Vá para o Instagram e confirme que é você antes de solicitar uma análise

Atualizado em 18/08/2022 por Maria Alice Medeiros

“O Instagram desativou minha conta!” Este é, infelizmente, um problema comum a muitos empreendedores. Se isso também aconteceu com você, saiba que neste guia você vai encontrar o tutorial de como recuperar conta do Instagram desativada ou hackeada. Leia com atenção! 

O Instagram é, hoje, uma das redes sociais mais usadas em todo o mundo. Com 1.4 bilhão de usuários, a rede tornou-se um dos principais canais de venda e criação de conteúdo para empreendedores…

Uma pesquisa da Opinion Box mostrou que 55% das pessoas já usaram o Instagram para conversar com companhias e 80% acreditam que o Instagram pode aproximar clientes e empresas.

Além disso, o mesmo estudo mostra que 59% das pessoas já compraram  algum produto ou serviço que descobriram no Instagram e 86% seguem alguma empresa na rede social. 

Por tudo isso, dá para perceber a importância que o canal tem para empreendedores, certo? Ficar sem esse recurso indispensável pode realmente impactar as vendas e prejudicar uma marca.

Por isso, neste artigo, vamos te mostrar como recuperar conta do Instagram caso você tenha tido seu perfil desativado ou hackeado. 

Vamos lá? 

  • Como recuperar conta do Instagram 
  • É possível recuperar conta do Instagram sem ter acesso ao e-mail? 
  • Quando terei a minha conta do Instagram desativada de volta?
  • Por que o Instagram pode ter desativado a sua conta? 
  • Dicas para evitar que a sua conta do Instagram seja desativada
  • Quer 32 ideias de postagem para o seu Instagram? Baixe o e-book gratuito agora
  • Perguntas Frequentes

Existem diversos motivos pelos quais você pode precisar recuperar a sua conta do Instagram. A seguir, vamos mostrar os motivos mais comuns e explicar o que você pode fazer para reverter a situação. Confira! 

1. Como recuperar conta do Instagram se você esqueceu o nome de usuário ou senha

Se você teve a sua conta do Instagram desativada ou hackeada – isto é, teve a senha alterada por alguém mal-intencionado – o processo para recuperação é relativamente simples. Siga os seguintes passos: 

  • Abra o aplicativo do Instagram;
  • Clique em “Obter ajuda para entrar” ou “Esqueceu a senha?”
  • Insira o nome de usuário, e-mail ou número de telefone vinculado à sua conta;
  • Clique em “Avançar”;
  • Escolha as opções para recuperação: SMS ou link via e-mail. 

Em seguida, você terá que criar uma nova senha para o seu perfil. Esse é um processo natural, uma vez que a senha anterior não é mais segura. Faça uma senha forte, usando letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e números. 

A tela que você verá é essa aqui:

2. Como recuperar conta do Instagram hackeada

Se a sua conta foi hackeada, siga os seguintes passos: 

  • Na página de login, clique em “Precisa de mais ajuda?”;
  • Preencha o formulário com as informações solicitadas;
  • Clique em “Enviar solicitação”.

Para dar uma camada extra de segurança, ative a verificação de login de dois fatores. Dessa forma, sempre que um login for feito, você precisará autenticar a ação por meio do seu celular ou do seu e-mail.

Para fazer isso, vá até configurações, depois em “Privacidade e segurança” e ative a opção de autenticação. Veja a foto:

3. Como recuperar conta do Instagram desativada sem motivo aparente

A desativação de uma conta pode acontecer por diversos fatores. Você pode ter desativado o perfil voluntariamente, por exemplo, ou sofrer algum impedimento de uso causado pela própria rede. Falaremos mais sobre as causas da desativação logo mais… 

Por enquanto, o que você precisa saber é o seguinte: se a sua conta foi desativada por motivos externos, você pode pedir a recuperação. 

Para fazer isso, siga os seguintes passos: 

  • Clique no aviso de desativação e vá em “Saiba mais”;
  • Preencha o formulário de recuperação com as informações necessárias;
  • Anexe os documentos de comprovação, se necessário.

É através do preenchimento e envio desse formulário que você conseguirá provar ao time do Instagram que a sua conta comercial é controlada por uma pessoa de verdade. 

Caso tenha algum problema para preencher os dados ou anexar documentos, tente fazer o processo por outro dispositivo ou baixe o Instagram para web e refaça o processo pelo computador.

4. Como recuperar conta do Instagram se você violou os Termos de Uso

Caso o seu perfil tenha violado algum dos Termos de Uso do Instagram e a sua conta tenha sido desativada, a notícia não é boa: as chances de recuperar a conta são baixas. 

O Instagram, assim como todo serviço, tem Termos de Uso que precisam ser lidos e entendidos por todos os seus usuários. Ao usar o Instagram você não pode, por exemplo, espalhar informações falsas, ilegais ou mal-intencionadas, publicar conteúdo de ódio ou nudez, dentre muitas outras restrições. 

Ter a conta desativada dessa forma pode fazer com que você perca todo o seu conteúdo, o seu nome de usuários e, é claro, todos os seus seguidores. Por isso, sugerimos que você leia os Termos de Uso com cuidado e evite os tipos de publicações previstas no documento.

É possível recuperar conta do Instagram sem ter acesso ao e-mail? 

Não. Para fazer o processo de recuperação de conta, é preciso, necessariamente, ter acesso ao e-mail ou telefone cadastrado no perfil. Essa é uma medida de segurança imposta pelo próprio aplicativo para evitar que contas sejam roubadas e invadidas com facilidade. 

Sendo assim, não é possível fazer a recuperação sem esses dados. Nesse caso, o que precisa ser feito é a criação de uma nova conta do zero. 

Por isso é muito importante que você mantenha os seus dados de contato atualizados no aplicativo. Imagine perder todos os seus seguidores por conta de um descuido desses? 

Leia também: Como colocar o link do WhatsApp no Instagram [GUIA]

Quando terei a minha conta do Instagram desativada de volta?

O formulário que mencionamos acima é praticamente a única forma de entrar em contato com a empresa quando a conta do Instagram é desativada por motivos desconhecidos. E, precisamos ser honestos: este não é um processo rápido. 

Sendo assim, é impossível dizer com certeza quanto tempo leva para que a análise das informações seja feita e a sua conta seja restaurada. Indicamos que você fique de olho no seu e-mail, verificando também a caixa de spam. 

Caso você realmente não tenha violado nenhuma das políticas da rede social, a conta do Instagram desativada voltará ao ar e o Instagram enviará um e-mail com os próximos passos para recuperação da conta.

Por que o Instagram pode ter desativado a sua conta? 

Existem algumas razões que podem levar o Instagram a desativar uma conta. Aqui estão alguns deles: 

  • Violação dos termos de uso; 
  • Denúncias de terceiros;
  • Instabilidades na plataforma.

Você também pode gostar de ler: Shadowban no Instagram: o que é e como evitar a punição

Dicas para evitar que a sua conta do Instagram seja desativada

Nós já compartilhamos dicas de como recuperar conta do Instagram. Apesar disso, acreditamos que a prevenção ainda é o melhor caminho contra esse problema. 

Por isso, a seguir, vamos mostrar alguns cuidados que você pode ter para evitar que a sua conta do Instagram seja desativada. Confira! 

1. Mantenha os seus dados de contato atualizados 

Para atualizar suas informações, siga esse passo a passo: 

  • Clique na sua foto, no canto inferior direito;
  • Clique no menu no canto superior direito; 
  • Clique em “Configurações”;
  • Acesse a opção “Conta” e, em seguida, toque em “Informações pessoais”;
  • Faça a atualização, se necessário.

Você também pode gostar deste artigo: Como criar catálogo no Instagram: passo a passo SIMPLES

2. Faça senhas fortes

Como já falamos anteriormente, é importante que a senha do seu perfil seja forte. Evite usar informações óbvias, como nomes, datas de aniversário ou números de telefone. Se possível, gere uma chave aleatória e guarde essa informação em um gerenciador de senhas. 

3. Ative a autenticação de dois fatores

Para ativar a autenticação, siga as instruções: 

  • Acesse as configurações do seu perfil;
  • Na aba “Segurança”, escolha a opção “Autenticação de dois fatores”;
  • Escolha o método de segurança que preferir e ative-o puxando o botão pro lado direito. 

4. Verifique locais em que sua conta está conectada regularmente

O Instagram tem uma função que poucos conhecem. Ela permite ver a localização geográfica de seus logins e revogar o acesso de cada área individualmente. Dessa forma, você pode checar se existe algum login que não segue a normalidade e proteger a sua conta. 

Para fazer essa verificação, siga os seguintes passos: 

  • Acesse seu perfil;
  • Clique no ícone com três listras no canto superior direito;
  • Acesse as Configurações;
  • Clique em “Segurança”;
  • Clique em “Atividade de login”.

5. Tenha cuidado com as permissões em aplicativos terceiros

É muito comum que, ao usarmos o Instagram, façamos a conexão da nossa conta a aplicativos terceiros. Esse é um recurso que facilita muito o cotidiano, mas pode representar um risco de segurança para o seu perfil.

Por isso, tenha muito cuidado com os serviços conectados à sua conta e, sempre que suspeitar de algum aplicativo ou site, revogue o seu acesso imediatamente. Para conferir quais aplicativos têm acesso à sua conta, siga estes passos: 

  • Vá até o seu perfil;
  • Clique em “Configurações”;
  • Vá até a opção “Apps e sites”;
  • Veja quais os serviços conectados. 

Você também pode fazer isso clicando aqui.

Leia também: Como usar Hashtag no Instagram

Quer 32 ideias de postagem para o seu Instagram? Baixe o e-book gratuito agora

Ao longo deste artigo compartilhamos algumas dicas de como recuperar conta do Instagram, afinal de contas, esse é um canal muito importante para empresas de todos os segmentos de mercado

Isto é, se você sabe como usar todo o seu potencial… 

Para te ajudar nessa missão foi que criamos o e-book “32 Ideias de Postagens para BOMBAR suas Redes Sociais”. Este é um guia completo, com dezenas de modelos de postagem prontos para personalização e uso. 

Para baixar gratuitamente, clique aqui:

Perguntas Frequentes

Por que o Instagram desativou minha conta?

Dentre as razões que podem levar o Instagram a desativar uma conta estão a violação dos termos de uso, denúncias de terceiros e instabilidades na plataforma.

É possível recuperar conta do Instagram sem ter acesso ao e-mail?

Não. Para recuperar uma conta você precisa, necessariamente, ter acesso ao e-mail ou telefone de contato. Caso contrário, a conta é irrecuperável. Por isso, mantenha as suas informações de contato atualizadas.

É possível recuperar uma conta do Instagram excluída?

Não. Assim que o usuário faz o pedido de exclusão, ele tem o prazo de um mês para mudar de ideia e recuperar a conta. Depois disso, a conta é definitivamente excluída e não pode ser reativada.

Como recuperar conta do Instagram desativada?

Clique no aviso de desativação e vá em “Saiba mais”; Preencha o formulário de recuperação com as informações necessárias; Anexe os documentos de comprovação, se necessário. Espere pela resposta do Instagram.

Qual o prazo para ter a conta do Instagram desativada de volta?

Não existe um prazo certo para ter sua conta reativada após a solicitação. Esse processo pode demorar de acordo com a conferência dos documentos, circunstâncias da desativação, dentre outros fatores.

Como evitar que a conta do Instagram seja desativada?

Mantenha seus dados atualizados, ative a autenticação de dois fatores, tenha cuidado com as integrações com o aplicativo e, acima de tudo, respeite os Termos de Uso da rede.

Como confirmar a conta do Instagram para solicitar análise?

Você pode verificar o status da sua solicitação de análise a qualquer momento. Para fazer isso, basta abrir o Status da conta ou tocar na violação na sua Caixa de Entrada de Suporte.

Quanto tempo o Instagram leva para analisar uma conta?

Quanto tempo leva para a solicitação ser avaliada pelo Instagram? O Instagram pode levar até 30 dias para avaliar uma solicitação.

Como recuperar uma conta no Instagram que foi desativada?

Clique no aviso de desativação e vá em “Saiba mais”;.
Preencha o formulário de recuperação com as informações necessárias;.
Anexe os documentos de comprovação, se necessário..

Qual o E

Mesmo assim, você pode e deve mandar sua demanda no e-mail público deles, que é: support@instagram.com. Você não terá certeza que seu e-mail vai ser lido e que sua demanda será resolvida por lá, mas vale a pena tentar esta forma de suporte instagram.

Toplist

Última postagem

Tag