Bacharelado e licenciatura em educação fisica diferença

A crescente preocupação dos brasileiros com questões ligadas à saúde e à beleza é um dos principais motivos pelos quais o mercado fitness está em alta. De acordo com a IHRS, associação internacional do setor, o Brasil é o segundo maior mercado em número de academias em todo o mundo.

Entre as carreiras que mais têm benefícios por esse cenário, está a de Educação Física. Afinal, esse profissional lida diretamente com fatores que auxiliam na promoção da saúde e no desenvolvimento corporal.

Se você já pensou em seguir essa carreira, apresentamos nos próximos tópicos a diferença de atuação profissional entre as duas modalidades de formação na área: Educação Física licenciatura e Educação Física bacharelado. Continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber para fazer a sua escolha!

Bacharelado e licenciatura em educação fisica diferença

Educação Física: a profissão que promove saúde e bem-estar

O profissional de Educação Física é responsável por promover saúde, condicionamento corporal e bem-estar físico e mental por meio da prática de atividades corporais, como musculação e esportes. O educador físico pode trabalhar com pessoas de diferentes idades.

Planejar e supervisionar programas de exercícios, preparar atletas e atuar no tratamento de portadores de necessidades especiais são algumas das atividades que podem ser desempenhadas pelo educador físico. A depender do tipo de curso de Educação Física escolhido pelo profissional, ele poderá trabalhar em escolas, academias e clubes.

Bacharelado e licenciatura em educação fisica diferença

Além disso, o educador físico também pode atuar de forma autônoma, como personal trainer. Confira a seguir o que você precisa considerar na hora de escolher entre Educação Física licenciatura ou bacharelado.

O bacharelado é uma das modalidades de graduação mais tradicionais. As bases da formação nesse curso são as mesmas da Educação Física licenciatura. A diferença é que o bacharel não pode dar aulas em instituições de ensino básico.

Veja também:

  • Vale a pena fazer faculdade de Educação Física?
  • Cursar licenciatura em Educação Física, algumas razões
  • O que uma pessoa formada em Educação Física pode fazer?

Isso significa que o educador físico formado em um curso de bacharelado pode trabalhar em academias, clubes, hotéis e até mesmo como personal trainer, mas não pode dar aulas em escolas.

Educação Física: licenciatura

A Educação Física licenciatura, por outro lado, é o curso que possibilita que o profissional também possa trabalhar em escolas. Essa modalidade de graduação capacita o educador físico para dar aulas em instituições da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio.

Além disso, assim como o bacharel, o licenciado em Educação Física também pode trabalhar com atletas, recreação ou reabilitação de pessoas com necessidades especiais ou que passaram por traumas.

A Educação Física é uma área que tem crescido ainda mais nos últimos anos no Brasil, apresentando oportunidades para quem deseja seguir essa carreira. Na hora de fazer sua escolha, considere as diferenças entre Educação Física licenciatura e bacharelado que apresentamos aqui e opte por aquela que melhor possibilite a você atingir seus objetivos.

Em resumo, tanto o bacharel quanto o licenciado podem atuar como preparadores físicos em locais como academias e clubes. Porém, apenas o profissional que faz a licenciatura também podem dar aulas para crianças e adolescentes em instituições de ensino.

Quer saber mais? Conheça o graduação em Educação Física da Tuiuti!

Bacharelado e licenciatura em educação fisica diferença

Topics: educação física licenciatura

Qual a diferença entre licenciatura e bacharelado na Educação Física?

As diferenças entre licenciatura e bacharelado Antes de detalhar as características do curso de Educação Física, você precisa entender a diferença entre licenciatura e bacharelado. A primeira é voltada para a área da educação e a outra está ligada à atuação no mercado profissional de forma ampla.

Qual fazer primeiro bacharelado ou licenciatura em Educação Física?

Por outro lado, também é possível cursar primeiro o bacharelado e depois começar a licenciatura. Assim, você pode eliminar por equivalência diversas matérias e, consequentemente, reduzir a duração do curso.

Quem faz bacharelado em Educação Física pode dar aula em escolas?

Sim, para se tornar professor de educação física é necessário ser formado na licenciatura específica da área. E como falamos anteriormente, o curso de bacharelado não habilita esses profissionais para dar aula.

Quem faz licenciatura em Educação Física pode fazer bacharelado?

Sim, mas há restrições para ingressar no curso e a oferta é baixa. Esse bacharelado é liberado somente para: Alunos concluintes da Licenciatura em Educação Física. Profissionais já licenciados em Educação Física.