Por que a chuva e naturalmente ácida independentemente da poluição?

Como começou a chuva ácida, como se forma e quais os prejuízos que ela pode trazer para o homem, plantas e o meio ambiente. Entenda sua história aqui.

» Página Inicial

Quem sai na chuva é pra se molhar! Essa frase tão conhecida e que virou ditado popular, é ótimo pra dizer que quando queremos encarar um desafio precisamos encarar seus problemas também. Com a chuva em específico não é diferente.

A chuva que vemos cair dos céus não é só uma formação de água em evaporação da terra mas tem sim a presença de vários compostos químicos que deixam ela naturalmente ácida como o dióxido de carbono.

O ph da chuva comum é de 5,4 de ph e não trás qualquer tipo de problema para a vida das pessoas ou da natureza, já que a acidez é baixa (levando em consideração a escala de ph da chuva que é medido de 0 a 14 com média de ph em 7, considerado neutro). Acida desses valores a chuva já é considerada ácida e aí sim é prejudicial a saúde.

Como começou a chuva ácida

A chuva ácida começou a ser percebida no século 19, por volta de 1872 quando um climatologista inglês chamado Robert Angus Smith percebeu o fenômeno em Manchester. Robert fez várias pesquisas na época é constatou que  chuva ácida estava relacionada diretamente com a queima de combustíveis fósseis como o petróleo e o aumento do dióxido de carbono além do normal, fazendo o ph da chuva aumentar muito, algo altamente nocivo a saúde do homem e da natureza como um todo.

O climatologista inglês foi o primeiro a associar a chuva ácida a poluição atmosférica, algo que em sua época era já uma realidade e totalmente sem controle ou cuidados para com o meio ambiente.

Como se forma e quais os prejuízos

A chuva ácida acontece quando há uma grande concentração de enxofre, nitrogênio e em contato com o hidrogênio em vapor, forma-se o ácido nítrico ou até sulfúrico. Com essa formação de tantos compostos químicos, na hora que acontece a chuva e ele bate na terra, ela pode matar centenas de milhares de plantas e vegetações por toda a extensão que ela ocorrer.

Ao ser humano, os problemas podem ser ferimentos como queimaduras na pele quem nem sempre são percebidos no momento e muita ardência nos olhos e dificuldade de respiração. No momento de uma chuva ácida, procure um lugar para se proteger até ela se dissipar por completo, procurando lavar bem os olhos e o nariz com soro fisiológico e observar ao longo dos dias algum ferimento na pele.

Os combustíveis fósseis e a chuva ácida

Com origem fóssi,o carvão mineral é considerado uma fonte de energia não renovável,assim como o petróleo e o gás natural.A queima de carvão,de gás natural e dos combustíveis obtidos pela destilação fracionada do petróleo gera,entre outros produtos,o gás carbônico,que na atmosfera reage com a água e da chuva,formando ácido carbônico e tornando-a levemente ácida.

Outros gases produzidos pela queima de combustíveis fósseis,como o trióxido de enxofre e o dióxido de nitrogênio,também são responsáveis pela formação da chuva considerada ácida e causadora de impactos ambientais e econômicos.

A acidez da água da chuva também pode ser causada por desastres naturais.Nas últimas décadas,porém,como resultado da poluição,a ocorrência de chuvas ácidas tem sido bem mais frequente em diferentes localidades em todo o mundo.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também:

  • A democracia do conhecimento nas novas formas de ensino
  • Como ocorre a chuva ácida e suas causas
  • Definições de cidade, cidade-satélite, cidade independente e imperial
  • Educação 360, de qualidade e para todos
  • Educação a distância no ensino superior, presente e futuro
  • EJa em Belford Roxo, São João de Meriti e Barra Mansa. Escolas com EJA
  • EJA em Governador Valadares e Ipatinga. Supletivo Fundamental e Médio
  • Faculdade de Pedagogia. Presencial e EAD. Onde estudar?
  • Fases da lua. Nova, minguante, crescente e cheia
  • História do Ensino a distância no Brasil
  • Terceira idade, idade média e faixa etária
  • O que é uma prefeitura? Como é composta e papel do prefeito
  • PIB - Produto Interno Bruto, o que é e como é calculado
  • Quem foi Margareth Thatcher? Primeira Ministra e Dama de Ferro
  • Racismo no Brasil é crime? Tipos na escola e institucional
  • Simulado Educação Ambiental. Teste seus conhecimentos em Meio Ambiente
  • Substantivo comum e próprio, concreto e coletivo, grau, gênero e número
  • Supletivo em Natal, Mossoró e Parnamirim. Escolas com EJA no RN
  • Supletivo em Rio Branco/AC e Macapá/AP. Educação de Jovens e Adultos
  • Tipos de matrizes: Quadrada, triangular, diagonal, nula e outras

Por que a chuva naturalmente já é levemente ácida mas não é prejudicial ao meio ambiente?

O dióxido de carbono (CO2) existente na atmosfera torna a chuva levemente ácida, mesmo em condições naturais. O pH natural da água é 7 e quando em equilíbrio com o CO2 atmosférico é 5,6, pouco ácido. Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (N2O, NO e NO2) são os principais componentes da chuva ácida.

Por que a água da chuva não é poluída e ácida?

Na verdade, toda chuva é ácida, pois o pH de suas águas fica naturalmente abaixo de 7, principalmente por volta de 5,6, tendo em vista a presença normal de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, que reage com a água e gera o ácido carbônico (H2CO3), um ácido fraco.

Por que a chuva e naturalmente ácida?

A chuva é naturalmente ácida. Isso acontece porque a água reage quimicamente com o gás carbônico presente na atmosfera formando assim o ácido carbônico. Porém, com a grande emissão de gases tóxicos, como o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio no ambiente, a chuva está ficando mais ácida do que o normal.

Qual a relação entre a chuva ácida e a poluição?

A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Os gases provenientes da queima de combustíveis reagem com o oxigênio do ar e o vapor de água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações.

Toplist

Última postagem

Tag