Qual a origem da energia utilizada pelas plantas na manutenção de suas vidas?


Por Roberta das Neves

Mestre e Doutora em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ e Professora de Biologia do Colégio Qi

Introdução

Em uma cadeia alimentar, os seres vivos e o meio ambiente transferem e trocam continuamente energia e matéria. Principal fonte de energia dos ecossistemas, a energia solar é captada pelos produtores (plantas) e, através da fotossíntese, é transformada em energia química. De acordo com a lei da termodinâmica, “A energia não pode ser criada nem destruída e sim transformada”, ou seja, a fotossíntese utiliza cerca de 1 a 2% da energia luminosa que chega a um ecossistema, sendo o suficiente para fornecer toneladas de matéria orgânica por ano.

Fotossíntese

Os compostos orgânicos obtidos como produto da fotossíntese são utilizados pela planta como energia para seu metabolismo e eliminados como gás carbônico e água. Uma parte da matéria orgânica e da energia fica retida na planta, como no caule, folhas, dentre outros e servem de alimento para os consumidores primários e a outra parte sai sob a forma de calor. Os consumidores, ao se alimentarem dos seres autótrofos, eliminam parte da energia nas fezes e urina e outra é oxidada na respiração para a produção de energia do ser vivo. A matéria que circula dos produtores para os consumidores, volta ao ecossistema ficando disponível para os produtores sob a forma inorgânica pela ação dos decompositores. Como a energia utilizada não é reaproveitada pelos seres vivos, sendo que apenas 10% da energia de um nível trófico passa para o seguinte, diz-se que o fluxo de energia num ecossistema é unidirecional.

Qual a origem da energia utilizada pelas plantas na manutenção de suas vidas?
Fluxo de energia e ciclo da matéria no ecossistema. (Foto: Reprodução)

Em um ecossistema, num dado tempo e determinada área, a matéria orgânica produzida pelas plantas é denominada produtividade primária bruta (PPB) e, ao descontarmos a parte consumida da respiração (R), temos a produtividade primária líquida (PPL), representada pela seguinte equação: PPB – R = PPL. Em ecossistemas estáveis, a PPB iguala-se a PPL.

A produtividade secundária refere-se à quantidade de matéria orgânica, bruta ou líquida, acumulada pelos consumidores. Em certas regiões, a produtividade é alta, como por exemplo, nas regiões costeiras e estuários. Algumas metodologias podem aumentar a produtividade de um ecossistema como a utilização de fertilizantes e pesticidas, embora tais substâncias poluam o ambiente e gerem um desequilíbrio ecológico.

Exercícios

(Ueg 2013) As transformações, a distribuição e o aproveitamento de energia na natureza apresentam muitas peculiaridades. Dentre elas, destaca-se: 
a) a energia na forma de luz é convertida em energia química dos alimentos e perde-se na forma de calor, que não é reutilizado.   
b) a fotossíntese transforma energia luminosa em energia física que, por sua vez, é armazenada na matéria orgânica.   
c) a quantidade de energia aumenta a cada transferência de um ser vivo para outro, confirmando a entropia natural.   
d) nos ecossistemas, a energia tem fluxo unidirecional, ou seja, é constantemente reciclada e reaproveitada.   

GABARITO: Letra A. O fluxo da energia nos ecossistemas é unidirecional. A matéria que circula dos produtores para os consumidores, volta ao ecossistema ficando disponível para os produtores sob a forma inorgânica pela ação dos decompositores. 
  
(Enem 2013)  Estudos de fluxo de energia em ecossistemas demonstram que a alta produtividade nos manguezais está diretamente relacionada às taxas de produção primária líquida e à rápida reciclagem dos nutrientes. Como exemplo de seres vivos encontrados nesse ambiente, temos: aves, caranguejos, insetos, peixes e algas. Dos grupos de seres vivos citados, os que contribuem diretamente para a manutenção dessa produtividade no referido ecossistema são:
a) aves.   
b) algas.   
c) peixes.   
d) insetos.   
e) caranguejos.   

GABARITO: Letra B. As algas são os produtores nos ecossistemas aquáticos e responsáveis pela produção da matéria orgânica.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

  • Luis Rocha

    2014-07-07T15:16:42

    legal

Qual e a fonte de energia para as plantas?

As plantas capturam a energia do sol e a usam para formar moléculas orgânicas essenciais à vida. Esse processo, a fotossíntese, requer o pigmento verde clorofila, que está presente nas folhas.

Qual e a origem da energia utilizada na fotossíntese?

A energia luminosa utilizada para essa reação é provinda da luz solar e absorvida pela clorofila. A absorção da energia luminosa e sua transformação em energia permitem o crescimento das plantas, seu florescimento e a produção de frutos.

Qual a forma de obtenção de energia das plantas?

Na fotossíntese, as plantas e outros organismos fotossintetizantes conseguem converter a energia solar em energia química.

Qual a origem da energia armazenada nos alimentos?

A energia química é liberada no organismo através do metabolismo dos nutrientes absorvidos pelo sistema digestório, e a quantidade de energia contida em um alimento é medida através da energia obtida pela sua queima e é conhecida por valor calórico.