Como se chama o filtro do escapamento?

Componente atua evitando a emissão de gases poluentes e material particulado na atmosfera

A Umicore alerta para a importância do filtro de partículas, componente presente no escapamento de veículos movidos a diesel no Brasil. Oferecida pela empresa como produto original e no mercado de reposição por meio das principais fabricantes de escapamentos, a peça é responsável por eliminar completamente a fumaça preta proveniente da fuligem. Essa fuligem é formada pelo material particulado (MP) resultante dos processos de combustão, sendo composto por uma mistura de carbono e outros compostos orgânicos.

O filtro de partículas reduz em mais de 90% a emissão de material particulado, além de possuir função catalítica. Ele retém as partículas e as convertem em CO2 e água, purificando os gases de exaustão. Para quem não sabe, segundo um estudo do IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo) de 2019, a exposição à poluição do ar na cidade de São Paulo gera em seus moradores efeitos similares a se eles consumissem cinco cigarros por dia.

“É importante destacar que, com legislações de restrição às emissões de poluentes cada vez mais rígidas, esta é uma das aplicações essenciais para que os veículos movidos a diesel se adequem ao PROCONVE P8 a partir de 2023. Neste caso, os motores precisarão utilizar em conjunto o catalisador SCR, o catalisador de oxidação diesel (DOC) e o filtro de partículas para motores diesel (cDPF)”, destaca Miguel Zoca, gerente de Aplicação do Produto da Umicore.

Se você é dono ou conhece alguém que possui um veículo diesel, é muito provável que já tenha ouvido falar do filtro DPF.

No artigo de hoje, vamos entender mais sobre o filtro DPF e as razões por trás do surgimento desta peça. Além de dicas de manutenção e cuidados para que o seu automóvel esteja sempre em excelentes condições de uso.

Entenda o filtro DPF

As mudanças climáticas geradas pelo efeito estufa são um dos principais problemas ambientais que o planeta enfrenta na atualidade. Boa parte deste ocorrido, deve-se à incidência da queima de combustíveis fósseis, aumentando os níveis de poluentes na atmosfera.

A fim de reverter os danos ambientais causados pela queima dos fósseis, há leis e programas para controle e regulamentação de poluentes na atmosfera. O PROCONVE (Programa de Controle de Emissões Veiculares), por exemplo, é uma delas. Seguindo as medidas, que tem como objetivo controlar a poluição veicular por meio de métricas e limites impostas para cada tipo de veículo, uma das maneiras de controlar a poluição é através do filtro DPF ou filtro de partículas diesel.

O filtro de partículas diesel é responsável por conter as partículas de fuligem geradas pelo motor a combustão. Ao invés de serem depositadas na atmosfera, aumentando o nível de poluição, elas ficam armazenadas no interior do filtro DPF.

O filtro DPF atua como purificador no escapamento do veículo. A fuligem passa pelas aberturas do filtro, onde ficará armazenada. Estando presa dentro do filtro de partículas diesel, a “sujeira” será regenerada. O processo de regeneração pode acontecer de três modos.

Passivo: ocorre quando os gases de escape atingem uma alta temperatura. A queima passiva das partículas acontece quando o veículo percorre longos trajetos em velocidade contínua, ou seja, nas estradas ou rodovias.

Ativo: ocorre quando o filtro DPF atinge o seu limite. O veículo precisa de uma segunda injeção de combustível para forçar os gases de escape a atingirem altas temperaturas. Assim eles poderão ser purificados e expelidos pelo sistema de escapamento. A regeneração ativa é capaz de eliminar até 85% da “sujeira” do filtro DPF pelo escapamento.

Forçado: depende de scanners e um diagnóstico mais complexo do veículo. O filtro de partículas diesel é avaliado por mecânicos devido ao alto grau de entupimento da peça.

O período de regeneração do filtro DPF gira em torno de 10-30 minutos, podendo variar com o clima frio. Também é normal notar um consumo maior de combustível durante o processo de regeneração.

Portanto, esta peça exige uma atenção especial.

Cuidados e manutenção do filtro DPF

Quando o filtro de partículas diesel atinge sua capacidade máxima de detenção das partículas, o painel do veículo acende uma luz de alerta. Se o veículo não apresentar velocidade suficientemente constante para atingir a temperatura ideal e regenerar os gases de escape, o motorista deve tomar certos cuidados.

Uma das peças, que quando danificada, gera grande transtorno e altos custos de oficina é o filtro de partículas diesel. Para evitar essa dor de cabeça de substituição da peça, a manutenção e revisão do filtro DPF deve estar incluso na rotina. Assim, ao checar peças mais rotineiras como o filtro de óleo e ar, inclua uma olhadinha nessa peça também.

O primeiro item que influencia no filtro DPF é o combustível.

Nos postos do Brasil há dois tipos de Diesel sendo comercializados, o S10 e o S500 saiba mais sobre a diferença entre eles. A agência responsável por especificar qual combustível utilizar é a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Esteja atento quanto a qualidade dos combustíveis. Para saber mais acesse o artigo sobre combustível adulterado.

Percorrer distâncias curtas, enfrentar o trânsito ou até mesmo não utilizar o seu automóvel podem afetar o filtro de partículas diesel. Essas condições não geram a alta temperatura necessária para que a peça trabalhe corretamente. Além da perda de potência e rendimento juntamente com o maior consumo de combustível.

Para regenerar o filtro DPF circule por estradas e rodovias que proporcionem constância ao veículo nos quesitos de quilometragem e alta velocidade.  Esses fatores farão com que o filtro de partículas diesel atinja a temperatura ideal para filtragem e regeneração das fuligens e cinzas.

Somente depois elas poderão ser eliminadas pelo sistema de escapamento do veículo, causando menor impacto ao meio ambiente.

Durante o processo de limpeza, é comum perceber redução de potência e rendimento do veículo. Assim como aumento do consumo de combustível, possível cheiro de queimado e fumaça. Isso porque o veículo está trabalhando na limpeza do filtro para queimar as partículas de sujeira.

Após a limpeza do filtro DPF, a luz do painel se apagará. E para certificar-se de que seu automóvel esteja funcionando corretamente, continue dirigindo por mais 20-30 minutos.

Dica especial

A maneira mais simples, econômica e eficiente de fazer a manutenção do filtro DPF é usar aditivos de procedência confiável para regeneração do filtro de partículas. Eles ajudam na combustão do veículo e garantem o não entupimento causado pela fuligem. O uso de aditivos de baixa qualidade pode prejudicar o processo de regeneração e causar danos. Fique atento.

Com a PROD+ Profissional você tem acesso a última tecnologia Innospec de aditivo Regenerador DPF Super Concentrado Diesel. Um aditivo melhorador de combustível de altíssima performance e ação ultrarrápida que garante a limpeza e regeneração do seu filtro de partículas diesel. Ele ainda te proporciona:

  • Proteção contra incrustações nos bicos injetores.
  • Recuperação do rendimento do motor.
  • Redução nos custos de manutenção do veículo.
  • Diminuição da emissões de gases e fuligem no ecossistema.
  • E o melhor de tudo, você não precisa parar seu carro, muito menos desmontar.

Para saber mais sobre o Regenerador DPF Super Concentrado Diesel, e manter-se longe de problemas com o filtro DPF, clique aqui.

Gostou dessa dica? Para mais conteúdos informativos siga nossas redes sociais.

PROD Aditivos Facebook: @prodaditivos

PROD Aditivos Instagram: @prodaditivos

Como chama o filtro do escapamento?

O filtro de partículas diesel é responsável por conter as partículas de fuligem geradas pelo motor a combustão. Ao invés de serem depositadas na atmosfera, aumentando o nível de poluição, elas ficam armazenadas no interior do filtro DPF. O filtro DPF atua como purificador no escapamento do veículo.

O que é filtro de escape?

O que é e como funciona? O filtro de partículas diesel pode ser identificado também DPF ou FAP, e tem a missão de atuar como “purificador” no sistema de escapamento do veículo, reduzindo ao máximo a emissão de fuligem dos gases de escape de um motor diesel.

Quais são os principais tipos de filtros?

Principais tipos de filtros industriais.
Filtros Absolutos Hepa. Esses filtros podem ter diversas aplicações, embora geralmente sejam usados nas indústrias farmacêuticas, alimentícias e dentro de hospitais. ... .
Filtros Multibolsas. ... .
Filtros de Carvão Ativado..

O que é filtro Def?

O filtro de fluido de escape de diesel (DEF) oferece uma maneira conveniente e efetiva de levar DEF limpo para o seu equipamento. Se o DEF não for filtrado, os cristais da ureia e outros contaminantes coletados durante o armazenamento e o tratamento podem causar falha no sistema de SCR.

Toplist

Última postagem

Tag