Associe as atividades do cotidiano abaixo com as técnicas de laboratório apresentadas a seguir

Associe as atividades do cotidiano abaixo com as técnicas de laboratório apresentadas a seguir

Eduardogomes854 @Eduardogomes854

September 2019 1 648 Report

Associe as atividades do cotidiano abaixo com as técnicas de laboratório apresentadas a seguir letra A prepara o café com pó solúvel letra B preparar chá de saquinho letras e Qual suco de laranja a sequência correta é 321 letra B 42 e 3 letras e 3 e 4 e 1 letra D 13 e 2 letra e 22 e 4

Please enter comments

Please enter your name.

Please enter the correct email address.

Agree to terms and service

You must agree before submitting.

Lista de comentários


Associe as atividades do cotidiano abaixo com as técnicas de laboratório apresentadas a seguir

Thoth •Preparar cafezinho com café solúvel ==> solubilização (2)
•Preparar chá de saquinho ==> extração (3)
•Coar um suco de laranja ==> filtração (1)

Sequência correta:  2,3,1


0 votes Thanks 0

Olá queridos visitantes. Esses exercícios testaram seus conhecimentos sobre separação de misturas. Depois de responder passe o mouse depois da palavra "resposta" e verá se sua resposta está correta ou não.

  • (UFPE) Associe as atividades do cotidiano abaixo com as técnicas  de laboratório apresentadas a seguir: • Preparar cafezinho com café solúvel • Preparar chá de saquinho • Coar um suco de laranja 1. Filtração                                               3. Extração 2. Solubilização                                       4. Destilação A seqüência correta é: a) 2, 3 e 1. b) 4, 2 e 3. c) 3, 4 e 1. d) 1, 3 e 2.

    e) 2, 2 e 4.

    Resposta: Alternativa A. No preparo do café, você  solubiliza-o em água, o conteúdo do chá de saquinho é extraído com a ajuda da água quente, e as partes indesejáveis da laranja, no caso as sementes, são filtradas para o preparo do suco.

  • O mercúrio, um metal líquido, é utilizado pelos garimpeiros para extrair ouro. Nesse caso, o mercúrio forma com o ouro, uma mistura líquida homogênea, que pode ser separada facilmente da areia e da água. Infelizmente, esse processo causa muitos danos ao meio ambiente. O uso do mercúrio contamina o solo, as águas, o ar atmosférico e os próprios garimpeiros. A separação do ouro é feita sob aquecimento, isso só é possível porque: a) o ouro é mais volátil que o mercúrio. b) o ouro é mais denso que o mercúrio. c) o ponto de ebulição do mercúrio é menor que o do ouro. d) o mercúrio funde-se a uma temperatura menor que o ouro.

    e) o ouro dissolve-se no mercúrio.

    Resposta: Alternativa D. O ouro (Au) e mercúrio (Hg) formam uma mistura homogênea, mas o (Hg)  funde-se a uma temperatura menor que (Au). O Hg é então retirado, restando apenas o metal precioso (Au).

  • (UFES) Na perfuração de uma jazida petrolífera, a pressão dos gases faz com que o petróleo jorre para fora. Ao reduzir-se à pressão, o petróleo bruto para de jorrar e tem de ser bombeado. Devido às impurezas que o petróleo bruto contém, ele é submetido a dois processos mecânicos de purificação antes do refino: separá-lo da água salgada e separá-lo de impurezas sólidas, como areia e argila. Esses processos mecânicos de purificação são, respectivamente: a) decantação e filtração b) decantação e destilação fracionada c) filtração e destilação fracionada d) filtração e decantação e) destilação fracionada e decantação

    Resposta: Alternativa A. Durante a decantação o petróleo se deposita no fundo da água salgada e é então retirado, em seguida, é filtrado para a retirada de impurezas sólidas.

  • É possível separar a mistura heterogênea SAL + AREIA? Qual e como seria o processo de separação?
    Resposta Questão:As etapas utilizadas para separar a mistura Sal + Areia seriam as seguintes:Dissolução: Adicione  água à mistura até que o sal esteja totalmente diluído. Filtração: Em seguida, promova a filtragem da solução através de papel filtro. A areia vai ficar retida no papel e a solução salina irá passar através dele. Para obter o sal puro basta aquecer o líquido até sua completa evaporação, o sal ficará no fundo do recipiente.

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Separação de misturas e veja a resolução comentada.

Twitter

Facebook

Whatsapp

É possível separar a mistura heterogênea SAL + AREIA? Qual e como seria o processo de separação? 

O mercúrio, um metal líquido, é utilizado pelos garimpeiros para extrair ouro. Nesse caso, o mercúrio forma com o ouro, uma mistura líquida homogênea, que pode ser separada facilmente da areia e da água. Infelizmente, esse processo causa muitos danos ao meio ambiente. O uso do mercúrio contamina o solo, as águas, o ar atmosférico e os próprios garimpeiros.

A separação do ouro é feita sob aquecimento, isso só é possível porque:

a) o ouro é mais volátil que o mercúrio.

b) o ouro é mais denso que o mercúrio.

c) o ponto de ebulição do mercúrio é maior que o do ouro.

d) o mercúrio funde-se a uma temperatura menor que o ouro.

e) o ouro dissolve-se no mercúrio.

(UFES)

Na perfuração de uma jazida petrolífera, a pressão dos gases faz com que o petróleo jorre para fora. Ao reduzir-se à pressão, o petróleo bruto para de jorrar e tem de ser bombeado. Devido às impurezas que o petróleo bruto contém, ele é submetido a dois processos mecânicos de purificação antes do refino: separá-lo da água salgada e separá-lo de impurezas sólidas, como areia e argila. Esses processos mecânicos de purificação são, respectivamente:

a) decantação e filtração

b) decantação e destilação fracionada

c) filtração e destilação fracionada

d) filtração e decantação

e) destilação fracionada e decantação
 

(UFPE)

Associe as atividades do cotidiano abaixo com as técnicas  de laboratório apresentadas a seguir:

• Preparar cafezinho com café solúvel • Preparar chá de saquinho

• Coar um suco de laranja

1. Filtração                                               3. Extração
2. Solubilização                                       4. Destilação

a) 2, 3 e 1. b) 4, 2 e 3. c) 3, 4 e 1. d) 1, 3 e 2.

As etapas utilizadas para separar a mistura Sal + Areia seriam as seguintes:
Dissolução: Adicione  água à mistura até que o sal esteja totalmente diluído.

Filtração: Em seguida, promova a filtragem da solução através de papel filtro. A areia vai ficar retida no papel e a solução salina irá passar através dele. Para obter o sal puro basta aquecer o líquido até sua completa evaporação, o sal ficará no fundo do recipiente.
 

Alternativa E.

Como o ouro dissolve no mercúrio teremos uma mistura homogênea formada por um sólido dissolvido em um líquido, mistura a qual será separada através da destilação simples.
 

Alternativa A.
Durante a decantação o petróleo se deposita no fundo da água salgada e é então retirado, em seguida, é filtrado para a retirada de impurezas sólidas.

Alternativa A.

No preparo do café, você  solubiliza-o em água, o conteúdo do chá de saquinho é extraído com a ajuda da água quente, e as partes indesejáveis da laranja, no caso as sementes, são filtradas para o preparo do suco.

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • 912 palavras | 4 páginas

    purificação antes do refino: separá-lo da água salgada e separá-lo de impurezas sólidas, como areia e argila. Esses processos mecânicos de purificação são, respectivamente: a) decantação e filtração (correta) b) decantação e destilação fracionada c) filtração e destilação fracionada d) filtração e decantação e) destilação fracionada e decantação 02- (UFPE) Associe as atividades do cotidiano abaixo com as técnicas de laboratório apresentadas a seguir: • Preparar cafezinho com café solúvel • Preparar chá de saquinho • Coar um suco de laranja 1. Filtração 3. Extração 2. Solubilização 4. Destilação A seqüência correta é: a) 2, 3 e 1. (correta) b) 4, 2 e 3. c) 3, 4 e 1. d) 1, 3 e 2. e) 2, 2 e 4. 03- (Cefet-PR) Para um químico, ao desenvolver uma análise, é importante verificar se o sistema com o qual está trabalhando é uma substância pura ou uma mistura. Dependendo do tipo de mistura, podemos separar seus componentes por diferentes processos. Assinale a alternativa que apresenta o método correto de separação de uma mistura. a) Uma mistura homogênea pode ser separada através de decantação. b) A mistura álcool e água pode ser separada por filtração simples. c) A mistura heterogênea entre gases pode ser separada por decantação. d) Podemos afirmar que, ao separarmos as fases sólidas e líquida de uma mistura heterogênea, elas serão formadas por substâncias puras. e) O método mais empregado…

  • 1013 palavras | 5 páginas

    Extração simples IFRJ – campus Duque de Caxias Data 09 de maio de 2011 Professor: Guilherme Vilela Alunos: Carlos Augusto Albuini Everton de barros Rafael Silva de Souza ÍNDICE 1 Introdução ___________________________________________________pag.:03 2 Materiais e reagentes ____________________________________________pag.: 04 3 Procedimentos___________________________________________________pag.:05 3.1 1ª…

  • 3092 palavras | 13 páginas

    Sumário 1. Assunto Extração com solvente 2. Introdução A extração com solvente (líquido-líquido) é uma técnica em que uma solução aquosa é colocada com um segundo solvente orgânico imiscível com o primeiro solvente, a fim de colocar a transferência de um ou mais de um soluto para um segundo solvente. Nesse processo há formação de duas fases, na qual uma destas tem o produto desejado e pode ser separada. Muitas vezes, nem todo o produto é extraído em uma única…

  • 1203 palavras | 5 páginas

    TÉCNOLÓGICA PAULA SOUZA JULIANE BRITTEZ DE MOURA SEPARAÇÃO E EXTRAÇÃO DE MATERIAIS OSASCO, 2013 JULIANE BRITTEZ DE MOURA SEPARAÇÃO E EXTRAÇÃO DE MATERIAIS Trabalho apresentado como requisito parcial Para obtenção de aprovação na disciplina de OUPI, no Curso técnico de Química, na ETEC OSASCO II. Prof. Maira Yamato OSASCO 2013 RESUMO O presente trabalho apresentará técnicas de separação e…

  • 553 palavras | 3 páginas

    podem-se referir: a decantação, a filtração, a destilação, a cromatografia, a centrifugação, a diálise, a osmose, a extração e a cristalização. As operações unitárias envolvem, essencialmente, transferência de massa, transferência de energia calorífica, transferência de massa e energia calorífica e transferêUma operação unitária é a designação atribuída ao conjunto de operações de natureza essencialmente física. As operações unitárias fazem parte dos processos industriais e entre elas…

  • 973 palavras | 4 páginas

    filtração b) decantação c) flotação d) precipitação e) catação 10) (covest) Considere uma mistura de parafina ( hidrocarboneto de cadeia longa ) finamente dividida e açúcar (sacarose C12H22O11) refinado. Selecione os processos de separação na sequencia indicada, mais adequada para a mistura: a) Dissolução em água, filtração e evaporação b) Filtração, evaporação e combustão c) Dissolução em água, floculação e decantação d) Destilação fracionada a 50°C e) combustão e…

  • 979 palavras | 4 páginas

    ..........................3 IV. Procedimento ..................................................................................................4 V. Resultados.........................................................................................................5 VI. Conclusão........................................................................................................6 I. Objetivo Separar uma substância da fase na qual está dissolvida ou suspensa, para outra fase…

  • 4807 palavras | 20 páginas

    Exercícios de Química Separação de Fases d) destilação. e) sifonação. 1) (Mack-2002) Ao se preparar o tradicional cafezinho, executam-se dois processos físicos que são, respectivamente: a) extração e filtração. b) decantação e destilação. c) evaporação e filtração. d) filtração e liquefação. e) dissolução e liquefação. 6) (UEMG-2008) Atualmente, as distribuidoras de combustíveis misturam à gasolina uma quantidade aproximada de 24% em volume de etanol, para melhorar a qualidade de sua…

  • 1022 palavras | 5 páginas

    EXTRAÇÃO COM SOLVENTE Objetivos Nesta aula o aluno deverá aprender uma das técnicas de separação mais empregadas em um laboratório Química Orgânica: A Extração com Solvente, assim como todos os conceitos nela envolvidos. Os conceitos a serem assimilados nos alunos: Vidraria utilizada para preparação de um sistema de Extração com Solvente; Conceito de solubilidade; Conceito de polaridade. Pré-laboratório  Faça uma pesquisa sobre polaridade;  Faça uma pesquisa sobre…

  • 915 palavras | 4 páginas

    Separação de mistura pela técnica de extração com solvente Trabalho elaborado referente à matéria de Química Experimental do segundo período do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos do Centro Universitário Padre Anchieta, sob a orientação da Prof.ª Keila. Jundiaí-SP 2014 sumário introdução objetivos materias e métodos - Materiais utilizados - reagentes utilizados procedimento experimental resultado e discussão referencias bibliogáficas …