Bebê abaixo do peso na gestação

O bebê abaixo do peso é aquele que nasce com menos de 2.5 kg, que pode ser diagnosticado como pequeno para idade gestacional durante a gravidez.

Pode-se identificar que o bebê está abaixo do peso através do exame de ultrassom, durante a gravidez ou logo após o nascimento. Quando o médico identifica que o bebê está abaixo do peso para a idade gestacional, deverá indicar que a mãe faça repouso e alimente-se adequadamente.

Causas do bebê abaixo do peso

Geralmente, as causas do bebê nascer abaixo do peso estão relacionadas a uma insuficiência placentária, que é o fornecimento  inadequado de sangue da mãe para o bebê. As possíveis causas da insuficiência placentária podem ser:

  • Hipertensão,
  • Diabetes,
  • Gravidez prolongada, ou seja bebês que nascem com mais de 9 meses de gestação,
  • Devido ao fumo, 
  • Consumo excessivo de álcool, ou
  • Gravidez de mais de 2 bebês ao mesmo tempo.

No entanto, em alguns casos, a causa do nascimento do bebê abaixo do peso ideal não é identificada.

Bebê abaixo do peso, o que fazer:

O que se deve fazer com o bebê que nasce abaixo do peso é vesti-lo adequadamente porque estes bebês costumam sentir muito frio e garantir que ele seja alimentado de forma adequada para que possa engordar saudavelmente.

Estes bebês podem apresentar uma maior dificuldade para mamar, mas apesar disso, a mãe deve ser estimulada a dar de mamar várias vezes ao dia, evitando recorrer ao leite artificial. No entanto, quando o bebê não consegue ganhar peso suficiente somente mamando no peito, o pediatra poderá sugerir que após a mamada, a mãe dê um suplemento de leite adaptado para o bebê, para garantir a ingestão adequada de nutrientes e calorias.

Outros cuidados com o bebê de baixo peso

Outros cuidados importantes para cuidar do bebê de baixo peso incluem:

  • Manter o bebê num local quente: manter o quarto com temperatura entre 28ºC e 30ºC e sem correntes de ar;
  • Vestir o bebê de acordo com a estação do ano: colocar mais uma peça de roupa do que a pessoa adulta, por exemplo, se a mãe tem uma blusa, deve vestir duas ao bebê. Saiba mais em: Como saber se o bebê está com frio ou calor.
  • Medir a temperatura do bebê: é recomendado avaliar a temperatura de 2 em 2 horas com termômetro, devendo-se manter entre 36.5ºC e 37.5ºC. Veja como usar corretamente o termômetro em: Como usar o termômetro.
  • Evitar expor o bebê a ambientes poluídos: o bebê não deve estar em contacto com fumaça ou muitas pessoas devido à fragilidade do sistema respiratório;

Além destes cuidados, é importante saber que o bebê só deve tomar as primeiras vacinas, como a vacina BCG e Hepatite B, quando pesa, mais de 2 Kg e, por isso, é frequente que tenha de fazer as vacinas no posto de saúde.

Links úteis:

  • Causas do bebê recém-nascido de baixo peso
  • Como saber se o bebê mama o suficiente
  • O sono do bebê recém-nascido

O que acontece se o feto estiver abaixo do peso?

A Restrição de Crescimento Intra-Uterino (RCIU) é uma condição em que o feto tem peso menor do que deveria, porque não está crescendo conforme deveria dentro do útero. Frequentemente o atraso no crescimento coloca o bebê em risco de certos problemas de saúde durante a gravidez, parto e após o nascimento.

O que fazer para aumentar o peso do bebê na gravidez?

Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.

Porque o bebê não ganha peso na gestação?

Principais causas As causas do recém-nascido com baixo peso podem estar relacionadas com as condições de saúde da mãe, problemas de desenvolvimento do bebê durante a gestação ou redução da quantidade de nutrientes oferecidos para o bebê na gravidez.

Quando o bebê está pequeno para a idade gestacional?

Bebês menores do que o normal, segundo o número de semanas de gravidez (idade gestacional), são chamados de pequenos para idade gestacional (PIG). Isso pode ocorrer com crianças nascidas antes de 37 semanas de gravidez (prematuros), entre 37 e 41 semanas (a termo) ou depois de 42 semanas (pós-termo).