhor, assim ele consegue se capacitar sempre e estar preparado para qualquer situação que possa surgir levando em conta que ele precisa resolver tudo de forma remota. 

O contato do vendedor interno pode ser realizado por diversos meios, como ligação, e-mails, redes sociais (como o LinkedIn), mas isso limita bastante o uso de suas habilidades de vendas, por isso ele precisa ser muito bem instruído e ter a maior quantidade de informações sobre o seu potencial cliente possível.

Para assim, realizar uma abordagem com uma comunicação mais personalizada, assertiva e conseguir manter aquele cliente engajado em todos os seus contatos com ele.

Conhecimento do vendedor interno

Conhecimento, qualificação, treinamento, são peças chaves para uma constante evolução dentro do processo de vendas, tanto de forma pessoal quanto profissional.

Um vendedor interno encara muitos desafios ao longo do seu processo de vendas principalmente por realizá-las de forma remota.

Então é fundamental que ele possua características e desenvolva habilidades que o ajudarão a se destacar e se desenvolver dentro do processo.

Conheça sobre o mercado de atuação, sobre o perfil dos seus clientes, e como as empresas que eles trabalham atuam.

Desenvolva suas habilidades de comunicação e escrita visando aperfeiçoar o contato que você tem com um cliente, além de que como é um trabalho remoto e online, um vendedor interno utiliza de muitos canais digitais, escreve muitos e-mails, então a habilidade é super importante.

Esteja sempre aberto a críticas, sugestões, ideias, isso pode te ajudar muito a construir um perfil campeão de vendedor e melhorar o seu processo de vendas.

O conhecimento é essencial para desenvolver novas habilidades, esteja em constante treinamento e com sede de aprender mais. Busque informações, busque por atualidades, para sempre aperfeiçoar a sua abordagem e o seu método de vender.

Liderança de um time de vendas internas

Para desenvolver o papel de um gestor, de um líder de vendas, tanto de forma interna ou externa, um profissional precisa ser destaque e possuir qualidades assertivas para o cargo.

Em vendas internas é preciso muita disciplina e principalmente organização e planejamento para lidar com uma equipe que precisa dar o seu melhor todos os dias apenas de forma interna na empresa.

Desde o início da liderança é preciso estar atento a diversos fatores que contribuem para construir uma equipe de vendas internas de sucesso.

Como desde a etapa de seleção dos profissionais, desde a contratação, é necessário buscar por vendedores e SDRs que tenham um perfil de vendas, que seja adaptável ao modelo de vendas internas e busque por aprendizado constantemente.

Você, como gestor, precisa estruturar muito bem as metas a serem alcançadas, traçar um objetivo, e deixar todas essas informações muito claras para os seus vendedores.

Conheça os seu time de vendas, entenda mais sobre cada um deles, sobre os seus limites e até onde eles podem chegar, isso contribui muito para o desenvolvimento do time como um todo e te auxiliará no estabelecimento das metas de acordo com o que o time é capaz de entregar.

É muito importante promover o autoconhecimento e o treinamento constante da sua equipe, o mercado sofre constantes mudanças e é preciso estar atento a todas elas, então uma equipe bem qualificada consegue lidar com as objeções que possam surgir.

Além disso, monitore as métricas, os KPIs de vendas. É a forma mais segura de acompanhar a evolução do seu time, o dia a dia deles com mais assertividade.

E não se esqueça de um feedback constante aos seus vendedores, eles precisam estar sempre buscando melhorar o desempenho, e com um feedback do gestor eles conseguem identificar melhor os erros e acertos para continuar buscando uma evolução no processo de vendas.

6 dicas para ser um ótimo vendedor interno

1# Organização e planejamento

Tenha organização do seu tempo, de suas tarefas, saiba como priorizá-las para conseguir otimizar o seu trabalho.

Um vendedor organizado consegue ganhar mais tempo, mais eficiência, e otimizar as suas tarefas ao longo do dia e da semana. Quanto mais organização e planejamento melhor.

Um bom planejamento permite visibilidade de todas as suas demandas, permite entender melhor o que é mais importante e assim dividir as suas tarefas e o seu tempo de forma que você consiga ser mais produtivo e alcance mais resultados.

2# O momento certo de contato

Ao estudar as informações que você tem sobre o seu potencial cliente, entenda também como é a rotina de trabalho dele e a sua dinâmica.

Então assim, você consegue analisar quais são os melhores dias e momentos certos para fazer um contato. Por exemplo: uma segunda-feira pode não ser o melhor dia de contato, pois geralmente é um dia inicial de organização da semana e o seu cliente pode ter muitas reuniões.

A partir desse entendimento, procure sempre documentar as suas percepções sobre quais são os melhores momentos para esse contato, e assim você terá todo um esquema planejado, otimizando seu tempo e evitando erros.

3# Agilidade no tempo de resposta

Evite suspense, demora e deixar o seu cliente esperando por uma resposta sua. Pode parecer óbvio mas muitos ainda cometem o erro de deixar o cliente esperando um tempo por uma resposta.

Esteja sempre preparado para responder, de forma objetiva, personalizada como você aprendeu no seu treinamento, para que esse cliente consiga identificar a agilidade do seu processo e a eficiência do seu trabalho.

4# Personalização das suas mensagens

Falamos muito sobre personalizar o seu contato, mas não é atoa, nosso Report Crack The Sales, com mais de 10,5 milhões de interações mostra que as taxas de conversão são muito mais altas quando há personalização das mensagens.

Se não há customização, o comprador ainda recebe uma experiência de compra ruim e não engaja no seu processo.

Seja empático em suas ligações, emails e pelo linkedin, converse com a pessoa,  tudo isso vai convergir para que você tenha uma conversão maior e um resultado muito maior.

De acordo com o nosso Report, as top 3 atividades que mais convertem são as ligações, seguido de contatos via social (Whatsapp) e LinkedIn. E um email com customização converte até 2x mais do que um email automático. Essa habilidade de personalizar o contato precisa ser evidente em um bom vendedor.

5# Saiba utilizar as redes sociais

Como vimos no tópico anterior, entre as 3 atividades de touchpoints que mais convertem estão duas redes sociais, o WhatsApp e o LinkedIn. 

Então saiba como utilizá-las ao seu favor, principalmente para uma prospecção no mercado B2B, use muito do LinkedIn, que é a principal rede social profissional.

Faça conexões, junte-se a grupos e comunidades de vendas, além de conseguir novos leads, há muito o que aprender na plataforma.

6# Não desista e persista

Nem sempre é no primeiro ou segundo contato que você vai conseguir falar com o seu potencial cliente. E nem sempre pelo mesmo meio de comunicação.

Utilize da tecnologia ao seu favor, busque diversos pontos de contato para conseguir falar com o seu cliente, e não desista na primeira tentativa.

Você pode estar ligando na hora errada e no dia errado, então persista nas suas tentativas, e após várias delas analise o que precisa ser refeito caso o contato ainda não tenha sido concluído.

Concluindo

Um vendedor interno é uma vantagem para a empresa em questão de redução de custos, otimização do tempo e do esforço de trabalho.

Busque sempre se aperfeiçoar para entregar o seu melhor desempenho e conseguir atingir as metas estabelecidas.

Esteja preparado para todas as adversidades e contratempos que possam surgir, evitando erros para sempre alcançar bons resultados.

Qual a função de um vendedor interno?

Vendedor interno: saiba o que faz o profissional que atua na área de Inside Sales. O vendedor interno é o profissional que faz contatos comerciais direto do escritório, sem ir a campo. Para isso, usa ferramentas como telefone, email e aplicativo de mensagens para fechar negócios.

O que é preciso para ser um vendedor interno?

Competências de uma vendedora interna de sucesso.
Aberta a novas ideias. ... .
Habilidosa em responder perguntas. ... .
Expert em análise de mercado. ... .
Tem ótimas habilidades de escrita. ... .
Conhece a empresa de ponta a ponta. ... .
É empática. ... .
Está sempre gerenciando seu tempo. ... .
Negocia com maestria..

Qual a diferença entre vendedor e vendedor interno?

A principal diferença entre vendedor interno e vendedor externo é que, enquanto o vendedor externo pode abordar seus potenciais clientes de forma presencial, o vendedor interno faz isso de dentro do espaço físico de sua empresa.