O que podemos afirmar em relação a agitação das moléculas de um corpo?

O que é temperatura? Como medi-la? São perguntas que frequentemente nos deparamos e nos geram duvidas quando associadas a conceitos próprios como o uso de diferentese scalas. Podemos definir temperaturacomo a simples movimentação dos átomos existentes em um corpo, e que estão sempre em constante vibração, ação que é conhecida como agitação molecular. O nível da temperatura é proporcional a agitação dos átomos,ou seja quanto maior a movimentação maior será a temperatura e quanto menor é essa agitação, menor será a temperatura. O principal instrumento para a medição de temperatura é o termômetro, que é constituído por um tubo graduado com um líquido em seu interior (mercúrio ou álcool). O Termômetro é feito de maneira que o líquido que se encontra em seu interior se expande devido a alta temperatura e quando se encontra a uma baixa temperatura ele se contrai no tubo, criando um movimento de subir e descer conforme a variação de temperatura. Quando um termômetro inicia seu funcionamento devemos observar que ao expandir ou contrair, podemos ver o líquido que encontra em seu interior através do tubo graduado a sua temperatura, nas diferentes escalas termométricas existentes na marcação do termômetro, que na maioria das vezes são: Celsius e Fahrenheit (Sistema Internacional-SI). Pode-se notar quando é observada a medida da temperatura no aparelho a diferença numérica entre as duas escalas, que podem ser associadas a uma simples transformação realizada através do calculo de uma expressão matemática: Tc / 5 = (Tf - 32) / 9 onde o valor da temperatura em graus Celsius dividido por 5 é igual ao valor da temperatura em graus Fahrenheit menos 32 dividido por 9. Exemplo: Quanto vale 5°C em °F ? Tc / 5 = (Tf - 32) / 9 5 / 5 = (Tf - 32) / 9 1 = (Tf - 32) / 9 9 = Tf - 32 Tf = 41°F Ou seja a temperatura de 5°C (5 graus Celsius) equivale a uma temperatura de 41°F (41 graus Fahrenheit). Também é utilizada a escala termométrica Kelvin, na leitura de temperaturas em instrumentos como o termômetro. No Brasil, a escala termométrica adotada para medir temperaturas é a Celsius (°C), diferentemente dos americanos e alguns outros países ao redor do mundo que fazem a medida em Fahrenheit. A relação de transformação das escalas é de extrema importância uma vez que alguns aparelhos de medida podem aparecer apenas com uma delas. A escala Kelvin, é mais usada em laboratórios e centros de pesquisa, sendo usada em outras áreas também.

Temperatura é a grandeza física que mede o grau de agitação térmica, ou energia cinética, translacional, rotacional e vibracional dos átomos e moléculas que constituem um corpo. Quanto maior for a agitação das moléculas, maior será a sua temperatura.

Além disso, o estado físico da matéria está relacionado com sua temperatura. Na escala macroscópica, a agitação térmica afeta a velocidade, bem como as distâncias entre os átomos e moléculas de um corpo; desse modo, o efeitos percebidos são as mudanças de estado físico.

Veja também: Termologia – a parte da física que estuda o calor e seus efeitos sobre a matéria

O que é temperatura?

Temperatura é uma das grandezas fundamentais da física, medida em kelvin (K), de acordo com o sistema internacional de unidades. No entanto, existem diversas escalas de temperaturas, usadas para representar a agitação molecular, como a escala celsius (ºC) ou a fahrenheit (ºF), geralmente construídas com base nas mudanças de características que algumas substâncias apresentam a certas temperaturas, como seus pontos de fusão e ebulição.

A temperatura é uma grandeza física que pode ser medida com termômetros.

Teoricamente, não existe um limite superior para a temperatura de um corpo, no entanto, existe um valor mínimo: 0 K, também conhecido como zero absoluto. Esse valor de temperatura corresponde ao estado de menor agitação térmica possível, no qual todos os átomos e até mesmo as partículas subatômicas devem encontrar-se estáticas, em completo repouso. Apesar de existir teoricamente, algumas imposições, como a terceira lei da termodinâmica, indicam que essa temperatura é simplesmente inalcançável.

A temperatura afeta o estado físico da matéria, como mostra a figura.

A definição mais básica da unidade kelvin está diretamente relacionada à agitação molecular. A medida de1 K foi inicialmente definida como a fração de 1/273 da temperatura do ponto triploda água. Atualmente, a unidade de kelvin foi redefinida e escrita em termos da constante de Boltzmann. Hoje se entende que uma variação de 1 K é a mudança de temperatura capaz de provocar um aumento ou diminuição de energia interna igual a 1,380649.10-23 J, qual seja a substância.

Ao longo da história da termodinâmica, a temperatura já foi estudada e interpretada de maneiras distintas. Sua interpretação empírica, por exemplo, baseia-se exclusivamente na medida de propriedades físicas simples, como a altura de uma coluna de líquido. De acordo com essa interpretação, a temperatura relaciona-se com as mudanças dessas propriedades físicas, não obstante, tal compreensão não explica o que ela é de fato.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A interpretação teórica da temperatura, muito mais complexa, é baseada nos conhecimentos da física estatística, da teoria cinética e da mecânica quântica. De acordo com os argumentos teóricos, a temperatura pode ser determinada com base em outras grandezas, como a energia interna e a entropia.

Veja mais: Energia térmica – o que é, fórmula e como funciona!

Escalas termométricas

As escalas termométricas são usadas para representar medidas de temperatura de acordo com propriedades físicas de diferentes materiais. A escala mais popular de todas, a escala celsius, por exemplo, baseia-se nos pontos de fusão (0 ºC) e ebulição da água (100 ºC).

Outra escala comum, usada em alguns países, é a escala fahrenheit. Essa escala foi criada com base em uma mistura de água, gelo e sal, em iguais proporções — a esse estado atribuiu-se a temperatura de 0 ºF. Ao estado em que havia iguais proporções de água e gelo, atribuiu-se a temperatura de 32 ºF. O terceiro ponto adotado por Daniel Fahrenheit foi o ponto de 96 ºF, correspondente à temperatura do corpo humano. Desse modo e até hoje, a escala Fahrenheit utiliza os pontos fixos de 32 ºF e 212 ºF, este correspondente à temperatura de fervura da água.

Observe a fórmula seguinte, nela se apresenta a relação que nos permite converter as diferentes escalas de temperatura, celsius, kelvin e fahrenheit, umas nas outras:

TC – temperatura em celsius

TF – temperatura em fahrenheit

TK – temperatura em kelvin

Caso tenha maior interesse no tema, leia nosso texto: Escalas termométricas.

Medidas de temperatura

A medida de temperatura só é feita quando se alcança o equilíbrio térmico. É por isso que devemos esperar certo tempo para aferirmos corretamente a temperatura do corpo humano, por exemplo. O instrumento utilizado para medir a temperatura é o termômetro.

Esse dispositivo é configurado com base em alguma propriedade física, como a altura de uma coluna de líquido, como o mercúrio ou, ainda, como a resistência elétrica de uma junção de lâminas metálicas. Esta última é usada em praticamente todos os termômetros eletrônicos.

Acesse também: Temperatura e velocidade das reações — no cotidiano e em gráficos!

Calor e temperatura

Calor e temperatura são grandezas físicas distintas, apesar de serem intimamente relacionadas. Enquanto a temperatura é a medida da energia cinética das moléculas, o calor é a energia transferida entre corpos, em virtude de uma diferença de temperatura. Em outras palavras, o calor é o fluxo de energia entre sistemas termodinâmicos, até que se atinja a condição de equilíbrio térmico. Quer saber mais sobre esse tema? Leia nosso texto: Calor e temperatura.  

O que é caracterizado pela a agitação das moléculas de um corpo?

Temperatura é a medida do grau de agitação das moléculas de um corpo. Quanto mais intenso for o movimento das moléculas, maior será a temperatura do corpo, e vice-versa.

Quanto maior a temperatura menor será a agitação das partículas?

Quanto maior é o grau de agitação das partículas de um corpo, maior é sua temperatura, ou seja, mais elevado é o seu estado térmico. A energia térmica pode transferir-se de um corpo para outro, mas sempre se transfere do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.

O que acontece com as moléculas de uma substância que está aquecida?

Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação.

O que é transferência de energia de um corpo a outro devido a diferença de temperatura entre eles?

Quando um corpo transfere energia para outro devido à diferença de temperatura existente entre eles, observa-se o conceito de calor. Portanto essa energia só existe se estiver em movimento. Tal transferência ocorre até que os corpos igualem suas temperaturas, chegando, então, ao equilíbrio térmico.

Toplist

Última postagem

Tag