Tampão mucoso é trabalho de parto

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Se você está grávida, pretende engravidar ou já teve um bebê, provavelmente já ouviu falar sobre tampão mucoso. Mas, afinal, você sabe o que é? Qual é o papel dele na gravidez? A saída dele significa que você está em trabalho de parto? Conversamos com o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo, dos Hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein (SP), para que você entenda melhor e, principalmente, não entre em pânico quando ele finalmente sair!

+ Ainda não tem Disney+? Clique aqui e assine* 

Entenda o que é o tampão mucoso (Foto: Getty)

CRESCER: O que é o tampão mucoso?
Alexandre: Quando a mulher engravida, o ambiente hormonal dela passa por uma mudança para "sustentar" a gravidez nos primeiros três meses. O hormônio principal, nesse caso, é a progesterona. O aumento da progesterona na fase inicial da gestação vai fazer com que as glândulas do colo do útero produzam uma secreção muscosa, bem espessa, que forma uma espécie de rolha de proteção, bloqueando o ambiente interno do útero do ambiente vaginal. Isto é, protegendo o bebê da flora vaginal, que é composta de inúmeras bacterias. É o tampão mucoso. Depois do terceiro mês, quando a placenta, que é um órgão fetal, isto, é, formado pelas células do feto, é formada, ela começa a produzir hormônios que vão manter o ambiente da gravidez, mas, de qualquer maneira, persiste o estímulo para que as glândulas do colo do útero continuem produzindo desse muco espesso. E isso segue até próximo ao final da gestação.

+ Comer tâmaras pode acelerar trabalho de parto

CRESCER: Quando esse tampão finalmente sai?
Alexandre: Quando a gravidez vai se encaminhando para o final e inicia o processo de dilatação do útero, começa a se formar uma pequena abertura do canal do colo do útero. Conforme essa dilatação aumenta, em algum momento, essa rolha se desprende e sai pela vagina. Isso normalmente acontece quando o colo está com mais ou menos 2 ou 3 centímetros de dilatação. 

CRESCER: Como identificar o tampão?
Alexandre: Basicamente, é como um catarro grosso. Normalmente, ele é levemente amarronzado, podendo ter um pouco de sangue. Quanto ao volume, geralmente preencheria uma colher de sopa. No entanto, ele também pode sair aos poucos.

CRESCER: A perda do tampão é uma indicação de que a gestante está em trabalho de parto?
Alexandre: Não. A perda do tampão pode acontecer até duas semanas antes de a paciente, de fato, entrar de trabalho de parto e o bebê nascer. É um evento que antecede a entrada da paciente no trabalho de parto, isto é, não é um prenúncio de trabalho de parto. Então, quando ele sai, ela não precisa ir para o hospital. A gestante só estará em trabalho de parto quando as contrações durarem mais de 1 minuto cada, acontecerem em intervalos cadenciados de pelo menos 10 minutos e esteja, no mínimo, com três centímetros de dilatação do colo uterino. Na definição de trabalho, ela precisa ter os dois: contração e dilatação; só um ou outro não significa trabalho de parto.

+ O trabalho de parto começou. E agora?

CRESCER: Mas é importante avisar o obstetra?
Alexandre: É interessante, sim, avisar o obstetra, principalmente, porque isso indica que o colo do útero está parcialmente aberto, expondo a bolsa das águas às bacterias da vagina. Nesse caso, muitos pediatras acreditam que o mais prudente, a partir da perda do tampão, é suspender a atividade sexual vaginal e os banhos de imersão, como de banheira, mar ou piscina. O objetivo é impedir que as bactérias entrem em contato com a bolsa das águas e provoquem uma ruputra prematura das membranas, aumentando o risco de necessitar de uma cesárea. No entanto, alguns pediatras defendem que não há dados científicos suficientes para justificar essa conduta, não dando, portanto, nenhum tipo de recomendação extra. 

*Se você assinar um serviço através de nossos links, Crescer pode ganhar uma comissão.

Você já ouviu falar do tampão mucoso?1 Ele tem esse nome estranho, mas é um daqueles acontecimentos importantes da gestação que normalmente acabamos só descobrindo quando engravidamos pela primeira vez. Se você nunca ouviu falar do tampão mucoso ou até sabe o que ele é, mas tem dúvidas sobre como identificá-lo quando a hora chegar, vamos te contar certinho o que esperar!

Para aquelas que estão prestes a ter bebê, a luz amarela de alerta já fica acesa. Lá por volta da 36ª semana de gestação, a gente se assusta com qualquer sintoma que não seja comum durante a gravidez. A saída do tampão mucoso é um dos sinais de trabalho de parto2 e é aí que muitas futuras mamães se assustam. Quando eu estava na 35º semana de gravidez da Melissa, tive um dos maiores sustos que já poderia passar em uma gestação.

Mesmo com a experiência de uma mamãe de 3ª viagem, os nervos ficam à flor da pele quando algo além do esperado acontece, ainda mais quando é fora do tempo previsto. Verificando as dúvidas das leitoras, vamos aprender a identificar o tampão, o que fazer quando o tampão mucoso está saindo aos poucos e quanto tempo demora para o bebê nascer depois que o tampão saiu.

Características do Tampão Mucoso

Tampão mucoso é a “rolha” que fecha o colo do útero da gestante. Ele tem características bem diferentes do corrimento branco comum3. Ele impede que a dilatação ocorra e oferece mais segurança dentro do útero, evitando que bactérias ou outros corpos estranhos entrem em contato com a parte interna do útero e provoquem algum tipo de doença e infecção.

O tampão é uma gosma que pode ser transparente, esbranquiçada, amarelada, sanguinolenta e de aspecto escuro ou vermelho mais escuro. É uma gelatina bem esquisita e pode ter alguns riscos de sangue vivo. Para algumas mulheres pode ser assustador, mas não se preocupe, é normal que saia até 3 semanas antes do parto.

Imagens do Tampão

Quando o Tampão Mucoso Sai?

Normalmente o tampão mucoso sai quando ocorre uma baixa hormonal e o corpo já se prepara para dar início ao trabalho de parto. Esses hormônios entram em ação a partir de um hormônio que o pulmão do bebê emite, dizendo que já está maduro o suficiente para o nascimento. Claro que cada corpo e cada gestação é de uma forma e é única, mas de qualquer forma é sempre bom ter informações a respeito.

IMPORTANTE: Para a dúvida de quanto tempo demora para o bebê nascer quando o tampão sai, não existe uma regra. O tampão mucoso pode sair semanas antes do parto, portanto só terá chegado a hora se tiver contrações indicando o trabalho de parto, fique tranquila!

Também pode acontecer de o tampão mucoso ficar saindo aos poucos, e assim nem ser muito percebido pela mulher. Em outros casos pode nem sair, saindo apenas no pós parto juntamente com os restos de placenta que o útero expele. Cada uma das minhas gestações foi diferente em relação ao tampão mucoso. Na primeira eu nem vi o muco de tampão, e estava com escape de líquido. Na segunda estava com 1cm de dilatação desde as 37 semanas e foi bem nessa semana que o tampão saiu.Eu levantei de manhã e senti algo sair de dentro de mim, como se fosse um “ploft” e aí saiu aquela gosma amarronzada com risquinhos de sangue.

Da terceira vez ele saiu, mas foi aos poucos no início, depois saiu muito, mas muito mesmo que cheguei a me assustar. Liguei para o meu médico e ele disse que desde que não houvesse nenhuma contração muito dolorida e perda de líquidos era perfeitamente normal. Então meninas, se for para se tranquilizar vá ao PS ginecológico da maternidade, ligue ou passe uma mensagem para o seu médico, ele pode te orientar e te acalmar.

Dúvidas das Leitoras:

Como saber se perdi o tampão mucoso?

O tampão mucoso pode ir saindo aos poucos, por isso algumas mulheres podem não identificar a sua perda. Somente o obstetra durante consulta e exame de toque pode identificar se a gestante já perdeu o tampão mucoso.

Como saber se é o tampão mucoso e não corrimento?

A textura e cor do tampão mucoso são bem diferentes do corrimento. O tampão tem aparência gosmenta parecida com uma gelatina e pode ter coloração avermelhada do sangue, ou rajadas de sangue.

Quando o tampão mucoso sai, doí?

Quando o tampão mucoso sai, a mulher não sente absolutamente nada. Por isso só é percebido quando vai usar o banheiro e ao se limpar aparece no papel ou fica na calcinha. Em casos em que o tampão sai aos poucos, a mulher não consegue nem identificar a saída.

O que fazer quando se perde o tampão mucoso?

Após perder o tampão mucoso, a gestante deve aguardar os sinais de trabalho de parto, nada além disso. O tampão mucoso pode sair semanas antes do dia do parto, portanto não é preciso se preocupar a não ser que saia em quantidade abundante e com sangue vivo. Também é bom procurar um médico se sentir dores persistentes ou se o muco apresentar outra cor, como esverdeada.

Dica Importante: Para quem está gravidinha, a Famivita tem vitaminas para essa fase tão especial. Uma opção de suplementação completa, com custo justo e de muita qualidade. Você pode conhecer a FamiGesta aqui.

Veja também: Sinais de Trabalho de Parto

Foto: ROBERTO CARLOS, internet

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:

Quanto tempo depois da saída do tampão o bebê nasce?

O tampão sair não significa que chegou a grande hora do nascimento. Depois que é expelido, o trabalho de parto ainda pode demorar até 3 semanas para acontecer.

Quando o tampão sai a mulher já entra em trabalho de parto?

O momento em que o tampão mucoso sai ainda não significa trabalho de parto, mas indica que o nascimento está próximo. Alguns acontecimentos no final da gestação nos dão o sinal de que o trabalho de parto está próximo.

Quando o tampão mucoso sai é preciso ir pra maternidade?

Saída do tampão mucoso Esse é notado como sendo uma secreção gelatinosa branca ou rósea, que sai da vagina e que significa que o colo do útero está começando a afinar e a dilatar, podendo ocorrer vários dias antes do parto (7 a14 dias), sendo assim não precisa pressa, ele é apenas um sinal que o parto está próximo.

Quando o tampão sai tem Dilataçao?

CRESCER: Quando esse tampão finalmente sai? Alexandre: Quando a gravidez vai se encaminhando para o final e inicia o processo de dilatação do útero, começa a se formar uma pequena abertura do canal do colo do útero. Conforme essa dilatação aumenta, em algum momento, essa rolha se desprende e sai pela vagina.

Toplist

Última postagem

Tag