Qual a relação do petróleo com o efeito estufa?

Veja as consequências para o Meio Ambiente quando acontece um vazamento ou um derramamento de petróleo. Os danos são de grande impacto, devastadores. Entenda a química do petróleo para mandar bem nas questões do Enem. Pode virar tema de redação também. Confira aula gratuita e aumente suas chances.

As consequências da Poluição Ambiental provocadas pela queima dos combustíveis fósseis só aumentam a cada dia, provocando o Efeito Estufa. Carvão e Petróleo são as maiores fontes poluidoras. Veja aula gratuita sobre a Poluição provocada pelo Petróleo tanto na Atmosfera quanto nos vazamentos na água. Pode cair como Tema de Redação e nas questões de Biologia, Química, ou Meio Ambiente.

Sumário

É difícil imaginar a civilização humana sem o petróleo e seus derivados. Os produtos obtidos do petróleo são fontes de energia extremamente importantes para a produção industrial e também para os meios de transporte.

A Poluição Ambiental do Petróleo

Além disso, a partir do petróleo é obtida matéria-prima para a produção de plástico.

Qual a relação do petróleo com o efeito estufa?
Qual a relação do petróleo com o efeito estufa?
Enfim, o petróleo é o combustível que move o mundo. Porém, sua extração, transporte e utilização podem causar sérios danos de poluição ambiental.

Neste post vamos estudar o derramamento de petróleo e suas consequências para os seres vivos. O Brasil entrou em 2019 na rota dos acidentes internacionais por derramamento de petróleo no mar, com mais de 600 praias atingidas na costa das Regiões Nordeste e Sudeste.

O Impacto na Poluição Ambiental

As diversas formas de poluição ambiental provocadas pela exploração e pela queima do petróleo e seus derivados estão entre as principais causas de Impacto Ambiental, com transformações da natureza a partir da ação do homem.

Veja aula gratuita sobre Impacto Ambiental com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito.

https://youtu.be/pG0UNRcOUdIVideo can’t be loaded because JavaScript is disabled: IMPACTO AMBIENTAL | Resumo de Geografia para o Enem. Prof. Raphael Carrieri (https://youtu.be/pG0UNRcOUdI)

Muito bom este resumo do professor Carrieri. Ele é um craque para expicar os Impactos da ação humana na Poluição Ambiental.

A composição do Petróleo

O petróleo é uma mistura de substâncias, composta principalmente de hidrocarbonetos e pequenas quantidades de substâncias contendo enxofre, oxigênio e nitrogênio. O petróleo é uma substância menos densa que a água e sua cor em geral varia entre marrom e preta.

Essa mistura é formada a partir de restos de seres vivos que se depositaram no fundo de lagos ou mares e que posteriormente foram cobertos por sedimentos rochosos.

Por conta do calor e da pressão causados pelo empilhamento de várias camadas de sedimento (que posteriormente se tornam rochas sedimentares), ocorre a decomposição destes restos juntamente com reações complexas que acabam formando o petróleo ao longo de milhões de anos.

Assim, por causa de sua origem, dizemos que o petróleo é um combustível fóssil.

Qual a relação do petróleo com o efeito estufa?
Qual a relação do petróleo com o efeito estufa?
Boa parte do petróleo extraído no planeta se encontra em bacias sedimentares embaixo dos oceanos. Isto além de dificultar a extração de petróleo, pode aumentar os riscos ambientais de sua utilização (tanto na extração quanto no transporte).

Poluição Ambiental pelos resíduos

Tanto é que a imensa maioria dos desastres ambientais causados por derramamentos de petróleo está relacionada com acidentes envolvendo os navios petroleiros e as plataformas petrolíferas.

Além disso, muitas vezes a água utilizada para lavar os reservatórios de petróleo desses navios é jogada diretamente no mar, sem qualquer tratamento.

Veja na ilustração os tipos de Plataformas Marítimas para exploração de petróleo, a diferença entre elas e um Navio-sonda:

Qual a relação do petróleo com o efeito estufa?
Qual a relação do petróleo com o efeito estufa?
Para você entender a gravidade de um vazamento de petróleo, revise a composição química do petróleo e seu refinamento com aula de Química da professora Munique Dias.

Poluição ambiental por vazamento de petróleo

Quando acontece um vazamento na água, como o petróleo é menos denso que a água, ele boia. Isso faz com que se formem grandes manchas: as marés negras – e é aí que os problemas começam.

Essas grandes manchas de petróleo impedem que a luz passe, prejudicando a fotossíntese dos seres produtores marinhos (como o fitoplâncton e as algas pluricelulares).

Além disso, a camada de petróleo sobre a água impede trocas gasosas da água com o ar, levando muitos seres vivos à asfixia. Veja na imagem:

Qual a relação do petróleo com o efeito estufa?
Qual a relação do petróleo com o efeito estufa?
Os animais aquáticos são diretamente afetados pelo petróleo, pois ele impregna a superfície de seus corpos e os mata por intoxicação (a pele dos animais pode absorver parte das substâncias que constituem o petróleo).

Quando o petróleo impregna as brânquias dos peixes, ocorre morte por asfixia. As aves marinhas também são altamente prejudicadas: o petróleo gruda em suas penas, impedindo-as de voar e de regular sua temperatura, acabando por matá-las.

O mesmo ocorre com os mamíferos marinhos que, impedidos de eliminar calor por conta da camada de petróleo, acabam morrendo.

Os riscos para os berçários do mar

Os problemas podem ser ainda maiores se a mancha de petróleo atingir áreas de manguezais, que são os verdadeiros berçários da vida marinha.

O petróleo poderá impedir a absorção de nutrientes nas raízes das plantas que formam este ecossistema, além de destruir a principal área de reprodução para inúmeras espécies marinhas.

Qual a relação do petróleo com o efeito estufa?
Qual a relação do petróleo com o efeito estufa?
O maior desastre ambiental envolvendo derramamento de petróleo ocorreu em 2010 no Golfo do México.

Uma plataforma de extração de petróleo explodiu, provocando a morte de sete trabalhadores e o vazamento de aproximadamente 5 milhões de barris de petróleo no mar.

Tragédias ambientais do petróleo

Com a explosão, uma das sondas perfuradoras se quebrou, fazendo com que o petróleo vazasse diretamente do solo durante 87 dias.

A demora em controlar o vazamento permitiu que mais de 1500 km de litoral fossem contaminados pelo petróleo, o que envenenou e matou milhares de animais.

Qual a relação do petróleo com o efeito estufa?
Qual a relação do petróleo com o efeito estufa?
Além das perdas biológicas, houve também um grande prejuízo econômico: calcula-se a perda de dezenas de bilhões de dólares que afetaram principalmente a pesca e o turismo das regiões atingidas.

Estudos recentes demonstraram que o petróleo derramado neste episódio continua afetando larvas de animais, como peixes e moluscos, causando más formações em seus sistemas circulatórios.

O petróleo pode ser degradado por alguns grupos de bactérias. Porém o processo é extremamente lento. Por tal motivo, após um acidente é necessário tomar medidas de emergência de forma a impedir que a maré negra (mancha de petróleo) se espalhe.

As medidas mais utilizadas para conter a poluição ambiental são barreiras físicas (como boias) e bombas de sucção. Veja na imagem:

Qual a relação do petróleo com o efeito estufa?
Qual a relação do petróleo com o efeito estufa?

A queima do Petróleo e o Efeito Estufa

Os gases emitidos pelas indústrias e carros criam uma camada sobre os locais onde são emitidos, isso ocorre em grande escala nas cidades grandes, essa camada de gases impede que os raios solares se dissipem.

Este fenômeno impede que os raios solares voltem para o espaço, e acaba ocorrendo um efeito estufa muito mais intenso, pois os raios que ficam retidos fazem com que a temperatura fique ainda mais quente, como em uma estufa de verdade.

Os principais gases que causam esse efeito são: o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2), que é produzido pela queima de combustíveis fósseis, óxido nitroso (N2O), metano (CH4), cloro-flúor-carboneto (CFC) entre outros.

Essa aceleração também é dada devido ao desmatamento das florestas (derrubadas e queimadas), pois as árvores controlam as chuvas, os ventos e as temperaturas das regiões próximas. À medida que diminuem, o calor aumenta.

Veja na ilustração o Efeito Estufa:

Qual a relação do petróleo com o efeito estufa?
Qual a relação do petróleo com o efeito estufa?

Uma das grandes preocupações em relação ao aumento da emissão desses gases na superfície é a teoria do aquecimento global. O aquecimento global é um fenômeno climático que ocorre devido ao aumento da temperatura da superfície gloval e dos oceanos;  é a retenção do calor cima do nível considerado “normal”.

Há teorias que acredita que o aquecimento ocorre por causas naturais, mas parte da comunidade científica acredita que o aumento da temperatura é provocada pelos homens devido a emissão em excesso dos gases do efeito estufa.

De acordo com IPCC ( Intergovernamental Panel on Climate Chante), os maiores aumentos de temperaturas foram de 1910 e 1945, e de 1976 a 2000. Os modelos climáticos estipulam que as temperaturas globais podem aumentar no intervalo entre 1,1 e 6,4°C até 2100.

As Mudanças Climáticas

Confira agora com o professor Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito, as causas das Mudanças Climáticas que estão acontecendo em nosso planeta:

https://youtu.be/kej3_SuE08kVideo can’t be loaded because JavaScript is disabled: MUDANÇAS CLIMÁTICAS | Resumo de Geografia para o Enem (https://youtu.be/kej3_SuE08k)

Dica : Revise também os danos ambientais causados por substâncias não-biodegradáveis nesta super aula da professor Juliana Evelyn dos Santos.

 

01 – (UEPA/2012)   Uma das formas de poluição do mar é o derramamento de petróleo que afeta consideravelmente os seres vivos das áreas atingidas. Uma camada de óleo sobrenadante de 1 cm de espessura é suficiente para reduzir a capacidade de penetração da luz na água, além de dificultar a oxigenação da água e impregnar as penas das aves marinhas que não conseguem voar e nem termorregular. Afeta também as estruturas de filtragem de ostras e de mariscos. (Adaptado de Paulino, Biologia: genética, evolução e ecologia. Volume 3, 2008).

Diante dessa situação, as consequências acarretadas aos seres vivos atingidos por esse tipo de acidente são:

I. O processo fotossintético das algas fica comprometido.
II. As formas aquáticas de vida aeróbica morrem por asfixia.
III.   As aves morrem de frio porque as penas perdem a impermeabilidade.
IV. As brânquias das ostras e mariscos, órgãos responsáveis pela filtração dos alimentos, são obstruídas.

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:

a) I e III
b) II e III
c) I, II e IV
d) II, III e IV
e) I, II, III e IV

Gab: E

02 – (UFRJ/2011)   Em abril de 2010, o incêndio e posterior naufrágio da plataforma petrolífera Deepwater Horizon causou o derramamento de milhões de litros de petróleo no Golfo do México.

Estudos sobre a degradação do petróleo no local mostraram que o uso de dispersantes químicos (capazes de fazer com que o petróleo forme minúsculas gotículas) aumentou muito as populações de bactérias aeróbicas que se alimentam do petróleo. Esse processo pode fazer com que o petróleo seja eliminado mais rapidamente do que se espera. Por outro lado, embora não gere substâncias tóxicas, a intensa atividade microbiana no local pode levar à formação das chamadas Zonas Mortas, nas quais a maior parte dos seres vivos não sobrevive.

a) Explique como os dispersantes aumentam a eficiência bacteriana na degradação do petróleo.
b) Explique de que modo a grande proliferação bacteriana pode levar à formação de Zonas Mortas.

Gab:

a) O dispersante aumenta a superfície relativa do petróleo facilitando o acesso de grande número de bactérias a sua fonte de alimentação, acelerando a degradação.
b) Com alimento abundante bactérias crescem exponencialmente, formando grandes populações cujo metabolismo requer grande quantidade de oxigênio. Esse oxigênio será retirado da água gerando grandes áreas anóxicas ou Zonas Mortas.

Dica 4: Revise também a poluição sonora, térmica e radioativa! Tem curiosidades sobre Chernobyl e Fukushima!

Qual a relação do petróleo com efeito estufa?

A indústria de refino de petróleo é o terceiro maior emissor estacionário de gases de efeito estufa do mundo, contribuindo com 6% de todas as emissões industriais de gases de efeito estufa. Em particular, o CO2 é responsável por aproximadamente 98% dos gases de efeito estufa emitidos pelas refinarias de petróleo.

Quais as consequências da queima de petróleo para o efeito estufa?

Assim como os demais combustíveis fósseis, a queima do petróleo prejudica a qualidade do ar. Isso acontece devido ao dióxido de carbono gerado por esta reação química. O gás em questão é liberado durante a queima e é considerado o principal responsável pelo efeito estufa e o aquecimento global.

Qual é a relação entre o efeito estufa e a queima de combustíveis?

A queima de combustíveis fósseis é uma das atividades que mais produzem gases de efeito estufa. A concentração desses gases na atmosfera impede que o calor seja irradiado, aquecendo ainda mais a superfície terrestre, aumentando, portanto, as temperaturas.

Qual a relação com efeito estufa?

De acordo com cientistas, a relação entre efeito estufa e o aquecimento global seria pelo crescente lançamento de gases-estufa na atmosfera em atividades humanas. O efeito estufa é um fenômeno natural realizado por gases presentes na atmosfera terrestre.