Qual o objetivo da demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados e da demonstração das mutações do patrimônio líquido?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) é uma demonstração contábil, elaborada pela diretoria de uma sociedade por ações, de divulgação obrigatória segundo a Lei 6.404/76.[1] No entanto, a mesma lei afirma que a DLPA poderá ser incluída dentro da demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL), se elaborada e publicada pela companhia[2]. Isto significa dizer que se a DLPA pode ser substituída pela DMPL.

A DLPA evidencia as alterações ocorridas no saldo da conta de lucros ou prejuízos acumulados, no Patrimônio Líquido. Para isso, deve indicar[3]:

  • o saldo inicial do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;
  • as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;
  • as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo final do período.
  • o montante do dividendo por ação do capital social.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Balanço patrimonial
  • Demonstração do resultado do exercício

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

Brasil: Lei nº 6.404/76. Acesso em 07 de junho de 2013.

Referências

  1. Lei 6.404/76, art. 186, II.
  2. Lei 6.404/76, art. 186, § 2º.
  3. Lei 6.404/76, art. 186.

DEMONSTRA��O DAS MUTA��ES DO PATRIM�NIO L�QUIDO (DMPL)

A elabora��o da Demonstra��o das Muta��es do Patrim�nio L�quido (DMPL) � facultativa e, de acordo com o artigo 186, par�grafo 2�, da Lei das S/A, a Demonstra��o de Lucros ou Preju�zos Acumulados (DLPA) poder� ser inclu�da nesta demonstra��o.

A DMPL uma demonstra��o mais completa e abrangente, j� que evidencia a movimenta��o de todas as contas do Patrim�nio L�quido durante o exerc�cio social, inclusive a forma��o e utiliza��o das reservas n�o derivadas do lucro.

MUTA��ES NAS CONTAS PATRIMONIAIS

As contas que formam o Patrim�nio L�quido podem sofrer varia��es por in�meros motivos, tais como:

1 - Itens que afetam o patrim�nio total:

a) acr�scimo pelo lucro ou redu��o pelo preju�zo l�quido do exerc�cio;

b) redu��o por dividendos;

c) acr�scimo por reavalia��o de ativos (quando o resultado for credor);

d) acr�scimo por doa��es e subven��es para investimentos recebidos;

e) acr�scimo por subscri��o e integraliza��o de capital;

f) acr�scimo pelo recebimento de valor que exceda o valor nominal das a��es integralizadas ou o pre�o de emiss�o das a��es sem valor nominal;

g) acr�scimo pelo valor da aliena��o de partes benefici�rias e b�nus de subscri��o;

h) acr�scimo por pr�mio recebido na emiss�o de deb�ntures;

i) redu��o por a��es pr�prias adquiridas ou acr�scimo por sua venda;

j) acr�scimo ou redu��o por ajuste de exerc�cios anteriores.

2 - Itens que n�o afetam o total do patrim�nio:

a) aumento de capital com utiliza��o de lucros e reservas;

b) apropria��es do lucro l�quido do exerc�cio reduzindo a conta Lucros Acumulados para forma��o de reservas, como Reserva Legal, Reserva de Lucros a Realizar, Reservas para Conting�ncias e outras;

c) revers�es de reservas patrimoniais para a conta de Lucros ou Preju�zos acumulados;

d) compensa��o de Preju�zos com Reservas.

MODELO

Veja modelo da DMPL, bem como outros detalhamentos, atrav�s do t�pico DMPL - Demonstra��o das Muta��es do Patrim�nio L�quido, no Guia Cont�bil Online.

DEMONSTRA��O DE LUCROS OU PREJU�ZOS ACUMULADOS (DLPA)

A DLPA evidencia as altera��es ocorridas no saldo da conta de lucros ou preju�zos acumulados, no Patrim�nio L�quido.

De acordo com o artigo 186, � 2� da Lei n� 6.404/76, adiante transcrito, a companhia poder�, � sua op��o, incluir a demonstra��o de lucros ou preju�zos acumulados nas demonstra��es das muta��es do patrim�nio l�quido. 

"A demonstra��o de lucros ou preju�zos acumulados dever� indicar o montante do dividendo por a��o do capital social e poder� ser inclu�da na demonstra��o das muta��es do patrim�nio l�quido, se elaborada e publicada pela companhia." 

OUTRAS SOCIEDADES

A DLPA � obrigat�ria para as sociedades limitadas e outros tipos de empresas, conforme a legisla��o do Imposto de Renda (art. 274 do RIR/99).

COMPOSI��O

A demonstra��o de lucros ou preju�zos acumulados dever� discriminar:

1. o saldo do in�cio do per�odo e os ajustes de exerc�cios anteriores;

2. as revers�es de reservas e o lucro l�quido do exerc�cio; e

3. as transfer�ncias para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do per�odo.

AJUSTES DE EXERC�CIOS ANTERIORES

Como ajustes de exerc�cios ser�o considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudan�a de crit�rio cont�bil, ou da retifica��o de erro imput�vel a determinado exerc�cio anterior, e que n�o possam ser atribu�dos a fatos subsequentes.

REVERS�ES DE RESERVAS

Correspondem �s altera��es ocorridas nas contas que registram as reservas, mediante a revers�o de valores para a conta Lucros Acumulados, em virtude daqueles valores n�o serem mais utilizados.

LUCRO OU PREJU�ZO L�QUIDO DO EXERC�CIO

� o resultado l�quido do ano apurado na Demonstra��o do Resultado do Exerc�cio, cujo valor � transferido para a conta de Lucros Acumulados.

TRANSFER�NCIAS PARA RESERVAS

S�o as apropria��es do lucro feitas para a constitui��o das reservas patrimoniais, tais como: reserva legal, reserva estatut�ria, reserva de lucros a realizar, reserva para conting�ncias.

SUBSTITUI��O PELA DEMONSTRA��O DAS MUTA��ES DO PATRIM�NIO L�QUIDO 

De acordo com o � 2� do artigo 186 da Lei n� 6.404/76 a Demonstra��o de Lucros ou Preju�zos Acumulados poder� ser inclu�da na demonstra��o das muta��es do patrim�nio l�quido, se elaborada e divulgada pela companhia, pois n�o inclui somente o movimento da conta de lucros ou preju�zos acumulados, mas tamb�m o de todas as demais contas do patrim�nio l�quido.

Para maiores detalhamentos, acesse o t�pico DEMONSTRA��O DE LUCROS E PREJU�ZOS ACUMULADOS, no Guia Cont�bil Online.

Conhe�a tamb�m algumas obras atualiz�veis relacionadas relacionadas:

Qual o objetivo da demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados e da demonstração das mutações do patrimônio líquido?
 
Qual o objetivo da demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados e da demonstração das mutações do patrimônio líquido?

Qual o objetivo da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido?

A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) é um relatório contábil que tem como objetivo identificar as alterações ocorridas no patrimônio líquido da empresa em determinado período de exercício.

Qual a finalidade é o objetivo das demonstrações contábeis?

O objetivo das demonstrações contábeis destinadas a atender propósitos gerais é o de proporcionar informações acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho financeiro e dos fluxos de caixa da entidade, de maneira que essas informações sejam úteis a um grande número de classes de usuários em suas avaliações ...

Qual a diferença entre Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e o balanço patrimonial?

Enquanto o Balanço Patrimonial tem a função de demonstrar a situação do patrimônio do empreendimento dentro de um determinado período, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido indica de maneira mais completa as interferências nesse patrimônio.

Quais as principais mutações do patrimônio líquido?

As demonstrações das mutações do patrimônio líquido têm por finalidade apresentar as alterações que ocorreram em determinado exercício no patrimônio líquido da empresa, entre as principais alterações podemos destacar, a destinação dos resultados do período, integralização do capital e o aumento ou a diminuição das ...