Aqueles que confiam no Senhor correrão e não se cansarão

Os que esperam no SENHOR renovarão suas forças e subirão com asas como as águias... Isaías 40.31

Aqueles que confiam no Senhor correrão e não se cansarão

"Mas os que esperam no SENHOR renovarão suas forças e subirão com asas como as águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão." Isaías 40.31

Esperar em Deus é uma das coisas mais sábias que uma pessoa pode fazer, mas você sabe realmente o que é esperar no Senhor? Será que esperar no Senhor é assumir uma postura passiva simplesmente aguardando que Deus faça todas as coisas para nós? Será que não temos de fazer algo também?
Conheço pessoas que estão se escondendo atrás da seguinte afirmação: "Estou esperando no Senhor." (Eu mesmo já fiz isso). E elas usam essa frase para várias situações. Se pretendem abrir um negócio; se desejam se casar; quando dizem que querem iniciar novos projetos; mas nada disso nunca começa, porque elas estão sempre "esperando no Senhor" e repetem isso como uma espécie de mantra, seja para elas mesmas, para outras pessoas ou para o próprio Deus.

Sem dúvida é uma frase bonita que denota bastante espiritualidade de quem a pronuncia, mas nem sempre a pessoa que diz esta fala está realmente esperando no Senhor ou sabe o que tal coisa significa; e é isso que vamos averiguar em seguida.

"Estou esperando no Senhor" e uma afirmação que tem sido utilizada como uma moleta na qual muitas pessoas se apoiam apenas para não fazer aquilo que de fato precisam fazer para, verdadeiramente, esperar no Senhor. Espero não ter enrolado demais. Indo direto ao ponto.

Então o que é Esperar no Senhor?

Bem; vamos à revelação que mudou minha forma de enxergar essa questão. O famoso versículo de Isaías 40.31 diz:
"Mas os que esperam no SENHOR renovarão suas forças e subirão com asas como as águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão."

Quero desmembrar o versículo em quatro partes que vão ajudar a esclarecer o tema de uma vez por todas.

Primeira: "Mas os que esperam no SENHOR renovarão suas forças..."

Segunda:"...(os que esperam no SENHOR)...subirão com asas como as águias..."

Terceira: "...(os que esperam no SENHOR)...correrão e não se cansarão..."

Quarta: "...(os que esperam no SENHOR)...caminharão e não se fatigarão."

Notou alguma coisa no que, segundo o texto bíblico, acontece com aqueles que esperam no Senhor? Vamos aproximar um pouco mais:

Aqueles que esperam no Senhor: Renovarão... Subirão... Correrão... Caminharão.

Quatro verbos que indicam ação. Que interessante! Não sei se você captou, mas a inspiração é muito simples aqui. Esperar no Senhor é tomar ação, ou seja, agir, acreditando que o que Deus tinha para fazer a respeito de qualquer situação já está feito. Todo cristão acredita na Divina providência, que é a forma onisciente com a qual Deus, o SENHOR, governa todas as coisas e faz com que tudo coopere para o bem daqueles que o amam; como está escrito em Romanos 8.28.

Esperar em Deus é plantar a semente que vai gerar o resultado desejado na certeza de uma colheita abundante. Quem não planta não colhe, não importa o quanto espere. Esta é uma das regras.
Se você quer elevar sua vida para um nível mais alto na fé, é isso o que tem de fazer; mudar a sua forma de esperar no Senhor de uma forma passiva para uma ativa. Não estou dizendo aqui que as pessoas devem se precipitar ou fazer as coisas sem a direção divina, de qualquer jeito; não é isso, mas sim que devemos fazer o que é necessário para alcançarmos os resultados que desejamos acreditando que a vitória vem de Deus e que ela já nos pertence em qualquer situação. Deus já fez o mais difícil; como está escrito "Visto como seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida..." 2 Pedro 1.3a. O resto é conosco.

Se Davi ficasse apenas "esperando em Deus" que Golias fosse derrotado, nada teria acontecido; foi só quando ele se colocou em ação e confrontou o gigante, cara a cara, que Deus fez o mais difícil e o resultado dessa batalha todos nós conhecemos. Você compreende o que estou tentando dizer?
Para a pessoa que deseja ser médica, por exemplo, não basta apenas orar pedindo a Deus que a torne uma médica; e sair por aí dizendo que está esperando no Senhor, pois isso não fará o diploma cair do céu. É óbvio que orar será indispensável durante o processo, mas também será necessário enfrentar os anos de faculdade para alcançar aquilo que deseja. Este foi apenas um exemplo para deixar claro que a ação no processo de "esperar em Deus" é primordial. Como diz o versículo de Isaías 40.31; as pessoas que se renovam, sobem, correm e caminham, são estas que esperam verdadeiramente no SENHOR.

Certa vez ouvi uma pessoa muito sábia dizer algo que Deus também usou para mudar minha mentalidade sobre este tema. Foi dito: "Algumas pessoas gostam de dizer que estão esperando no Senhor, quando, na realidade, é o Senhor que está esperando por elas.". Eu achei aquele entendimento fantástico e a partir daquele momento passei a examinar cuidadosamente a minha própria mente em busca do que eu estava deixando de fazer para alcançar o que eu desejava, meus sonhos, metas e objetivos. Levou algum tempo, mas meus resultados começaram a aparecer, e um deles é este blog. Seja lá o que você deseje, seja quais forem os seus sonhos, ponha-se em marcha; procure se renovar, abra suas asas, alce seu voo; alguns dias você vai conseguir correr, em outro conseguirá apenas caminhar, mas tenha a certeza de que a cada dia você deu um passo em direção daquilo que Deus tem preparado para sua vida.

Então, tende bom ânimo e faça o que precisa fazer. Quando você estiver no processo de realizar o que precisa ser feito poderá dizer com propriedade que está esperando no Senhor, e seu voo será tão alto quanto o da águia. Sua visão se ampliará e seus resultados não tardarão a aparecer.

O que diz em Isaías 40 29?

29 Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. 29 Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.

O que diz em Isaías 40 31?

31 Mas os que aesperam no Senhor brenovarão as forças, subirão com asas como águias; ccorrerão, e não se cansarão; caminharão, e não desfalecerão.

O que diz em Isaías 49 23?

23 E os reis serão os teus aios, e as suas princesas, as tuas amas; diante de ti, se inclinarão com o rosto em terra e lamberão o pó dos teus pés, e saberás que eu sou o SENHOR e que os que confiam em mim não serão confundidos.

O que confiam no Senhor correm e não se cansam?

Os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.