Argamassa e rejunte é a mesma coisa

  1. Home
  2. Ajuda e Dicas para construir

A argamassa para rejunte é um material industrializado cuja finalidade é preencher as juntas de assentamento entre placas cerâmicas e dar acabamento especial ao sistema de revestimento cerâmico.

Principais características

  • Baixa permeabilidade.
  • Estabilidade de cor.
  • Capacidade de absorver deformações. Facilidade de limpar.
  • Acabamento liso.

Juntas

As argamassas para rejunte podem ser encontradas para juntas de 1 a 10 mm.

Tipos de Rejuntes

  1. Argamassa e rejunte é a mesma coisa

  2. Argamassa e rejunte é a mesma coisa

    Base de resina epóxi

    Argamassa industrializada que contém dois componentes, pré-dosados, que se misturam entre si. Um dos componentes é a resina epóxi e o outro é o endurecedor com cargas minerais. Tem textura com acabamento extraliso, é fácil de limpar, tem excepcional aderência e altas resistências mecânica e química. Utilizada para assentamento e rejunte.

    rejunte epóxi quartzolit

  3. Argamassa e rejunte é a mesma coisa

    Base de resina acrílica

    Ele é pronto para o uso, fácil de aplicar com a prática embalagem aplicadora e oferece excelente acabamento. Além de ser impermeável e ideal para banheiros e cozinhas.

  4. Argamassa e rejunte é a mesma coisa

    Argamassa para pastilhas - assenta e rejunta ao mesmo tempo

    Argamassas industrializadas coloridas à base de cimento, agregados minerais, aditivos e pigmentos inorgânicos. São próprias para assentamento e rejunte simultâneos, facilitando a aplicação de pastilhas de diferentes tipos em ambientes internos e externos, em piscinas e em fachadas, de acordo com as indicações de cada produto.

Mais sobre rejuntes

Está pensando em construir ou reformar sua casa? O primeiro passo é comprar os materiais e, o mais importante, saber como se usa cada um deles. Afinal, um mau uso de material pode resultar em uma obra mau acabada.

Por isso, no texto de hoje no blog da Galvan, viemos te explicar a diferença entre argamassa, rejunte e cimento, olha só;

Cimento CP-I – Tem apenas o gesso como aditivo, o qual desacelera o endurecimento do cimento permitindo um tempo maior para a aplicação.

Cimento CP-II – sua composição conta com vários aditivos, resultando em menor liberação de calor quando entra em contato com a água. Trata-se de um cimento super versátil e que pode ser utilizado em todas as etapas da construção. É dividido em 3 tipos:

Cimento CP-III – Em sua composição conta com até 70% de escória de alto-forno, o que confere a esse tipo de cimento alta impermeabilidade, durabilidade, alta resistência à expansão, resistência a sulfatos e maior durabilidade.

Cimento CP-IV – Tem em sua composição entre 15% e 50% de material pozolânico. Oferece estabilidade, baixo calor de hidratação, é pouco poroso e resistente a ação da água do mar e esgotos. É recomendado para concretagem de grandes volumes e utilização em altas temperaturas.

Cimento CP-V – Nas primeiras horas de sua aplicação é altamente reativo, fazendo com que atinja elevada resistência em pouco tempo. Após 28 dias aumenta ainda mais sua resistência, superando a de cimentos convencionais. É geralmente utilizado em obras industriais que requerem menor tempo para desforma. É recomendado somente para fabricação de concreto.

Cimento RS – Indicado para construções em locais como redes de esgotos, ambientes industriais e que estão em contato com a água do mar.

Cimento Branco – Pode ser estrutural (não fica cinza e ressalta melhor a arquitetura) e não estrutural (utilizado para rejuntar azulejos). Jamais deve ser usado em concreto estrutural, pois não possui a resistência adequada para esse fim.

Argamassa

A função da argamassa é assentar tijolos, azulejos, blocos cerâmicos, revestimentos de parede, granitos, pisos porcelanatos e pisos cerâmicos. Além disso é um material de construção excelente para corrigir ondulações e nivelar paredes, tetos, pisos e ainda impermeabilizar e vedar buracos nessas superfícies.

Existem três tipos:

Argamassa para porcelanato: A argamassa AC2 branca é mais indicada para porcelanatos de até 60x60cm, podendo ser aplicada tanto em ambientes internos como ambientes externos. Em porcelanatos acima de 60x60cm, é recomendada a utilização da argamassa AC3 branca, que tem sua aplicação contraindicada para ambientes pintados, encerados e úmidos, uma vez que dificulta o atrito e aderência da superfície.

Argamassa para assentamento: Para produtos cerâmicos, recomenda-se utilizar as argamassas AC1 (exceto em locais úmidos), AC2 e AC3, cinza ou branca que possam ser trabalhadas em ambientes externos e internos. A argamassa AC1 deve ser aplicada diretamente no chão ou na parede sempre em duas camadas.

Argamassa para granito: A argamassa AC2 cinza e argamassa AC3 branca usadas em granitos e revestimentos porcelanatos e cerâmicos são as mais indicadas para ambientes internos, como paredes, e externos, como fachadas. Cabe ressaltar que a argamassa AC2 cinza não deve ser utilizada em ambientes com superfície pintada, como por exemplo fachadas, churrasqueiras e lareiras.

Rejunte

O rejunte é utilizado no acabamento entre as juntas e tem como objetivo unir as peças de um revestimento a fim de evitar fissuras e infiltrações. Ele é produzido com cimento, grãos de areia muito finos e aditivos químicos, cumprindo o importante papel de manter os revestimentos vedados, longe da umidade, além da função estética.

Alguns tipos de rejunte são:

Rejunte acrílico: ideal para porcelanato, cerâmica e pastilhas de vidro para áreas internas e externas, como banheiro, lavanderia, cozinha e garagem; 

Rejunte epóxi: indicado para locais com alta circulação de pessoas, como banheiros, saunas, vestiários e nos locais onde a aplicação de produtos de limpeza nos pisos é constante, pois é impermeável e resistente a fungos e manchas; Rejunte Cimentício: indicado para ser instalado tanto no lado interno, quanto no lado externo da casa, podendo ser instalado também em áreas molháveis.

Gostou do texto? Para conferir este e outros materiais para sua obra, passe na Galvan!

Pode usar argamassa no lugar do rejunte?

A argamassa colante para pastilhas pode ser aplicada somente para rejuntar? Não. A argamassa para pastilhas deve ser aplicada para assentar e rejuntar simultaneamente. Executar somente o rejunte com este tipo de argamassa dificulta o acabamento final do produto, o mesmo pode apresentar rusticidade.

Qual a diferença de rejunte e argamassa?

Diferenças Gerais Já a argamassa é utilizada para fazer o assentamento dos pisos, enquanto o rejunte é utilizado para fazer o acabamento entre as juntas dos pisos.

Para que serve a argamassa para rejuntamento?

A argamassa para rejunte é um material industrializado cuja finalidade é preencher as juntas de assentamento entre placas cerâmicas e dar acabamento especial ao sistema de revestimento cerâmico.

Como fazer rejunte com argamassa?

Aplicação.
Colocar a quantidade de água indicada pelo fabricante;.
Misturar bem o produto, garantindo sua homogeneização;.
Verificar a necessidade de repouso após a mistura, geralmente de 10 a 15 minutos para que o polímero possa agir;.