Aviao passa no meio do congresso

Nas imagens, elaboradas em pelo menos três ângulos diferentes, o jato Gripen, da FAB, mergulha entre as torres do Congresso Nacional

Um vídeo que circula por grupos de WhatsApp flagra um jato Gripen, da FAB, passando entre as torres do prédio do Congresso Nacional. Na verdade, são três vídeos em ângulos diferentes da mesma ação. Confira abaixo:

Apesar da repercussão, tudo não passou de uma “brincadeira” criada por uma escola de informática, computação gráfica e desenho para arquitetos e engenheiros. O jato é fake, conforme o próprio perfil ilustrou, após tanta repercussão.

De acordo com o site do jornal “Extra“, do Rio de Janeiro, o autor foi o arquiteto e professor de computação gráfica Theo de Carvalho. Ele é o proprietário da escola.

“A ideia era as pessoas repassarem a brincadeira sem qualquer viés político. O pessoal que quis pegar o vídeo e anexar com outras imagens e frases que não têm o menor sentido. Eu estava pensando na chegada do caça Gripen que chegou esse semestre.”, disse Theo de Carvalho ao site.

Leia mais

Aviao passa no meio do congresso

FOTO: Reprodução/Redes Sociais

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou na tarde desta terça-feira (19), em nota, que os vídeos que mostram uma aeronave voando entre as torres do Congresso Nacional são falsos. Nas imagens que circulam nas redes sociais, o avião passa entre as torres e homens em solo gravam o acontecido que, segundo a FAB, trata-se de uma montagem.

No primeiro vídeo, um homem estaria gravando a vista para o Congresso Nacional quando, de repente, surge a aeronave fazendo manobras dentre as torres. No segundo vídeo, um casal está gravando o passeio dentro de um carro, quando percebem o suposto veículo voando.

Dois vídeos, que se tornaram virais, foram manipulados digitalmente. Aeronáutica nega qualquer voo parecido

Aviao passa no meio do congresso

Video fake com avião atravessando as torres do Congresso

COMPARTILHAR

Dois vídeos, que se tornaram virais, foram manipulados digitalmente. Aeronáutica nega qualquer voo parecido

Aviao passa no meio do congresso
Video fake com avião atravessando as torres do Congresso

Dois vídeos que viralizaram sobretudo em aplicativos de mensagens mostram uma aeronaves supostamente da Força Aérea Brasileira (FAB) voando entre as torres do Congresso Nacional, em Brasília. A instituição nega voo no local.

Em um dos vídeos, um homem grava o Congresso Nacional quando a aeronave passa entre as duas torres. No momento em que ele focaliza a prédio a aeronava passa em manobra no espaço vago entre as duas torres.

No segundo vídeo, um casal passa pelas proximidades do Congresso. Um homem pergunta: “O que é aquilo? Acho que é um avião”, diz. “Baixinho assim?! Não é, não”, responde a mulher. No momento em que ela focaliza o prédio, a aeronave passa.

A Força Aérea Brasileira informou, por meio de nota, que o vídeo é uma montagem e que nenhuma aeronave realizou este tipo de voo no local.

- Publicidade -

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram um caça passando entre os prédios do Congresso Nacional, em Brasília! Será verdade?

Os filminhos surgiram em grupos do WhatsApp na segunda quinzena de janeiro de 2021 e deixaram muita gente curiosa. Neles podemos ver um flagrante de um caça sobrevoando Brasília e passando entre os prédios do Congresso!

Será que essas imagens, aparentemente gravadas por motoristas que passavam pelo local, são reais?

Vídeo 1:

Vídeo 2:  

Verdade ou mentira?

É interessante notar que não houve nenhuma notícia a respeito nos jornais, seja na TV, no rádio… Nada! Um feito desses, de um piloto ter a audácia e a destreza de passar entre um dos maiores símbolos de poder do Brasil, era um prato cheio para a mídia e não houve nenhuma nota sequer.

Procurando por algo relacionado no YouTube e encontramos apenas duas publicações a respeito e, em ambas, os canais possuem as mesmas características: são de usuários com poucos vídeos e os dois estão com os comentários bloqueados.

- Publicidade -

Imaginamos que os vídeos poderiam ser parte de uma campanha de marketing para o lançamento de algum filme ou produto, mas também não encontramos nada.

Caças são barulhentos

Caças são muito barulhentos. O Gripen, por exemplo, gera um ruído que varia entre 112 e 115 decibéis. Para efeitos de comparação, o som de um trovão pode chegar a 120 decibéis.

Um caça passando tão perto assim geraria um impacto tão forte que restariam poucos vidros inteiros nas janelas. Podemos comparar com um incidente ocorrido em julho de 2012, também em Brasília, quando um um caça da Força Aérea Brasileira destruiu a fachada de vidro do Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto fazia um um voo rasante na cerimônia da troca da bandeira, na Praça dos Três Poderes. Segundo jornais da época, ninguém ficou ferido. Abaixo, uma reportagem feita pelo NT Vale a respeito do incidente:

Origem

Se os vídeos são falsos, como explicar a sua origem?

Após algumas buscas nas principais redes sociais, encontramos a origem desses vídeos no Instagram. O perfil que criou os vídeos já é conhecido aqui no E-farsas por outro viral recente. A Vértice Treinamentos já apareceu aqui no final de 2020, quando fez um vídeo mostrando um papai noel pendurado em um helicóptero desgovernado.

Na ocasião, explicamos que tudo não passou de uma boa obra feita com a ajuda de computação gráfica e, agora em janeiro de 2021, não foi diferente. O criador dos vídeos que mostram um caça atravessando o Congresso explica como foram as etapas da sua criação (clique na setinha da direita para ver a parte da computação gráfica):

“Esse semestre o Brasil recebeu seu novo caça, o sueco F-39 Gripen. Sua apresentação foi em Brasília. Brasília + Avião + Congresso…. A ideia era automática. Só precisava colocar em prática. O caça é pequeno, perfeito para “passar” nos 12m de gap Niemeyeriano. Estava pronto o tempero que sempre alimento meus vídeos: A impossibilidade física, a dúvida. Fazer o avião era fácil. O desafio agora era a fumaça. Grande, discreta e essencial pro movimento. Você pode conferir no segundo vídeo o CG. Não dá pra eu ir filmar em Brasília, procurei no YouTube e achei o vídeo do colega arpadinho_day_and_night pra fazer a montagem que queria. O resultado tá aí. 🙂 Se alguém quiser brincar no grupo da família, só me pedir lá no Whatsapp que eu mando. E não para! Mais tarde posto outros vídeos que fiz esse fds da mesma cena.”

E no segundo vídeo:

“E, pra finalizar, o terceiro ângulo, por trás, pela Praça dos Três Poderes. Esse foi o maior desafio, com a fumaça em primeiro plano e o zoom no caça, o Gripen precisava passar em um local escuro na trajetória. Isso exigiu alguns truques de iluminação. Mas acho que funcionou. Poderia ficar melhor? Claro! Mas a gente faz com o material que encontra. O importante é se divertir. :)”

Há ainda um terceiro vídeo, que você pode ver a seguir:

Nesse terceiro vídeo, o autor explica que pediu a um amigo que lhe arrumasse uma filmagem feita com um drone e trabalhou em cima das cenas.

Conclusão

Os vídeos que mostram um caça passando entre os prédios do Congresso Nacional, em Brasília, são falsos! Trata-se de um excelente trabalho feito com a ajuda de computação gráfica por um perfil brasileiro do Instagram!

Gilmar Lopes

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!