A alegria do senhor é a nossa força estudo

A Sua vida tem alegria? Em um mundo cheio de problemas, sofrimento e estresse, essa é uma pergunta difícil. Como você pode ter uma vida alegre quando tudo está desmoronando? Mas a Bíblia oferece uma alegria forte, que supera as tristezas da vida.

A alegria do senhor é a nossa força estudo

Os israelitas estavam tristes. Todo o povo tinha se reunido para ouvir as Escrituras e os sacerdotes tinham explicado tudo que estava escrito na palavra de Deus. Agora, eles estavam plenamente conscientes de seus pecados e estavam tristes por tudo que tinham feito. O pecado tinha levado à destruição de Jerusalém e ao exílio dos israelitas na Babilônia.

Mas Neemias, líder do povo, tinha outra perspectiva. Deus estava trazendo seu povo de volta a Israel e agora estavam reconstruindo a cidade de Jerusalém. Eles estavam recebendo uma nova oportunidade. Deus estava transformando a situação, construindo um povo dedicado a Ele, que conhecia sua Palavra. Esse não era um dia de tristeza pelo passado mas, de alegria pelo futuro!

As circunstâncias da vida podem ser difíceis, sem esperança em vista, mas Deus está no controle. Para quem ama Jesus, há sempre esperança para o futuro. Lembre-se: a verdadeira alegria está em Deus.

O tempo de abandonar a tristeza

Os israelitas tinham muitas razões para estarem tristes, mas chegou uma hora quando deveriam deixar a tristeza para trás. O dia em que ouviram a Palavra de Deus foi um dia de bênção, não de maldição, por isso podiam se alegrar. A alegria da salvação supera a tristeza pelo pecado.

Todos passamos por tempos de tristeza e dor. Mas, em Jesus, esses tempos não duram para sempre. Chega uma hora quando temos que decidir colocar nossos olhos em Jesus. Quando fazemos isso, encontramos a alegria de Deus, que é mais poderosa que todas as circunstâncias da vida!

Quando comparamos os problemas da vida com aquilo que Jesus fez por nós, descobrimos que a alegria da salvação e da vida eterna supera toda a tristeza. Mesmo quando estamos tristes, podemos ter confiança que a alegria de Deus preenche nossos corações e vai nos fortalecer. E ninguém poderá permanentemente tirar essa alegria de nós.

Alegria partilhada

A alegria do Senhor não apenas nos fortalece, mas também nos une. Essa é uma alegria que não pode ser guardada só para nós. Precisa ser partilhada!

Assim como os israelitas foram instruídos a festejar e a partilhar o que tinham uns com os outros, nós também podemos espalhar a alegria de Deus entre as pessoas que conhecemos. A alegria do Senhor nos desafia a amar o nosso próximo e a levar o Evangelho a mais pessoas. Quando somos motivados por um coração alegre em Jesus, somos fortes e temos o poder para multiplicar a alegria em nossa comunidade.

Olhe para Jesus e encontre a alegria forte que pode mudar seu mundo!

Leia mais:

  • O Deus da alegria
  • Estudo bíblico sobre alegria - Encontre verdadeira felicidade em Deus
  • Estudos Bíblicos
  • Pregações impactantes

A alegria do senhor é a nossa força estudo
por Jaqueline Nogueira
(Graduada na Escola de Ministros Rhema Itinerante em Recife-PE)

Mesmo depois de muito tempo trilhando os caminhos do Senhor, eu não andava em uma verdadeira alegria. Mas, a Palavra nos garante, em Neemias 8.10a,  que “a alegria do Senhor, é a nossa força”.

Muitas vezes, não estamos desfrutando dessa alegria, por falta de conhecimento da Palavra de Deus. Não se trata de uma alegria simplesmente natural, mas sim de uma alegria sobrenatural, que existe independente das circunstâncias que possam se levantar em nossas vidas. 

Assim aconteceu comigo. Quando eu não tinha conhecimento da Palavra revelada, as circunstâncias se levantavam e logo na primeira situação, eu não conseguia permanecer alegre, já demonstrava a tristeza. Chegou o momento em que comecei a refletir como eu poderia estar ali, dizendo que confiava em Deus sem conseguir viver e muito menos transmitir alegria para as pessoas ao meu redor.   

Neste momento de reflexão, orei ao Senhor e cri que viveria alegre, independente das circunstâncias. Assim o Espírito Santo me levou a esse texto bíblico: 

“Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente” (Salmos 16.11)

Na presença dEle existe plenitude de alegria!

Quando as circunstâncias adversas se levantarem querendo roubar nossa alegria, devemos ter a consciência do Deus a quem nós servimos. Temos que crer e descansar nEle, na certeza de que em nada seremos decepcionados.

A alegria é uma característica do fruto do Espírito Santo em nossas vidas. A alegria é um estilo de vida, livre de qualquer religiosidade e qualquer julgamento. A nossa fonte de alegria é espiritual e não carnal. A alegria é um sinal de que nós andamos pela fé. Mesmo que aconteça algo contrário daquilo que desejamos, nós iremos nos manter alegres, pois sabemos que nossa alegria não deve ser movida pelas circunstâncias.

A Palavra de Deus nos ensina que deve ser motivo de alegria passar por provações: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tiago 1.2-3). Devemos encarar essas dificuldades como oportunidades de colocar a alegria em prática. Independente de qualquer coisa, nossa alegria deve estar em Jesus, que é o Autor e Consumador da nossa fé. 

A alegria é a nossa força para a mudança. Assim como eu consegui ter uma nova vida, você também pode ter através de Jesus.

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Filipenses 4.4)

A alegria do senhor é a nossa força estudo

O que quer dizer a alegria do Senhor e a nossa força?

A resposta para grande parte de nossas dificuldades está em vivermos na alegria do Senhor, que é a nossa força. Em outras palavras, podemos superar as dificuldades se olharmos as possibilidades de solução e não para os problemas. O cristão tem que ser uma pessoa alegre e não triste.

Porque a alegria do Senhor e a vossa força Neemias 8 10?

A alegria é algo gerado diretamente pelo Espírito de Deus no nosso espírito; por isso está escrito que: "...a alegria do Senhor é a vossa força." Neemias 8.10. Porque ela vem diretamente de Deus para nós.

Onde na Bíblia fala que a alegria do Senhor e a nossa força?

Neemias foi copeiro do rei da Pérsia, governador de Jerusalém, profeta e sacerdote, ou seja, ele sabia muito bem identificar onde estava a fonte de todo provimento que nós seres-humanos necessitamos para perseverar nos propósitos e alvos de Deus em favor das nossas vidas: "... a alegria do Senhor é a vossa força." ( ...

O que e a força do Senhor?

Precisamos de forças que estão além de nossa capacidade para guardar os mandamentos em todas as situações que a vida nos apresentar. Quando eu era jovem, servi como conselheiro de um sábio presidente de distrito da Igreja. Ele tentou ensinar-me.